A Google quer tornar o seu Android mais seguro e por isso desativou esta função
A tecnológica de Mountain View, Google, está constantemente a desenvolver novas funcionalidades e formas de melhorar todo o seu ecossistema de produtos e serviços. Entre eles, temos o sistema operativo Android para o tornar mais seguro, acabou por perder uma função, a Voice Match Unlock.
Presente em alguns dispositivos móveis Android, através da Assistente Google o equipamento podia ser completamente desbloqueado com um comando de voz.
Bastando dizer "Ok Google", através do Voice Match Unlock, o dispositivo móvel desbloqueava-se completamente. Entretanto, foi constatado que era possível iludir este sistema com uma simples gravação ou memorando de voz do utilizador registado. Por outras palavras, tornava-se extremamente fácil aceder ao equipamento.
O Voice Match Unlock podia ser facilmente enganado
Ainda que fosse uma maneira fácil e eficaz de desbloquear o dispositivo Android, era igualmente fácil enganar o sistema. O reconhecimento da voz registada não consegue distinguir uma gravação de uma pessoa real a lançar o comando "Ok Google". Algo que estava a deixar alguns utilizadores expostos a invasões à sua privacidade.
Esta função estava presente nos novos Google Pixel 3, bem como no Google Pixel 3 XL. Agora, a própria tecnológica de Mountain View está a revogar as permissões do Voice Match Unlock. Assim sendo, coloca-se um ponto final no desbloqueio do smartphone através do reconhecimento da voz.
De acordo com o relato do portal 9to5Google, após a última atualização, esta função passou a chamar-se apenas Voice Match (correspondência de voz). Tal como é apontado por esta publicação, foi a própria Google a remover a possibilidade deste mecanismo desbloquear totalmente o smartphone. Tudo isto com a voz.
A Google removeu esta função do sistema Android
Contudo, o Voice Match não desapareceu. Ainda que não desbloqueio o dispositivo Android, dar-lhe-á informações de cariz mais pessoal. Aqui, por exemplo, os emails mais recentes, os compromissos da agenda, voos reservados, ou até mesmo contas a pagar, bem como outras informações diretamente ligadas ao utilizador.
Cumpre ainda salientar que os utilizadores poderão continuar a usufruir da assistente virtual da Google, mesmo sem ter desbloqueado o equipamento. Sem recurso à autenticação da impressão digital ou código PIN, mas temos algumas alterações. Com o dispositivo bloqueado, será apresentado um cadeado - imagem acima.
O ícone sinaliza que a assistente só lhe dará algumas informações, mais pessoais. Algo que só mudará quando o dispositivo Android for devidamente desbloqueado. Note-se que até ao momento, com um comando da assistente virtual, ao dar um toque no ecrã desbloqueava o terminal.
Por fim, esta mudança não deixará o utilizador, por exemplo, mandar a assistente reproduzir alguma música em determinado objetivo. Algo que até ao momento era perfeitamente exequível com o comando "Ok Google, play X".
Agora, terá que desbloquear o equipamento Android antes de poder ordenar este tipo de comandos. Assim, passa a ser necessário efetuar mais um passo, estando o utilizador mais alerta. Numa última nota, a atualização já está a ser distribuída pela própria tecnológica.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho um HTC U11 e continuo a desbloquear o telemóvel sem mãos, bastando dizer Ok Google ou Hey Google, mesmo com o ecrã bloqueado e fingertip ativada. Continuo a chamar a assistente da Google sem tocar no telefone. Pelo menos por enquanto!!
Que importa que isso exponha o utilizador?
A funcionalidade é tremenda e uso-a no dia a dia, especialmente quando conduzo para enviar mensagens ditadas por voz ou pedir telefonemas sem desviar os olhos da estrada.
Remover a funcionalidade não tem lógica, bastaria um alerta de que a função é insegura e deixar os utilizadores decidir se a querem usar ou não.
Há pessoas que nem pin usam no telemóvel. Há pessoas que usam reconhecimentos faciais que se enganam com fotos 2D. E depois?
A pessoa deve ter conhecimento dos riscos, mas depois a decisão do uso deve ser sua, ponderando as prós e os contra. A Google fazer de paizinho e proteger as criancinhas removendo uma funcionalidade tremenda não me parece bem. Quando a Google tem uma funcionalidade como o smart lock que desbloqueia o smartphone quando ele está em casa, quando está no bolso, ou quando ligado a um dispositivo BT, não será isso mais perigoso do que um caso onde alguem andaria atrás de nós com um gravador?
O Smart lock desbloqueia no bolso. Fixe, apanho um telefone e meto-o ao bolso antes de lhe aceder. Desbloqueia em casa: cuidado com o telefone no café sob a casa. Desbloqueia com ligações bt fidedignas: vejam lá os smartwatches nas discotecas porque quem apanhar o telefone fica com ele desbloqueado.
Mas quanto a isso a Google não se preocupa. Já quanto a pessoas com gravadores de voz que nos perseguem na rua… vamos tirar a funcionalidade.
Bom dia parece que vai ficar bom ainda não
Que estranho. No meu caso, eu ativei essa funcionalidade desde que comprei o moto G6 plus, mas nunca consegui desbloqueá-lo totalmente só com o comando ok Google, sem usar o PIN ou a digital. Por isso achei que essa era uma medida de segurança que já existia
Eu usava no zenfone z3 zoom e parou de funcionar, que pena ajudava muito principalmente dirigindo … Não tinha o por que desativar ate pq ao ativar este serviço já aparecia uma mensagem avisando sobre a possibilidade de outra pessoa desbloquear então ativa quem quiser!
Pra isso foi orrivel o que fizeram, tenho um mi a1 e um redmi note 3pro e ambos desbloqueavam por voz , passei foi raiva achando que meus aparelhos estavam com defeito por não desbloquear mais com a voz, acho que isso deveria ser um opção de escolha do usuário