PplWare Mobile

Alerta utilizadores Android: Mais 25 apps que deve remover já


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

51 Respostas

  1. Eric Mac Fadden says:

    Pelos nomes dos apps já dão a entender o “problema” – o usuário.

  2. Asdrubal says:

    Parece quase tudo a ver com imagens ou edição de imagens.

  3. Zé Catarino says:

    perdoem-me a burrice mas, quando a Google retira apps da sua loja (que previametne autorizou), não deveria notificar os seus usuários que a app em causa deverá ser apagada do dispositivo? Já não vou por !apagar automaticamente” pois isso já daria pano para mangas sobre a legitimidade para o fazer… bla, bla, bla

  4. Paulo says:

    Tudo chinês, eu tenho algumas apps de chineses, vai ir tudo a vida.

  5. SérgioF says:

    Um elemento algo comum nessas listas é o facto de serem criadas por empresas Chinesas. Só reforça mais a questão da segurança e fiabilidade de tudo o que tenha origem chinesa…e refiro-me tanto em apps como smartphones. Não vamos esquecer a polémica da O+ o ano passado e, mais recentemente, a associação com a polémica do Facebook e a venda de informação pessoal.

    • Bob says:

      A questão do Facebook, e venda de dados, não tem a ver com código malicioso ou malware… não misturar os assuntos.
      Pode-se comparar, por exemplo, ao CCleaner ter tido uma versão que foi alterar com malware, ainda que sem ter sido criado por eles.

  6. cK says:

    Bem, por este andar da carruagem vão pedir aos utilizadores para remover todas as aplicações da Play Store

  7. Belmiro says:

    Eu que tenho Android fico preocupado com o quão pouco a Google testa as Apps deixa disponíveis…

  8. Helder says:

    No android é mais fácil dizer as Apps que se podem ter instaladas que as que não podem…

    É isto a segurança do Google Play. É isto a segurança deste magnífico sistema operativo que só um ou outro modelo têm o software actualizado (enquanto são novos, porque mal sai um modelo novo, vão logo para trás).

    • SérgioF says:

      Última versão de software instalada em nada relaciona com segurança actualizada. No Android existem actualizações de segurança mensais que são diferentes das actualizações do SO e as actualizações de segurança todos os modelos as recebem.

      Não mistures alhos com bogalhos.

      • Helder says:

        Está sim relacionada, não venhas com historinhas da carochinha, chamam-se ACTUALIZAÇÕES DE SEGURANÇA por algum motivo.

        • Bob says:

          Updates de segurança, não são, necessariamente, updates de versões ao Android.

          Podes ter o Windows 10, v1603, que não é a última, e estar com todas as actualizações de segurança em dia.

          Mas o Android só agora, é que deve começar a ter o problema da fragmentação da plataforma a ser resolvido. E para ver esses efeitos, ainda vai demorar.

      • JOSE LAPAO says:

        Redondamente mentira eu tenho um LG G4 o OS esta no 6.0 e não ha mais official e o ultimo patch de segurança lançado é datado de 01/07/2017 no fim deste mês faz 2 aninos, isto tudo quer dizer. Devias ter comprado o G5 e depois o G6 ou então saltavas para o V20 e depois para o V30. Se a questão e segurança então esses patch deveriam continuar a ser lançados ja que a google continua a licenciar smartphones com android kitkat e lolipop.

  9. Pedro Fernandes says:

    Só acho Piada é como a Google deixa colocar Apps sem existir uma verificação prévia, reconheço que não é tarefa muito fácil devido aos Milhares de Apps que existem, fora aquelas que são criadas diariamente ou quem diz em horas, penso que já devia ser altura da Google dizer “Basta”.
    Caso fosse Programador não me importava nada caso tivesse criado uma App que fosse alvo de verificação (da minha parte nem me dava ao trabalho, não criava para recolher informação) nem que demorasse algum tempo, por um lado ou ponto de vista estava a fazer com que a Confiança dos Utilizadores fosse maior e credível ao ser colocado na loja virtual, já para não falar que algumas pessoas criam com ordens de Empresas para recolha de informação.

  10. PɅTЯICK says:

    Pelo andar da carruagem vão pedir aos utilizadores para desinstalar todas as aplicações sacadas da Play Store

  11. TugAzeiteiro says:

    O problema é a Google… a “loja” da Apple só aceita Apps depois de as testarem, a Google aceita toda a merd#%.

    • João says:

      O problema não é a Google. O problema é os utilizadores não saberem o que andam a fazer…

      • Helder says:

        Sim, se eu for ao Continente e comprar um pacote de bolachas, chegar a casa e abrir, e encontrar ratos e baratas lá dentro, a culpa é minha, porque não sei o que ando a fazer…

        É uma loja, não é um directório.

      • TugAzeiteiro says:

        A Sério!? Nem toda a gente tem os conhecimentos que nós temos… há muito boa gente que inocentemente descarrega uma dessas APP’s sem ter consciência de serem perigosas ou não… e como estão no Google Play para elas está tudo bem! Não se trata de instalar um APK de fonte desconhecida… Vê para lá do teu campo de visão!

      • SérgioF says:

        Os utilizadores não são todos programadores ou experts em tecnologia, João. Cabe à Google garantir que a sua loja tem a segurança que os seus utilizadores esperam e que a própria Google “teoricamente” garante.

        …mas percebo o que queres dizer, também. Ao instalar e abrir uma nova app, os utilizadores são informados das permissões que a app requer e apenas depende do utilizador permitir que a app possa aceder aos mesmos.

    • mixas says:

      por isso é que ainda há pouco tempo também tiveram de remover apps maliciosas de lá! a mação quanto mais bonita, mais bicho tem!

  12. Zei says:

    Recentemente mudei de iOS para Android e noto que as aplicações não têm tanto brio e estão carregadas de publicidade. Mais alguém da mesma opinião?

    • mixas says:

      compra-as que já não levas com a pub, ou queres que trabalhem de borla pra ti?!

      • Sujeito says:

        Curioso, porque a lógica que se ouve é de que o iOS só tem apps pagas e o Android é que tem apps de borla para tudo. E agora queres que ele as compre.

    • TugAzeiteiro says:

      É “normal” infelizmente, tudo isto porque é mais “difícil” colocar uma APP na loja da Apple pois a mesma tem que obedecer a certos critério e é testada antes de ser validada. Na loja da Google é simples colocar uma APP. É como tudo… ecossistema mais fechado ou aberto? O utilizador que escolha.

    • SérgioF says:

      Tal como o TugAzeiteiro mencionou, é uma questão de escolha de open source ou não. É como tudo na vida. Acordas de manhã e apetece-te logo comer um pequeno almoço cheio de açúcares, gorduras e extremamente calórico. Queres que escolham por ti e te impeçam de o comer porque te faz mal ou sabes dos riscos associados e comes na mesma porque queres e porque te vai deixar mais bem disposto??

      Quando conduzes o teu carro, gostas de o conduzir ou preferes que já estivessemos numa época em que eles se conduzem por eles próprios?!?

      Preferes viver numa sociedade onde todos podemos dizer o que queremos e sem julgamentos ou preferes viver numa politicamente correcta onde ninguém se ofende, mas estás proibido de sair do padrão pré definido?!

      Red pill ou blue pill…a escolha é tua!!!

  13. Pérolas says:

    Recordam-se que, quando falo de hardware, preocupo-me com a proveniência do mesmo e caem-me logo em cima… Há pois é… verifiquem qual o denominador comum nestas apps? Coincidência??? LOL

  14. Miguel says:

    Ler algumas pérolas de users assumidamente fanáticos por uma marca que tem zero experiência sobre o SO em questão mas que escrevem como se o utilizassem diariamente é sinceramente doentio e pior, condiciona a opinião de outros users com menos experiência. Deviam ser barrados este tipo de comentários que nada adicionam de construtivo. Aliás o pplware é claramente um dos piores locais para ler comentários de sites Portugueses parece que estou a ler Abola ou o Record só com pessoas a destilar ódio e veneno é deveras lamentável. Também não ajuda o facto de a linha editorial ser vincadamente encostada a uma tecnológica em particular mas isso nem sequer me aborrece pois pode ter algum tipo de patrocínio o que é perfeitamente legítimo.

    • SérgioF says:

      Poderia concordar contigo em tudo, não fosse a parte em que achas que deveriam barrar isto e aquilo. E quem definiria o que deveria ser barrado ou não?! … há alguma força todo poderosa e omniciente que possa estipular, da forma mais perfeita e correcta, quais os limites a estabelecer?

      Só lê quem quer e só se ofende quem quer também. Igualmente, se alguém se deixa influenciar com algo apenas pelas opiniões que lê aqui, em vez de ir averiguar mais à posteriori, então esse indivíduo é mentalmente muito susceptivel.
      Cumps

      • André Fontes says:

        Eu concordo com a parte inicial do comentário do Miguel, existe pessoal que está a falar de coisas que não sabe e existem sempre pessoas que constroem opiniões com base em comentários não por serem mentalmente “fracas” mas porque quem comenta é tão doente que acredita nas parvoíces que diz.
        Tens malta aí em cima a falar dos security patches que nao sabe o que diz e o problema é que não é só o Hélder, porque se fosse era na boa já pouca gente ou nenhuma lhe passa crédito. E não é preciso haver ninguém nenhum todo poderoso para filtrar, acreditando que quem trabalha na pplware é malta suficientemente informada para perceber que alguma informação nos comentarios é complementamente errada ou descontextualizada.

      • Miguel says:

        Caro SérgioF, concordo, fui de facto longe demais quando sugeri a censura. A liberdade de expressão é algo no qual acredito e defendo. Na verdade, tenho de admitir que estava demasiado acossado devido a coisas que ontem li noutros meios de informação que ultrapassam os limites da liberdade e entram no campo do puro desrespeito e insulto e no fim acabei por também descarregar erradamente no meu ultimo comentário. As minhas desculpas.

        Em relação a indivíduos mentalmente susceptíveis como de certeza sabe, existem bem mais do que deveriam existir. Aliás, para mim, alguns aqueles que defendem cegamente uma determinada marca ou produto são a meu ver um claro exemplo disso mesmo.

        Cumprimentos

      • Sujeito says:

        A questão vai alem da “ofensa”. Prende-se com ler comentários construtivos em que se aprenda, se discuta e que se possa ajudar alguém numa dúvida.

        Cada casa deve ter as suas regras e, neste momento, estas são as do pplware.
        Mas tendo em conta que é dos poucos sites portugueses de qualidade em que se pode discutir tecnologia, é desejável que hajam mais regras de boa conduta.

    • Pronto-socorro says:

      E se barrassem o teu comentário, por exemplo? Se calhar até era melhor.

      • Miguel says:

        Caro Pronto-socorro,

        Se barrassem o meu comentário não ficaria aborrecido pois de facto disse um pequeno disparate e já o assumi.
        Mas uma coisa é certa, em nenhum momento desrespeitei, ataquei ou critiquei sem motivo ou conhecimento de causa.

        Cumprimentos.

  15. chAse says:

    Até que dá vontade de rir, devo chamar Trojanponies ou algo parecido ? Sendo q o pior são os sniffers mas isso já são outros 125. Dumpers ccs e o q querem somente.

  16. Eduardo says:

    Não veja nem com uma lupa.vocês tem que dar um zoom aí.

  17. francisco says:

    meu celular nao abri a tela a dois dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.