WhatsApp quer tudo “fechado a sete chaves” com nova camada de segurança
O WhatsApp é cada vez mais uma ferramenta que guarda segredos, conversas importantes, negócios e muita informação privada e privilegiada. A curiosidade de terceiros por este manancial de informação é grande e os ataques têm de ser travados. Agora, para aumentar de forma severa o roubo de informação e de contas, a Meta vai implementar uma nova camada de segurança recorrendo a uma chave de acesso!
Se é um utilizador do WhatsApp, existem diferentes formas de proteger a sua conta - como a utilização de uma palavra-passe tradicional e a autenticação de dois fatores. Contudo, em breve, os utilizadores terão outra opção para proteger a sua conta, uma vez que o WhatsApp tem estado a trabalhar para implementar o suporte de passkey (conhecido entre nós como chaves de acesso).
O WhatsApp vai ter suporte para chaves de acesso
Há muitas aplicações e sites que já anunciaram o suporte a chaves de acesso, e o WhatsApp pode ser o próximo. Embora a Meta ainda não tenha anunciado nada, o conhecido site WABetaInfo encontrou um menu de configuração de chave de acesso oculto na última versão beta do WhatsApp para Android.
Agora pode usar a sua impressão digital, rosto ou bloqueio de ecrã para verificar se é o utilizador com uma chave de acesso.
Lê-se numa mensagem.
Atualmente, pelo que se pode ver, este recurso ainda não está ativo. Contudo, é um excelente notícia. E como é de prever, a equipa da Meta dedicada ao WhatsApp deverá disponibilizar em breve esta funcionalidade aos dois sistemas operativos.
Mas o que é o passkey ou chave de acesso?
Para quem não conhece, a passkey (chaves de acesso) é um esforço de toda a indústria para criar um sistema de autenticação mais seguro. Em vez das palavras-passe tradicionais, os utilizadores podem agora iniciar sessão com reconhecimento facial ou biometria sem terem de criar e digitar um código de acesso normal. A tecnologia foi desenvolvida pela FIDO Alliance em parceria com a Apple, a Google e a Microsoft.
Em junho, a Apple anunciou que iria atribuir automaticamente uma chave de acesso às contas Apple ID dos utilizadores do iOS 17, iPadOS 17 e macOS Sonoma. Isto significa que os utilizadores poderão autenticar-se em Apple.com, iCloud.com ou outros sites associados à Apple utilizando a sua chave-mestra como credencial, em vez de terem de introduzir uma palavra-passe.
Desde o iOS 16, os utilizadores podem criar e armazenar chaves de acesso com o Safari e o iCloud Keychain. Agora, com o iOS 17, esta mesma experiência estará disponível para aplicações de terceiros. Mais recentemente, o TikTok e o popular gestor de palavras-passe 1Password também anunciaram o suporte para chaves de acesso.
Quanto à atualização do WhatsApp, ainda não se sabe quando estará disponível para os utilizadores.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Aquela tecnologia que dá para desbloquear com uma cara parecida? Muito seguro sim. Os irmãos gémeos vão adorar.
Me da vontade de rir quando vejo essas noticias .
A Meta , quer adicionar segurança de tal modo que não quer competidor na invasão da privacidade de quem usa facebook , whatsapp ,etc
A biometria fica armazenada no Google? É isso? Se for, é se vazar ou roubarem, temos que trocar o dedo e a cara
eu cá uso o whatsapp modificado… gosto de privacidade
ola, o que o whassapp modificado, onde app para instalar ?
obrigado
Quando um sistema de comunicações privadas bane alguém sem explicação, além de haver backdoors assumidamente, então parece-me que não interessa
WhatsApp e segurança na mesma frase= piada do ano.
A partir do momento em que a empresa detém as chaves da encriptação, segurança é coisa que não existe.
A qualquer momento e querendo podem decifrar as mensagens porque as chaves estão na posse deles
Resumindo, segurança para totós…