A Google vai atualizar as suas aplicações mais importantes mesmo que não saiba o que é a Play Store
A Google está a testar uma nova forma de atualizar as aplicações de sistema e conteúdo pré-instalado, mesmo que o utilizador não tenha feito login no smartphone em questão. A medida foi recentemente comunicada tecnológica norte-americana aos programadores de software Android.
Na prática, a empresa está a testar uma forma de atualizar as aplicações de sistema, mesmo que o utilizador, por exemplo, não aceda à Play Store.
Através de um email enviado aos programadores Android, a Google fez saber que estava a testar a nova ferramenta supracitada. Uma forma de atualizar automaticamente todas as aplicações de sistema, mesmo que o utilizador não se tenha inserido a sua conta ao configurar o novo dispositivo.
Atualização automática de todas as aplicações de sistema
Tal como nota o Phonearena, a função será aplicada a dispositivos que utilizem o Android Lollipop 5.0 ou superior. Contudo, os utilizadores poderão optar por não tirar proveito desta função, sendo-lhes assim dada a opção de a desativar.
Aos programadores Android, a Google pede que este verifiquem e se as suas aplicações funcionarão como desejado, mesmo se o utilizador nunca aceder à Play Store, a título de exemplo. Mais concretamente, com a implementação desta novidade, a utilização de uma conta Google não será um pré-requisito para usufruir de atualizações para as aplicações.
Caso a tecnológica de Mountain View implemente efetivamente esta nova opção, o que é que mudará para o utilizador? Aqui, se o seu smartphone ou tablet estiver a utilizar o Android 5.0 Lollipop ou uma versão superior, não terá que se preocupar com as aplicações de sistema.
Não usa a Play Store ou não introduziu a conta Google?
Ainda que não aceda à Play Store. Ainda que não tenha inserido o seu email na configuração inicial do smartphone ou tablet. Isso não fará diferença. Desde que este utilize pelo menos o Android Lollipop ou uma versão mais recente, estas aplicações basilares serão atualizadas.
Estas sendo as aplicações mais importantes do seu smartphone ou tablet Android. Cruciais para o bom funcionamento do seu dispositivo, na sua maioria são verdadeiramente indispensáveis. Assim, a Google quer garantir que pelo menos estas aplicações estarão sempre atualizadas.
Pode ler-se no comunicado da Google aos programadores:
Nos próximos meses, a Google Play vai começar a testar uma nova função que permitirá a atualização automática de aplicações pré-instaladas. A atualização será igualmente automática para os utilizadores que não se registaram ou introduziram a sua conta Google. Os utilizadores poderão desativar esta opção a qualquer altura, caso assim desejem.
Esta nova função dará aos utilizadores uma experiência mais consistente em vários dispositivos e permitir-lhes-á desfrutar das melhores e mais recentes funcionalidades preparadas pelos programadores. Por sua vez, isto ajudará também os programadores a reduzir custos pois desta forma não terão que suportar versões obsoletas do sistema Android.
Por fim, a grande maioria dos utilizadores Android introduz a sua conta Google ao configurar o seu novo smartphone ou tablet Android. Assim sendo, esta medida não deverá afetar um número significativo de utilizadores. Não que isto retire algum mérito à iniciativa.
A Play Store é o exemplo paradigmático para fruição dos serviços Google
A maior parte dos utilizadores Android, para usufruir dos serviços da empresa, acaba por introduzir a sua conta. Quando muito não seja, para aceder ao email. Contudo, não deixa de ser uma benesse, até para quem nunca acedeu à Play Store.
Seja por desconhecimento do utilizador ou de forma propositada, a empresa não quer deixar ninguém com aplicações de sistema desatualizadas. Note-se que esta é apenas uma das mais recentes alterações introduzidas pela empresa de Mountain View.
Este artigo tem mais de um ano
Útil era se há anos já tivessem adaptado uma forma de funcionar de tal forma que fosse como o Microsoft Windows, em que o sistema operativo se actualizasse automaticamente sem necessidade de cooperação com os fabricantes dos dispositivos físicos… e de tal maneira que não fosse sequer permitido/ autorizado aos fabricantes bloquearem actualizações sob pena dos dispositivos deixarem de trabalhar de todo (ex.: Play Store verificava que o dispositivo não estava a cumprir os requisitos e bloqueava o seu auto funcionamento não permitindo aceder à loja virtual).
Bastava exigir o cumprimento de determinadas características básicas a partir das quais as novas versões pudessem sempre trabalhar adequadamente pelo menos para as funcionalidades mais importantes (telefonemas e mensagens). E quanto ao suporte físico os fabricantes para serem suportados deveriam assinar contractos que os obrigassem a suportar qualquer coisa que fabricassem durante pelo menos 15 anos… para que passassem a apostar na qualidade em vez de na quantidade.
Apesar da roda já estar inventada há muito parece ser muito difícil para a Google conseguir tal.
android nunca vai ser seguro. ponto final
Internet nunca vai ser segura. ponto final
O que é estar seguro ?
Fixe, uso Kitkat, desta estou safo!