Android: Detetadas 172 aplicações maliciosas na Google Play
Os números são simplesmente incríveis e mostram que a Google não consegue vencer a guerra do malware! O já conhecido investigador da ESET, Lukas Stefanko, revelou recentemente que, só em setembro, foram detetadas 172 aplicações maliciosas na Google Play.
Mais incrível e preocupante é que essas apps foram descarregadas quase 336 milhões de vezes.
Se tem um dispositivo com Android é melhor estar atento ao que descarrega da loja oficial. De acordo com Lukas Stefanko, as apps maliciosas foram descarregadas e instaladas 335 952 400 de vezes!
Entre as diversas categorias de malware, a mais popular foi adware, com 48 apps. O número de instalações superou os 300 milhões. Seguiram-se as apps para esquemas de subscrição (15 apps detetadas) e as apps com publicidade escondida (hidden Ads).
De acordo com a Forbes, uma boa parte destas apps já foi removida, mas ainda há algumas que estão disponíveis para os utilizadores.
Estará a disseminação de malware para Android fora de controlo?
Com tanta app infetada num único mês e com tanto download é caso fazer soar os alarmes. Estamos a falar da loja oficial de aplicações para Android e isso deve ser da preocupação dos utilizadores deste sistema.
Estes novos dados mostram a realidade que a Google enfrenta, revelou o investigador de segurança Sean Wright. “Infelizmente, este problema parece estar a piorar. Seria interessante saber se a Google tem algum plano para tentar resolver este problema (grave)”.
Wright aconselha que os utilizadores apenas instalem as apps que precisam. Os utilizadores devem prestar muita atenção aos detalhes, especialmente às permissões. Se, por exemplo, estiver a instalar uma app lanterna e esta solicitar permissões para ler os contactos, isso deve servir para abandonar de imediato a instalação.
Este artigo tem mais de um ano
O Android é uma casa arder. A Google não consegue ter mão na loja e há mafiosos a viver do azar dos incautos. Corrigir ta quieto.
Meu amigo, seja qual for o sistema, TODOS estão sempre sob risco. Fie-se na virgem e depois……
Nem são muitas, tendo em conta os (poucos para não dizer nenhuns) testes que são feitos nas apps android. Em menos de 2h tens uma app aceite na Google Play e online para o mundo descarregar.
Cabe ao utilizador ser responsável nas apps q instala no seu equipamento. De qq das formas já saiu em noticias q a Google está cautelosamente a identificar as apps mais danosas e a coloca-las fora da play store.
Ora nem mais. O bom senso, por vezes não existe da parte dos utilizadores, depois culpam o sistema…..
Para Android, o numero até não é mau.
Nos tempos do Android 2.3 era raro nao teres alguma app infetada .
Será? Ou havia muita coisa que os utilizadores não sabiam.
Na verdade ele disse exactamente o contrario. Usou foi uma dupla negativa.
Basicamente ele disse que todas estavam infectadas
Uma coisa que ahei engraçada.
Ao ver o titulo desta pagina, pensei.
Bem vamos lá ver quais são as apps.
Abre-se a dita cuja e….. contem as apps de que falam.
Fica aqui uma dica.
Poderiam ter um tópico que fosse atualizado de vez em quando inserindo as ditas cujas com a bicharada.
Os utilizadores que as tivessem instalado, pensariam melhor. Assim……
Só o bom senso, mas será que serve muito.
Uma coisa é certa.
Quando formos instalar uma app e ela pede permissões menos lógicas, a unica lógica é NÃO a instalarmos.
Já me deparei com certas apps que queriam ter acesso a certas coisas que pela lógica do bom senso nem precisavam delas, be, uma solução LIXO IMEDIATO SE ESTIVER INSTALADA, OU STOP ANTES DE INSTALAR.
E ainda a Google acusa outras lojas, como a Aptoide, de serem permeáveis a malware! Está provado que é apenas tática de combater a concorrência através da difamação.
onde está a lista dos app infectado pra ver a lista de instalados.
Ah se estiverem a contar com o CAMscanner retirem 100 milhoes dos infetados pois já foi resolvido (app foi retirada e voltou após verificar q foram feitas mudanças).
Mas é como já foi dito aqui…onde estão os nomes das apps para avisar os users? Ou verificar essa acusação? Hummm cheira me a engodooo #maçagonnamaçates
Isto é apenas uma pequena amostra.
A culpa tambem é do utilizador… instalam tudo o que é apps, muitas delas, a maior parte das pessoas não usa, não sabem o que é, instalam… as pessoas tambem se não tiverem cuidado vai a google ter por elas?
Temos que ter sempre cuidado porque nos dias que correm já não existe um simples virus como existia em 1992…
Pois é… se for a um restaurante e lhe derem comida estragada a culpa é apenas sua. Isto é o que deduzo do que afirmou…
O problema e que o Google remove da loja mas devia a avisar o utilizar para desinstalar do telemovel