Menores de 13 anos poderão ter contas de Facebook e Instagram bloqueadas
As crianças chegam cada vez mais cedo às redes sociais, seja por opção dos pais, seja por iniciativa própria, incentivadas pelos colegas. No entanto, segundo as regras, o Facebook exige uma idade mínima de 13 anos para criar uma conta, tanto para a própria rede social, quanto para o Instagram.
Se até agora pouca importância parece ter sido dada a esta regra, as coisas podem estar para mudar, depois de uma denúncia por parte de um canal de televisão britânico, com uma revisão mais apertada das contas das crianças. Saiba ainda como pode denunciar uma conta de Facebook e Instagram de um menor de 13 anos.
Na sequência de uma denúncia feita pelo canal britânico Channel 4, através de uma reportagem Inside Facebook: Secrets of a Social Network, a Facebook, enquanto empresa detentora das redes sociais Facebook e Instagram, anunciou que a avaliação da idade dos utilizadores da rede ia passar a ser mais apertada.
Nesta reportagem, um jornalista da emissora fez-se passar por revisor de conteúdo da plataforma Facebook, através de uma empresa prestadora de serviços de Dublin, e concluiu que havia orientações para que os funcionários ignorassem as contas de utilizadores que parecessem ter menos de 13 anos.
Em resposta a esta reportagem, a equipa do Facebook emitiu um comunicado onde agradece aos jornalistas a denúncia e onde garante que já estão a tentar perceber o porquê destas orientações. Além disso, a análise às contas de menores parece que passa a ser mais rigorosa.
Imediatamente, foi exigido que os supervisores de Dublin fizessem uma nova formação e isto será feito também a nível global.
Os revisores de contas, caso desconfiem que um utilizador é menor de 13 anos, terá que bloquear a conta do Facebook ou do Instagram, e está só voltará a ser ativada, caso o utilizador apresente provas de que tem idade superior.
Esta nova consciencialização por parte do Facebook vai levar à contratação de mais pessoal para fazer revisão das contas, não só contas de menores, como de outros conteúdos problemáticos.
Como denunciar uma conta de Facebook/Instagram de uma criança com menos de 13 anos?
Segundo se pode ler no Facebook e no Instagram, ambas as redes sociais exigem uma idade mínima de 13 anos para criar uma conta (em algumas jurisdições, este limite de idade poderá ser mais elevado). Criar uma conta com informações falsas constitui uma violação dos nossos termos. Isto inclui contas registadas em nome de alguém com menos de 13 anos.
Caso a criança com menos de 13 anos seja sua conhecida pode sugerir-lhe que elimine a sua conta no Facebook ou no Instagram.
Por outro lado, se pretende denunciar uma conta de alguém com menos de 13 anos, deverá preencher um formulário para cada uma das redes (Facebook | Instagram). Deverá ter em atenção que a conta será eliminada prontamente pela equipa do Facebook a qualquer criança que seja denunciada através destes formulários.
Este artigo tem mais de um ano
Os primeiros a terem cuidado com essas contas deveriam se os próprios pais das crianças…mas,na maioria dos casos,são eles próprios a criarem contas em redes sociais para os filhos ainda quase “bebés”! Depois vêm gritar por “socorro” porque o/a filha está a ser assediado/o por pessoas com “más intenções”! Na minha opinião em casos desses deveriam ser os pais dessas crianças os primeiros a serem responsabilizados civi e criminalmente…e depois as próprias redes sociais! Mas os pais primeiro…
Muitos pais nem sequer sabem que os filhos têm contas de Facebook ou qualquer outra. Muitos pais tomam os devidos cuidados e não lhes facultam computadores ou internet em casa. E na escola?? e nos Cafés com redes wifi aberta ou qualquer outro local??? Os miudos criam contas de redes sociais sem os pais muitas vezes terem conhecimento que isso é possível. E agora pergunto. Como vai responsabilizar o pai … agricultor, por exemplo, que nunca viu um computador, mas que o filho na Escola criou uma conta de Facebook falsa??
Desculpa, mas pais de crianças com menos de 13 anos, são pais que têm à volta de 30 e poucos anos, que já nasceram na era dos computadores. Qual é, neste momento, o adulto com 30 anos que não percebe minimamente de computadores?
Essa dos agricultores matou me. Deves pensar que os agricultores são analfabetos.
Mesmo que a criança tenha criado uma conta sem os pais saberem, há sempre forma de descobrirem, nem que seja indo pelos Facebooks dos amigos.
O exemplo do agricultor foi retórica, mas se te incomodou tanto, conheço professores doutorados, médicos e outros que não usam reddes sociais. Ensinam os filhos dos cuidados e o que devem de fazer, mas se um deles menor de 13 anos criar uma conta na rede da Escola, e entretanto também só partilhar o perfil com alguns amigos e em canais privados, como é que estes pais vaão saber e mais ainda deverão ser castigados?? o que digo é que a Lei tem de funcionar de igaul para todos, não para quem é mais formado em determinada maéria e muito menos culpar quem não se deve pelas asneiras que diariamente milhares de pessoas cometem através da internet.
O que me incomoda, são os estereótipos.
Não usar redes sociais é diferente de não ter conhecimentos informáticos. É uma opção de algumas pessoas.
Vê se que não conheces a psicologia/realidade dos miúdos de menos de 13 anos. Estão na idade da imagem, de se mostrarem aos amigos, do “quantos mais amigos tenho, mais cool eu sou”, por isso, essa teoria de partilhar o perfil só com alguns amigos, em canais privados tem muito pouco sentido. A inconsciência própria da idade, conjugada com a “necessidade” de mostrarem que tem “swag”, adicionando a crenca ingénua que os pais nunca vão descobrir, leva os a criar abertamente perfis. Por isso se tornou um assunto publicamente tão conhecido. E continuo a dizer, se alguns pais se quisessem dar ao trabalho, encontrariam o perfil dos filhos com alguma facilidade.
Mike, tu também és esperto. Vais dar um smartphone estas a espera do quê? Da-lhe um telemóvel a “antiga”. Isso é a mesma coisa que teres o Wi-Fi sem password num café e vir uma pessoa e esperares que ninguem a use.
Outch! What a brain…
Deves de ser um espertalão!!! Só os smartphones têm internet??? os computadores da escola não têm?? os amigos não têm?? ou vais tirar tudo isso ao teu filho??
Já vi que aqui é só gente esperta a tratar de crianças e a culpar os pais.
bastam 2 criarem a conta no fb e ela ficar bloqueada devido a idade que os pequenos aprendem logo que têm de definir uma idade superior
Crianças com 4 e 5 anos andam com tablets e telemóveis dos pais. Aos 8 consumem YouTube e subscrições de canais. E depois não podem criar uma conta?! Tenho um filho de 8 anos e não vejo qualquer problema em ter conta no face ou noutro lado qualquer. Desde que eu tenha as password e controle as contas. Em todas as esquinas existem perigos, ainda à pouco começou a receber convites de pessoas que não conhece na ps4. Falam on line e criam novos amigos. Nem tudo é mau, até pode ser divertido se controlado pelos pais. A meu ver o problema são os Pais ausentes.
Isto é tudo uma palhaçada porque experimentem la ir denúnciar uma conta de algum menor para análise 1° nem existe a opção no instagram de denúnciar a conta por ser menor logo aí é impossível fazer. E a empresa ganha muito com isso na venda de dados pessoais pra eles é uma grande fonte de lucros eles estão-se a lixar pra idade das pessoas ou se são pedófilos ou não que não faltam aí é pedófilos que mandam mensagens no chat ou tem tipo 30 40 e 50 e fazem comentários em fotos de menores do tipo “linda” “gostoza” “heina pa que princesa” etc… depois ainda ha gente parva que mete likes nesses comentários.
JÁ PRECISEI DE BLOQUEAR PESQUISAS NO FACEBOOK, AGORA EU TENHO UMA CONTA DO SAMUEL NO FACEBOOK
Sou gato e eu tenho 3 anos e tem página do Facebook , TikTok , Instagram.
Isso é para menores de 13 anos por exemplo YouTube.
Se tiver 13 anos porque as crianças tem Facebook , eu não entendi nada!
Se tiver 16 anos pode ter mensagens do Tik Tok.
Se a Criança criou um perfil e porque.
Por exemplo de colocar o data de nascimento da Criança é 29/01/1910 e não ao 29/01/2010 tá certo.
Ex: 18/12/1918 é não ao 18/12/2018 entendeu.