WhatsApp quebra promessa após 15 anos: pela primeira vez, a sua app terá anúncios
O WhatsApp prepara-se para uma mudança significativa na sua política de monetização. Após anos a garantir uma experiência livre de publicidade, a Meta, empresa-mãe, confirmou a introdução de anúncios na plataforma.
Promessa quebrada 15 anos depois
O WhatsApp, que se sobressaiu pela ausência, até agora, de publicidade, passará em breve a exibir anúncios. Esta informação foi confirmada pela Meta, pondo fim a 15 anos de promessas de que a plataforma se manteria isenta de anúncios.
Contudo, numa publicação no seu blogue oficial, o WhatsApp revelou que o intuito de apresentar anúncios é permitir que os mais de 1,5 mil milhões de utilizadores diários possam "descobrir mais canais e empresas no WhatsApp".
Por este motivo, os anúncios serão exibidos unicamente no separador 'Atualizações'. Assim, os utilizadores não encontrarão banners ou qualquer outro formato publicitário, nem sequer na página principal do separador 'Conversas' e, reitera-se, muito menos dentro das próprias conversas.
Dentro do separador 'Atualizações', os utilizadores poderão visualizar anúncios nos Estados, mais concretamente ao transitar entre um Estado e outro. O WhatsApp apresentará publicidade de empresas que utilizam os seus serviços, com opções para que os utilizadores possam contactá-las e iniciar conversas.
Na secção 'Canais', a publicidade também marcará presença através de canais promovidos. Os utilizadores poderão descobrir novos canais, enquanto os administradores terão a possibilidade de aumentar a sua visibilidade através de investimento publicitário no WhatsApp.
Novas funcionalidades no WhatsApp: subscrições pagas em canais
Paralelamente, a empresa confirmou a implementação de uma nova ferramenta de subscrições para canais. Através desta, os utilizadores poderão pagar uma mensalidade para aderir a um canal e, desse modo, aceder a atualizações exclusivas.
O WhatsApp fez questão de sublinhar que as mensagens pessoais, as chamadas e os Estados permanecem protegidos com encriptação ponto a ponto, o que significa que a plataforma não poderá aceder a estes dados para fins publicitários. Também não utilizará nem partilhará o número de telefone dos utilizadores com os anunciantes.
A empresa confirmou que a segmentação se baseará nos canais que uma pessoa segue, bem como em informações sobre o país ou idioma, e na forma como os utilizadores interagem com os anúncios visualizados.
A Meta adiantou ainda que será utilizada informação de outras contas da empresa (como Instagram ou Facebook), caso o utilizador as tenha associado à sua conta WhatsApp ou se existirem dados coincidentes, como o número de telefone.
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O whatsapp ja esta demasiado pessado , por pesado estou me a referir que consome demasiado bateria (AI), nao se pode desativar , agora vem com publicidade, espero que é desta que as pessoas mudem, eu tambem queria mudar, mas tudo depende dos outros
Telegram tudo funciona bem e não tem gastos exagerados de bateria.
Telegram já foi bom. Agora para se ter privacidade há que pagar.
usa imessage que nao gasta bateria praticamente nenhuma e tem tudo o que tem no whatsapp…eu so uso imessage e facetime. Whatsapp para que?
Esses dois só funcionam com equipamentos da maçã. Meio mundo tem os outros.
Toda a gente usa iphone, quem usa os outros que compre iphone. Toda a familia amigos e mulher e iphone logo não tenho problema
Que logica mais estupida de sempre, lol
Este Joao Patinho é cá uma personagem, é como cada patacuada nos comentários dos posts.. jesus.
Esse elitismo e monopolismo é péssimo para a concorrência e para ter melhores produtos
Quem pode pagar 2000 euros, pelo iphone e 15000 euros pelos serviços, anualmente, não precisa destas ninharias. E pagaste 560000 euros pelo carro?
concordo, também espero que as pessoas comecem abandonar as plataformas da Meta, muita publicidade e pouca privacidade
Se tudo depender dos outros, nada muda… dá o primeiro passo…
Ja dei, mas se os outros não o fizerem, da na mesma…
Publicidade a praga da era moderna, temos de levar com publicidade em todo lado.
Já agora onde podemos fazer denuncia da publicidade apresentada no Youtube, há publicidade de bebidas alcóolicas, jogos de azar, apostas desportivas a qual quer hora do dia, as leis para publicidade de internet não são iguais as das Tvs?
Acho que não dá para reportar.
Mas usa broswer Brave para ver youtube e youtube revanced no Android e deixas de ver toda a publicadade
Pois, mas vejo em Apple tv ou na box da Vodafone, mas há alguma coisa que não esta certo, de à uns dias para cá é só publicidade a bebidas alcoólicas e jogos de azar e de apostas, coisa que nem sou consumidor de bebidas alcoólicas nem de jogos ou apostas
Alguém em tua casa anda a visitar esses sites. LOL
Podes reportar no próprio YouTube mas eles vão-te responder que não vai contra regras nenhumas. E se estás indignado com isso, digo-te que há anúncios bem piores a circular lá.
” jogos de azar, apostas desportivas” tambem as tens nos canais das operadoras portuguesas.
Sim, mas acho que só a partir das 22:00, eu tenho a ideia que é assim.
Depende. As Tv passaram a usar os banners (podes ver nos jogos, na TVI, do campeonato do mundo, de clubes), que, de 10 em 10 minutos, lá aparecem 29 segundos de publicidade, a apostas online. Esses escapam, ás leis, pois não são anúncios, no termo do serviço.
TODAS as aplicaçõe! TODAS mesmo, recolhem metadados para depois enviarem para datacenter’s no qual a informação é avaliada e executam-se script’s, inclusive criados pela IA de forma a melhorar o marketing, pesquisas de mercado, saber o que os utilizadores gostam, cuscar na vida do próximo sem autorização, etc.
A meu ver, vou voltar para o tradicional telefone com apenas direito a chamadas e sms.
Está na altura de acabar com este tipo de realidade. Basta que não colaboremos e o sistema cai a pique.
Senão, pelo andar da carruagem, qualquer dia, entramos no WC e já começamos a receber publicidade sobre o tipo de papel higiénico mais fofinho e adequado para nos higienizarmos.
Cada vez gosto mais da natureza e menos desta sociedade consumista que a cada dia, é um monstro a crescer exponencialmente sem regras e nem limites.
Já muito tempo sou da mesma opinião “Cada vez gosto mais da natureza e menos desta sociedade consumista”, o problema é que o pessoal gosta de facilitismo e o facilitismo não é gratuito.
Não digas isso a 99999999999999999 dos que aqui passam… vão dizer que “uso aas 540000 apps e nunca me roubaram dados”.
Fala-se aqui duma alternativa como o Telegram, mas o Telegram deveria ter vergonha de em pleno ano 2025 depois de vários anos, ainda não disponibilizar a aplicação em Português (Portugal) e só existir em Português (Brasil), pelo que me recuso a usar em idioma brasileiro. Uso em Inglês, mas confesso que nunca jamais irá centralizar todas as minhas conversas numa plataforma que não honra o nosso idioma
Que drama tão grande!
Mas ficas a saber que dá para usar o Telegram em pt-pt é só pesquisar em https://translations.telegram.org/
Certo. Os paizinhos não sabem ler inglês então tens de ficar nas outras apps.
Signal ou SimpleX são alternativas entre outras.
Signal é simples
Uma boa alternativa ao whatsapp é não ter whatsapp. Já pensaram nisso? De qualquer maneira um DNS que bloqueie ads já deve evitar algumas.
Boa… Como quase não uso os estados nem os canais pouco me importa essa treta da publicidade.
Deviam era apostar numa versão leve, tipo o Facebook Lite
No meu tlm não conseguem. AdGuard Premium, não há cá publicidade nenhuma nas apps, nem nas páginas web! Quando vou ao JN num smartphone sem AdGuard até fico paralítico dos olhos!
Procurem em Spliiit por uma conta partilhada, vale bem o euro mensal!
Se não fosse os outros a usarem o WhatsApp, já tinha mudado para o Signal há muito tempo…