Pplware

SpaceX recebe autorização para enviar 7500 satélites Starlink de segunda geração

A SpaceX está a iluminar os nossos céus com satélites que fornecem às zonas mais remotas do globo internet de qualidade superior. O objetivo da empresa ainda não está nem perto de ser alcançado, mas a sua constelação de satélites continua a crescer.

A empresa recebeu agora autorização para colocar 7500 satélites Starlink de segunda geração em órbita terrestre… mas num valor bastante inferior ao solicitado.


A SpaceX pediu autorização à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) para implantar 29.988 satélites Starlink de segunda geração em 2020. O processo avançou agora com uma autorização parcial.

A comissão deu à empresa o aval para construir, colocar em órbita e operar até 7.500 satélites para sua constelação de segunda geração, nas altitudes de 525 km, 530 km e 535 km. Em comunicado, a FCC disse que a aprovação de 7.500 satélites para a constelação permitirá que a SpaceX forneça internet de banda larga para utilizadores em todo o mundo, mesmo em zonas remotas.

Contudo, a FCC está a limitar o número de satélites que a SpaceX pode implantar, pelo menos para já. Isto acontece devido a às preocupações atuais sobre detritos orbitais e segurança espacial. A entidade refere que a concessão limitada ajudará a manter um ambiente espacial seguro e protegerá outros operadores de satélites e terrestres de interferências prejudiciais.

Várias empresas, incluindo a NASA levantaram preocupações sobre o plano da SpaceX de implantar 30.000 satélites adicionais, considerando que a FCC já concedeu permissão para lançar 12.000 satélites Starlink de primeira geração.

Numa carta da NASA dirigida à FCC, foram abordados temas como os impactos potenciais de uma constelação expandida para suas missões científicas e de voos espaciais tripulados. Um grande número de satélites Starlink poderia causar um aumento nos riscos de colisão e levar a menos janelas de lançamento.

Exit mobile version