Twitter introduz funcionalidade que melhora bastante a segurança da rede social
Hoje em dia, para melhorar a segurança das suas plataformas, é comum as redes sociais e demais serviços online recorrerem à autenticação por dois fatores (2FA)... Sendo que o Twitter não é exceção!
Contudo, mesmo tal camada de segurança adicional - que por norma recorre ao número de telemóvel - tem-se revelado insuficiente para os defraudadores mais astutos. A rede social do pássaro azul implementou uma novidade que trará mais segurança tendo em conta essa realidade.
Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma evolução nos processos de autenticação em serviços e plataformas online. Tal acontece por motivos de conveniência, mas sobretudo devido à segurança. Os crackers e outros defraudadores têm métodos cada vez mais complexos e eficazes para invadir contas de terceiros e é importante estarmos o mais protegidos possível.
Ao passo que alguns utilizadores consideravam que com um método de 2FA ligado ao número de telemóvel já estavam bem protegidos, tal é cada vez menos uma realidade. É comum ver casos em que o acesso ao cartão SIM do utilizador é roubado, de várias formas, e os invasores conseguem assim contornar facilmente esta medida de segurança.
Deste modo, o Twitter introduziu novos métodos de autenticação por dois fatores. Para além do número de telemóvel, os utilizadores da rede social podem agora usar uma app de autenticação como o Authy ou o Google Authenticator, ou até mesmo uma chave de segurança física.
We're also making it easier to secure your account with Two-Factor Authentication. Starting today, you can enroll in 2FA without a phone number. https://t.co/AxVB4QWFA1
— Twitter Safety (@TwitterSafety) November 21, 2019
Para modificar ou adicionar esta camada de proteção na sua conta, basta aceder às Configurações. Em Conta tem a opção Segurança. Nesse menu basta selecionar Autenticação em duas etapas e proceder à sua ativação/ajuste!
Sempre que um serviço online providencia a capacidade de autenticar-se usando mais do que uma simples password, recomendamos vivamente que ative essa funcionalidade. Mesmo não garantindo 100% de segurança, é bem mais fiável.
O Twitter recentemente tem implementado várias novidades na rede social...
Este artigo tem mais de um ano
Mas a novidade mais importante é que passa a ser possível desactivar a possibilidade de utilizar o telefone móvel como segundo factor de autenticação, anteriormente era obrigatório utilizar o telefone móvel com um dos factores de autenticação… ficando assim a conta extremamente vulnerável a ataques.
Se colocarem uma chave física FIDO2, e removerem o número de telefone móvel, as probabilidades de alguém furtar a conta descem enormemente. Terão de infectar um dispositivo que utilizem para conseguirem eventualmente furtar-vos a conta… mas pelo menos isso é algo que um utilizador em teoria já conseguirá proteger melhor… números de telefone não dependem da vontade e esforço do utilizador para se proteger.
Só foi preciso o CEO do Twitter ter visto a sua conta atacada via número de telefone que lhe furtaram para que essa mudança viesse muito rapidamente… por vezes os responsáveis máximos têm de sentir na pele as consequências para quererem mexer-se e resolver os problemas que criaram.