5 Razões para a Ello não ser o novo Facebook
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Já ouviram falar da Ello? Talvez para alguns não seja uma desconhecida, já para outros sim, mas o que é a Ello afinal?
Ello é uma nova rede social liderada por um grupo de Drag Queens que estão fartos do Facebook. No entanto, esta rede social tem uma particularidade, ao contrário do Facebook para ter acesso a esta rede precisa de ser convidado.
Nos últimos dias esta rede social tem recebido cerca de 31.000 pedidos de adesão por hora. Para poder fazer parte desta comunidade pode fazê-lo de duas formas, ou através de convites que estão a ser enviados via Twitter ou então fazendo um pedido de adesão através do próprio site.
O principal objectivo desta comunidade é matar o Facebook, e porquê? A razão que este grupo defende é simples e directa, “Você Não é Um Produto”. As principais características desta rede social são o facto de não possuir publicidade e não analisar a sua actividade on-line para posteriormente vender essa informação a terceiros.
Estas não são as únicas razões que estão a tornar a Ello popular. Além disso, sendo Ello uma rede em que é necessário convite, as pessoas que se inscreveram estão a convidar todos os seus amigos, com o objectivo de aumentar a comunidade e fazer valer a pena a utilização deste serviço.
No entanto, embora a Ello seja um site incipiente e tenha muito potencial, não será capaz de suportar os custos da utilização de pseudónimos como também não será capaz de viver muito tempo sem anúncios. Acrescentando ainda o facto de que existem várias melhorias drásticas que precisam ser feitas nesta rede social para consiga provar que todo este alarido não é apenas fogo-de-vista.
E são cinco as melhorias que a Ello terá de implementar.
1. Privacidade
Privacidade não é um termo que esteja presente nesta rede social, devido ao facto que a Ello não tem configurações de privacidade. Basicamente todos os perfis são públicos, sendo assim possível e bastante simples encontrar alguma pessoa que procure. Além disso, nesta rede social não existe a possibilidade de fazer bloqueio de utilizadores.
2. Design
Quando entra na Ello não existe muita coisa a acontecer e algumas funcionalidades importantes como, por exemplo, encontrar um amigo, são impossíveis. Basicamente, a Ello apresenta-lhe uma lista de pessoas que a rede pensa que deva adicionar. O que significa que se quiser adicionar um amigo em especifico terá primeiro de saber o seu Nome Ello e só posteriormente adicioná-lo.
3. Aplicações
Actualmente vivemos na era dos smarphones e tablets, não devendo ser lançada uma rede social sem ter pelo menos uma aplicação para algum desses dispositivos, no entanto, a Ello não tem qualquer aplicação móvel. Se aceder ao site pelo browser do seu telemóvel não vai ter grandes problemas em navegar, até porque o site em geral é muito simples. Posto isto e segundo fontes da Ello, já estão a ser criadas aplicações para Android e iOS.
4. Dinheiro
Durante muitos anos o Facebook existiu sem publicidade, o fundador do Tumblr odiava a ideia de ter anúncios no seu site, no entanto, mais tarde ou mais cedo estes sites têm de manter uma ligação com o mundo da publicidade. Caso não o façam, como irão ganhar dinheiro para manter os serviços?
Existem várias questões em torno desta situação, principalmente porque a Ello é financiada por capital de risco e os seus investidores vão querer o retorno. Como irá a Ello ganhar dinheiro sem vender as suas informações? A informação acerca de toda a rede é ainda muito escassa. Mas será que vai conseguir a Ello sustentar-se apenas por si própria?
5. Diferença
Muitos são os sites que não permitem anúncios assim como muitas são as redes que permitem pseudónimos em vez de nomes reais, então, em que é que a Ello é diferente? O Facebook tem toda a sua vida, o Twitter é a sua fonte de notícias, o Tumblr é a sua galeria criativa, Instagram é o seu estúdio de fotografia, mas o que será que a Ello vai fazer para ser parte integrante da sua vida?
Neste momento a rede social Ello esta ainda numa versão Beta e até ao lançamento oficial poderá corrigir todas estas situações, mas será suficiente para matar o Facebook?
[ Fonte ]
Este artigo tem mais de um ano
Podem tentar fazer como a Wikipedia e tentar viver com base em donativos…resta saber se haveria pessoas suficientes a alinhar na ideia…
Boa tarde, costumo partilhar da opinião de maior parte dos artigos que leio por aqui, contudo tenho que discordar em alguns pontos que me chamaram mais á atenção neste especificamente.
O primeiro é que, segundo o que tenho apurado da utilização do Ello, nem a equipa nem os utilizadores querem ver o FB morto (claro existem exceções). Eu vejo o Ello apenas como uma opção para quem gosta de algo mais simples e sim, de privacidade.
O segundo ponto é, obviamente, a questão da privacidade. Existe uma lista de features que estão a ser desenvolvidas que vão aumentar a privacidade, por exemplo vai ser possível decidir se o nosso perfil é público ou não e até decidir se todos nos podem seguir ou se têm que ser aceites para tal. E já o facto de não venderem publicidade é algo que aumenta muito a privacidade do utilizador, porque normalmente é a publicidade que faz com que nos “cusquem” tudo.
Em relação ao que disseste sobre a pesquisa não é totalmente verdade, uma vez que é possível procurares por pessoas pelo nome de utilizador. É um erro de design, porém, isso não ser tão evidente. Na página para “explorar”, onde está escrito “search” é um input, essa palavra é apenas o placeholder.
O dinheiro é, por fim, uma questão muito importante e decisiva quando toca á vida, ou duração de vida, da rede social Ello. A equipa pretende, para contornar os problemas por não vender publicidade (que é a principal forma de monetizar qualquer coisa online), ter features pagas. Quais concretamente não sei dizer, mas sei que eles têm um post sobre isso…
São apenas alguns apontamentos que deixo sobre a minha experiência pessoal no Ello e, pessoalmente, gosto bastante.
Não quero com isto tudo dizer que o que escreveram não esteja certo.
Oxalá…
publicidade gratuita pplware!…, eles agradecem!
Publicidade? Basicamente é dar a conhecer uma nova rede social. Não é assim com tudo?
Bom ou mau, o facebook vai ganhar em 5 passos:
Quinta, Sexta, Sábado, Domingo e Segunda. Na Terça-feira, já ninguém se lembra do Ello…
O problema não é do Ello, o problema é que há muitas concorrentes para uma rede social dominante que “toda a gente tem”…
+1
Nem acredito que estou a concordar contigo em algo. 😀
+2
É milagre. Nada de maçãs neste comment tão assertivo!
Tenho de concordar com este comentário infelizmente.
Bom era uma rede social totalmente portuguesa, alojada em portugal tipo http://www.osocio.pt de “ó sócio” :p
Mas como era ó sócio, tinham de pagar 100€ por ano e porque sócio que é sócio paga, ia ser um grande sucesso! xD
Só por curiosidade, o que acontece à Quarta?
Quarta foi o dia que o iNelson escreveu o comentário…
e pela primeira vez concordo com um comentário do nosso iFriend.
5 anos atrás, pelo menos no Brasil, o mesmo texto dessa matéria serviria se o contexto fosse “5 Razões para o Facebook não ser o novo Orkut”.
Lembrando que a privacidade no FB é bem recente, chegou muito depois das outras redes sociais.
Nós não somos produtos, somos clientes. No caso do Facebook e de outras redes sociais pagamos esse serviço com informação, mais concretamente informação sobre nós. Não há almoços grátis.
No caso do Ello, fala-se que poderá ganhar dinheiro através das funcionalidades. É tudo muito básico e para ter extras terá que se pagar.
Posto isto, já tenho o meu convite para experimentar.
Na internet quando alguém oferece o um serviço de graça, significa que o produto és tu.
É aí que eu discordo. O serviço é pago mas é com uma moeda diferente, neste caso, informação que vale milhões.
Quando o pagamento é em dinheiro, no fundo também estamos a entregar algo nosso, neste caso o trabalho (traduzido no fruto dele).
Pelo menos é assim que vejo a coisa mas não sou nenhum expert, longe disso.
Espera, o cara reclamou que a rede social tem por erro ser SOCIAL? Essa inclusão digital….
Já alguem ouviu falar do Diáspora???
Uma rede social que apareceu até antes do g+, opensource e onde o utilizador pode controlar totalmente tudo o que partilha. Muito focada na liberdade e privacidade dos seus utilizadores.
Vejam mais aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Diaspora_%28social_network%29
https://diasporafoundation.org/
https://joindiaspora.com/
Já li algures, cheguei a ir ver, mas estava em Beta na altura, era só por convite ou assim.
Entretanto nunca conheci ou ouvi sequer falar de alguém que tivesse conta em tal sítio sequer.
Lançar uma rede social hoje em dia é praticamente impossível, o facebook aprendeu com os erros dos outros! E anda a alterar o interface praticamente todos os anos, e a meter e tirar funcionalidade… no fundo o facebook parece diferente todos os anos, e as pessoas lutam contra a mudança, mas se não mudam, mudam-se as pessoas! É um bocado, não quero que mudem, mas se não mudarem mudo-me para outro lado, porque gosto de novidades… e o facto de a maior parte se adaptar, força os mais resistentes a aceitar, já que querem continuar a ver/ interagir com os outros.
ELLO = FAIL BIG TIME!
Segundo os criadores do Ello, querem ser uma referência na privacidade dos utilizadores, mas usam o google analitycs…
Das muitas opções que tinham para fazer análise de vistas, escolheram o analitycs…
Podem dizer que é a escolha obvia, que é um referência do mercado, mas vindo da google que vive à base de pub..
Falar aqui em privacidade, é como a Apple falar em segurança e privacidade… aquilo é “pra estrangeiro ver”, quando começam a esmiuçar as funcionalidades que dão de facto para analisar a sério tipo aquela coisa de mudar o MAC no wifi, começam a ver que afinal é tudo treta, a maior parte das vezes os iPhones continuam a transmitir o MAC verdadeiro e só em algumas circunstâncias quase impossíveis de acontecer a quem gasta centenas de euros num smartphone como iPhone e o quer ter ativo para ver e-mails, atualizações de estado no facebook, etc. é que poderá beneficiar de tais funcionalidades que dão maior privacidade.
Por tanto quem espera privacidade em redes centralizadas de informação pode bem continuar sonhando, e quem espera que redes descentralizadas funcionem tão bem a ponto de atrair as pessoas pode continuar sonhando. Existe um mercado para todas… mas pode é ser tão pequeno que é irrelevante em termos práticos, e como as pessoas tem de ganhar dinheiro porque tem de se sustentar e pagar contas… tais projetos ou pagam-se a si mesmos de alguma maneira ou desaparecem.
O Facebook pode muito bem acrescentar a qualquer momento a grande funcionalidade de permitir esconder os gostos e comentários que se fazem aos outros (para não aparecerem nas indicações dos outros) e acabam-se os problemas de privacidade que mais preocupam os outros… basta que comece a debandada para outro serviço qualquer por ter essa proteção de privacidade que o facebook muda logo de opinião e muda isso, e pronto deixa de haver motivos para sair, e entretanto mudam aquilo um pouco de aspeto para parecer novo por fora e as pessoas voltam ou não chegam a sair totalmente da rede.
Só um apontamento ao artigo: Acho uma falha grande falarem sobre um site sem colocarem um link para o mesmo.
Podiam coloca-lo no fim 🙂
Realmente, bem visto, falha minha. Obrigado pelo reparo. 🙂
Este artigo parece-me pouco imparcial.
O autor é tendencioso quando deveria ser transparente e imparcial na sua avaliação. Bem, talvez este artido seja uma cronica de opinião e não uma review.
Tenho acompanhado a apresentação do ello em outros media a nivel internacional, não recordo ter lido um artigo deste tipo. Especialmente porque penso (posso estar errado), que a pplware aspira por apresentar reviews solidas e transparentes
O autor deveria deixar as opiniões para os leitores e para artigos de opinião.
Quanto ao software em si, confesso que ainda não recebi o convite, logo não posso transmitir nenhum feedback. Todavia terei em conta que é um producto recente que ainda está na fase beta.
Ao longo dos anos tenho usado uma miriade de redes sociais, incluindo redes pouco conhecidas como Diaspora. Tive contacto com o Facebook,antes de explodir em Portugal e confesso que tenho ficado desiludido com as sucessivas modificações occoridas. Tornou-se uma rede onde o principal objectivo é a colecta e armazenamento de dados pessoais.
Logo penso que e de aplaudir esta iniciativa, que tem como principio, a não colecta de dados. É claro que sendo financiada por Venture Capitalists este dogma pode mudar. Irei acompanhar com interesse o seu desenvolvimento.
Entretanto tenho por habito usar aplicações como Wickr, SecureText ou BBM para comunicações mais privadas.
Para os interessados deixo uma lista de aplicações que tem interesse na privacidade (inclui apps que estão em beta):
– Threema
– BBM
– Wickr
– Secure Text
– Hemlis
– Bleep
– Ricochet