Android: 22 apps envolvidas em esquema fraudulento. Tem alguma instalada?
A loja de aplicações oficial da Google para Android continua a ser usada por pessoas e organizações mal intencionadas para espalhar malware, mas também como alavanca para esquemas com o objetivo de ganhar dinheiro.
Depois do escândalo que envolveu as empresas Cheetah Mobile e sua subsidiária Kika Tech, foram agora descobertas mais 22 apps que faziam parte de um esquema idêntico.
Ao todo são 22 as apps que a Google entretanto já removeu da sua loja de aplicações. No entanto, é importante alertar pois alguns utilizadores poderão ainda as ter instaladas no seu dispositivo.
De acordo com as informações, estas apps abriam banners com publicidade, em janelas escondidas no browser (curiosamente o banner tinha 0px de altura e 0px de largura) e depois geravam interações falsas sempre com o objetivo de aumentar os lucros.
- Sparkle FlashLight
- Snake Attack
- Math Solver
- ShapeSorter
- Tak A Trip
- Magnifeye
- Join Up
- Zombie Killer
- Space Rocket
- Neon Pong
- Just Flashlight
- Table Soccer
- Cliff Diver
- Box Stack
- Jelly Slice
- AK Blackjack
- Color Tiles
- Animal Match
- Roulette Mania
- HexaFall
- HexaBlocks
- PairZap
Se tem alguma das apps referidas, deverá removê-las de imediato. A Google já fez esse trabalho e certamente que terá de continuar a fazê-lo para garantir alguma credibilidade e segurança à sua loja de aplicações do Android.
Relativamente a estas 22 apps, a Sophos revela que as mesmas foram instaladas mais de 2 milhões de vezes.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Se os banners de publicidade tinham 0px de altura e 0px de largura não estavam a incomodar os utilizadores. Quem me dera que as apps com publicidade fossem assim. Não incomodavam ninguém.
Um dos apps que também acho que devem tá dentro de um esquema fraudulento são aqueles apps de bateria.
“Battery Calibration”
Apps de bateria apenas lêem as informações do SO, não fazem nada de diferente, a não ser sugerir instalações de outras apps igualmente inúteis. Além do facto, é claro, de drenar mais bateria.
Se observarmos a lista dos apps, 99,9 % são chinês. Assim, eles conseguem ser os maiorais em tecnologia das coisas.Coisas de coletar dados…kkk. Eu tinha o Maxthon Browser instalado no meu pc. Desinstalei pelo Revo, onde deleitei as chaves todas. Depois de 3 dias, apareceu no canto da tela, se eu queria colocar ele em navegador padrão. Com?, se eu deletei as chaves todas…assim é o Baidu. Assim é os chineses. O Opera eu já deletei, pois a Qihoo e um grupo adquiriram e com certeza já estão coletando os dados pra os servidos na china, pois já abriram escritório de Software em Pequim.