PplWare Mobile

MX Linux 23 “Libretto”: A distribuição Linux mais popular da atualidade

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. jose says:

    deve ser cara a licença

  2. mikado says:

    Para mim é a melhor distro superior ao Mint pois a versão ahs faz toda a diferença.

  3. says:

    Um dia destes experimento que o Ubuntu andar a ficar um pouco reles.

  4. dbfz5 says:

    Prefiro Ubuntu.

  5. Paulo says:

    Ainda prefiro o Mint 🙂

  6. KodiakShadows says:

    Já experimentei muitas, mas ainda prefiro o SuSE/openSuSe, pus o SuSe atrás porque já vão mais de 25 anos.

    • Mike says:

      Eu comecei precisamente com o OpenSuSE e ainda era membro ativo na comunidade que havia em PT. Depois passei para o Slackware e ultimamente ando no Ubuntu. Utilizo-o porque a paciência para configurar a distro já não é o que era, e aqui é tudo mais simples.

      O OpenSuSE anda novamente a piscar o olho, mas enquanto tiver o Ubuntu a funcionar sem problemas não penso em mudar.

  7. Nuno José Almeida says:

    Só uso o Zorin

  8. Dário Silva says:

    viva, ando a ver muito sobre estes sistemas linux no entanto a minha duvida é tudo que fazes no pc windows consegue-se fazer num destes sistemas operativos linux? jogar e usar os programas?

    • mikado says:

      Podes jogar e usar programas. Se queres jogar os jogos famosos precisas da aplicação Steam ou do Wine mas há jogos multi-plataformas como Albion Online, 0ad, Open Arena, Warzone 2100.

  9. Manuel Buiça says:

    A distro mais popular é assim que meio mundo engana outro meio. No site Distrowatch é sim a mais popular, mas sinceramente eu que uso Linux para lá de 10 anos acho a distribuição horrivél visualmente. Para não falar no sistema de pagamentos que o Distrowatch tem, o que levanta muitas questões quanto à veracidade do ranking. Outra questão é que basta uma pesquisa no YouTube para se perceber que nenhum criador de conteúdos relacionados a Linux usa esse FrankenDebian. O background das pessoas por de trás do projeto não é lá católico, dai a minha suspeita e não só minha que o ranking é manipulado. Para quem tem curiosidade de experimentar Linux na minha opinião o melhor caminho a seguir é Linux Mint, Pop-OS ou Ubuntu. Mas se usarem Windows também é certo na mesma. O sistema operativo deve suprir as necessidades do utilizador, se assim não for troca-se.

  10. _RJCA_ says:

    MX nunca experimentei. Ando mais nos Mint e Ubuntu Cinnamon…

  11. Nélio Rodrigues Sousa says:

    MX Linux 23 dos piores que já usei!! Não me agradou e presumo que não é verdade, que seja o mais utilizado duvidando do indicado pela Distrowatch.
    Já testei e testo, todos os distritos Linux que posso. Em produção continuo com Debian e num portátil, para quando necessário utilizar fora da residência, ou pelos restantes familiares, Linux o Mit (aconselho a quem vai iniciar-se no Linux, ou para quem quer tudo de forma simples e acessível) ambos espetaculares, desisti do Ubuntu definitivamente, prefiro o POP OS. Neste momento estou a “brincar” com “Debian GNU/Linux trixie/sid”

  12. ze says:

    Melhor Distro para inicicantes ou não é o ZORIN OS
    Estavel e simples de usar….

    • Tonho says:

      Eu, como não percebo nada disto, vi que o Zorin é muito parecido ao Windows (na maneira de trabalhar) e quis experimentar. Instalei ontem o Zorin OS 16.3 Pro e estou a gostar muito. Faço tudo o que fazia no Windows. Havia um pequeno problema com os tipos de letra do Libre Office, instalei as que faltavam e está tudo a funcionar corretamente. Era para instalar o Win 11 mas já não instalo. Fico com o Win 10 e o Zorin sendo este com o qual trabalho.

  13. Gilberto Pereira says:

    Mint e Peppermint, as minhas preferidas e melhores na minha opinião, tb uso o puppy Linux que é verdadeiramente leve e rápido, o que há de melhor no linux

  14. Filos says:

    Uso Ubuntu (versão LTS) e Tails

  15. Bzidroglio says:

    Para mim, que já experimentei várias e pouco ou nada percebo, uso há anos e em vários PC’s o KDE Neon. Muito bom!

  16. Joao Pedro says:

    Eu já usei muito o linux em portateis, na decada de 2000. Na altura tinha um portátil gaming um Asus de 17″, e testei quase todas as distro que havia para conseguir ultrapassar um problema de reconhecimento de algum hardware. Curiosamente só o Ubuntu é que funcionava bem. Entre os jogos que gostava, foi o Simcity que mais joguei. Ía até um café e estava lá até ficar sem bateria. Agora é raro usar o Linux, mas tenho sempre uma distro numa máquina virtual criada em VMware. Num servidor Fujitsu com cerca de 10 anos, depois de testar a linha do Redhat e Debian, também a única que reconheceu o sistema de Raid foi o ubuntu, mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.