Facebook vai alertá-lo se estiver a ser espiado pelos governos
As questões de segurança sempre preocuparam os utilizadores do Facebook. Não são apenas as relacionadas com as alterações às políticas de apresentação de informação, mas têm foco especial especial nos acessos não autorizados a essas contas.
O Facebook tem-se esforçado por manter os seus utilizadores protegidos, mas agora dá uma ajuda adicional, ao alertar os utilizadores num caso particular. Quando desconfia que estes estão a ser espiados pelos governos.
O Facebook sempre teve medidas de segurança específicas para manter as contas dos utilizadores seguras contra ataques de toda a espécie, e em particular contra o roubo de contas.
Para além dessas medidas activas, alerta os utilizadores sempre que existem comportamentos anormais nessas mesmas contas, apoiando depois os utilizadores a alterarem as suas palavras passe ou outros métodos de segurança.
Mas para adicionar uma nova camada de segurança, resolveu agora implementar um novo sistema de alertas que será mostrado aos utilizadores.
Estas novas mensagens vão ser apresentadas sempre que o Facebook entenda que os atacantes estejam a trabalhar para governos ou nações.
While we have always taken steps to secure accounts that we believe to have been compromised, we decided to show this additional warning if we have a strong suspicion that an attack could be government-sponsored. We do this because these types of attacks tend to be more advanced and dangerous than others, and we strongly encourage affected people to take the actions necessary to secure all of their online accounts.
A mensagem de alerta é específica e dá toda a informação aos utilizadores, mostrando-lhes que existe a probabilidade elevada de que a sua conta está a ser monitorizada e que os dados estão provavelmente a ser visualizados por terceiros.
O Facebook esclareceu que a exibição desta mensagem não indica que os sistemas do Facebook estão comprometidos ou que o computador onde o utilizador está a aceder está infectado com vírus ou malware.
Mesmo não revelando a forma como consegue relacionar a origem destes ataques, garante que apenas os apresentará quando as evidências foram obvias.
Com esta nova medida o Facebook pretende apenas que os utilizadores estejam mais protegidos, garantindo ao mesmo tempo que estes têm noção de que o ataque está a partir de um país ou governo. Esta novidade está disponível a partir de hoje e para todos os utilizadores do Facebook.
Este artigo tem mais de um ano
E então como ajuda o Facebook a prevenir a vigilância de governos? Sugere a utilização de uma rede mais segura como a ONION (“TOR”)? Sugere que se apague a conta? Não… manda a senha para o telemóvel que qualquer governo que se preze controla totalmente! E não só podem interceptar essa senha como podem até saber que o alvo está prestes a entrar no Facebook! Estes palermas do Facebook são mesmo uma comédia!
Se queriam manter o utilizador dentro do Facebook poderiam sugerir um sistema mais seguro de autenticação do género SQRL (Secure Quick Reliable Login), ou que a pessoa remove-se pessoas que não conhece pessoalmente, ou restringir quem pode ver o seu perfil… e se o Facebook sabe porque lhe pediram directamente, poderiam sugerir que a pessoa apaga-se a conta de forma permanente… de outra maneira é uma inutilidade.
Até pode ser uma medida com o objectivo honesto, embora ingénuo, de garantir alguma segurança ao utilizador. Mas não abandono a ideia de que é mais uma táctica para obter o n de telefone, a outros como eu que por razoes de segurança e privacidade não dão o n de telefone ao fcbook, mas todos os dias têm alertas e notificação no login para o fazer.
Usares o Tor é uma forma garantida para organizações como a NSA ou o GCHQ se interessarem por todas as tuas comunicações.
Usas o Tor para tudo?
Se já estão interessados na pessoa… usar o TOR só lhes dificulta a vida! É preciso lembrar que a sugestão é na sequência de um aviso de que o governo já está a vigiar, ou a tentar vigiar (não se percebe bem pela mensagem do facebook)… daí que ou usar o TOR ou apagar a conta sejam as melhores formas de agir conforme qual a situação que realmente se aplica… se a pessoa se ralar com isso, claro.
Também não deixa de ser estranho que o facebook use na rede TOR um certificado de validação extensa (que mostra o nome da empresa, emitido pela empresa DigiCert), e na versão fora do TOR nem por isso… o que claramente facilita a falsificação de certificados por parte de governos sem que uma pessoa possa aperceber-se facilmente de que está a ser enganada (mesmo que seja desconfiada, mas não em demasia).
Onde se lê “TOR” é obviamente “Onion”, estava a pensar no “Tor Browser” que geralmente é utilizado para aceder a esta rede.
Lolol. Irónico…
lol, true
Já não há privacidade em nada!
Mas qual é a novidade? E em parte são espiados (que não deviam) por conta própria, postam tudo na internet, desde o café da manhã, ao aniversário da avó e até onde passara o aniversário de namoro e opiniões politicas e ir na “trend” quando não sabem nada do assunto. Já não há privacidade, mas é por culpa própria.
Parece notícia do dia das mentiras. É o próprio Facebook a fornecer dados à NSA, CIA, etc. Dá mesmo para acreditar…
+1 milhao … certissimo , areia para os olhos …. com o intuito de cegar !!!!
até a policia já faz lá no querido e amado facebook a busca pelos seus suspeitos
E quem é que nos vai proteger de sermos expiados pelo… Facebook? O Governo???!? LOL
Protege contra o governo da Mangólia?
lol estes tipos são os próprios a terem pactos com o governo da América, e portas abertas para NSA e CIA e talvez FBI!
Tudo musica para os ouvidos. Toda a gente sabe a partir do momento que estamos ligados a NET nada é 100% seguro(isso dava uma conversa enorme!). O fornecimento de dados a terceiros e entidades governamentais existe e vai continuar de uma forma ou de outra quer se queira ou não. A maioria das pessoas devia era sim ter cuidado com o ou os conteúdos que publica nas redes sociais. Quando abrem contas numa rede social colocam toda a informação e mais alguma, desde morada ou telemóvel, depois colocam fotos deles, dos filhos, da casa, mencionam as profissões, quando vão de ferias, etc… Estão a espera do quê? Ladrões, pedófilos, esquizofrénicos e voyeurs é coisa que não falta, eles também andam lá!. O resto estejam descansados não é por verem pornografia ou sacarem uma musica ou outra que alguém vos vai chatear, devem sim ter cuidado é com sites de ligados a terrorismo, pedofilia, escravatura sexual etc… isso sim pode dar problemas, do resto ninguém quer saber.
Isto é um oposto. Se és avisado para te sentires seguro é quando estás cada vez mais inseguro. Já não há opções de software que respeitem as opções do utilizador quando assim as define para tal. Que tristeza.