Android continua a dominar número de ativações de smartphones
Com um largo número de marcas a contribuir para o seu crescimento, o Android é o sistema operativo móvel com mais utilizadores.
A comprovar isso chegam novos dados que espelham essa mesma tendência.
O mercado dos smarphones está hoje cada vez mais competitivo, havendo cada vez mais marcas e dispositivos para todos os gostos e exigências.
Dentro da vasta oferta disponível, o sistema Android é aquele que reúne um maior número de equipamentos, o que o torna no sistema operativo móvel com mais expressão no mercado, seguido do iOS da Apple.
Segundo dados publicados pela CIRP, no trimestre que finalizou em junho, o Android foi o sistema operativo com mais ativações nos Estados Unidos da América, totalizando 63% do número total. Por sua vez, o iOS surge na segunda posição com 36%, restando apenas 1% para os restantes sistemas.
Embora a tendência esteja claramente do lado do Android, a Apple conseguiu voltar a recuperar terreno depois de uma quebra no trimestre anterior.
Se na análise entre sistemas operativos os resultados são injustos para a Apple, visto ser a única marca que utiliza o iOS, uma análise entre marcas pode ser mais esclarecedora. Neste ponto os resultados estão mais equilibrados, no entanto a Apple continua a enfrentar forte concorrência.
Com 36% das ativações no último trimestre, a marca da maça já foi alcançada pela Samsung que registou os mesmos 36%. De seguida surge a LG com 12%, com a Motorola a fechar o pódio com um valor quase residual.
A Apple conseguiu assim recuperar face aos maus resultados do último trimestre, no entanto já foi igualada pela Samsung em número de ativações e continua longe na guerra dos sistemas operativos móveis contra a Google. Embora estes números sejam do mercado americano, os resultados são similares ao que se observa no resto do mundo.
Este artigo tem mais de um ano
As estatísticas só demonstram que os aparelhos com iOS duram mais que os Android, porque o marketsjare de utilização nos EUA é de mais de 50% para o iOS.
E porque é que o Android têm maior fatia de mercado em Portugal que nos EUA? Então no Brasil ainda é maior ainda!
Calado eras um poeta. O iOS mesmo nos EUA só tem 38% de marketshare, estando a perder cada vez mais para o Android. Lê e acorda para um novo mundo. Estamos em 2018! Isso de durar mais que os Android depende, tenho um samsung note 3 com 5 anos sempre em altas. Já caiu uma série de vezes, já foi à água e continua sempre a funcionar.
Entretanto o meu tablet Toshiba de 2012 ficou no android 4.0 para sempre…
Entretanto o meu tablet Lenovo de 2015 ficou no android 5.0 para sempre…
Entretanto o meu telefone Alcatel de 2016 ficou no android 6.0 para sempre…
Já o meu Lumia 535 e 435 de 2014 recebem updates permanentemente… nem que seja de segurança.
E ??? Deixaram de funcionar ? Os lumia recebem updates de quê se o SO já foi dado como morto pela Microsoft ?
Olhe tenho aqui na gaveta um iphone 4s e um 5 e nem os dou pela vergonha em que ficou depois de actualizados para as últimas versões que suportavam de iOS, ficaram estupidamente lentos e pior é que agora só servem para pisa papeis. Mais vale não actualizarem quando não é possível do que prender o consumidor para sempre.
Depois você fala de equipamentos muito mais baratos e quer milagres ?
Tenho um Galaxy S6 Edge Plus com 3 anos e continua a receber updates, tenho de momento para uso normal um P20 Pro e todos os meses recebe updates e até já tenho um update que permite aumentar o poder de processamento da GPU sem precisar de gastar mais dinheiro, não só o P20 Pro como o Mate 10, P10, P Smart e outros … Por isso não falem que são todos iguais porque não são.
Equipamentos baratos?
O Toshiba custou €450 em 2012;
O Lenovo €250 em 2015;
O Alcatel €270 em 2016
E os Microsoft?
€100 pelo Lumia 535;
€50 pelo Lumia 435.
Que diferença de preços e de tratamento por parte da Microsoft e da Google…
Aliás, os Microsoft metem qualquer Android a um canto a nível de simplicidade e updates.
Entretanto todos esses equipamentos (aliás, tenho outros numa caixa) estão completamente ultrapassados em relação a protocolos de segurança já que nunca mais viram um update de segurança à mais de 365 dias…
Entretanto o meu iPad mini ficou parado nas actualizações e nem o Netflix deixa rodar.
Sim Helder, e a Apple é de onde? Dos EUA, um país que se orgulha e prefere sempre o que é seu. Vai ver na Coreia do Sul, país da Samsung a percentagem da Apple, ou mesmo na Asia onde estão parte das suas rivais.
Pensa um pouco antes de falares. O estranho é as marcas Asiaticas venderem quase 50% nos EUA, quando têm a Apple. O que fica a dúvida porque é que preferem coisas de outro continente tanto quanto as do seu país? (e não me venhas dizer que é o preço porque nos EUA mesmo Samsung, Huawei ou LG o que se vende é os topo de gama e nao a gama baixa ou média)
O Assunto é iOS vs Android.
Da última vez que vi, o Android era da Google, e é uma empresa americana.
Meu caro @Heldr, tu és sem dúvida um case study, é que és logo o primeiro a postares nos postes da Apple e tal é a sangria desatada que acabas até por não ler o artigo correctamente, mesmo o fanatismo tem limites e este é o desafio que te deixo, tenta ser menos fanático e mais pragmático, não te fazia nada mal acredita .
duram mais tempo com a obsolescência programada activada do que sem nos princípios 😀
Na análise ao ultimo gráfico há que saber fazer uma análise sem tendencias…
“Com 36% das ativações no último trimestre, a marca da maça já foi alcançada pela Samsung que registou os mesmos 36%. De seguida surge a LG com 12%, com a Motorola a fechar o pódio com um valor quase residual.”
Ora a Samsung é que foi alcançada pela Apple no ultimo trimestre, e não a Apple pela Samsung pois no 1º trimestre a Samsung estava com mais percentagem, e por isso foi a Apple que apanhou a Samsung no 2º semestre e não o inverso
Não digas as verdades!
Isso é perfeitamente natural… mais depressa uma pessoa dá 200€ por um android do que 1000€ por um iPhone X ( não estou a pôr em causa os smartphones…estou sim a falar de carteiras…)