5 vantagens de utilizar um smartphone compatível com eSIM
Os fabricantes de smartphones estão a caminho da adoção do eSIM em larga escala. Como resultado, o que era considerado uma tecnologia futura há alguns anos está rapidamente a generalizar-se. Hoje em dia, já existem modelos do iPhone 14 que dependem exclusivamente do eSIM, eliminando completamente a necessidade de um cartão tradicional. Embora os fabricantes de smartphones Android sejam mais cautelosos na sua abordagem, cada vez mais marcas estão a abraçar esta tecnologia.
Portanto, descubra 5 vantagens do uso da mesma.
O que é um eSIM?
Um eSIM é um SIM (Subscriber Identification Module) que armazena informações para identificar e autenticar assinantes de um serviço telefónico. O especial aqui é o "embedded", ou seja, não é algo físico, mas sim incorporado no telemóvel.
Por outras palavras, o eSIM é muito semelhante ao SIM normal - faz um trabalho semelhante - mas é incorporado como um chip na 'Motherboard' do seu smartphone. No entanto, ao contrário do seu SIM físico, que pode trocar, um eSIM é fixo e faz parte do seu smartphone.
No entanto, isto não significa que não possa mudar de eSIM. Simplesmente não terá de abrir a entrada lateral do seu smartphone para o fazer. Em vez disso, uma chamada telefónica para a sua operadora, digitalizar um código QR, ou ajustar algumas definições é tudo o que precisará.
Vantagens da utilização de um Smartphone compatível com eSIM
Quais são as vantagens de obter um smartphone compatível com eSIM? Ou talvez um smartphone que apenas é compatível com ele? Deixamos algumas para que, no futuro, e se vier a precisar, já esteja dentro da matéria e possa recomendar aos seus amigos e familiares.
1. Mais fácil de trocar, em geral
Uma das atrações dos dispositivos compatíveis com eSIM é a facilidade de comutação. Embora o eSIM esteja incorporado num smartphone pelos fabricantes, a sua informação é facilmente regravável. São necessários apenas alguns passos simples para reescrever esta informação, tornando possível a comutação para os dados telefónicos da próxima operadora. Isto elimina o tempo de espera por um SIM físico.
Mas isso não é tudo. Segundo a Apple, mais de 400 operadoras em 190 países e regiões apoiam o eSIM. Isto significa que os viajantes internacionais desfrutarão de uma transição sem problemas para as operadoras locais, evitando ao mesmo tempo taxas de roaming.
2. Armazenamento seguro de múltiplos eSIMs
Os dispositivos compatíveis com eSIM como o iPhone 14 podem armazenar até oito eSIMs. Enquanto apenas dois podem estar ativos simultaneamente, pode possuir e armazenar tantos números móveis quantos desejar. Tudo o que terá de fazer é armazená-los como um perfil e mudá-los para ele sempre que quiser. Em áreas onde tem fraca cobertura de certas operadoras e cobertura mais forte de outras, sentir-se-á melhor sabendo que pode facilmente mudar para uma operadora com melhor receção local.
Naturalmente, é também uma oportunidade perfeita para escolher o melhor plano a partir de múltiplas operadoras. Se uma operadora tem melhores planos de voz e a outra tem melhores planos de dados, pode sempre mudar para aquela com a melhor oferta para as suas necessidades.
3. Melhor para defender o smartphone do pó e da água
Quando a Apple matou a entrada de auscultadores de 3,5mm nos iPhones em 2016, surgiram muitas críticas. Anos mais tarde, acontece que a remoção de uma entrada extra onde a água podia entrar para o seu smartphone não calhou assim tão mal. Isto tornou os seus dispositivos verdadeiramente à prova de água.
Os smartphones eSIM também significam menos entradas no seu smartphone, melhor proteção contra pó e humidade, e potencialmente menos uma causa de avarias frequentes.
4. Um eSIM ocupa menos espaço físico nos Smartphones
Nos smartphones, cada centímetro faz a diferença. Uma polegada extra de espaço pode ser a diferença entre um fabricante que utiliza uma bateria maior e de melhor desempenho ou uma mais pequena com menos capacidade. eSIMs são chips muito pequenos, muito mais pequenos do que um SIM tradicional.
Consequentemente, os dispositivos compatíveis apenas com eSIM libertam espaço adicional para os fabricantes trabalharem com eles. Embora seja deixado ao fabricante decidir o que fazer com o espaço libertado, poderia ser uma boa oportunidade para incorporar um chip extra, um sensor, ou uma bateria maior.
5. Facilidade de rastreio do seu dispositivo
Uma vez que os eSIMs não são como os SIMs tradicionais que se podem trocar fisicamente, os criminosos terão mais dificuldade em se livrarem do seu eSIM se o seu dispositivo for roubado. Isto pode potencialmente tornar um smartphone perdido mais fácil de localizar. Embora seja possível que o feitiço se vire conta o feiticeiro, devido à possibilidade de ser usado contra si, sem dúvida que acrescenta uma camada extra de proteção ao seu smartphone.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A adicionar ao último ponto, uma grande vantagem é poder desactivar o PIN do SIM sem comprometer a segurança das comunicações.
Com SIM físico eu sempre tinha o PIN ativo, porque em caso de roubo ou perda do dispositivo o criminoso fica impossibilitado de aceder a comunicações ao inserir o SIM noutro dispositivo (como tokens SMS 2FA de certos serviços).
Mas o uso PIN também tinha uma grande desvantagem. No caso de alguém desligar e voltar a ligar o dispositivo, o mesmo não se vai conectar à rede celular sem introduzir PIN primeiro. O que dificulta a sua localização remota.
Com o eSIM, se desligar o PIN, as minhas SMS continuam seguras em caso de roubo do dispositivo, devido ao código de desbloqueio nativo do iOS. E caso o iPhone volte a ser ligado (eu tenha ativado o Find My), ele liga-se logo à rede celular a transmite a localização automaticamente. Melhor dos dois mundos.
Boa. Obrigado.
olá vitor , se restaurar um iphone 14 de fabrica perco o e-sim ? o problemas é ao restaurar não indicação para repor os dados do outro iphone.
Obrigado
Boas. Ao repor as definições de fábrica, um restauro completo, terás de ligar à operadora para ativarem o eSIM de novo, que recebe um novo ID.
Muito obtigado
A Meo parece querer dificultar a adesão ao eSim. Nunca está disponível.
Ando desde Outubro 2021 a tentar obter sem sucesso.
Escreva para a provedoria do cliente.
há qualquer coisa errada nesse comentário. ainda há três dias fui buscar um esim à meo (troca de rede) e perguntaram-me quantos queria!
desde os finais de 2021 que têm estado sempre disponíveis…
menos privacidade!
Não. Isso não é verdade.
É verdade sim, com um sim normal de hora em hora posso mudar de telemóvel. Vamos supor que tenho 500 equipamentos, no esim não dá!
Também podes, aliás, tu podes até ter um eSIm internacional tipo airalo 😉 o eSIM permite muito mais segurança e até privacidade.
Fiquei interessado num número internacional !?quais as operadora faxem isso
Todas a que suportam eSIM e têm roaming.
Eu tenho 3 eSIM, o tuga que uso na Europa, um US que uso para USA, Canada e América Latina porque têm planos de roaming semelhantes ao nosso na EU e um de Singapura que uso quando vou para países na Ásia.
O cartão sim é gratuito, quanto custa “manter” um carão e-sim? Obrigado.
Isso tem a ver com a operadora e não com ser SIM ou e-SIM. Na minha experiencia, na maioria das operadoras europeias o e-SIM é instalado através da app da operadora. E podes instalar o e-SIM as vezes que quiseres (sendo o antigo automaticamente desativado), isto é por experiência própria.
Mas por o que ouço, certas operadoras portuguesas tentam cobrar taxas ridículas de ativação.
Por o que sei, novas operadoras como a WOO em Portugal funcionam da mesma forma (ativas o e-SIM pela app), por isso é esperar que a concorrência siga o mesmo caminho, mas é melhor esperar sentado.
Exatamente.
App? Eu sempre que instalei ou era remote push pela operadora ou recebia um QR code de activação, nunca usei nenhuma app nem percebo o sentido ou conceito.
O conceito é muito simples. Instalas a app da operadora, registas-te, adicionas os dados de pagamento, escolhes um tarifário e tens um plano a funcionar em menos de 5 minutos.
Os QR codes são de uso único. E recebes o QR code por email ou tens que te deslocar à operadora? A vantagem do e-SIM é o facto de não teres que ir a uma loja ou esperar por uma carta de correio.
N acredito que consiga oferecer a mesma privacidade ; toda a mudança é software logo é facil ter 2 SM number um é hardware (n muda) outro é software muda com o operador como até aqui !
Quando se percebe que Liberdade e segurança são valores contraditórios, por isso é que as democracias mais maduras tentam equilibrar.
Já agora N se diziam que a unica forma de desligar mesmo um smrtphone era tiar o SIM ou Bateria ??
Podes desactivar ou eliminar um eSIM sempre que quiseres.