X prepara novidade que terá um impacto gigante na plataforma: um botão de dislike
Elon Musk não se contentou em remover os likes dos perfis públicos no X e está agora a trabalhar numa nova funcionalidade relacionada com este tema. A rede social está de volta com a possibilidade de ter um botão de "dislike" nas respostas a posts.
Botão de dislike impactará (e muito) o X
A funcionalidade de um botão de "dislike" pode parecer óbvia, mas o X não quer replicar o teste que a empresa já realizou antes da chegada de Musk. Essa pequena experiência permitia que os utilizadores não gostassem das publicações, algo que não vingou e foi removido relativamente rápido da aplicação.
Agora, Musk está de volta, mas com um conceito diferente. As fugas de informação, o código da aplicação e algumas declarações dão uma ideia do verdadeiro objetivo deste novo botão "dislike". Tudo aponta para o facto de que não será utilizável para publicações normais.
De acordo com um vídeo partilhado por um utilizador da própria rede social, esta nova ação de "dislike" só estará disponível nas respostas. Por outras palavras, os utilizadores terão a possibilidade de "gostar" ou "não gostar" das respostas a uma publicação.
Qual o objetivo deste botão?
O objetivo, embora não oficializado, parece ter um fundo que vai além de saber quantas pessoas gostaram ou não gostaram de uma resposta. Graças a este sistema, o X poderia ter a ferramenta perfeita para efetuar uma classificação e mostrar certas respostas antes de outras (como no Stack Overflow, por exemplo). Ou mesmo ocultá-las se receberem um grande número de "dislikes".
E, embora o seu funcionamento não seja totalmente claro, há rumores de como poderia ser concebido. O utilizador @aaronp613 encontrou uma referência gráfica no X para iOS, pelo que já é possível ter uma ideia da forma e da estética que este botão terá.
De momento, temos de esperar, embora todas as fugas de informação, a inclusão destes elementos no próprio X e as intenções conhecidas de Musk tornem bastante provável que vejamos este botão de "dislike" em breve.
Leia também:
excelente! uma das piores medidas do YouTube foi ocultar o nº de dislikes em vídeos, bem como anular o efeito de um dislike em comentários (o nº não é alterado)
Ajuda a verificar a veracidade das coisas.
claro que, para variar, foi uma acção woke – dá-se prioridade a proteger sentimentos, os factos são secundários
“Ajuda a verificar a veracidade das coisas.”
Nunca ouviste falar em argumentum ad populum. Lá por um vídeo, post, ou quer que seja, ser gostado ou detestado por muitos não tem qualquer impacto com a veracidade do conteúdo deste.
Dislikes nunca é bom. Há muitos bots a atacar pessoas/comentários só porque algum com poder não gostou do comentário.
O Musk já apagou vários compentários do Twitter. Aquilo agora é uma ditadura. Ou concordas com o Rei Sol ou és shadow banned.
Woke?? Não! Foi para agradar aos patrocinadores e corporações da plataforma que viam vários vídeos seus com um rácio de dislike gigante o que tornava a plataforma menos atrativa para estes grupos. A Youtube anda desesperada por receitas, foi meramente um ato calculado de ganância.
E pronto lá vão os putos começar a corrida ao xanax
É fantástico, em especial se ocultar, porque assim se alguém disser algo verdadeiro, mas a malta não gostar de ler verdades que ferem o ego, assim podem simplesmente fazer desaparecer o comentário (ocultar para todos), ou pelo menos torná-lo menos visível (fazendo-o descer na prioridade de aparição)… ou até ambos em simultâneo.
Lá vão os covardes dos costume atacar posts e reviews de material cientifico ou factual, mais uma ferramenta para desviar as atenções das verdadeiras “teorias das conspirações” que o capitalismo promove, os Musks desta vida não estão realmente preocupados com liberdade de expressão, só mesmo em controla-la.