ANACOM: MEO, NOS e Vodafone têm 50 dias para mudar tarifários
Em fevereiro deste ano a ANACOM fez um ultimato à MEO, NOS e Vodafone para alterarem as ofertas que violam as regras da neutralidade da rede e do roaming. Nessa altura, aquando do anúncio do projeto de decisão, a ANACOM apontava para um período de 40 dias.
Agora a Autoridade Nacional das Comunicações lançou nova informação e determina um prazo de 50 dias úteis para os operadores alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating, e outras similares.
Os operadores têm um prazo de 50 dias úteis para alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating, e outras similares, disponibilizadas pelos prestadores de acesso móvel à Internet que violam o Regulamento TSM e o Regulamento do Roaming, no que respeita respetivamente às regras sobre a neutralidade da rede e sobre o roaming.
Esta decisão teve por base a monitorização das ofertas existentes, permitindo detetar situações em que os prestadores têm práticas de gestão de tráfego diferenciadas para os plafonds gerais de tráfego e para os plafonds específicos ou para as aplicações sem limites de tráfego, em violação das regras da neutralidade da rede. Constatou-se ainda que, nalguns casos, os plafonds específicos de dados não podem ser utilizados no Espaço Económico Europeu (EEE) em termos equivalentes aos que são usados em Portugal, violando o princípio do roam like at home.
Com esta ação, a ANACOM pretende evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram plafonds de dados gerais, e que estão sujeitos a bloqueios ou atrasos quando esses plafonds se esgotam, e os conteúdos e/ou aplicações que integram plafonds de dados específicos ou sem limites de tráfego, e que não estão sujeitos a qualquer bloqueio ou atraso quando se esgota o plafond geral de dados. Esta prática, que é proibida pelo Regulamento TSM, no seu artigo 3.º, põe em causa os princípios da Internet aberta.
A ANACOM determinou ainda que os prestadores deverão igualmente alterar, no mesmo prazo de 50 dias úteis, os procedimentos nos casos das ofertas em que existem aplicações/conteúdos cujas condições de utilização em roaming no EEE não sejam equivalentes às disponibilizadas no território nacional.
Neste contexto, os prestadores que disponibilizem ofertas (incluídas ou não no preço do tarifário do serviço de acesso à Internet contratado) com aplicações zero-rated e/ou ofertas de plafonds adicionais para acesso a aplicações específicas devem garantir que os seus clientes, quando se encontram em roaming no EEE, conseguem utilizar essas aplicações em condições equivalentes às que são utilizadas ao nível doméstico. Os prestadores poderão, no entanto, aplicar políticas de utilização responsável (PUR), se se tratar de ofertas classificáveis como pacotes de dados abertos.
No mesmo prazo de 50 dias, os operadores terão que adaptar a informação que divulgam nos sites, lojas e outros canais informativos.
A ANACOM fixou ainda um prazo de 30 dias úteis para que os operadores a informem sobre a forma como vão dar cumprimento a esta decisão e de quais as condições que impõem às entidades interessadas em incluir aplicações/conteúdos nas ofertas zero-rated e similares, que deverão ser publicadas.
Via ANACOM
Este artigo tem mais de um ano
Isto significa que, por exemplo, se se tiver um tarifário RED com 5GB + 20GB para aplicações, deixando de existir estes últimos 20GB, a Vodafone terá que obrigatoriamente aumentar os 5GB gerais para compensar a falta dos 20GB?
Sim isso também gostaria de saber, se vai ser só para novas adesões ou também para os atuais tarifários
Sim será para toda a gente. Mas para compensar eles deviam dar mais tarifário generico. Mas conhecendo como são as operadoras em Portugal já se sabe o que vai acontecer
Olá venho por este meio informar que fiz um contrato com a meo de 24 mêses no valor 67 euros por mês.Acontece que logo do primeiro mês o facturação não estava em conformidade ,foi por mim reclamado a meo por telefone ,no qual me foi desenvolvido algum dinheiro que eles decidiram,acontece que daí para cá ,as facturas não estão em conformidade.Conclusao acho que não vale a pena reclamar por telefone porque ainda temos que pagar a chamada,o que é incorrecto uma vez que é uma reclamação devia ser gratuito . Para terminar eu possa rescindir com a meo
Olá venho por este meio informar que fiz um contrato com a meo de 24 mêses no valor 67 euros por mês.Acontece que logo do primeiro mês o facturação não estava em conformidade ,foi por mim reclamado a meo por telefone ,no qual me foi desenvolvido algum dinheiro que eles decidiram,acontece que daí para cá ,as facturas não estão em conformidade.Conclusao acho que não vale a pena reclamar por telefone porque ainda temos que pagar a chamada,o que é incorrecto uma vez que é uma reclamação devia ser gratuito . Para terminar eu possa rescindir com a meo
Eu até tenho medo que eles cortem os 20Gb das aplicações (5 no meu caso) e os clientes ficam só com os 5Gb do tráfego normal.
Depois disto até deviam ter tarifários ilimitados, se a internet é assim tão “livre” eu nem deveria poder ser limitado.
(a internet)Ser objecto de controlo de tráfego de dados pelas empresas é estar preso à preocupação da utilização “normal” do meu telemóvel num mundo onde as transferências de dados são cada vez maiores (conteúdos 4k etc.).
Não faz qualquer sentido ter limite, pelo menos não tão baixo assim… até os routers móveis que as operadoras vendem com internet “ilimitada” têm um limite de cerca de 50GB. Porque não o mesmo para o utilizador comum? No que toca a Internet e velocidade somos todos bastante exigentes.
Internet livre, e internet sem custos, são coisas distintas.
Os dados custam dinheiro às operadoras. E até o caminho que usam, custa mais, ou menos. Por isso de borla, não será.
Certo mas imagina a seguinte situação. Tens 2GB de plafond que já esgotaste. Como usas o GPS por ex? Não bastaria reduzir a velocidade para 128kb? E depois olha… para o mês há mais.
@MegaDrive: GPS que se prese não precisa de dados. serviços extra usados nos GPS como trafego, localização de radares móveis, avisos de perigo, isso sim usa dados.
O gigabyte de tráfego deve custar às operadoras abaixo dos 5 cêntimos.
os limites existem por duas razões:
1- ganhar + dinheiro…
2- por limite da LB dos equipamentos CORE que asseguram o trafego até à antena “trafego móvel”.
.:/ o ponto 2 será concerteza suprimido em breve
ainda há uma 3ª consequente da nº2
3- Manter em média um bom nivel de velocidade para todos os utilizadores.
+1,”iDroid”,excelente pergunta.Estou na mesma situação do que o senhor.Queria obviamente saber mais sobre isto e qual irá ser a posição da Vodafone sobre a nova alteração das ofertas.
Er, não.
O que dizes pode acontecer, mas, será muito mais pratico tirarem-te os 20GB e pagares o mesmo que pagas agora. E com todas as operadoras a seguir o mesmo esquema é uma perda para o consumidor, que quando se queixar as operadoras podem legitimamente dizer “Fomos obrigados” e “Pode mudar de operadora”, para outra que está a fazer o mesmo.
Se eles vão mudar a parte dos 5GB não sei, mas tu como cliente que assinou um contrato ao haver modificações a esse contrato tens todo o direito em rescindir e optar por outro tarifário/operadora.
O que vai acontecer é ficar apenas com os 5 GB o pouco mais em Portugal sempre para o mais pequeno ficar prejudicado Ana como está o serviço do consumidor está ao serviço de interesses isso sim
Se tivéssemos uma entidade competente que soubesse passar multas a sério e não metesse o rabinho entre as pernas quando autua um operador, até acreditava que as operadoras cumprissem aquilo que a Anacom “exige”. Agora assim, com multas de 10.000€ ou 50.000€ que é o que a Anacom tem o hábito de passar por infracções a empresas que faturam milhões por mês, bem podem esperar sentados que alguma coisa se altere após esse prazo.
+1
Nem mais
Há leis a cumprir, a AnaCom so porque lhe aptece não pode começar a cobrar multas avultadas.
Quem legisla é que devia dar maior liberdade à AnaCom e a outras entidades.. mas como sempre quem legisla tem interesses proprios..
Segundo informações da NOS, no caso da WTF, a solução passa por aumentar o plafond mensal.
onde está essa informação ?
Ainda não é pública.
Serve para piorar a oferta do consumidor final. É lógico que as operadoras não vão desvalorizar o valor dos dados móveis, por exemplo, a oferta 5gb + 20 apps não vai passar a ser 25gb ao mesmo preço. Já foram feitas alterações e agora o pacote de casa com mais dados tem 10gb e começa com 70€ em vez de 60€. a ANACOM não está a fazer mais que piorar a oferta do consumidor final.
André, isto não se trata de proteger o consumir, trata-se de os operadores estarem a violar a lei da net neutrality.
O que eu não percebo é porque é que depois de mais de 5 anos em que os operadores portugueses estão a violar a net neutrality é que a Anacom acorda! Ainda por cima, tendo em conta que a net neutrality já não existe nos EUA. O que quer dizer que não deve faltar muito até as empresas grandes conseguirem convencer a UE a também destruir a net neutrality.
Não serve, isto serve é para te preoteger. Se os operadores querem cativar clientes, que deem mais gigas mas que não digam que é para o facebook mas para a net em geral!
Senão sai uma app boa e o teu operador cobra esse trafego, tu deixas de usar a app por causa disso. percebes? 😉
Ora nem mais… Em cheio na muche! Este é o verdadeiro problema que a Anacom tenta resolver, parece-me a mim.
Na Finlândia, os tarifários “normais” nenhum tem restricão quanto a gigas e apps e afins.
Estou preocupado com a minha avózinha e ao que lhe vai acontecer. Subscrevi-lhe um tarifário yorn com uma quantidade X de gigas para whatsapp. O que será que vão fazer a esse tarifário?
O segredo para os WTF, Moche e Yorn seria bem simples. Tarifários com tráfego ilimitado e diferenciavam nos preços pelo plafond de sms ou minutos. Nesta parte do tráfego ilimitado punham como já existe, uma PUA de uns 30 ou 50GB (para evitar os abusos). Era uma solução justa para quem estava habituado a ‘tráfego ilimitado’ em algumas Apps, sendo que esse ilimitado já tinha uma PUA geralmente de 15 ou 20GB
Pronto, lá se vai o Spotify em dados movéis…
Não tenho problema nenhum em aceitar o trafego ‘ilimitado’ de apps para toda a internet mantendo os 9,80€ por mês. (Como se isso fosse acontecer)
Já estou a imaginar a receber a mensagem de ‘o seu trafego está a acabar’ ainda nos primeiros dias do mês…
No final das contas isto vai ser um ‘plus’ para as operadoras.
Se nao é indiscricao em que operadora paga ese valor?
Wtf pacote w 500mb
Neutralidade da internet!! Onde é que isso anda?? Se é neutral então porquê é a comissão europeia está a tentar limita-la?? Falam do Trump mas eles são iguais a ele 🙁
Samuel, quando se fala em neutralidade, esta-se a querer dizer “direitos iguais para todos” para não haver concorrência desleal. Um ex: se amanhã aparecer um serviço melhor que o Spotify, ninguém que usa o WTF ou Yorn o vai querer instalar porque vai gastar dados móveis nesse mesmo novo serviço.
Pela lei a fatura e de graca para cliente porque que anacon nao proibi esteas redes de cobraten? Tem medo de comprir a lei?? Temos todos que pedir faturas para irs e porque comunicacoes sao unicas a cobrar o papel quem nao tem internet pessoas de idade isto e um roubo
A edp a aguas o gaz e outros nao ha fedilicacao porque os redes tv tem que ter acabem com isso e cumulo nao estar satifeuita com servico e temos que ficar 2 anos agarrados anacom tem que agir acabar com estes ladroes
Olá .o que eu tenho a comentar.É o seguinte, em caso, que não estejamos satisfeito com o serviço por diversas razões deviamos rescindir,o contrato com qualquer empresa ,sem ter qualquer tipo de problemas de fidelização .O que era melhor ,para o consumidor ,e até para as empresas, com isto termino ,José Simões obrigado
Preços mais baratos pela net … O resto não interessa