Passatempo – Ganhe o FLiP 8 da Priberam
A ortografia da língua portuguesa é regida por um conjunto de normas oficiais sob a forma de acordos ortográficos. No início do século XX surgiu em Portugal e no Brasil a intenção de estabelecer um modelo de ortografia que pudesse ser usado como referência nas publicações oficiais e no ensino em ambos os países, iniciando-se assim um longo processo de tentativas de convergência das ortografias usadas em cada país.
Para essa convergência, foram introduzidas várias alterações ao longo do século passado. As mais recentes foram redigidas em 1990, entraram em vigor em 2009 e o FLiP 8 será o seu suporte para adoptar as novas regras.
Já que falámos em alterações, saiba algumas que irão influenciar a forma como escreve. Como o saber não ocupa lugar a Priberam e o Pplware ainda lhe oferecem o FLiP 8 para integrar na sua suite de produção.
Principais alterações no português europeu:
- Supressão de c e p quando não pronunciados (ex.: accionar > acionar)
- Queda do acento no ditongo ói da sílaba tónica de palavras graves (ex.: heróico > heroico).
- Queda do acento agudo ou circunflexo em homógrafos de palavras gramaticais (ex.: pára [verbo parar] > para; pêlos > pelos).
- Queda do acento circunflexo nas formas verbais terminadas em -êem (ex.: lêem > leem).
- Alterações no uso do hífen (ex.: auto-estrada > autoestrada; há-de > há de).
O FLiP 8 permite a correcção ortográfica com o Acordo Ortográfico de 1990 e contém um conversor para a nova ortografia. A correcção automática permite ainda alterar imediatamente as grafias que sofreram alterações com o Acordo (ex.: abstracção é imediatamente corrigida para abstração, microondas para micro-ondas e andróide para androide).
O FLiP 8 integra ainda o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que permite a consulta com ou sem as alterações do Acordo Ortográfico de 1990. Para mais informações sobre o FLiP 8, consulte o endereço www.flip.pt.
A Priberam e o Pplware estão a promover o FLiP 8 - Ferramentas para a Língua Portuguesa - é a oitava versão do pacote de ferramentas linguísticas da Priberam.
O FLiP 8 é um auxiliar de escrita que:
- Permite a correcção ortográfica, apresentando sugestões adequadas;
- Contém nove dicionários temáticos para melhor correcção de textos de áreas técnicas;
- Possibilita o uso da ortografia com ou sem o Acordo Ortográfico de 1990;
- Inclui um conversor de texto para a nova ortografia;
- Permite a correcção sintáctica e estilística, podendo o utilizador seleccionar ou personalizar o estilo de escrita pretendido;
- Possui um dicionário de sinónimos (e um dicionário de sinónimos e antónimos para o português do Brasil);
- Permite a hifenização/translineação de palavras, o que possibilita melhorar a paginação;
- Inclui o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, com acesso offline;
- Possui um conjugador de verbos;
- Inclui léxicos das variedades do português de Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor;
- Possui uma ferramenta de auxílio à tradução entre português, espanhol, francês e inglês;
- Inclui um corrector ortográfico, um corrector sintáctico e estilístico, um conjugador e um hifenizador para espanhol;
- Inclui correctores ortográficos para alemão, francês, inglês e italiano;
- Possui um editor de texto, em alternativa ao Microsoft Word ou ao OpenOffice.org.
Passatempo:
Para ganhar uma licença da fantástica ferramenta, o visitante terá de cumprir uma pequena tarefa educativa e uma pequena tarefa criativa. Assim é solicitado que responda correctamente às seguintes questões:
- O que é o FLiP e quando foi lançada a primeira versão?
- Como se escrevem estas palavras com o novo acordo ortográfico: óptimo, auto-estrada, vêem, hoje?
Para abrilhantar a sua participação, deixe uma frase criativa usando até 5 palavras que vão sofrer alteração (uma frase não muito extensa).
O passatempo irá terminar no dia 4 de Fevereiro pelas 23:59 horas.
O vencedor será anunciado na semana seguinte e o prémio contemplará o participante com as respostas correctas e que seja o mais criativo.
Homepage: FLiP 8
Este artigo tem mais de um ano
Facto: Hoje é Segunda-feira. Último dia de Janeiro. Em breve deixará de ser correcto escrever assim. Felizmente existe Flip 8 que me dá a volta ao texto. Obrigado.
O Sr. FLIP e então a ?
^_^’
O FLiP é um software que permite corrigir erros ortográficos e sintácticos. Inclui um conjugador de verbos portugueses, auxiliares de tradução (entre português, espanhol, francês e inglês) e correctores para outras línguas. Possui um conversor de texto para a nova ortografia, assim como um editor de texto, em alternativa ao Microsoft Word ou ao OpenOffice.org. A primeira versão saíu 1995.
ótimo, autoestrada, veem, hoje.
Seria óptimo vencer este passatempo.
Correcção: Seria ótimo vencer este passatempo.
Nada como um ótimo passatempo para ganhar hoje um corretor sintático para começar bem a semana
uma objeção: a côr da caixa.
isso de vencer o passatempo, gostariamos todos….
– O que é o FLiP e quando foi lançada a primeira versão?
O FLiP é um pacote de ferramentas linguísticas desenvolvido pela primeira vez em 1995, pela Priberam.
Para além de corrector sintáctico e ortográfico, o FLiP funciona como auxiliar de Tradução, conjugador, conversor, editor, Hifenizador entre outros. Distingue-se ainda por ser um complemento compatível com Microsoft Office ou OpenOffice, Windows e Mac e por não estar disponível apenas em Português Europeu. Incluí também o seu próprio editor de texto, o FLiPEd. Deste modo, o FLiP torna-se uma ferramenta indispensável para qualquer utilizador da Língua Portuguesa.
– Como se escrevem estas palavras com o novo acordo ortográfico: óptimo, auto-estrada, vêem, hoje?
Ótimo; autoestrada; veem; hoje.
FLiP é antônimo de deceção.
O FLiP é uma ferramenta desenvolvido pela Priberam Informática, S.A para o auxilio da escrita. Lançou a primeira versão 1995.
óptimo -> ótimo
auto-estrada -> autoestrada
vêem -> veem
hoje -> hoje
“O cágado estava de fato na praia”
não é vêem – veem, é vêm – veem
Errado!!!!
A) eles vêem (do verbo VER) > veem
B) eles vêm (do verbo VIR) > vêm
Realmente há pessoas a quem faz falta um corrector ortográfico, “facto/fato” não sofre alteração, continuam a ser palavras distintas.
O FLiP é uma ferramenta que permite corrigir erros ortográficos e sintácticos, nomeadamente erros muito frequentes na redacção directamente no computador e que facilmente passam despercebidos a quem escreve. A sua primeira versão saiu em 1995.
Ótimo, autoestrada, veem, hoje.
Para a correção dos meus erros tenho uma ferramenta excecional: o FLiP!
O FLiP é um conversor da antiga para a nova ortografia tendo a sua primeira versão em 1995
As palavras ficam: Ótimo, autoestrada, veem, hoje.
É um fato que veem, mas não é feito de tecido, é uma ação em todo o seu si: FLiP, porque quando muitas pessoas veem, não precisam de chapéu (^)! 😉
Tantos patriotas aqui, e nenhum ainda assim tenta assegurar a sua presença na discussão de qualquer um dos acordos de modo a fazer-se ouvir.
Já existiram inúmeros acordos:
* Acordo Ortográfico de 1911
* Acordo Ortográfico de 1943
* Acordo Ortográfico de 1945
* Acordo Ortográfico de 1971
* Acordo Ortográfico de 1990
Este ultimo foi aplicado mais recentemente.
Se gostam de phosphoros e se a actual orthographia não vos agrada, façam uma pesquisa exhaustiva. E já agora, escrevam com estylo.
Por ultimo e não menos importante, O FLiP sempre foi uma ferramenta minha de eleição, agradeço à Priberam nos seus esforços e cooperação em introduzir a Galiza no FliP pois realmente, para os que nunca saíram, é muito mau nem sequer constarem.
(…)sempre foi uma ferramenta de minha eleição(…)
😉
LOL… é caso para se dizer:
AMARRA ESSA!
??
Não ligues… eles deveriam era participar… 😉
De facto Vítor…
Mas nem assim a pessoa que comentou abaixo de mim teve a decência de aprender alguma coisa, ou ler os outros comentários.Na sua frase cometeu o mesmo erro, depois queixam-se tudo e mais alguma coisa.
1 – O que é o FLiP e quando foi lançada a primeira versão?
O FLiP permite seleccionar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, quer para o português europeu, quer para o português brasileiro.
O utilizador escolhe durante a instalação qual a ortografia que pretende utilizar, podendo posteriormente mudar a sua opção em qualquer momento, isto é, os utilizadores de qualquer destes produtos poderão optar entre a ortografia preconizada pelo Acordo de 1990 e a ortografia anterior.
A 4 de Dezembro de 2008 foram lançados o FLiP:mac 2 e FLiP:mac 2 Brasil, versões do FLiP para Macintosh, destinados, respectivamente, à língua portuguesa na variedade europeia e à língua portuguesa na variedade brasileira. Estes foram os primeiros pacotes de ferramentas linguísticas a incluir correctores para a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1990.
2 – Como se escrevem estas palavras com o novo acordo ortográfico: óptimo, auto-estrada, vêem, hoje?
ótimo ; autoestrada ; veem ; hoje ;
3- Frase:
[Atualmente] é um [fato] que a [ótima] educação dos dias de hoje é mais ignorante que uma longa [autoestrada], chamo a isso [acionar] mais um atraso em Portugal.
1) O FLiP é uma ferramenta que nos auxilia na deteção de erros ortográficos e sintácticos, corrigindo-os. A sua primeira versão saiu em 1995.
2) Ótimo, autoestrada, veem, hoje.
Frase: É um fato que para escrever um parágrafo demoro o dobro do tempo, a pensar se algo mudou. Com a ajuda do FLiP tenho a certeza que tudo será mais fácil.
“FLiP (acrónimo de “Ferramentas para a Língua Portuguesa”) é a marca sob a qual a Priberam disponibiliza diversos produtos e serviços na área do processamento da língua natural desde 1995.”
O FLIP é um suporte de escrita da Priberam composto por diversas ferramentas linguísticas.
…………………………………………………………..
1997: Lançamento do FLiP 97
1996: Lançamento do corrector ortográfico do FLiP para Macintosh e do FLiP Hermes
…………………………………………………………..
óptimo } ótimo
auto-estrada } autoestrada
vêem } veem
hoje } hoje
…………………………………………………………..
Ontem e hoje, a Língua está sempre em ação, tal como numa autoestrada.
o meu comentário não apareceu o.O?!
lol foi censurado… já não há liberdade de expressão..
Vou participar:
1 – O que é o FLiP e quando foi lançado?
O FLiP permite rectificar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico em vigor e/ou outros opcionais.
Nome e data do primeiro lançamento:
Lince 1-Jul-1995
2 – Como se escrevem estas palavras com o novo acordo ortográfico: óptimo, auto-estrada, vêem, hoje?
ótimo ; autoestrada ; veem ; hoje ;
3- Frase:
Será correto escrever assim? Com o FliP sim.
* Não li a limitação até 5 palavras que vão sofrer alteração.
Vou participar:
1 – O que é o FLiP e quando foi lançado?
O FLiP é um auxiliar de escrita que permite rectificar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico em vigor e/ou outros opcionais.
Nome e data do primeiro lançamento:
Lince 1-Jul-1995
2 – Como se escrevem estas palavras com o novo acordo ortográfico: óptimo, auto-estrada, vêem, hoje?
ótimo ; autoestrada ; veem ; hoje ;
3- Frase:
É correto escrever assim quando um mundo de palavras é objetivo de persseguição e, temos que adotar medidas extraescolares o que torna a restante sociedade um arqui-inimigo na adoção da nova norma.
O Flip foi lançado em 1995.
Ótimo, autoestrada, veem, hoje.
De fato apenas com o Flip poderemos sobreviver ao desacordo ortográfico.
O que é o FLiP e quando foi lançada a primeira versão?
“FLiP (acrónimo de “Ferramentas para a Língua Portuguesa”) é a marca sob a qual a Priberam disponibiliza diversos produtos e serviços na área do processamento da língua natural desde 1995.”
Fonte 1: http://www.priberam.pt/Produtos/FLiP/tabid/645/language/pt-PT/Default.aspx
Segundo o link relativo à história aparece a primeira referência à versão FLiP em 1996 (Lançamento do corrector ortográfico do FLiP para Macintosh e do FLiP Hermes)
Fonte 2: http://www.priberam.pt/Empresa/Hist%C3%B3ria/tabid/58/language/pt-PT/Default.aspx
óptimo / ótimo
auto-estrada / autoestrada
vêem / veem
hoje / hoje
“O facto é que hoje as autoestradas não chegam, é preciso que os senhores de fato invistam no TGV”
O que é o FLiP e quando foi lançada a primeira versão?
“FLiP (acrónimo de “Ferramentas para a Língua Portuguesa”) é a marca sob a qual a Priberam disponibiliza diversos produtos e serviços na área do processamento da língua natural desde 1995.”
Fonte 1: http://www.priberam.pt/Produtos/FLiP/tabid/645/language/pt-PT/Default.aspx
Segundo o link relativo à história aparece a primeira referência à versão FLiP em 1996 (Lançamento do corrector ortográfico do FLiP para Macintosh e do FLiP Hermes)
Fonte 2:
http://www.priberam.pt/Empresa/Hist%C3%B3ria/tabid/58/language/pt-PT/Default.aspx
óptimo / ótimo
auto-estrada / autoestrada
vêem / veem
hoje / hoje
“O facto é que hoje as autoestradas não chegam, é preciso que os senhores de fato invistam no TGV”
Com a estreia desta joia extraescolar darei um voo até à autoestrada do saber escrever.
O FLiP é uma ferramenta desenvolvido pela Priberam Informática, S.A para o auxilio da escrita. Lançou a primeira versão 1995.
óptimo -> ótimo
auto-estrada -> autoestrada
vêm -> veem
hoje -> hoje
Logo a noite passo por cá para vir buscar o meu Flip.
Btw, a minha frase era tão criativa, tinha raízes tão pregadas na imaginação que nunca conseguiu chegar aqui ao mundo real. Mas fica a intenção.
Frase: O Flip é meu amigo, andamos juntos na escola e sem ele tinha chumbado a português.
Outra frase: sE nau fôçe o felipe, aínda ojeh excreveriah axim!
O FLiP é um conjunto de ferramentas de apoio à escrita em língua Portuguesa. As suas ferramentas podem ser integradas nas principais suites de produção. Em alternativa a Priberam disponibiliza o seu próprio editor.
Principais ferramentas:
– corrector ortográfico
– corrector sintáctico
– conversor para o novo acordo ortográfico
– hifenizador
– conjugador de verbos
– dicionário de sinónimos e antónimos
– dicionários temáticos
– auxiliar de tradução
A primeira versão foi disponibilizada em 1995.
óptimo => ótimo
auto-estrada => autoestrada
vêem => veem
hoje => hoje
Frase:
FLiP, nunca foi tão fácil!
ja acabou?