Se usa o Facebook ou o Instagram tenha cuidado! Sabem tudo o que faz na Internet
A privacidade sempre foi um problema para os utilizadores de redes sociais como o Facebook ou o Instagram. A Meta não olha a meios para obter informações, algo que realiza de forma silenciosa e sem alertar.
Uma análise recente às apps do Facebook e do Instagram revelaram uma realidade preocupante. Estas apps recolhem dados dos utilizadores ao injetar código nas páginas da Internet que forem visitadas.
Esta não é uma situação nova para os utilizadores das redes sociais da Meta. Estas tentam recolher o máximo de informação dos seus utilizadores, em especial o que fazem fora dos seus sites e da sua própria rede, uma área que controlam desde o início.
O investigador de segurança Google Felix Krause revelou agora os resultados de uma investigação que realizou. Ao avaliar as apps para iOS do Facebook e do Instagram descobriu a presença de código javascript, dedicado a monitorizar os utilizadores.
A ideia deste código que é injetado nas páginas é recolher informações sobre os hábitos dos utilizadores e o que fazem nas páginas visitadas. Infelizmente não foi possível descobrir se dados como passwords ou códigos são recolhidos por este browser interno.
Esta situação acontece apenas quando os utilizadores usam o browser interno da app do Facebook e do Instagram. Nessas situações já não é o Safari a ser usado, mas sim a proposta que está dentro destas apps e que pode assim ser controlado de forma maior e mais detalhada.
Curiosamente, e do que Felix Krause revelou, as apps do WhatsApp e muitas outras não têm este comportamento. A grande diferença é que estas não usam browsers internos e recorrem ao que o sistema estiver a usar no dia a dia.
A Meta, entretanto, já reagiu a esta situação, defendendo-se contra as acusações apresentadas. Revelou que segue as regras de App Tracking Transparency (ATT) estabelecidas pela Apple. A empresa acrescentou que o código JavaScript que adiciona ajuda a agregar eventos, como compras online, antes que esses eventos sejam usados para fins de publicidade ou medição direcionados.
Este artigo tem mais de um ano
Em android é fácil de dar a volta a isto. Não sei se em ios tem a mesma facilidade porque nunca utilizei. Mas em android é só aceder à lista de aplicações, clicar na do instagram, e na opção “abrir por predefinição”, desactivar o que lá aparecer. Assim os links serão abertos no browser por defeito no android em vez do interno.
Já no facebook, tem opção interna para abrir links no browser ou na app.
Obrigado
O que é o interno? Não percebi. É aquele browser que se abre que no meu caso é uma espécie de Chrome mas diferente?
Sim. Parece o navegador mas é exclusivo da app Instagram ou facebook. Tanto que depois tem uma opção para abrir mesmo no navegador.
Já está a bombar no Samsung Internet aqui do tablet. Obrigado!
Se é através do browser da própria app… então onde está o drama??
Achas correto o browser adicionar código às páginas que vistas para ficar a saber onde andas e o que fazes?
E o ISP sabe tudo que que vocês fazem.
Esse distanciamento passivo agressivo é qualquer coisa. Deves estar isento tu, ou a insinuar que os “outros” são os tótós.
Se fossem só o Facebook e o Instagram… 🙂
As empresas NOS , MEO, VODAFONE , NOWO sabem tudo sobre cada um de vcs. Sabem onde andam, que sites visitam, que apps usam .. tudo..E andam preocupados com o Facebook ou Instagram . ahahahahahah
Se estão usar o browser incorporado nas aplicações da Meta, o que estavam à espera?
Era grave se a Meta o fizesse nos outros browsers.