PplWare Mobile

Vulcão em La Palma está ainda mais explosivo e subiu de categoria

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Vitor Tavares says:

    Vamos ter de nos habituar…devagar,devagarinho e com muita “calma” a Natureza vai recuperar tudo que a ambição da humanidade lhe tem “roubado”! É inevitável isso acontecer…mas entretanto não aprendemos e a Arábia Saudita vai construir mais duas “cidades flutuantes” em terrenos “roubados” ao mar!

    • Diogo says:

      Sim, porque é a primeira vez que um vulcão entra em erupção…

    • airtup says:

      A ilha foi criada pelo próprio vulcão, nesta erupção acrescentou mais uns km2 à ilha, não percebo essa do recuperar, antes pelo contrário, até vai criar mais território para os humanos usarem.

      • Vitor Tavares says:

        Criou mais território?! Só se for “território inerte” porque as culturas que existiam nesse espaço NUNCA mais poderão ser recuperadas! Mas deves estar a pensar em construção e “betão” por cima desses kms de lava! Santa paciência…

  2. George Orwell says:

    Em Janeiro de 2018, com mais de três anos de antecedência, alertei aqui no Pplware para o perigo para Portugal de uma erupção do Cumbre Vieja em comentário que pode ser revisto aqui:
    https://pplware.sapo.pt/informacao/saiba-os-sismos-estao-ocorrer-tempo-real/

    Infelizmente, a erupção já ocorreu e o perigo tem vindo a tornar-se cada vez mais real, uma vez que segundo vulcanólogos americanos que o estudaram, tem potencial para originar um tsunami capaz de atingir as costas da Florida e, por maioria de razão, toda a costa que vai desde a Mauritânia até à Grã-Bretanha, incluindo pois Portugal, para não falar das nuvens tóxicas que os ventos do sul podem dirigir a Portugal.
    Na altura disse-o, rematando que a erupção seria inevitável. Só não se sabia quando.
    Oxalá se mantenha apenas com emissões piroclásticas sem que estas provoquem o possível tsunami ! Já temos problemas que cheguem !
    Mas do perigo não estamos, de modo algum, seguros.

    • André R. says:

      Isso é do senso comum. Todos podemos dizer que qualquer vulcão vai entrar em erupção, não sabemos é quando…
      Posso também prever que até ao Natal vai chover, não sei é quando…

      • George Orwell says:

        O que diz é um exemplo acabado do conhecido sofisma “ post hoc, ergo propter hoc post hoc ” que não tem qualquer aplicação aqui porque nem todos os vulcões vão entrar em erupção uma vez grande parte deles estão dados por extintos restando deles a forma e relevo de um vulcão e ilhas que deles emergiram e, por outro lado, eu não me limitei a dizer que o Cumbre Vieja iria entrar em erupção.

        E não é do senso comum, pelo menos do meu não era, a possibilidade de o Cumbre Vieja poder afectar as costas da Florida. Se, sobre vulcões, tudo fosse do senso comum, então não haveria lugar à vulcanologia nem aos estudos entretanto efectuados sobre as potencialidades deste vulcão.

        Tem seguramente melhores exemplos para aplicar o sofisma “post hoc …”

        • airtup says:

          Quer um prémio?
          Não percebo onde quer chegar com os seus comentário, previu que ia entrar em erupção e então? Se lhe tivéssemos dado ouvidos não teria acontecido?

        • Porto says:

          O novo professor karamba, quer um caramelo por adivinhar o obvio? Arranje um emprego e deixe de parvoices que ja tem idade para ter juizo

        • George Orwell says:

          @ airtup
          @Porto

          A razão de ser do meu segundo comentário acima foi responder a quem me respondeu como aliás mandam as regras de boa educação, e não receber prémios ou caramelos.
          Se reiterar o alerta para os perigos que os vulcanólogos americanos atribuíram ao Cumbre Vieja é algo que não se enquadra no título e no tema da notícia, então as minhas desculpas para tanta indignação

    • Ervilha says:

      O amigo nem sabia onde era o vulcão, escreveu tenerife no comentario lol xD

  3. Alberto T. Pires says:

    Comentários falaciosos e pretensamente catastrofistas….Até parece que o planeta é um ser vivo dotado da capacidade de se sentir incomodado e virado para a vingança. Eu compreendo que em determinadas circunstâncias a Natureza possa adaptar-se a certas condições anormais, provocadas pelo homem, mas daí a dizer que um vulcão seja uma reacção aos desmandos da humanidade ou dar a entender que a construção de duas cidades em aterros hidráulicos é uma “provocação” (o termo é meu) vai uma enormíssima distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.