3 Sistemas Operativos Linux para instalar no seu smartphone
Hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza smartphones. De facto, estes novos dispositivos móveis vieram revolucionar o modo com interagimos com o mundo diariamente. Há uns anos atrás, os famosos telemóveis serviam apenas para fazer e receber chamadas e mensagens. Alguns tinham email, um calendário e pouco mais.
A mudança já ocorreu e continua a acontecer e além daquilo que o mercado oferece em massa em termos de sistemas operativos, existem alternativas no mundo do Linux.
A mudança
Atualmente, aquilo que temos nos bolsos já tem capacidade para fazer muito mais do que as simples tarefas que eram realizadas nos telemóveis há alguns anos. Na verdade, quase sem darmos por isso, passámos a ter à nossa disposição pequenos computadores. Graças ao iPhone, apresentado há 10 anos, a tecnologia multi touch conseguiu introduzir novos conceitos e ideias no mercado, como por exemplo, as Apps.
Desde então, empresas começaram a investir fortemente na área dos sistemas operativos móveis, dando espaço para o aparecimento de novos sistemas operativos como o iOS, o Android e muitos outros. Mas ainda são bastantes as pessoas que pensam que apenas estes dois últimos é que conseguem fornecer todas as ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia.
Existem outras alternativas
Mas como já seria de esperar, outras alternativas estão disponíveis e já podem ser utilizadas em alguns dispositivos. As alternativas do mundo Linux, apesar de limitadas existem e é delas que hoje aqui falamos.
Ubuntu Touch
Se já é um utilizador da distribuição de Ubuntu (distribuição de Linux), vai gostar de saber que existe um sistema operativo móvel chamado Ubuntu Touch. Trata-se de uma versão móvel sistema operativo para desktop.
Originalmente, foi desenvolvido pela Canonical (empresa que gere e mantém o Ubuntu Desktop) mas agora quem está no comando é a Comunidade UBports.
Se quiser deixar de utilizar um ecossistema com proprietário, então esta pode ser uma ótima solução. O Ubuntu Touch é um sistema operativo muito seguro e leva a privacidade dos utilizadores muito a sério. Para além disso, segue a política Open-Source, estando todo o código do sistema operativo disponível online.
Este sistema operativo possui também um grande foco na gestão eficiente do hardware, tentando sempre garantir uma ótima performance. De facto, este sistema operativo oferece uma experiência de utilização fácil e agradável.
Apesar de não suportado por todos dispositivos, o Ubuntu Touch está disponível para cada vez mais smartphones.
Sailfish OS
O Sailfish OS está a ser mantido e desenvolvido pela Jolla (empresa de design e desenvolvimento de Smartphones), juntamente com empresas que fazem parte da Sailfish Alliance e outros membros da comunidade Open-Source.
O sistema operativo vem instalado como opção padrão em Smartphones e Tablets da marca Jolla. No entanto, graças aos esforços da comunidade, o Sailfish OS já é suportado noutros dispositivos.
Tal como o Ubuntu Touch, também o Sailfish OS é baseado com Linux. Por isso, é um sistema operativo flexível e não possui regras de utilização tão apertadas como outros sistemas operativos mais conhecidos. Para além disso, parte do código utilizado é Open-Source. De facto, a privacidade e segurança dos utilizadores também é uma prioridade para a Jolla.
Sem dúvida, o Sailfish OS é super fácil de usar. O sistema operativo tem um design agradável e possuí detalhes bastante interessantes, o que ajuda a ter uma agradável experiência de utilização.
Para além disso, o Sailfish OS suporta algumas aplicações Android, algo que não acontece no Ubuntu Touch. Tal como acontece no sistema operativo Ubuntu Touch, também o Sailfish OS pode ser instalado noutros dispositivos que correm Android.
Plasma Mobile
Outra alternativa é o Plasma Mobile. Este sistema operativo é uma versão alternativa do Plasma. De facto, o Plasma Mobile tem sido alvo de alguma atenção durante este ano devido ao abandono do Ubuntu Touch por parte da Canonical.
Sem dúvida, o Plasma Mobile pretende ser uma alternativa completa e “aberta” para dispositivos móveis. É um Sistema Operativo baseado no Kubuntu, uma outra distribuição Linux.
Uma das funcionalidades mais entusiasmantes é o facto do sistema operativo ser capaz de correr aplicações do Plasma Desktop e também do Ubuntu Touch. Assim, os utilizadores passam a ter um leque bastante maior de opções.
Para já, este sistema operativo, pode ser instalado no Nexus 5/5X e em dispositivos com processadores Intel.
Todos estes sistemas operativos móveis podem representar ótimas alternativas ao Android. De facto, conseguem fazer quase tudo o que a plaatforma Android é capaz.
O problema é o “quase”. Para já, o leque de aplicações ainda é pequeno e a quantidade de dispositivos suportados também. Certamente com o tempo, estes sistemas operativos vão ganhar força e tornar-se mais acessíveis a todos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de ver algum destes projetos a suportar Lumias, no caso da MS deixar de os suportar.
Eu gostava era que os meus androids fossem suportados…
O meu sonho era os dispositivos móveis oferecerem um bootloader no estilo da bios de um pc, em que eu pudesse fazer boot e instalar o sistema que bem entendesse.
+1
Hardware, OS(multiplataforma), e Apps, tudo independente entre si.
Livre escolha, livre concorrência…
Isso existe, procura no xda
+1
O grande problema é que muitos telemóveis vem com o bootloader locked, mas nem todos. A Jolla agora vai começar a vender imagens do Sailfish para instalação nos Sony Xperia X.
Seu sonho já foi realizado faz tempo. É possível um celular rodar com mais de um SO, bastando seleciona-los ao ligar o dispositivo.
Sim, é possível. Mas é complexo quanto o do pc. Por isso ele quis dizer isso. Sem falar das variedades de hardwares submentendo alguns a ficar de fora
Vitor
e podes lol.
Ora vai la pesquisar na net o seguinte:
Fazer root
Copia de segurança do EMEI do telefone
Instalar cwm ou twrp
Modaco.com > pesquisar roms compativeis, nao so em modelo mas como em Baseband
Adquirir um bom cartao sd com 8gb usb 3.0
Copiar o ficheiro zip para o cartao sd e introduzir no telemovel
Desligar o telemovel, remover bateria e iniciar o cwm ou o twrp.
Format factory, wipe dalvik cache, instalar do sd card > escolher o zip que sacaste com a rom e voilá, tens um novo sistema operativo (baseado em linux é claro)
Seria legal instalar um sistema operacional no celular usando o pendrive com o cabo OTG ou usando o cartão de memória.
*Kubuntu, não é Kabuntu
E acho que não é baseado em Kubuntu sequer
O Kubuntu é Ubuntu com interface gráfico KDE. O Kabuntu não existe.
Eu em 2003 usava o meu Nokia 7650 como:
Agenda;
Mail;
Telefone;
SMS;
Lista Telefónica;
App cliente para acesso ao PC (controlo do PC via Bluetooth);
Stream de videos no PC (com o quick time)
Browser de internet (tethering bluetooth com o PC ou vice versa caso necessitasse de internet no portátil);
Apps para controlo remoto da TV por I.V.;
Tinha apps para gravar as chamadas, mudar a voz entre outros;
Tinha apps jogos em 3D (rally pro contest entre outros);
Havia apps para tudo no symbian, Só não tinha appstore.
Já no Nokia E63 cheguei a ter Facebook, Skype e Whatsapp, sync com gmail, entre outros.
Acho que não foi com a Apple que surgiram as apps… LOL longe disso.
Ahh, recebia ainda as SMS no PC e enviava SMS pelo Windows xp.
PS: Havia apps para tudo, só não havia espaço de armazenamento no telefone que era baixo lolol a alternativa surgiu com o Nokia 3650 ou 3660 (com teclado normal) que tinha cartão MMC.
Tens toda a razão tive o meu 7650 e depois o 3650 e por aí adiante sempre fui fiel aos meus Symbian ou mesmo o meu Nokia 9500 ou mesmo o meu n900 até que já não deu mais e tive que escolher forçadamente e mudar para Android saudades do meu s60v1 v2 e v3 acompanhei tudo é fazia tudo havia apps para tudo e a store nem apps em abundância havia mas na net era só apps por todo lado que fazia tudo epah hoje ainda vou meter o meu 7650 a funcar não sei é se liga a bateria a 10 anos quase que não a carrego ahahahahha
Não faças isso. Vais destruir a magia que o passado te deixou na memória…
Se desse pro wiko fever 2gigas mudava ja
Está a ser desenvolvido um telemóvel com teclado fisico, inspirado nos antigos Nokia, com versões Sailfish e Android e possivelmente outro sistema linux ainda por definir. Para o ano que poderá chegar ao mercado https://forums.crackberry.com/other-mobile-platforms-f147/livermorium-slider-keyboard-smartphone-running-sailfish-os-1117798/
tive windows ce em 2005 num qtek!
Boas, não sei se é o local adequado para perguntar isto, mas alguem conhece algum tutorial ou me consegue explicar se é possivel eu colocar algum destes 3 SO’s linux no meu alcatel pop c7. Eu tentei e “varri” a internet e não encontro nada.
Para o sailfish vê este site https://sailfishos.org/develop/hadk/
também tens lá o link para o irc para falar com os devs que tratam disto.
Para os outros OS’s não sei.
Para o C7 tens no maximo o android kit kat 4.4.3 oficial.
Boas, eu gostava de saber se para os dispositivos mais antigos, android 2.1 ou 2.3, se podemos colocar um destes SO.
Uma pergunta que também gostava de ter uma resposta. 🙂
Parabéns pelo artigo
Acredito que os dispositivos móveis estão caminhando para a livre escolha de sistemas operacionais, o problema hoje é a limitação de apps, a partir do momento que houver disponibilidade de tudo que precisamos em vários OS diferentes, eles vão se popularizar e até irão surgir novos… mas limitação é uma falha grave ainda.
Um reparo este artigo diz alternativas Linux ao IOS e android (principalmemte android), mas o Android não é baseado em Linux? Então não deveria de ser outros sistemas mobile baseados em Linux?
Só tenho pena do windows mobil acabar…….
Mas se o windows Mobil acabar o outro vai morrer!!!!!!
Ao invés do sistema “linux” no celular, o que poderia ser feito é “abduzir” o Android com seus aplicativos utilizando um ambiente gráfico do Linux como XFCE. Aqui uma ideia muito legal é essa aqui para parecer com o Windows 10. https://www.youtube.com/watch?v=MonoJRUAxYA
ubuntu não lista o moto X4 =[