O Facebook faz hoje 10 anos! Saiba como tudo começou
A rede social mais popular do Mundo nasceu em 2004!
"É possível conhecer melhor alguém pelo Facebook do que em dez anos de amizade com essa mesma pessoa." [David Kirkpatrick]
O Facebook foi criado a 4 de Fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, um estudante universitário de Harvard. Trata-se de uma rede social que trouxe uma nova forma de comunicação, pondo as pessoas em contacto umas com as outras, por vezes sem intenção das mesmas, permitindo-lhes partilhar experiências, interesses, problemas ou causas comuns.
Actualmente, e desde há algum tempo, que o Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, tendo já mais de 1,23 mil milhões de utilizadores activos mensalmente (Dez’13).
Hoje, o Facebook faz 10 anos de existência, e vamos aqui deixar algumas curiosidades relativamente ao nascimento e percurso desta tão popular rede social!
O Facebook é, actualmente a rede social mais utilizada em todo o Mundo, e praticamente todos nós temos hoje uma conta nesta rede social e/ou até uma página para promover a nossa empresa.
Vamos conhecer um pouco da história do Facebook
Como tudo começou....
O Facebook foi criado por Mark Zuckerberg, aluno da Universidade de Harvard, mas não começou por ter este nome nem por ser a rede social como hoje é conhecida. Mark Zuckerberg criou em 2003, no seu quarto de estudante, um software designado CourseMatch que tinha como objectivo ajudar os estudantes de Harvard a escolher que aulas queriam frequentar com base nas pessoas que se haviam nela inscrito. Foram muitos os estudantes que aderiram a este serviço e, segundo o próprio Zuckerberg, demonstrava que nos “podíamos relacionar através das coisas”.
Depois deste primeiro projecto Zuckerberg criou o Facemash, onde os alunos votavam em colegas que gostassem mais por forma a descobrir qual era a pessoa mais sexy do campus. Este programa foi surpreendentemente bem sucedido em Harvard e os alunos não conseguiam deixar de o usar apesar de várias críticas e chamadas de atenção do Conselho Administrativo de Disciplina de Harvard.
O TheFacebook.com
Zuckerberg continuou a criar vários pequenos programas do género e a 11 de Janeiro de 2004 pagou 34 dólares para registar o endereço electrónico Thefacebook.com que integrava as funcionalidades do CourseMatch, Facemash e Friendster. O objectivo central desta rede era a de serem os próprios estudantes a colocarem as suas informações online e não só a Universidade. Zuckerberg explica a rede como uma maneira de ajudar as pessoas a partilharem mais em Harvard, para que pudessem ver mais do que estava a acontecer na universidade. Após a divulgação do Thefacebook.com mais de 900 estudantes de Harvard fizeram o seu registo, sendo esse o tema principal nas cantinas e nos intervalos das aulas. As pessoas não conseguiam parar de usar, revelou Zuckerberg.
O Thefacebook segundo indica Kirkpatrick (2010) cativou por se apresentar como uma rede extremamente simples onde para se inscrever o utilizador criava um perfil com a sua imagem, adicionava alguma informação pessoal, podia referir a sua situação amorosa, podia incluir o ser número de telefone, contacto de chat e endereço de e-mail. Os alunos podiam igualmente colocar as disciplinas que frequentavam, os livros que liam, os filmes que gostavam, as músicas preferidas, os clubes a que pertenciam, a filiação política e uma citação favorita.
Ao início apenas pessoas de Harvard poderiam registar-se, mas rapidamente a rede chamou à atenção dos mercados, o que alargou a utilização a outras Universidades.
Finalmente… o Facebook!
Com o objectivo de crescer e desenvolver ainda mais a rede social, Zuckerberg mudou-se com os seus colegas de trabalho para os escritórios em Palo Alto, na Califórnia e criou a empresa com o nome Facebook a 20 de Setembro de 2005, altura em que já 85% dos estudantes norte-americanos eram utilizadores e 60% acedia ao site diariamente. A afixação de fotografias era uma das actividades mais realizadas na rede social e em finais de 2009, o Facebook albergava já 30 milhões de fotos, tornando-se o maior site de fotografias do mundo.
Um dos problemas que se destaca nessa altura é a questão de privacidade e muitos jovens estavam preocupados com os conteúdos que partilhavam na sua rede. Kirkpatrick refere que se torna possível conhecer melhor alguém pelo Facebook do que em dez anos de amizade com essa mesma pessoa.
Em Agosto de 2006 o Facebook torna-se a plataforma que actualmente se conhece apesar de ter sofrido, posteriormente, algumas alterações. A rede social começou também a integrar várias empresas que, através de publicidade e marketing, promovem os seus produtos entre os utilizadores. A rede social crescia a olhos vistos e esse crescimento foi contínuo, superando as demais redes. ‘Facebook’ tornou-se o termo mais pesquisado na Internet ultrapassando a palavra sexo.
Número de utilizadores ao longo dos tempos
- 2004 – 1 milhão
- 2005 – 6 milhões
- 2006 – 12 milhôes
- 2007 – 58 milhões
- 2008 – 145 milhões
- 2009 – 360 milhões
- 2010 – 608 milhões
- 2011 – 850 milhões
- Março 2012 – 955 milhões
- Outubro de 2012 – Mil milhões
- Dezembro de 2013- 1.23 mil milhões
O Impacto do Facebook
Outra área em que o Facebook teve forte impacto foi ao nível das organizações, das instituições e dos governos. Mark Zuckerberg, considera que a rede social criou mais transparência à economia de doação, isto é, “…o Facebook está a mudar a forma como os governos trabalham… e um mundo mais transparente gera um mundo mais bem governado e mais justo” (Kirkpatrick, 2010). O Facebook permite aos utilizadores a criação de grupos de causas e adicionar amigos com as mesmas perspectivas e ideologias. Desta forma vários protestos, manifestações, eventos, mudanças de lei, entre outras situações, ocorreram e foram possíveis devido à magnitude do Facebook uma vez que permite que a vários grupos possam aderir milhares de pessoas, que partilhem ideias e sugestões e determinem uma mudança. Exemplos o protesto do Egipto, país onde o protesto público pode levar à tortura e prisão e a luta contra a limitação de largura de banda da Internet que resultou da criação de um grupo no Facebook.
Momentos Marcantes no Facebook
Na perspectiva de Kirkpatrick, ao criar o Facebook, Mark Zuckerberg queria dar poder ao indivíduo, para que ele pudesse ter ferramentas que lhe permitissem comunicar de forma mais eficiente e ter sucesso num mundo onde, cada vez mais, a informação está em todo o lado, independentemente do que façamos.
Eventos desenvolvidos no Facebook que ficaram na história
- Batalha de Almofadas – Mais de 1000 membros em 2008
- Protesto no Egipto - Mais de 60 mil membros em 2011
- Geração à Rasca – Mais de 20 mil membros em 2011
- Kony 2012 – 26 milhões de visualizações em 2012
- Filho chamar-se Songoku – mais de 134 mil likes em 2011
A sua utilização em massa deve-se à aparência que apresenta, à fácil utilização, variedade de funcionalidades, capacidade de interligar pessoas e organizações no mesmo espaço e ainda a rapidez e simplicidade com que a informação se partilha e propaga com pelo Mundo. Desta forma o Facebook conseguiu ser a rede social número um e é preenchida por uma variedade de utilizadores, desde os jovens aos idosos e, até mesmo empresas que tentam promover as suas marcas e universidades que pretendem estar mais perto dos seus estudantes.
O Facebook é também uma empresa que proporciona bastantes empregos, tendo já contratado 6.337 funcionários (Dez'13).
Portugal
Dados de 2012 indicam que 97% dos portugueses que utilizam as redes social, têm uma conta no Facebook, que utilizam para enviar e receber mensagens (75.8%), comentar publicações de amigos (71.2%) e utilizar o chat (62.4%) (Marktest, 2012).
Saiba o que Mark Zuckerberg escreveu no seu Facebook sobre estes 10 anos da rede social, aqui.
veja aqui um vídeo ilustrativo do percurso do Facebook ao longo destes 10 anos:
(Nota: Parte deste artigo foi retirado da minha dissertação de Mestrado intitulada O Facebook e os Estudantes Universitários – Funções, Interacções e Contributos da Rede Social, versão online aqui)
Utilizam o Facebook? Qual pensam ser o grande segredo do sucesso desta rede social?
Este artigo tem mais de um ano
Excelente veículo de comunicação mas perigoso e viciante. A maioria das pessoas não sabe utilizar esta ferramenta e por isso esta rede social vai acabar por cair na estupidificação, tal como grande parte dos utilizadores que são burros, bebados e viciados do Facebook.
A estupidificação da rede social em si já começou há anos, com a venda de dados de utilizadores a empresas e com o armazenamento permanente de dados mesmo que as contas sejam canceladas, são motivos suficientes para mesmo quem não tem nada a temer, se sentir observado por partilhar com estranhos informação sensivel e privada.
A estupidificação dos utilizadores começou quando mesmo depois dos utilizadores saberem de tudo isto, apenas uma pequena parte de utilizadores cancelou as suas contas e a maioria contiuou a utilizar o Facebook, até mesmo tem vindo a aumentar de users de ano para ano. Simplesmente estupido.
Posto isto, agora tem a ver com cada um, se se importa de partilhar todas as mensagens privadas, imagens, etc, com o facebook empresa. Quem é que nos garante que os seus dados privados não são verificados por funcionários do facebook? Porque é que os dados de uma conta apagada só desaparecem dos servidores cinco anos após a mesma ter sido cancelada?
O facebook é a melhor biblioteca para anunciantes, governos, policia e outros que querem estudar a população para vender melhor, controlar melhor, evoluir melhor. E os bananas continuam a utilizar o facebook como se fosse sua casa. BURROS!
É por isso que não uso nenhuma plataforma social 🙂
Prefiro ter conversas reais com amigos reais….
É uma prespectiva interessante o seu comentário. Mas não é só de aspectos negativos que é feito o Facebook… Existem imensas vantagens no facebook ou outras redes sociais.
Pessoalmente fico mais preocupado com o governo português estar a ir-me ao bolso do que ser “bombardeado” com publicidade. Cada um com as suas prioridades.
Bom artigo 🙂
Para os interessados em saber como fazer Download do vídeo Facebook Look Back fica aqui a dica: http://www.ridfick.com/como-fazer-downlaod-video-facebook-lookback/
Uma curiosidade, afinal a ideia do facebook não tinha sido roubada de outra pessoa??
Boas, não foi roubada, esse processo foi avante, dando razão ao Mark Zuckerberg.
Aconselho a leitura do livro “O efeito Facebook” de David Kirkpatrik, ou então a visualização do filme.
Qual o nome do filme?
The Social Network
http://www.imdb.com/title/tt1285016/
E um elo de ligação entre as pessoas no mundo moderno. Rápido , prático como a vida hj em dia. Ma