O Facebook quer ajudar a acabar com as passwords
Há muitos anos que se procura uma forma de acabar com as passwords, mantendo os mesmos níveis de segurança e a protecção dos utilizadores.
Já vários tentaram este objectivo sempre com um sucesso relativo, mas o Facebook propõe agora resolver este problema, recorrendo apenas ao telefone.
A nova proposta do Facebook foi apresentada na conferência F8 que está a decorrer e passa a fazer parte dos serviços de autenticação que a maior rede social do planeta disponibiliza.
Complementará outras propostas do Facebook e poderá ser usado para autenticar os utilizadores em qualquer aplicação ou serviço que faça uso deste novo mecanismo de autenticação.
Como estamos sempre ligados e com o smartphone presente, o conceito passa por indicar ao serviço de autenticação do Facebook o número de telefone do utilizador, que depois receberá uma mensagem com o código de autenticação. Se uma password pode ser roubada, dificilmente o mesmo acontecerá a um número de telefone, o que garante uma camada de segurança maior.
Publicado por Facebook for Developers em Domingo, 10 de Abril de 2016
O Account, o nome dado a esta nova forma de autenticação, fará parte dos já muito usados mecanismo do Facebook. Estima-se que 85% das aplicações disponíveis usem as propostas do Facebook.
O Facebook teve já o Account em testes na aplicação Saavn, dedicada ao streaming de música, e o que foi possível constatar foi um aumento das autenticações com esta nova forma, graças à sua simplicidade e confiança.
Esta app viu os registos aumentarem 33% após a chegada do Accounts, o que demonstra bem da qualidade deste método de autenticação e do que poderá representar.
A ideia apresentada pelo Facebook não é nova, com outros concorrentes de peso a estarem já o mercado. O que distingue o Account é a força e a presença que o Facebook tem já no mundo das aplicações e dos serviços, o que poderá ser uma base que dará a esta proposta uma vantagem única.
Pode ser que seja esta a forma de serem eliminadas de vez as passwords e que passemos a depender exclusivamente do smartphone e de uma única mensagem com um código.
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Percebo que ‘seja melhor’ mas digamos, pelas imagens, numérico com 6 digitos (6!=873) nao sei se o facebook sera mais rapido a responder aos pedidos ou se um ataque não.
Não sei onde foste buscar os 6!. Estamos a falar de 6 digitos, ou seja. 6 numeros de 0 a 9. O número de possibilidades é tão simples como 10^6, ou seja, 1.000.000 (6 zeros).
Certo. E o factorial nem se aplica neste caso pois podem-se repetir números. Quanto muito seria 10*9*8*7*6*5=151200
Bem que disparates que dizes.
Em primeiro se fosse calculado com 6! o resultado nunca seria 873 mas sim 720!
Em segundo aqui o resultado das combinações possíveis é de 10^6 = 1000000 (1 milhão)
+1
´Concordo que é uma “inovaçao” e deve-se inovar para se tentar evoluir mais, mas este serviço eu não o quero para mim. Não digo que não seja bom, mas prefiro a minha password, até porque qualquer aparelho pode ser hackeado, seja o pc, seja o telemovel. Deveriam investir recursos em pesquisar novas formas, tipo o sensor biométrico com varios elementos, ou sensores que ao detectarem o toque do utilizador consigam identificar com eficacia quem está a utilizar, e nao me refiro á impressão digital…
E quando chegarmos ao trabalho e nos tivermos esquecido do telemóvel em casa ou o telemóvel avariar, não trabalhamos?
Tenho utilizado esse método no Gmail. E no caso de deixar o smartphone em casa pode ser utilizar a password
E quem não tem smartphone? E quando lhe é roubado o telemóvel? É um avanço mas pequenino
Não quero que me ajudem nem quero que acabem com as passwords. Já paravam com a mania de querer sacar os números de telemóvel à força às pessoas. Inventam mil e uma desculpas para isso…
Ia dizer exactamente a mesma coisa mas chegaste primeiro.
Quanto texto do artigo, esta é uma pérola:
“Como estamos sempre ligados e com o smartphone presente” . A isto chama-se suposição. Conheço muita gente que não está sempre ligada e outros que nem smartphone têm mas vão de vez em quando ao facebook. Parece que estas novas “ajudas” vêm com “água no bico” (como diz o outro). No mínimo, o que farão, é que fiquemos ainda mais agarrados e dependentes do serviço/produto facebook. Não, obrigado.
E se me roubarem o telemóvel?
A ideia até é boa. Tecnicamente só seria necessário o cartão da operadora e um telemóvel. Só não gosto é da parte em que basicamente seria dar a chave às operadoras e abrir as portas a um ataque do tipo middleman.
Deviam era acabar com o consumo extremo de bateria nos smartphones