Crie gráficos de altimetria a partir do Google Maps
Os serviços que se baseiam em informações provenientes de sistemas de GPS (Sistema de Posicionamento Global) têm ganho nos últimos tempos grande importância e destaque. Os equipamentos de GPS começaram a equipar carros, bicicletas, motos, smartphones, entre outros e a serem usados em actividades como o geocaching, btt, caminhadas, etc. Como sabem, eu sou um amante do btt e no dia de ontem fiz um percurso que foi um verdadeiro “empeno”. Fiz o registo do percurso e exportei para o excelente serviço da Google, o google maps. No entanto, queria obter informações da altimetria só que o serviço não fornece essa informação.
Como fazer?
Considero o Google Maps como um dos melhores serviços que estão disponíveis actualmente na blogosfera. No entanto, para quem gosta de obter informações ao pormenor como eu, verifica que o serviço actualmente ainda carece de algumas funcionalidades nativas e disponíveis ao utilizador. A altimetria (também designada hipsometría) é a parte da Topografía que estuda o conjunto de métodos e procedimentos para determinar e representar a altura, e é um exemplo de uma funcionalidade que deveria estar ao dispor do utilizador, já que o serviço permite tal funcionalidade (ver My Tracks, que recorre ao google docs e google maps).
Actualmente, na Internet, existem vários serviços que usam a informação do Google Maps, para apresentar essa mesma informação de outra forma. Um exemplo é o serviço gpsvisualizer.
O GPS Visualize é um serviço online gratuito, que permite criar mapas e perfis a partir de dados de um equipamento de GPS (tracks, waypoints, incluindo GPX, rotas, etc). No caso de pretender um gráfico com a altimetria do vosso percurso, devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Copiar o url do vosso percurso no google maps
Passo 2 – Abrir o GPS Visualize aqui, e inserir no campo “Or provide the URL of static data on the web”
Passo 3 – Depois existem vários campos que permitem personalizar o gráfico de altimetria. Após procederem à personalização, basta carregarem no botão “Draw the map”
O output será algo do género:
Para quem gosta de fazer este tipo de registos, aconselhamos a explorarem o serviço. Gostaríamos também de saber se algum do vós já usou este serviço ou se usam outro que tenha as mesmas funcionalidades. Boas voltas!
Artigos relacionados
- GPS TrackMaker 13.7 – Abra os seus trilhos GPS
- Cardio Trainer – Controle os seus passeios no Android
- My Tracks – Registe trilhos GPS no Android
Homepage: GPS Visualizer
Este artigo tem mais de um ano
O conselho que eu dou é que usem estes dados apenas para fins meramente recreativos.
Não pensem que tem os dados completamente correctos, porque não os tem de facto!
Estes serviços usam informação disponível para todos com precisões altimétricas na ordem dos metros!
Chamo a atenção porque poderá haver a ideia que estes dados servirão para tudo o que não é verdade.
Bons passeios!
Sim de facto existem situações em que não são metros mas sim dezenas de metros.
hum…acho que a precisão destes serviços não é dessa ordem 🙂
Infelizmente é, já tive bastantes casos na minha vida profissional em que utilizei estes serviços para uma primeira análise de algumas zonas, e repito apenas para um conhecimento inicial, depois de efectuados levantamentos topográficos a diferença máxima que obtive foi de 49,18 m.
Utiliza os dados do IGeoE que isso não acontece!
🙂
Claro 🙂
Geocaching e não Geocatching
Estava constipado 🙂 Obrigado
Então mas o teu GPS não faz log em 3d? devia ter a altitude como coordenada.
Sim faz, mas neste dia não sei se foi do pó…o GPS passou-se e apresentou-me 500 kms ao fim de 2 h 🙂
Muito interessante. Tenho utilizado o Sports Tracker da Nokia no meu E71 para fazer o tracking das minhas aulas de voo em ultra ligeiro. É muito interessante na analise do perfil de voo. De notar que o Sports Tracker é utilizado na analise e partilha de percursos de jogging.
Para tracking de voos de existe também o http://www.vfrplanner.org/app/index.htm
Se querem desenhar, exportar, partilhar, etc… podem recorrer a este serviço web:
http://www.gpsies.com
Esse também é excelente, sem dúvida
Tenho de testar isto com mais atenção, pois parece ser muito interessante.
Revela-se uma ferramenta bastante pratica, mas concordo que os dados sao bastante imprecisos.
No entanto, em termos profissionais, quando realizo este tipo de operacoes, importo os dados para o vectorworks, um software ao qual eu acharia muita piada se fosse aqui analisado, uma ferramenta de CAD bastante poderosa.
boas, já vi que temos muitos bettetistas por aqui, e que tal uma analize a gps’s para desportos, boas pedaladas…
cumps…
normalmente utilizo a ferramenta online que a garmin disponibiliza, tem basicamente toda a informação que necessito além de que mostra também o registo do batimento cardíaco e da potencia, um exemplo de um registo http://bit.ly/atL0wR
Interessante post…
Por acaso deram-me recentemente uma estação total ou teodolito (não sei bem), mas eu não sei trabalhar naquilo 🙁 Alguém sabe que software necessito e onde encontrar tutoriais para trabalhar com aquilo?
Ótima dica!!! Muito obrigado, aqui do Brasil.
Boa noite como se tira o url de um percurso que foi simplesmente pesquisado no google maps?
Obg