Quantcast
PplWare Mobile

Geocaching – Levanta-te e anda!

Geocaching

Homepage: Geocaching

 

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Rui Magalhães says:

    por acaso desconhecia, mas dá para ver que é uma excelente maneira de percorrer o nosso lindo portugal…

  2. André M. says:

    Já cá faltava um post sobre isto, realmente…parabéns!;) Já faço há algum tempo e só posso recomendar..conheci inúmeros paraísos que ninguém conhece, apesar de passar por lá perto, e serviu igualmente de desculpa para visitar tantos outros locais que estavam em lista de espera..por vezes, mesmo com um “Do Not Found” acaba por valer a pena a visita..:D

  3. PorquinhoBranco says:

    há muito tempo que ando pra comprar um GPS para me iniciar nisto, mas surge sempre uma outra prioridade! Acho que vou fazer umas rifas! 😀

    • kosta (kostateam no GeoCaching) says:

      Eu faço Geocaching com um vulgar TomTom One, e só por uma vez me deixou mal. Mas para começares, sei que há gente que faz apenas com o GoogleEarth, ou seja, no site geocaching.com recolhe as coordenadas e mais algum informação (como a pista escondida-“hidden hint”), depois vai ao GoogleEarth e insere as coordenadas, com alguma margem de erro indica-nos o local onde está a cache. Depois é só fazermo-nos ao caminho e procurarmos a cache no local indicado ou à nossa volta num raio relativamente curto. Algumas vezes, ao chegarmos ao local, olhamos em volta e descobrimos um local onde nós esconderíamos uma cache, por vezes é onde está escondida.

    • Carlos says:

      hoje em dia, com um smartphone já podes fazer isto na boa

    • vanessa.rocha says:

      Faço com o smartphone , serve perfeitamente. Instala a aplicação geocaching ou o c:geo e é só “cachar”. È viciante;)

  4. JMiguel says:

    e o preço, alguém me sabe dizer?

  5. JMiguel says:

    isso dá para instalar num PDA ou ainda não descobriram nada

    • André M. says:

      Não se instala nada..vais ao site para tirares as coordenadas (podem-se registar grátis)…depois é so pores no gps (pna ou pda)!

    • Vitor Trindade (Geocacher: TeamBisnaga) says:

      Existem vários softwares para os PDA que te ajudam na procura das caches. Eu tenho um GPSr da Garmin, mas por vezes utilizo o meu PDA Asus P750 para o efeito.
      Software gratuito para PDA que recomendo:
      * Google Maps
      * GCzII

      Qualquer duvida que tenham é só dizer…

      • nuno silva (nrss no geocaching) says:

        Com qualquer smartphone se consegue.
        Android, ou Windows phone ou com iphone. As apps estao nos Markets respectivos. Ha oficiais do geocaching e ha outras feitas por outros developpers. Umas pagas outras Free. O custo nunca é elevado de qq forma. Eu recomendo esta forma pois tendo um plafond se dados decente conseguimos logo ligar e aceder a toda a info como se tivessemos no sure. Comecei há, faz hoje 1 mês. Encontrei 79 cach. Um vício!! E nem falaram das multi ou das cach mistério… Vá toca a mexer

    • Carlos says:

      O melhor software para PPC e Android é o Cachebox

  6. tiago says:

    e com mundo orgulho que digo sou geocacher lool, iniciei me á pouco tempo…
    mas ja andei no meio d trilhos na serra da boa viagem em busca de uma nascente, percorri praias, subi arvores para tirar uma de cimo de um ninho artificial, escondidas dentro de pedras, debaixo de bancos, sinais de transito, á de tudo…
    é um desporto 2em1 conheces sitios q nunca tinhas ouvido falar por exemplo o jardim da quinta das conchas em lisboa no meu caso, e encontras umas caixinhas

    pra gps uso um garmin etrex H, o meu amarelinho a preto e branco mas que até é uma bomba bastante precisa neste tipo de desporto, custa entre 70/80eur, no ebay talvez se arrange muito mais barato..

    e recentemente adquiri um nokia 5800 porque o meu n70 deixou de carregar, mas comparado com o garmin o gps do nokia deixa muito a desejar.. a unica vantagem do nokia é ter um programinha que busca o sinal gps faz acesso ao site do geocaching e da me as caches mais proximas, e faz logo set target pra a que eu quiser, mas falha alguns metros em relaçao ao garmin… por isso o que eu faço qd n tenho nada pa fazer e apetece me ir as caixinhas é pegar no nokia pra ele me dizer as mais proximas e copiar as cordenadas para o amarelinho e o amarelinho que me leve lá…

    cuidado que é um desporto bastante viciante, quando se começa ja nao se quer parar

    • kosta (kostateam no GeoCaching) says:

      caro tiago,
      também já faço Goecaching há algum tempo, uso um vulgar TomTom One de estrada, o que não é grande coisa principalmente na autonomia e precisão, mas que tem dado para as encomendas. Mas também tenho desde há um mês um Nokia5800, e não consigo fazer nada de jeito com o gps interno, podias colocar aqui o link para o programa de que falaste ou enviar por mail (kostateam@gmail.com). Já me aconteceu bastantes vezes querer fazer GC, e não ter comigo o gps, quando tenho no bolso Nk5800, além de que é útil nem que seja para ver quais estão perto de nós.

      • nuno silva (nrss no geocaching) says:

        Comprem um smartphone A5 do sapo que da para as encomendas.(ou qq android superior claro). Usem a app c:Geo . Eu uso um Nokia lumia com Windows Phone. So uso mesmo isto. Nem gps tenho.

    • hugo says:

      seria possivel arranjar esse programinha para o nokia 5800?
      ou pelo menos o nomne
      =
      obrigado
      hugo_cat_@sapo.pt

      • pjbcr says:

        Ois!!!
        Eu andei á procura de um para o meu Nokia N81, e o melhorzinho free q encontrei até agora foi o Locify http://www.locify.com/

        Mas para por os pontos dá geito ter acesso á net, mas para depois ir ate eles já nao precisas, é so seguir a busula!!! 🙂

  7. Redin says:

    Ao estilo dos “Gato Fedorento” aproveito para criticar esta arte de “Geocaching” a partir do momento em que eu li …”Todas as informações recolhidas e as condenadas são publicadas no sitio oficial”.

    Condenadas?

    Irrrrrrrra.. Que vá la outro. LOL

  8. Bónus says:

    Desconhecia este desporto.
    Parece-me muito interessante!

  9. Nuno José says:

    Vá isto não é um desporto é um actividade lúdica.

    Queres experimentar um desporto a sério pra todas as condições físicas e idades?

    Orientação

    http://nzalmeida.orienta-te.com/?p=19

    Fica o desafio

    • tiago says:

      poe t a fazer extreme caches dps diz q n e desporto. desde caixas debaixo de agua no algarve e nas berlengas. a caches em paredes q chegar la so escalando cm aqui em belas. ate espremeres te pra dentro d grutas cm no monsanto…

      • Nuno José says:

        Bem, desculpem o preciosismo mas não é um desporto e não tem mal nenhum não ser.

        Desporto é uma actividade física regulamentada e que visa a competitividade entre praticantes.

        Geocaching é uma óptima actividade que não se limita ao passeio. Gosto particularmente da possibilidade de ir a locais normalmente fora do habitual e só conhecidos pelos locais.

        Ir ao ginásio e correr e fazer máquinas também não é desporto é actividade física. Geocaching será um desporto se houver uma competição a ver quem será o mais rápido a encontrar o geocache que não é o objectivo.

        • Vítor M. says:

          Sim desporto no sentido de actividade física, lúdica. Levar ao estremo será dizer que desporto é sinónimo de competição o que discordo totalmente. Mas fica a ideia implícita que Geocaching será uma actividade lúdica que tem como alvo alguma actividade física.

          Tenho que começar a fazer… mas e tempo? 😀

          Que inveja de quem o tem 😛

          • Rui Peixeiro says:

            A questão do tempo é relativa… Eu ando nisto à pouco tempo e ainda não “entrei no ritmo”, mas é uma questão de termos connosco as coordenadas das caches, o que é ideal para quem tem um smartfone com gps, e sempre que se vai a algum lado e houver uma cache por perto, é só fazer um desvio. Há muitas dentro das cidades e perto de estradas, onde não é preciso longas caminhadas.

          • nuno silva (nrss no geocaching) says:

            Sais de casa para ir ao café e a 200 metros tens uma. Vais para o trabalho e pelo percurso do autocarro tens 8 ou 9… Vais a praia e nas arribas tens dezenas… Enfim… E em vez de se ficar em casa a ver TV.. É sair. Comecei há 1 mês e ja iniciei 9 pessoas. Apenas duas não têm filhos e casa propria para se preocuparem. Todos arranjam tempo. Começa e vais ver que o tempo cria-se

      • Jose says:

        Boas… sou geocacher há 3 meses e tal e ja conto com umas modestas 40 e tal caixas em portugal e umas quase 10 na suécia onde actualmente resido!
        Se pensam que isto não é um desporto, tudo bem. cada qual tem a sua opinião… mas aconselho vivamente que façam as caches de Arouca e arredores…. numa delas (que não me recordo agora do nome e para mim foi um DNF) voces vão ver o que é suar para a encontrar! ou uma outra em Esmoriz (perto de Aveiro). ou então juntem-se a grupos de cachada entre amigos mas com um pouquinho de competição á mistura…. “não corram, não!”

        Maravilhosas experiências, paisagens lindas e sempre novos locais que nunca conheceriamos se não fosse algo assim (mesmo que o local seja mesmo ao lado de vossa casa.

        E ter uma cache dedicada a mim é uma honra que mostra que há coisas que ainda são o que eram…. a camaradagem e amizade por exemplo …. por isso aconselho esta cache…. “E que nunca acabe”…

    • mythic says:

      concordo contigo isso e muita porreiro fiz isso inter turmas na mata da machada foi espetacular

  10. kosta (kostateam no GeoCaching) says:

    Alguém conhece o programinha a que o Tiago se refere mais acima?

    quote:”adquiri um nokia 5800 (…) vantagem do nokia é ter um programinha que busca o sinal gps faz acesso ao site do geocaching e da me as caches mais proximas, e faz logo set target pra a que eu quiser”

    Dáva jeito para o meu geocaching.
    Obrigado

  11. Rui Peixeiro says:

    Também sou “Geocacher” recente e também uso um vulgar GPS de estada (MAG de 60€). Quanto ao software, tenho usado o Oziexplorer CE, que permite levar mapas detalhados, … Mas infelizmente não faz a gestão das caches como outros programas para Windows Mobile.

    Alguém conhece um programa melhor para Windows CE5 (PNA)?

  12. Aproveito para divulgar um prova de Corridas Aventura, http://www.raidranger.com

  13. SniperShadow says:

    Boas 😉 sou Geocacher a poucos meses 😉 se quiserem posso dar umas dicas também 😉 adicionem me como amigo no gecoaching.com => SniperShadow

  14. Helderflux says:

    Olá a todos, sou Geocacher e já conto com várias caches encontradas…
    Uso um um Ndrive G280 e faço a importação das caches para o GPS directamente… é muito simples (posso explicar como faço)…
    Já conheci lugares que nunca pensei algum dia ir… Desde grutas, nascentes, jardins, igrejas, sei lá mais….
    Claro que depois sempre podemos esconder as nossas próprias caches e ir vendo os logs dos outros geocachers sobre elas.

    Alguma duvida sobre Geocaching é só perguntarem

    • Rui Peixeiro says:

      Como fazes? Eu tenho feito isso à unha…

      • helderflux says:

        É muito simples:
        vais a este site:
        http://geostats.geocaching-pt.net/

        *Depois escolhes Listings .GPX/.WPT onde vais ter acesso a uma listagem de todas as caches em portugal.
        *Agora escolhes as opções que te interessam mas tem atenção ao formato que tem que ser KML.
        *Vai ser criado um ficheiro zip e lá tentro tens vários ficheiros KML que estao divididos pelo tipo de cache.
        Basta copiares esses ficheiros para a pasta dos favoritos do teu Ndrive.
        *Depois já no Ndrive é só fazeres importar na opção gerir favoritos dos tipos de cache que te interessa escolhendo os ficheiros respectivos.
        E já está.
        Mais alguma duvida é só dizeres

    • César Duarte says:

      Boa tarde, tenho um ndrive G280. gostava que ma desse as indicações como posso fazer a importação das caches para o GPS.

      Cumprimentos

    • Roberto says:

      Olá Boas. Tb sou geocacher cá em Porto santo.mais gostaria de esconder alguns caches. Temos vistas lindas. Não sei sé sabes onde fica porto santo.uma ilha ao lado da ilha da madeira.gostaria que me esplicar ses como posso esconder um cache.
      Podes me responder pelo meu email se faz favor.
      Por acaso andava a ver esta página e vi estes comentários. Poderei não entrar nesta página e não ver o teu comentário. Obrigado
      Comprimentos. Chamou me Roberto pereira.

  15. tiago says:

    o programa para o nokia chama se geocaching live e e mesmo official do site. o unico problema e o gps do nokia. uns 10minutos so pra apanhar sinal

  16. ncastro says:

    Viva

    Também sou um “geocacher” à poucos meses. Antes de visitar algum local, procuro sempre se existem caches por perto. Ou então apetece-me passear, pesquiso no site e procuro sítios interessantes.

    Recomendo vivamente.
    Serve de convívio, aventura, passeio, descoberta, cultura, enfim… o que quisermos!
    Já agora, uso o GPS da Garmin, eTrex Vista HCx, mas quem tiver pda com GPS serve perfeitamente.

    Abraços e parabéns pelo post

    • Vpeixoto says:

      Olá,
      Gostaria de iniciar-me nesta actividade e comprei um Garmin ETREX Venture HC.
      Há alguma forma de passar caches por usb par o GPS?

      Abraço
      Vpeixoto

  17. t@ndre says:

    ahha mas que bem…

    parabéns pelo artigo parece-me muito bom 😉

    já pratico o Geocaching á cerca de ano e meio, e só tenho a dizer coisas boas.. quer dizer.. pena é mesmo o vicio que se ganha…

    já levo mais de 1500 pacotinhos encontrados e ainda não me fartei :X

  18. pjbcr says:

    Olá!!!

    Eu à pala disto vou começar agora!!! 😉
    Tenho uma cache mesmo ao lado de casa!

    A ver se me inteiro de como isto funciona!

    Vou passar a andar de telemovel na mão!!!!

    Se alguem me quiser adicionar no geocaching o meu nick é pjbcr, mas nao me fassam perguntas, porque nao sei responder!!! 😛

  19. darkxp says:

    eu tb pratico… 🙂

    e para isso, ate tenho a APP no meu iphone 3G, pois sem duvida é a melhor para este “jogo”

    brevemente vou começar é a colocar e manter tb algumas caches! 🙂

  20. Rui Pinheirio says:

    Ola

    Tenho sempre por companhia o meu GPS, levo para todo ladoquase…)
    A máquina que eu uso é um Magelan Explorist 400. Que geralmente está carregado com algumas caches. Mas se for visitar algum sitio, tenho que fazer o trabalho de casa.

  21. Dusac says:

    Não costumo divulgar endereços, mas o dono deste é um crack de Geocaching e escalada, http://www.socurtir.com , costuma ajudar muita gente, e tem experiência nestas andanças.

    abraço a todos

  22. Ricardo says:

    Olá, sou membro desta actividade desde 30/01/2006.
    Infelizmente não sou muito activo mas recomendo MESMO.

  23. dreamfalcon says:

    O melhor programa para windows mobile é sem dúvida o GCzII
    http://www.nicque.com/PQz/GCz.htm

    Faço geocaching desde Fevereiro e fiquei totalmente viciado 🙂

  24. Hugo Pacheco says:

    Desconhecia totalmente …muito obrigado pela divulgação . Em meu nome e da minha Gestrudes, agradeço ao Sr. Rui Pinheiro Pinus. Obrigado .

  25. Já faço há algum tempo, mas infelizmente não tenho muito tempo.
    Mas sempre que vou em passeio, ligo sempre o telemóvel para ver se há alguma coisa por perto.
    Recomendo a toda a gente, pegar nos amigos e procurar.
    Até na minha terra fui a sítios que nem sabia que existiam ou que eram tão bonitos 🙂

    • Jose says:

      Exactamente o que estava a dizer!

      A minha Mikelina tb não estava muito praí virada… até que encontrou a primeira caixa…

      E amanhã (30/6) vamos ao nosso primeiro encontro… reencontrar amigos de longa data ou mais recentes… Vai ser bonito quando quase não se fala a lingua (Sueco, neste caso). Mas encontrei algo que me faz pôr a mexer, me ajuda a aprender uma nova lingua, conhecer novas pessoas e arrastar comigo outras pessoas e me dá um gozo fantastico!

      A ultima que encontrei, foi encontrada na companhia de um padre, mas nem com a ajuda do Boss foi facil… mas a paisagem vale todo o esforço… aconselho vivamente uma visita aos maiores rápidos do norte da europa (Storforsen) se um dia passarem por estas bandas! ja la fui 3 vezes e aconselho vivamente uma churrascada lá!
      E se me avisarem tenho todo o gosto em aparecer para ajudar!

      Quem me quizer adicionar é Zekafonso …

  26. Seria interessante fazer um artigo sobre receptores de GPS para Geocaching!
    O que acham?
    Já agora parabéns por este artigo.

    .

  27. Carlos says:

    Já pratico este hobbie desde 2009… é uma excelente forma de nos fazer sair de casa e conhecer novos lugares, e às vezes mesmo perto mas que não conhecíamos.
    É ainda um hobbie que nos transmite conhecimento com os variados temas das caches e que combina várias outras actividades como caminhadas, fotografia, mototurismo, etc.

    O meu nick é CarlosDBG, se quiserem podem adicionar e quiçá combina-se umas cachadas aqui para o Sul 😉

  28. Angelo Matos says:

    Boas, já pratico geocaching há algum tempo. Para quem tem android recomendo uma app chamda C:GEO. é open source e tem tudo o que precisam para encontrar as caches e funciona em quase todos os androids até os de gama mais baixa. Permite fazer download directo das caches para o smartphone, procurar as caches mais proximas, procurar as caches numa determinada localidade, procurar as caches de um user especifico,etc. Permite consultar os logs dos ultimos geocachers que encontraram a cache, podem fazer o log directamente na aplicação ou guardar para depois fazerem em casa. Praticamente tem toda a informação que está no site da própria cache mas em formato portable. É uma app muito util para quem pratica geocaching. O meu user no geocaching.com é outcubus, qualquer duvida disponham.

    • Vítor M. says:

      Caríssimo, fica um convite a escreveres um post sobre o essa modalidade e a tecnologia que envolve, que acrescente ao que o Rui Pinheiro escreveu para nós em 2009.

      Abraço e espero que aceites este desafio.

      • Angelo Matos says:

        se tiver um tempo no feriado faço isso, isto se o patrão não me chamar para trabalhar. Já agora onde anda o artigo de 2009 do Rui Pinheiro? E se escrever o artigo para onde posso enviar para ser publicado?Abraços

  29. Luis Trigo says:

    Sou “geocacher” desde 2010 e desde então tenho conhecido locais fantasticos devido a este passatempo!

    Aconcelho a todos que experimentem não tem custo e passam-se optimos momentos.

    Abraço
    LT
    geocaching24h

  30. Manuel Serol says:

    Esta atividade é bastante saudável em vários aspetos. Já a pratico à cerca de 4 anos mas não sou addicted e o que tenho visto mudar nestes anos é que cada vez há mais caches só para users premium que têm que pagar uma taxa anual. Quando iniciei esta atividade era raro encontrar caches dessas mas hoje em dia estão por todo o lado.

    É muito bom para conhecer Portugal e não só, esta atividade está por todo o mundo portanto onde quer que se desloquem é uma boa forma de ficar a conhecer locais fantásticos.

    • Carlos says:

      talvez devido à grande proliferação de geocachers novatos, que ainda sem saberem bem como é o jogo, os owners tentem preservar a vida da cache, para evitar manutenções frequentes.

  31. Alexandre Ornelas says:

    Excelente post, boa maneira de ligar a tecnologia à actividade física ao ar livre.
    Faço Geocaching desde 2013 e já conheci a minha ilha toda no verão passado, fiquei a conhecer sítios que se não fosse pelo Geocaching nunca iria por lá passar por se situar fora de mão ou algo do género. Mas graças a esta caça ao tesouro proporcionou-me bonitas e únicas vistas, paisagens, clima.
    Existem várias caches (conteúdo onde as guardam) nos variados sítios, tal como na praia, no topo de um pico, entre vales, no meio da cidade,em todo o lado, é único e magnífico.
    Quanto ao GPS que uso, uso simplesmente a aplicação paga do Geocaching, a aplicação oficial (https://itunes.apple.com/pt/app/geocaching/id292242503?mt=8). Não dá erro de falhas graças ao excelente sistema de mapas da Apple que tem sido actualizado pouco a pouco mas já se nota melhorias. Tem várias funções na aplicação que nos permite guardar as coordenadas e respectiva informação, desde fotos à descrição, passando pelas pistas, tudo fica armazenado no iPhone e é só perder alguns segundos a guardar os conteúdos e fazer-se ao caminho. Vale a pena e fica-se a conhecer de uma forma mais detalhada Portugal inteiro!
    Grande post!

  32. Bruno Santos says:

    Já pratico à dois anos e é simplesmente fantástica ! Já consegui o nosso portugal à conta do Geocaching ! Organizo viagens com os meus colegas Geocachers de proposito para irmos a determinada localidade de proposito para ir as caches que por lá existem – e não só localidades – Para o meio do mato também é interessante !

    Uso o meu GPS Garmin Etrex 30 (que suporta geocaching), bem como o meu Android com o c:geo e a aplicação oficial da groundspeak (a empresa do geocaching).

    Vale a pena ! É muito muito muito interessante e saudável ! Eu sou muito viciado, mas há-os mais ! Quando estiverem numa noite de inverno, a chover, com frio, a 1h da manhã, em Penamacor pelo Castelo à procura de caches – procurem um médico !

    Abraco a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.