5 dicas essenciais para promover a sua empresa no Facebook
Nos dias que correm, já é mais comum pedir-se a página do Facebook do que propriamente o link do site de uma determinada empresa/negócio.
Apesar de muitas empresas já estarem presentes no Facebook, nem sempre o negócio, produtos e/ou serviços são promovidos da melhor forma. Hoje deixamos 5 dicas essenciais para a sua empresa ter mais sucesso no Facebook.
Se tem a sua empresa já presente no Facebook, mas por vezes não vê o retorno como tinha esperado, se calhar é porque não está a fazer a melhor gestão dos recursos que o Facebook oferece para promover a sua empresa.
Veja estas pequenas e essenciais dicas para melhorar essa promoção.
#1 - Crie uma página... não um perfil
Um dos grandes erros que ainda se continua a fazer é criar-se uma conta de perfil para uma empresa. Não é o adequado e, a qualquer momento, o Facebook pode eliminar aquela conta, pois não cumpre os requisitos, ou seja, não é uma pessoa, mas sim uma empresa.
De forma a ajudar neste processo, leia:
Para além disso, é fundamental que preencha, de forma completa e clara, todos os campos referentes à empresa, como Nome, Descrição, Contactos, Morada, e que interligue com outras redes como o Instagram, LinkedIn, Site, etc.
Quanto mais completa for esta informação base, mais esclarecido ficará o consumidor e terá maior confiança no seu produto/serviço.
#2 - Aposte em boas imagens
Tal como se costuma dizer... uma imagem vale mais do que mil palavras, e é mesmo verdade. O Facebook funciona muito bem com imagens, é algo que nos capta mais à atenção do que propriamente o que está escrito.
Mas não basta colocar uma imagem qualquer, à toa. Não. Deve apostar em boas imagens.
Os smartphones atualmente já são capazes de capturar fotografias com bastante qualidade. Escolha um bom ângulo e fotografe produtos-chave do seu negócio. Pode editar a imagem com ferramentas gratuitas da Internet, como o BeFunky, e partilhe-as na página da sua empresa.
A acompanhar a imagem, coloque texto não muito longo, mas concreto e sem muita informação supérflua. Pense como o consumidor que quer ver coisas de forma rápida e explícita.
#3 - Responda a comentários e mensagens
Este é um dos pontos essenciais para promover a confiança e conquistar o seu público-alvo.
Interaja com as pessoas quando elas comentam nas suas publicações, nem que seja apenas uma reação ao comentário. A pessoa vai sentir que leu e considerou aquilo que ela escreveu, o que a vai motivar a continuar esse comportamento. Ao comentar, a pessoa vai também, indiretamente, promover a sua página pelos contactos. Valorize isso.
Responda às pessoas e esclareça sempre que alguém tem dúvidas, coloca questões ou deixa alguma crítica.
Paralelamente a esta interação, é ainda fulcral que não ignore as mensagens que lhe são deixadas na caixa de entrada. Mesmo que seja apenas dizer 'obrigado', fica bem e a pessoa agradece, sente-se ouvida.
O Facebook até já melhorou esta funcionalidade e permite-lhe organizar e categorizar as mensagens quando um assunto está em acompanhamento ou concluído.
Uma mensagem é uma intenção de comunicação e, ao dar feedback/resposta, está a dar continuidade a essa comunicação. Promova e alimente esta intenção pois sem pessoas, não há negócio.
#4 - Promova boas publicações
Conhece a expressão 'não há almoços grátis'? Pois é, o Facebook é muito bom mas tem vindo a 'limitar' o alcance a algumas publicações pois, se é gratuito... o rendimento há-de vir de algum lado, e nesse sentido a publicidade paga grande fatia desse rendimento.
Posto isto, e sobretudo quando as páginas são mais pequenas e com menos seguidores, pode pensar em promover alguma publicação que considere boa, definindo o público-alvo e quanto quer gastar para isso. Não fica assim tão caro e pode ter um retorno interessante.
Se pretender, pode também promover a própria página.
Para melhorar estas promoções leia:
#5 - Não deixa a página sem conteúdos
Este é o ponto que decide entre a 'vida e a morte' da sua página... se não regar uma planta, ela vai perdendo a vida aos poucos, e é isso que também acontece com páginas que deixam de ter conteúdos.
Se não tem nada para mostrar aos seus seguidores... o que vão eles fazer à sua página? É um pouco como ter o seu estabelecimento vazio, certamente não teria clientes.
Tal como vê na imagem, há uma variedade de opções para dinamizar a sua página... coloque Fotos, Vídeos, faça um Vídeo em Direto onde recebe feedback de que quem está a ver naquele momento, crie um Evento, faça Sondagens, etc... basta um pouco de imaginação e também vontade.
Mas atenção... nem 8 nem 80, e não publique em demasia, de minuto a minuto... tente conhecer o seu público e vá vendo o que funciona melhor. Analise as estatísticas e todos os números conseguidos nas suas publicações.
Estas são apenas dicas simples e básicas, mas que se traduzem num alicerce para que a sua empresa tenha mais sucesso no Facebook.
Que outras dicas utilizam para promover o vosso negócio no Facebook?
Este artigo tem mais de um ano
Sim sim, quem faz campanhas no Facebook sabe perfeitamente que a maioria delas ou são desactivadas, ou assim que publicamos um artigo do nosso website, mesmo sem conter backlinks ou é spam ou é bloqueado. É só pesquisar na Internet para verem pessoas com montes de problemas e páginas a serem bloqueadas do nada, e sem motivo aparente.
O Facebook quer que as pessoas passem mais tempo no facebook, dai haver tanto controlo e até regras desnecessárias. Ao fazerem este controlo rigoroso só fazem mais chipita (€€€) para o bolso deles, até porque o que lhes interessam mais é que o utilizador não saia para ligações externas, mas sim internas do Facebook como por exemplo posts etc.
Não é ao acaso que o Facebook criou os grupos, os grupos de venda, os directos.. Quanto mais tempo passarmos melhor, quanto mais tempo tentarmos “engatar” pessoas para os nossos sites (externo) mais levamos por tabela. Até porque isso prejudica em certa parte o Facebook.
E isto não é nada da minha cabeça, basta pesquisarem por ai e verão que há várias páginas que foram bloqueadas temporariamente por “spam” de coisas que nunca fizeram, nem imagens de 18+.
Eu próprio, já tive páginas a serem bloqueadas por “Spam” quando apenas nem partilhava mais que 3 artigos por dia!
Faça a gestão de várias páginas do Facebook e desconheço os problemas que relata.
Provavelmente estavas publicando artigos ou mensagens de Direita. É block na certa.
Se publicares qualquer matéria globalista – entenda Esquerdista – vai passar tranquilo pelo filtro.
“#3 – Responda a comentários e mensagens”
“Este é um dos pontos essenciais para promover a confiança e conquistar o seu público-alvo.”
Olá pplware, ainda estou à espera de uma resposta a um convite feito à semanas 🙂
Então Freitas, como vão essas maleitas?
Olá, esse género de informação agradecemos que seja enviada por email 🙂
geral@pplware.com
Obrigada 🙂
Olá Marisa,
Foi o caso! (Mon, Mar 5, 2018 at 2:34 PM)