99Taxis, o Pplware foi testar o novo serviço de táxis
Os dispositivos móveis e as suas aplicações são já uma constante no nosso dia-a-dia. Cada vez mais úteis e com funcionalidades acrescidas ajudam-nos.
Os serviços de transporte não têm escapado a esta realidade e estão agora reforçados com ofertas que nos permitem usá-los ainda mais facilmente.
O 99taxis é um exemplo de uma aplicação que podemos usar todos os dias, para algo tantas vezes complicado como chamar um táxi. O Pplware foi testar o serviço e confirmar a sua utilidade e simplicidade de utilização.
Uma das premissas base deste tipo de aplicações é que sejam simples de utilizar e que sejam capazes de dar uma resposta rápida às necessidades do utilizador. E nestes pontos o 99taxis consegue cumprir na íntegra.
Depois de realizados os passos necessários para que os utilizadores se registem no serviço ficam de imediato prontos a usá-lo.
E da mesma forma que é simples o processo de registo, chamar um táxi é ainda mais fácil. Basta lançar a aplicação e seguir as instruções bem detalhadas.
Chamar um táxi com o 99taxis
Tendo a aplicação lançada o utilizador apenas precisa de carregar no botão para iniciar este processo. Disponível está também a sua localização, quer no mapa, quer com a morada mais próxima.
Esta pode ser ajustada para que reflicta com precisão o local onde o utilizador quer ser apanhado pelo taxi.
Tem ainda de definir alguma informação adicional para que o táxi seja escolhido e para que se adeque às suas necessidades.
Falamos por exemplo da forma de pagamento, de extras que necessite como o transporte de animais ou uma mala maior do que o normal, e ou ainda itens que identifiquem o passageiro ao motorista.
Com toda esta informação do lado da aplicação é hora de chamar o táxi e dar início ao transporte. A confirmação é necessária e serve apenas para garantir quer ao passageiro quer ao taxista que os dados estão correctos.
Daqui em diante resta apenas esperar a chegada do taxi, que a 99taxis promete ser em menos de 5 minutos. E a verdade é que este horário foi cumprido no nosso teste.
Sempre em contacto com o taxista
O processo de selecção do táxi que será enviado para a viagem é feito de forma automática pelo serviço 99taxis, que escolhe os que se adaptam ao que o passageiro precisa. A aplicação vai mostrando toda a informação ao utilizador.
Enquanto espera pelo seu táxi o passageiro pode interagir com o taxista para lhe dar algumas informações ou para o ajudar a encontrar o local de recolha.
Estas mensagens estão padronizadas na aplicação, mas são mais que suficientes para manter uma conversação mínima.
Caso pretenda pode também ligar para o taxista ou enviar-lhe um sms com a sua mensagem.
É ainda possível ver a localização do táxi a qualquer momento, dando ao utilizador a certeza de que o táxi não vai demorar a chegar junto a si.
A viagem para o seu destino
Durante a viagem a utilização da aplicação termina para o passageiro, passando agora a estar nas mãos do taxista. Tal como o cliente, tambem ele tem no seu telefone a aplicação onde tem toda a informação necessária sobre este.
Tirando a presença destes elementos a viagem é normal e igual à tantas outras viagens de táxi que podem ser feitas.
A vantagem do 99taxis para os taxistas está na dispensa de qualquer outro hardware ou plataforma. Uma simples aplicação e um smartphone com ligação à Internet são o suficiente para estar ligado ao serviço e receber pedidos de viagens.
O fim da viagem
Ao chegarmos ao destino temos de assinalar na aplicação que a viagem terminou e de imediato podemos dar uma nota ao taxista e também ao próprio taxi.
É ainda possível deixar um comentário ao 99taxis sobre a viagem e o serviço prestado. Esta serve para avaliar o serviço e não é partilhada com o taxista.
Para além da factura que devemos pedir ao motorista, no momento do pagamento, o 99taxis envia para o seu email um comprovativo de viagem e de pagamento.
Esta mensagem é imediata e mostra todos os elementos da viagem que foi feita, desde o valor pago até aos dados do taxista. Para além disso a viagem fica também registada na própria aplicação, para posterior consulta.
O 99taxi cumpre o que promete aos utilizadores. É uma ferramenta simples e rápida de usar e em menos de 5 minutos coloca-lhe um táxi à sua porta.
Para os taxistas é também uma mais valia porque lhes facilita o acesso a novos clientes, sem qualquer necessidade de extras, ao mesmo tempo que é um complemento ao restante serviço. E a adesão destes tem sido forte com mais de 800 táxis ligados já a este serviço, só em Lisboa.
Acabaram-se os tempos de espera e de chamar táxis em vão. Só precisa de ter o 99taxis no seu smartphone e em menos de 5 minutos tem um táxi junto de si, pronto para o levar onde pretende.
99taxis
Este artigo tem mais de um ano
Não é possível fazer registo… …mais ridículo ainda é que pede um numero de tlm com 11 dígitos!?
Onde viste os 11 dígitos?
Em 5 segundos fiz o registo. Bem fácil 🙂
É a “máscara” usada nos números de telemóvel no Brasil… A app foi desenvolvida para lá e (mal) adaptada para cá.
Para quem estiver com problemas a inserir o número de telemóvel de Portugal no formato que a app pede, basta colocar 3 zeros antes do número.
Exemplo: +351 (000) 91xxxxxxx
Isso permite continuar o registo, mas não necessariamente concluí-lo com sucesso…. já que mesmo depois de receber o sms com o código, a app não o está a aceitar…
Enfim, no mínimo esta pp está mal portada para o mercado português ou então a versão para Windows Phone precisa de ser melhorada.
Foi preciso aparecer a uber para se mexerem…
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Esta muito enganado, antes da Uber entrar em Portugal já a MEOTaxi e a 99Taxi estavam a trabalhar, e LEGAMENTE, sem que ninguém se oponha. Agora também temos para juntar as 2 primeiras a WAPPA.
O facto de o serviço de taxis ter uma App (horrorosa por sinal), não faz dos taxis um serviço melhor. Continua a ser caro, continuamos a ser enganados e o motorista não é avaliado (como a Uber faz).
A App parece do século passado (à semelhança dos taxistas e serviço de taxis).
Acho que estás a ser injusto na tua afirmação. Numa app nem só o design conta, tens de ver as funcionalidades. Já algumas vez usaste a app do paypal?
A app do PayPal não faz NADA XD Tem um bom design mas de resto não serve para nada! Se ao menos desse para fazer pagamentos NFC com a App XD
Concordo com a parte do design. Acho que, a seguir às funcionalidades e estabilidade, é das coisas mais importantes numa aplicação.
A funcionalidade por si só já é design. Design is not how it looks is what it works.
Desculpa mas temos opiniões diferentes então. Para mim, uma app pode ser bastante útil mas se tiver um visual horrível faz-me não a querer usar tanto. Dou-te um exemplo: Google Earth para iPhone. Comparando com as restantes aplicações (não só da Google, mas também) esta tem um visual outdated, tem ainda o design pré iOS 7. Uso-a porque de vez em quando é útil mas o visual da app é “chato”. Mas são gostos e gostos não se discutem 🙂
100% de acordo
Acho que precisas conhecer a app antes de utilizar. É possível sim avaliar o taxista, além do carro.
Ora aí está uma excelente aplicação associada a um bom serviço. Concorrência, mesmo que bloqueada, sempre saudável, e quem ganha é o utilizador.
Então a aplicação Brasileira funciona cá? É que se assim for, este artigo não traz a mínima novidade. Estão a publicitar uma aplicação que tem mais de 1 milhão de instalações e mais de 100.000 reviews. Isso não reflecte minimamente o impacto no mercado Português, e é totalmente enganador!
Usar reviews de fora para entrar no mercado, cheira-me que para rebentar a Uber…
Funciona em Portugal claro :). Os testes foram feitos em Lisboa pelo Pedro Simões.
Funciona no país todo ou só na capital? Disso ninguém falou e é bem importante…
Em várias cidades já, entre elas Lisboa, Porto, Braga… entre outras.
Entre outras? lol Super esclarecedores! Alguém sabe onde posso visualizar quais as cidades que já aderiram ao serviço?
E pesquisares? Mas eu digo-te, podes usar para já no Porto e Lidboa. Depois tens cidades como Almada, Sintra e Braga (salvo erro) que tem alguns táxis já a usar, mas com pouca expressão.
Sabes se funciona em Coimbra?
Não quero, Uber é melhor!
Sabes que para utilizares a Uber, tens que sair de casa, não sabes?
Finalmente algo parecido com a uber
Ao contrário da UBER esta app deixa fazer o registo sem pedir qualquer cartão de crédito…
Cheira-me que vai andar muito taxista a passear atrás de pedidos fantasma… lol
E o pagamento no taxi não remove o problema dos “passeios” maiores que os taxistas por vezes dão com os turistas, UBER da para escolher o trajecto e qual o preço final da viagem logo na app…
Os taxistas não fazem passeios fantasmas até porque isso traria custos para o taxista. Outra coisa que me faz alguma confusão é andarem por aqui alguns experts em informática e não poderem seguir o rasto do táxi para não se dar os tais passeios. Já agora o que é que impede o cliente de dizer ao taxista por onde é que quer ir???? Como é óbvio o taxista sabendo que esta identificado pela app nunca vai enganar um cliente. Se perguntar antes da viagem iniciar o custo da mesma com certeza que com uma margem de erro muito pequena o taxista saberá informar o custo da viagem. Se por acaso não gostar da atitude do taxista não é obrigado a viajar com ele, entre no de traz, tao simples não é???
depois a culpa era da UBER … em vez de se aliarem e acompanharem a evolução, não, montaram aquelas barracadas todas!!!! será que também vai haver manifestações contra a 99TAXIS ?
Mas não são Taxistas que usam? Posso estar enganado, mas não percebeste do que se tratou pois não?
o que eu acho é que está a começar a aparecer uma faixa de taxistas que já percebeu que o futuro passa pelas Uber(s), 99Taxis e outras soluções do género que possam vir a aparecer!!! O resto da classe profissional continua inamovível e agarrada ao passado ….
Este tipo de app nada tem a ver com a uber. Ninguém tem nada contra 99TAXIS, MEOTaxi e WAPPA, pelo contrário, os taxistas gostam deste tipo de app, legais e que só beneficiam clientes e taxistas.
Os utilizadores que queiram brincar e fazer chamadas falsas ficam bloqueados pelo sistema.
E o que os impede de voltar a criar outra conta? Nada…
UBER ao menos se for para “banir” algum registo bane o cartão de crédito… Não sei se MBnet serve para usar no registo da UBER mas mesmo assim ficam com os dados do cartão de crédito inseridos em sistema.
E o que impede o usuário de ter outro cartão de crédito e se cadastrar mais de uma vez?
Se tu tens vários cartões de crédito na carteira só te digo uma coisa… Parabéns para ti…
E no que toca a registar outro cartão de crédito pessoal só para fazer chamadas de taxi falsas é simplesmente de se ser estupido…
Mas a UBER tem uma coisa que ajuda a evitar esses espertos, tens de pagar a viagem antes de chamar o taxi…
Não entendi. É algo tão impressionante ter mais de um cartão de crédito?
Ué, você que disse que as pessoas podem chamar mais de um taxi anteriormente. Concordo consigo e também acho estúpido alguém fazer isso, mas certamente a aplicação deve possuir um meio de coibir. Espertos e esperteza existem em todos os lugares, independentemente da plataforma. Nada é 100%, nada.
Nos táxis não se paga adiantado.
Quanto a esse perigo, não haverá muitas pessoas como tu e ao serviço da uber, e actualmente é fácil apanhá-los.
estranho que demorou a chegar aí, eu ja usava ela desde o ano passaod na minha cidade, mas tive problemas nao pela app mas pelos taxistas nojentos e ruins que prestam serviço quando sao solicitados pelo 99 taxis.
acabei removendo o 99 taxi e migrando para o easy taxi, e uber.
Estranho, pois a aplicação hoje é a maior do Brasil, inclusive maior do que as duas que você comentou. Deve ter sido azar, sempre fui muito bem atendido, tanto no Brasil como aqui em Lisboa.
Nem todos, também na Uber vais encontrar gente desse tipo, não fiques assim com essa ideia 😉 mas a tecnologia, por trás, acaba por filtrar também esses maus profissionais, que os há em todas as profissões.
Vocês referem-se aos taxistas de Lisboa mas e no Porto também houve aderência?
Bastante. Já usei e funciona muito bem, tal como em Lisboa, claro que a quantidade de profissionais é menor, e por isso há igualmente uma percentagem menor de aderentes, mas está a crescer este tipo de serviços.
Quem não tem cão,caça com gato. 🙂
Se houver algum conflito entre o motorista e passageiro, o passageiro no final da viagem classifica o carro e o motorista, ao fim de algumas más classificações o motorista não vai conseguir responder a mais chamadas.
boas,
Quer esta aplicação ou a uber, tem a opção táxis para pessoas de mobilidade reduzida ? obg
A aplicação parece interessante. Mas na minha opinião o passageiro devia ter oportunidade de escolher a rota a tomar, ou a própria aplicação mostrar a rota mais próxima ou mais barata para o passageiro. De qualquer forma tenho uma questão a este teste que foi feito. A viagem como foi? O táxi que carro e de que ano era? O taxista era simpático? São estas informações na minha opinião que interessam neste sentido. Porque foi esse o motivo que me levou a sair dos táxis e a passar a utilizar a uber. Porque me levam do soro a ao ponto b pela rota mais rápida e mais barata. Além disso, utilizam carros recentes, das duas últimas vezes foram carros de 2010 e 2011. Viagem muito confortável com a maior calma. Os condutores muito simpaticos.
mas toda a gente se esquece que o prtoblema dos taxis nao é nao terem uma app é a qualidade do serviços, ontem, mais uma situação, nao comigo mas com um colega meu, sai de casa com a namorada para apanhar um taxi, temos uma praça logo a baixo, chega la tem um taxi a chegar, vai a beira do taxista e diz boa noite, o taxista responde altamente arrogante e agressivo, vou comer agora nao trabalho. o meu colega pegou no tlm e chamou um uber.
Engraçado como as histórias são sempre com o amigo, o amigo do amigo, o ouvi dizer… etc.
Dado que utilizo o iPhone com o VoiceOver, gostaria de seber como se comporta esta app relativamente à acessibilidade. Os botões estão etiquetados de modo a serem lidos pelo VoiceOver? Todas as funcionalidades são acessíveis ao leitor VO?
Seria bastante pertinente que na apresentação de uma nova app, o Pplware tivesse a preocupação de as testar com os leitores de ecrã da Apple (VoiceOver) e da Google (Talkback) e do WindowsPhone de modo a fornecer informação quanto à acessibilidade da app em análise.
Deste modo, para além de prestar um excelente serviço aos usuários portadores de deficiência visual, sensibilizaria os responsáveis para a necessidade de desenvolverem aplicativos mais inclusivos.
Abraço,
Melo
É tudo muito engraçado apps, designs e show offs, mas quem realmente precisa desse tipo de aplicações com monitorizações e directrizes especificas não as tem.
Refiro-me obviamente a quem tem dificuldades de qualquer tipo de locomoção.
Desde grávidas a pessoas em cadeiras de rodas que realmente seria importante haver algo que disponibiliza-se a amostra na oferta deste tipo de serviço, simplesmente não há nenhuma “app” que o faça.
Por outro lado se não há uma app que mostre essa disponibilidade, também é um facto que a maior importância ainda se prende com a pouco oferta desse tipo de serviço adaptados às mesma necessidades. E esses poucos que são, não estão disponíveis a qualquer altura do dias/noite, ou quando estão, são em menor número ainda e há uma forte probabilidade de estarem a ser utilizados por um utente “comum” que poderia usar um veiculo comum.
Assim sendo, tudo se torna numa pescadinha de rabo na boca, onde se há pouca oferta de veículos adaptados, a oferta é ainda menor nas tantas apps que nenhuma mostra a disponibilidade desse tipo de serviço a esse tipo de necessidades.
Logo tudo gira em torno do mesmo. Apenas mais comodismo para ver quem menos se mexe e sai de casa para apanhar um mero taxi aumentando o sedentarismo.
E no final quem se continua a lixar continuará a ser o mixelhão, como sempre.
subscrevo…
Pessoal do PPlware, acho que podiam começar a fazer reviews mais críticas (criticar não é dizer mal). Leio o artigo e parece apenas enunciativo. Certamente que há aspetos a melhor (quais?); comparação com o uber?