Várias entidades pedem ao Facebook para não avançar com o Instagram para crianças
Há cerca de um mês demos a conhecer as intenções do Facebook em criar uma versão da rede social Instagram direcionada sobretudo às crianças. A ideia será algo como um Instagram Kids e o objetivo é permitir aos mais novos usarem a plataforma de forma segura.
No entanto a possibilidade está a ser recebida com alguma inquietação por parte de várias entidades. Tanto que agora há mais de 30 investigadores e associações de defesa das crianças e da privacidade que pedem à empresa de Zuckerberg que não avance com esta plataforma.
Especialistas querem travar o Instagram Kids
De acordo com as informações mais recentes, são mais de três dezenas de investigadores e associações de defesa das crianças e da privacidade que pretendem por um travão na intenção do Facebook em criar uma versão do Instagram para crianças.
Segundo as entidades, o que a empresa de Zuckerberg pretende é "monopolizar e monetizar a atenção das crianças", com esta edição do Instagram Kids. Os especialistas e as associações mostram preocupações com a saúde mental, bullying, cyberbullying e abuso sexual de crianças online. Nesse sentido, solicitam que o projeto seja suspenso.
Estas preocupações foram enviadas nesta quinta-feira (15) numa carta escrita ao CEO Mark Zuckerberg. A carta foi redigida pela associação CCFC, dedicada à luta pela infância livre de publicidade, nos EUA, e assinada por mais de 30 organizações em todo o mundo. Na carta pode ler-se o seguinte:
O longo historial do Facebook de abuso e colocação de jovens em risco torna a empresa especialmente inadequada para ter a custódia de um sítio de partilha de fotos e de mensagens para crianças.
Segurança prometida por Zuckerberg não é suficiente
E mesmo que o Facebook já tivesse informado que o projeto estaria ainda numa fase inicial e que o Instagram Kids poderia ser controlado pelos encarregados de educação, tal não é suficiente para descansar estas entidade. A CCFC reconhece que:
Concordamos que a versão atual do Instagram não é segura para crianças menores de 13 anos e que algo deve ser feito para proteger os milhões de crianças que mentiram sobre a sua idade.
Contudo, lançar uma versão do Instagram para crianças com menos de 13 anos não é o melhor remédio e colocaria utilizadores jovens em grande risco.
Como suporte, a carta menciona vários estudos que comprovam que o uso excessivo de exposição das crianças e jovens a ecrãs está associado a vários riscos. Alguns deles são a obesidade, alteração do bem-estar psicológico e emocional e alterações no sono e apetite. São ainda referidos diversos exemplos e testemunhos deste impacto potencialmente nocivo.
Assim, para além da carta, a associação também deixa uma petição que pode ser assinada por qualquer pessoa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Aos riscos acima associados tem de se adicional os crimes (horrendos) praticados sobre as crianças, não os enumero porque são de tal forma nojentos que eu até quase vomito…. Pena de Morte para esses monstros!!
+1
mov pro pedo existem em forca na nossa sociedade e infelizmente e ofuscado pelos media outro problema e que muitos deles ocupam cargos publicos.
Se nao me encontro em erro em 2019 / 2020 os iluminados liberais suecos que levaram a voto no parlamento a tentativa de legalizar o casamento infantil,130 votaram a favor!
Com os sex bots à solta, é melhor não
É o mesmo que irmos pedir aos jornas para não publicarem textos que visem manipular a população, cheios de agendas politicas. É inútil.
Btw, os pais que proibam isso. Mas como muitos devem ser irresponsáveis, isto vai avançar e bem. Ou acham que o Facebook quer saber de crianças e dos direitos das pessoas? Os culpados somos só nós.1
O Zuca devia era de ser processado só de sugerir uma tal aplicação para crianças, elas que são fáceis de manipular!
Com o André Ventura e a Suzana Garcia não há problemas para as crianças. São os nossos salvadores da pátria amada. Pão e vinho na mesa