Alerta Android: Tem alguma destas Apps de lanterna?
Quantos utilizadores instalam apps no Android e validam as permissões? Pois, na verdade, deveriam fazê-lo pois há apps que solicitam permissões para tudo e mais alguma coisa.
De acordo com um estudo recente, há algumas apps de lanterna que têm até 77 permissões! Saiba quais são.
A FaceApp tornou-se famosa em 2017. Entretanto, esta app desenvolvida por uma empresa sediada na Rússia, fez as manchetes perante uma nova popularidade. A mesma, é gratuita para dispositivos Android e iOS, mas levantaram-se dúvidas quanto à privacidade dos seus dados. Apesar de apresentar resultados engraçados, esta app necessitava de acesso às fotos dos utilizadores.
Não ficou claro na altura se eram recolhidos dados dos utilizadores, mas a verdade é que esta apps tinha acesso às fotografias.
Apps de lanterna têm muitas permissões
Um estudo recente de Luis Corrons, da Avast Security, revela que são muitas as Apps de lanterna que têm permissões "absurdas". De acordo com o que foi publicado, há apps de lanterna que têm permissões para quase tudo no nosso smartphone. Acesso aos contactos, enviar SMS, gerir ligações Bluetooth, gravação de áudio, etc.
Das 937 apps que foram analisadas há 282 que têm permissão para ler lista de contactos. 155 apps têm permissão para realizar chamadas e 131 para saber a sua localização. A imagem seguinte mostra o número de apps que têm permissão para realizar uma determinada tarefa.
Das 937 apps, há duas que solicitam 77 tipos de permissões. Curiosamente o número médio de permissões deste tipo de apps é 25.
Se tem alguma destas apps instaladas, verifique quais as permissões atribuídas e avalie se precisa mesmo dela. De relembrar que o Android traz uma app nativa para este efeito, pelo que não há razões de ter uma app de terceiros. No entanto, se mesmo assim necessitar de alguma destas apps, tenha em atenção as permissões para não ter posteriormente alguma situação desagradável.
Este artigo tem mais de um ano
lixo lixo lixo lixo lixo play store
cambada de queima rosca que trabalham e deixam passar isso no playstore, ja é fato, lanço uma app la, sem nada, sem qq codigo malicioso, mas se eu lançar um update nao é verificado.
vergonhoso demais o trabalho da equipe do google play store.
Só não percebo como é que nos dias de hoje ainda há quem descarregue apps de lanterna…
O meu sogro.
Porque permitem ligar a luz mais facilmente, piscar a luz a uma frequência que se pode definir, iluminar o ecrã todo em branco para aumentar a luminosidade.
Pode ser útil a alguns… mas precisar de acesso a mais que a lanterna é que é difícil de justificar.
Tirando o piscar a luz (que não percebo qual a utilidade) tudo o resto da para fazer sem ter nenhuma APP instalada, e é bem fácil acender a lanterna, basta puxar o menu tipo estore e lá está ela
Realmente é difícil compreender porque é que uma aplicação de lanterna necessita de acesso a mais do que a lanterna… quando andei à procura em tempos a aplicação que encontrei que necessitava de menos permissões foi uma chamada “Lanterna” de “Vlad Lee” que só quer acesso à câmara e controlar a lanterna. Não sei se o acesso à câmara faz sentido por em algumas versões de android poder estar associado à lanterna essa permissão, mas mesmo assim foi (e a ainda será?) a aplicação que menos permissões solicitava para função de todas as que encontrei.
Tirando o piscar a luz (que não percebo qual a utilidade) tudo o resto da para fazer sem ter nenhuma APP instalada, e é bem fácil acender a lanterna, basta puxar o menu tipo estore e lá está ela
Dizem que a Play Store está cheia de lixo mas não concordo.
Está é cheia de utilizadores que além de burros, são inconscientes e irresponsáveis.
1. Quem é que no seu perfeito juízo instala uma app para fazer uma função base do sistema operativo?
2. Quem é que é tão leviano, despreocupado e irresponsável que continua a carregar sem ler no “eu aceito” em pleno 2019 onde os problemas de privacidade e violação da mesma já têm mais de uma década so no mercado mobile?
3. Quem é que dá permissões para aceder a contactos a uma app que supostamente acende um Led? Ou dá permissoes de leitura dos ficheiros e acesso à localização a uma app de controlo do brilho do ecrã…
4. O que é que importa se estas pessoas tem a sua privacidade violada se são elas a fazer tudo por isso?
6. Se estas pessoas pedem e se esforçam para que as suas informações sejam difundidas, quem somos nós para considerar isto mau em vez de uma boa prestação de serviços?
7. O que é que seria o ponto 5?
as coisas nao são assim tao lineares mas ok
Não? Então explica lá para ver se eu entendo…
É que dar acesso ao GPS a uma app de calculadora não faz muito sentido…
Assim como dar acesso aos contactos, sms e chamadas a uma app de lanterna…
As pessoas cada vez mais acham que o mal só acontece aos outros e ignoram tudo na ganância de acender um led com uma app quando o próprio android já o faz…
Mas posso esta enganado. Explica lá porque é que as coisas não são assim tão lineares para aprendermos todos, sff.
é bom saber que te achas inteligente, mas muita gente nao é tao informada em tecnologia e embora seja simples ler muitas pessoas desconhecem estes problemas de segurança, ainda bem que para ti é sempre tudo tao simples
cumps
Honestamente já sabia que querias chegar aí.
E para mim, esse ponto não é válido quando as pessoas usam a tecnologia para a diversão e para a brincadeira mas depois são limitadas apenas para usar a tecnologia para coisas boas como aprender…
E aposto que essas pessoas não informadas como lhes chamas nem sequer leram nada e apenas aceitaram o que fosse preciso para ter a luzinha a acender.
É como a malta que assina contratos sem ler as letrinhas, ou que assina guias de remessa sem ler as condições, ou que subscreve serviços sem querer porque meteu o número num site para ganhar um iPhone sem ler as condições onde explicam que é uma subscrição semanal de 4€, etc…
Alegar falta de conhecimento para mim não serve. É como dar um erro ortográfico enquanto se escreve um apontamento num dicionário e desculpar-se que não foi à escola…
ok e será que tambem és assim na parte da cidadania ? e sabes todos os teus direitos e deveres como cidadão ? para mim nao saberes tambem é grave, secalhar quando fores confrontado com problemas que desconheces e te sentires “ignorante” percebas o que eu quero dizer. nao estou a dizer que estas errado, apenas disse que nao era linear como tu pensas que é. estou mesmo a ver te a ler todos os termos de cada website que te registas.
Estás portanto a assumir que não leio os termos e condições…
Ou seja, estás a contradizer-te e a assumir que a malta não o faz por preguiça e não por desconhecimento ou por serem pessoas “não informadas em tecnologia” como lhe chamas…
estou a responder apenas a isto
“E aposto que essas pessoas não informadas como lhes chamas nem sequer leram nada e apenas aceitaram o que fosse preciso para ter a luzinha a acender.
É como a malta que assina contratos sem ler as letrinhas, ou que assina guias de remessa sem ler as condições, ou que subscreve serviços sem querer porque meteu o número num site para ganhar um iPhone sem ler as condições onde explicam que é uma subscrição semanal de 4€, etc…”
Como eu disse nao é linear nem nunca vai ser, quanto tens pessoas que a tecnologia lhes passa completamente ao lado e usam apenas ou porque é uma ferramenta de trabalho ou para ver a rede social preferida.
Nem toda a gente sabe que estao este tipo de apps na play store e chegam a achar que por estar dentro da play store são seguras para instalar
wtv, nao sei onde pretendes chegar com a tua ideologia, mas keep it up
Não pretendo chegar a lado nenhum. Partilhei apenas a minha opinião com base nas centenas de casos que pude analisar até hoje e onde cheguei à conclusão que é malta como tu e eu, a quem a tecnologia não passa ao lado, mas que se está a borrifar para os avisos e para as letrinhas que tu, como já disseste acima, ignoras de tal forma que te parece mentira haver quem as leia…
E por ser uma opinião, não passa disso. Ninguém tem de concordar comigo.