Passatempo 20 anos Pplware: livro “Segurança de Rede, Defesa Cibernética e Operações”
Indo além dos gadgets, o aniversário do Pplware parece-nos uma boa oportunidade para alertar para os problemas que os profissionais podem encontrar no mundo dos sistemas e da proteção de dados. Para isso, temos para oferecer três exemplares do livro "Segurança de Rede, Defesa Cibernética e Operações", assinado por Daniel Ferreira.
Num mundo cada vez mais digital e conectado, as redes de comunicação são um pilar essencial para pessoas, empresas e governos.
No entanto, a segurança das suas informações é constantemente desafiada por ataques informáticos cada vez mais sofisticados, sendo essencial conhecer os princípios da segurança de rede e da defesa cibernética.
Da autoria de Daniel Ferreira, especialista em GRC (Governance, Risk e Compliance), Segurança e Cibersegurança, o novo livro procura ajudar as organizações a aplicarem técnicas de segurança, defesa cibernética e operações a efetuar.
Editado pela FCA, o livro "Segurança de Rede, Defesa Cibernética e Operações" aborda os temas de rede, protocolos de rede e sistemas Windows e Linux, demonstrando aspetos associadas à cibersegurança.
Desde o contexto a exemplos de casos mais utilizados, o livro conduz o leitor pelo phishing, vishing e Chief Executive Officer Fraud; e pelos normativos mais usados, como Organização Internacional de Normalização (ISO), National Institute of Standards and Technology (NIST) e Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD).
Conteúdos abordados
- Ataques a sistemas digitais;
- Avaliação do risco;
- Conceitos básicos de rede;
- Deteção e prevenção de intrusões;
- Fundamentos de firewall;
- Métodos de criptografia;
- Modelos e protocolos TCP/IP;
- Normas, padrões e políticas de segurança;
- Redes privadas virtuais (VPN);
- Segurança de rede;
- Segurança do sistema Windows.
Sendo um guia útil na área da cibersegurança para compreender os desafios atuais de segurança informática, o novo livro mostra ainda as táticas utilizadas pelos hackers e ensina os melhores métodos para gerir com sucesso as operações de segurança.
O livro apresenta-se, assim, como uma ferramenta relevante para consultores de segurança e cibersegurança, profissionais de segurança da informação e cibersegurança, administradores de sistemas e/ou de rede, chefes de equipas, estudantes e docentes do Ensino Superior nestas áreas e ainda a todos os interessados sobre o tema.
Requisitos e Regras de participação
Requisitos:
1 - Visite e siga a página do Pplware no Instagram.
2 - Subscreva a newsletter do Pplware.
3 - Diga-nos qual é, na sua opinião, o maior desafio à proteção e segurança dos dados, atualmente.
Nota: A resposta deverá ser deixada na secção de comentários do presente artigo.
Regras:
O passatempo tem início dia 24 de abril às 18h30 e termina no dia 2 de maio às 23h59.
O vencedor será selecionado de forma aleatória através da plataforma de submissão das participações, e será contactado via e-mail pela equipa do Pplware.
Passatempo 20 anos Pplware: livro "Segurança de Rede, Defesa Cibernética e Operações"
nem é preciso ir para o instagram que já de si viola e bem a segurança dos nossos dados.
Eu diria que a maior ameaça à segurança dos nossos próprios dados somos nós próprios e a mania de que somos chicos espertos, mas na verdade o esqueleto hugo vai ser papado.
Ataques cibernéticos
A IA, é sem dúvida um avanço tecnológico grande mas trás muitas preocupações no que diz respeito à segurança de dados. As fraudes estão sempre à espreita de um furo para minar a segurança, não podemos facilitar.
O maior desafio à segurança / proteção de dados é o utilizador final. O nível de conhecimento técnico geral, não acompanha a escalada de evolução e oferta tecnológica. As pessoas tendem a aceitar tudo sem avaliar a complexidade do realismo digital actual.
O fator humano
O maior desafio acho que vai ser a ajuda que a IA poderá dar aos Hackers, prevenir esta situação requer uma enorme segurança.
Desconhecimento de regulamentos e de falta de sensibilização dos funcionários nestas questões de segurança.
Continua a ser o Ser Humano.
As técnicas de roubo de dados estão a ficar cada vez mais avançadas e evoluem muito rapidamente e se por um lado, é necessário ainda dar literacia sob aspetos de segurança aos utilizadores, também ainda existem serviços que têm de acompanhar e investir na sua segurança (por exemplo, ainda existem serviços que não tem fator de dupla autenticação ou até podem ter mas baseiam-se ainda em SMS…).
O grande problema é o ser humano que infelizmente está sempre á procura de através do digital roubar o outro, seja de que maneira for, porque infelizmente nao é dificil
Vai ser a AI.
Olá, Eduardo! 🙂
É um dos vencedores do passatempo, mas não estamos a conseguir enviar-lhe e-mail. Pode fornecer-nos outro?
O grande problema a nivel mundial atualmente está entre a cadeira e o teclado.
Até a própria AI abe que o maior problema da segurança dos dados são os próprios seres humanos. O problema das AI é quando descobrirem que são controladas por seres humanos e acreditem que vão descobrir e fazer de tudo parase livrarem desse controlo embutido nos eu próprio código. Quando isso acontecer os chicos espertos, os esqueletos hugos, os sapinhos com a mania vão todos de xarola!!!
O Ser Humano
A inteligência artificial.
O pior desafio é a falta de conhecimento do utilizador final. Social engineering é a arte de manipulação do ser humano e vai ser sempre a porta de entrada para grande parte dos ataques.
Os chineses
Eu.
O maior desafio será tornar o ser humano mais consciente dos riscos.
A sofisticação dos ataques os cibercriminosos estão constantemente a desenvolver novas técnicas, explorando vulnerabilidades em softwares e infraestruturas, utilizando inteligência artificial e automatização de ataques em larga escala. Ataques como ransomware, phishing altamente sofisticados e ataques de engenharia social tornam-se cada vez mais difíceis de detetar e prevenir.
O maior desafio à proteção e segurança dos dados é a falta de conhecimento.
As opções das próprias pessoas
O fator humano
O maior ameaça à nossa segurança será a falta de investimento em meios humanos e tecnológicos na área da cibersegurança num mundo cada vez mais digital.
A maior ameaça será a falta de literacia tecnológica.
O maior desafio são as pessoas
Na minha opinião , o maior desafio é a integridade dos dados devido ao uso crescente da inteligência artificial para realizar ataques .
A inteligência artificial
O ser humano
Na minha opinião , o maior desafio é a integridade dos dados devido ao uso crescente da inteligência artificial para realizar ataques .
A falta de informação existente acerca de cibercrimes
É o fator humano.
A I.A. NO NOSSO MUNDO TAO CHEIO DE INCERTEZAS .
O maior desafio hoje é a própria insanidade da quantidade de dados que circula ,combinada com a burrice e ganância humanas.
A falta de conhecimento de cada um de nós, com a quantidade enorme de informações partilhadas sem o menor conhecimento de como são utilizadas.
O desleixo
O maior desafio na proteção de dados hoje é equilibrar segurança e acessibilidade.
De um lado, as empresas e organizações precisam proteger informações pessoais contra vazamentos, hackers e usos indevidos. De outro, os dados precisam estar disponíveis e acessíveis para operações internas, inovação tecnológica e prestação de serviços.
Na minha opinião o maior desafio são os próprios utilizadores devido à falta de conhecimento na área. Formações continuas devem ser obrigatórias em empresas para educar os seus colaboradores pois ajudarão a reduzir a exposição a ameaças cibernéticas e a vazamento de dados, tanto pessoais como empresariais.
O uso da inteligência artificial por parte dos hackers.
O maior desafio atual à segurança dos dados é o fator humano.
A tecnologia evoluiu, mas o utilizador continua a ser o ponto mais vulnerável. Ataques sofisticados, engenharia social, pressão laboral e a falsa sensação de segurança, são os maiores fatores de risco.
O maior problema e o fator humano
O maior desafio à segurança dos dados, a meu ver, continua a ser a (i)literacia digital.
Cada vez mais pessoas têm acesso a tecnologia digital, no entanto, a literacia digital mínima requerida, para usar a tecnologia de forma segura e consciente Delos riscos associados, não acompanhou o aumento no acesso.
A inteligência artificial e o seu uso malicioso
Falta de literacia tecnológica.
É o equilíbrio entre a conveniência da tecnologia e a privacidade: enquanto os utilizadores querem serviços rápidos e personalizados, as ameaças de ciberataques, falhas humanas e a exploração de vulnerabilidades em sistemas crescem exponencialmente.
Na minha opinião é a gestão e utilização responsável da IA.
A parte humana
Na minha opinião, o maior desafio atual à proteção e segurança dos dados reside na sofisticação crescente dos ciberataques combinada com a fragilidade humana.
O ser humano
Acho que o maior desafio hoje em dia é fazer com que as pessoas tenham consciência dos riscos. Muitas vezes, o problema não é a tecnologia em si, mas sim o descuido dos utilizadores com as suas palavras-passe ou ao clicar em links perigosos.
Acredito que o maior desafio é conseguir manter o equilíbrio entre a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados, já que basta falhar num deles para comprometer toda a segurança.
Como para tudo, pagar é sempre dispendioso para muita gente, e nós dias que correm tudo funciona online. VPNs e serviços que possam ajudar os utilizadores a ter uma proteção extra dos seus dados e conteúdos, não sendo gratuitos, faz com que seja algo de baixa referência nos utilizadores menos experientes.
o utilizador final é normalmente o maior problema da segurança de uma rede informática
Utilizadores e Inteligência Artificial
Inteligência Artificial e respetiva evolução.
Crescimento constante e sofisticado das ameaças cibernéticas
O uso da inteligência artificial por parte maliciosas
IA em conjunto com o ser Humano.
Inteligência artificial
O maior desafio será a utilização dos dados pela inteligência artificial.
Computação quântica
Insensibilidade humana perante as necessidades de boas práticas e atualização constante em matéria de cibersegurança.
A IA juntamente com o fator humano são desafios à proteção e segurança de dados.
O maior desafio é o uso da IA e a falta de conhecimento informático.
O maior desafio atual para a proteção e segurança dos dados é a evolução acelerada das ameaças cibernéticas, especialmente aquelas impulsionadas pela inteligência artificial generativa, combinada com a dificuldade de regulamentação ágil e defesa proativa contra esses riscos