App relacionada com Instagram rouba passwords aos utilizadores
A aplicação InstaAgent, uma aplicação associada ao Instagram, foi banida pela Apple e pela Google das suas lojas de aplicações depois de se ter descoberto que era responsável pelo roubo de palavras-passe de centenas de milhares de utilizadores.
A InstaAgent é uma aplicação que pretende ser um complemento ao próprio Instagram, oferecendo ao utilizador uma série de recursos extra, incluindo a possibilidade de ver quem visitou o perfil do seu utilizador.
Mas o intuito desta aplicação era outro:
A aplicação foi banida das lojas de aplicações depois de um programador iOS ter descoberto as reais intenções desta aplicação.
Ao verificar as linhas de código do InstaAgent foi perceptível que a app gravava a palavra-passe e o login de cada perfil em formulários cifrados, enviados posteriormente para um servidor externo.
#InstaAgent is only able to post a image in your #Instagram account because they got your account password!
#hacked pic.twitter.com/0vD1OJBY9l
— David L-R (@PeppersoftDev) 10 novembro 2015
Aos utilizadores do Instagram que instalaram esta aplicação nos seus dispositivos móveis, as empresas aconselham que seja feita uma alteração das palavras-passe associadas ao registo na rede social.
Via: The Verge
Este artigo tem mais de um ano
Depois venham dizer que temos de fechar os olhos a questões de privacidade e que tudo é para melhorar a experiência e que de contrário volta tudo à idade da pedra e bla bla bla. Não abram os olhinhos não …
+1
+1
Pois … agora ninguém aparece com o contraditório. À falta de argumentos, realmente, é melhor ficar calado e pensar um pouco. Como dizia kierkegaard: “As pessoas exigem liberdade de expressão em vez de liberdade de pensamento, a qual pouco utilizam”.
Estão a compara uma third party app com as apps oficiais… Isso é o mesmo que comparar guardar o dinheiro no banco ou investir no esquema da dona Branca. “ah, diziam que era seguro e garantido, e afinal…”
É simplesmente uma questão de educação e formação (ou falta dela) em relação a estas aplicações e perigos envolvidos. As pessoas teem que aprender a filtrar o que é seguro e o que é dividido. Nunca se preocupam com isso, só em meter selfies no FB.
Foi a mesma coisa com o que se passou com o Snapchat e as fotos que foram libertadas na net: em vez de usarem a aplicação oficial do Snapchat, usaram uma third party que tinha a incrível funcionalidade de guardar as fotos e vídeos. Nem desconfiaram do que poderia acontecer. Por isso é que a snapchat proibe apps de outros programadores e ate os ameaça com processos.
…”seguro e duvidoso.”