Vulcão em La Palma está ainda mais explosivo e subiu de categoria
Cumbre Vieja, o vulcão localizado na ilha de La Palma, nas canárias, está em erupção desde o dia 19 de setembro e deverá continuar nos próximos meses.
Recentemente este vulcão subiu de categoria no seu índice de explosividade, após ultrapassar a emissão de 10 milhões de metros cúbicos de material piroclástico desde que entrou em erupção há 61 dias.
Categoria do vulcão de La Palma subiu de 2 para 3 numa escala de 8
O comité científico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) aumentou a categoria do vulcão de La Palma de 2 para 3 numa escala de 8, sendo a escala calculada pela quantidade de material piroclástico emitido.
De acordo com Carmen López, porta-voz do comité técnico do Pevolca, a alteração foi pela quantidade de material piroclástico emitido e não por quaisquer mudanças no mecanismo eruptivo ou explosividade.
Nas últimas horas, as três frentes de fluxo de lava ainda estão ativas, embora a única área onde a lava ocupa novo terreno seja entre os fluxos de lava 4 e 7, onde avançou 130 metros, afetando principalmente culturas agrícolas, segundo o porta-voz do comité técnico do Pevolca, Rubén Fernández.
A alteração de categoria ocorre num dia em que o aeroporto de La Palma se encontra inoperacional devido à acumulação de cinzas do vulcão Cumbre Vieja, segundo a operadora aeroportuária AENA, embora os restantes aeroportos das ilhas Canárias permaneçam abertos, revela a Lusa.
A erupção do vulcão Cumbre Vieja já causou a devastação de 866,1 hectares e a destruição de mais de 2.000 edifícios na ilha.
Este artigo tem mais de um ano
Vamos ter de nos habituar…devagar,devagarinho e com muita “calma” a Natureza vai recuperar tudo que a ambição da humanidade lhe tem “roubado”! É inevitável isso acontecer…mas entretanto não aprendemos e a Arábia Saudita vai construir mais duas “cidades flutuantes” em terrenos “roubados” ao mar!
Sim, porque é a primeira vez que um vulcão entra em erupção…
A essa resposta ao comentário eu chamaria um “pensamento profundo”…”gostei”!
A ilha foi criada pelo próprio vulcão, nesta erupção acrescentou mais uns km2 à ilha, não percebo essa do recuperar, antes pelo contrário, até vai criar mais território para os humanos usarem.
Criou mais território?! Só se for “território inerte” porque as culturas que existiam nesse espaço NUNCA mais poderão ser recuperadas! Mas deves estar a pensar em construção e “betão” por cima desses kms de lava! Santa paciência…
Em Janeiro de 2018, com mais de três anos de antecedência, alertei aqui no Pplware para o perigo para Portugal de uma erupção do Cumbre Vieja em comentário que pode ser revisto aqui:
https://pplware.sapo.pt/informacao/saiba-os-sismos-estao-ocorrer-tempo-real/
Infelizmente, a erupção já ocorreu e o perigo tem vindo a tornar-se cada vez mais real, uma vez que segundo vulcanólogos americanos que o estudaram, tem potencial para originar um tsunami capaz de atingir as costas da Florida e, por maioria de razão, toda a costa que vai desde a Mauritânia até à Grã-Bretanha, incluindo pois Portugal, para não falar das nuvens tóxicas que os ventos do sul podem dirigir a Portugal.
Na altura disse-o, rematando que a erupção seria inevitável. Só não se sabia quando.
Oxalá se mantenha apenas com emissões piroclásticas sem que estas provoquem o possível tsunami ! Já temos problemas que cheguem !
Mas do perigo não estamos, de modo algum, seguros.
Isso é do senso comum. Todos podemos dizer que qualquer vulcão vai entrar em erupção, não sabemos é quando…
Posso também prever que até ao Natal vai chover, não sei é quando…
O que diz é um exemplo acabado do conhecido sofisma “ post hoc, ergo propter hoc post hoc ” que não tem qualquer aplicação aqui porque nem todos os vulcões vão entrar em erupção uma vez grande parte deles estão dados por extintos restando deles a forma e relevo de um vulcão e ilhas que deles emergiram e, por outro lado, eu não me limitei a dizer que o Cumbre Vieja iria entrar em erupção.
E não é do senso comum, pelo menos do meu não era, a possibilidade de o Cumbre Vieja poder afectar as costas da Florida. Se, sobre vulcões, tudo fosse do senso comum, então não haveria lugar à vulcanologia nem aos estudos entretanto efectuados sobre as potencialidades deste vulcão.
Tem seguramente melhores exemplos para aplicar o sofisma “post hoc …”
Quer um prémio?
Não percebo onde quer chegar com os seus comentário, previu que ia entrar em erupção e então? Se lhe tivéssemos dado ouvidos não teria acontecido?
O novo professor karamba, quer um caramelo por adivinhar o obvio? Arranje um emprego e deixe de parvoices que ja tem idade para ter juizo
@ airtup
@Porto
A razão de ser do meu segundo comentário acima foi responder a quem me respondeu como aliás mandam as regras de boa educação, e não receber prémios ou caramelos.
Se reiterar o alerta para os perigos que os vulcanólogos americanos atribuíram ao Cumbre Vieja é algo que não se enquadra no título e no tema da notícia, então as minhas desculpas para tanta indignação
O amigo nem sabia onde era o vulcão, escreveu tenerife no comentario lol xD
Caro amigo, houve realmente um lapso em relação a Tenerife, a ilha que fica ao lado de La Palma. Obrigado pela correcção.
Comentários falaciosos e pretensamente catastrofistas….Até parece que o planeta é um ser vivo dotado da capacidade de se sentir incomodado e virado para a vingança. Eu compreendo que em determinadas circunstâncias a Natureza possa adaptar-se a certas condições anormais, provocadas pelo homem, mas daí a dizer que um vulcão seja uma reacção aos desmandos da humanidade ou dar a entender que a construção de duas cidades em aterros hidráulicos é uma “provocação” (o termo é meu) vai uma enormíssima distância.
Devias ver o filme dos eternals para perceber o que nos vai acontecer. O vulcao em erupcao é Tiamut a despertar e o planeta pode mesmo ser destruido com a criacao de um celestial.
Também quero essa droga que andas a tomar…