PplWare Mobile

Preço do azeite disparou e pode chegar aos 10€/litro. A culpa é das temperaturas altas…

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jota says:

    Façam como eu, tudo o que está estupidamente caro, eu deixo de consumir! Há alternativas para praticamente tudo!

  2. Junk says:

    Só nos resta dinheiro para comprar comida que faz diminuir o cérebro, ultraprocessados, mcdonalds, refrigerantes, etc.

  3. PoPeY says:

    Vamos ser sinceros… Isso é tudo treta. Basta olhar para os Olivais intensivos (legais e ilegais) que abundam pelo baixo alentejo fora.

    Vê-se as oliveiras cheias de azeitona e o trabalho vai cheio de força. Portanto, esses valores serão mais uns a aumentar pela ganancia e não justificados pela necessidade.

    “https://www.publico.pt/2021/11/24/p3/fotogaleria/oil-dorado-retrato-alentejo-desfigurado-monoculturas-intensivas-407130”

    • Urtencio says:

      LOOOL oliveiras cheias de azeitona!!!
      o ano passado numa produção domestica tive uma quebra de cerca 30% ou mais relativamente ao ano anterior, este ano olho para as oliveiras e azeitona pouca ou nenhuma… desta ultima colheita ainda vendi algum azeite, na colheita que está para vir vamos ver se dá para mim para o ano inteiro.

      • Tobias says:

        Pergunte ao governo porque não manda a força aérea pegar no “Oreon” e analizar onqueba aviação comercial anda a por na atmosfera…

        • Joaquim Sobreiro says:

          Não se fala nisso. Mesmo que visível e evidente, mediante análise de amostras de terreno, não se pode avançar criminalmente. É assunto no âmbito do segredo militar.

    • David Guerreiro says:

      As azeitonas é quase só caroço, e não se faz azeite do caroço…

    • Dávi says:

      A realidade agora já não existe mais.

  4. LS says:

    “temperaturas altas e a seca”

  5. Vasco says:

    O que se passa é que a produção agrícola tem tido grandes quebras em todo o mundo, à medida que o caos ambiental vai aumentando. Muito pior virá. A pouca produção que existe é absorvida cada vez mais por quem a pode pagar, nomeadamente países asiáticos. Será que é tão dificil compreender e tentarmo-nos preparar para uma época de tremenda escassez?

    • Tobias says:

      Esse caos é provocado… Se quer saber procure na NET… Ou as centenas de patentes existentes sobre modificar o clima… Meta isso na NET… Bora lá…. comece a abrir os olhos…

    • Dávi says:

      Devia ver notícias melhores sabe que existe o projecto de acabar com a agricultura na Europa está lá se não vir só TV. Nunca existiu tantos alimentos na história da humanidade existem é 5 corporações com tudo, mas isso já sabe deve trabalhar para uma delas.

  6. Yamahia says:

    Cá pra mim andam a arrancar oliveiras e sobreiros para plantar painéis solares e depois dá nisto loolool

  7. mi says:

    Isto já começa a ser ridículo, cada vez mais se anda tudo a servir do clima, da guerra, da pandemia para subir preços há parva depois não querem sofrer as consequências.

    Isto é tudo treta ora não fosse eu da terra que mais rende com o azeite e este ano não foi excepção teve tudo bem nos lagares e ninguém se queixou, agora de repente já andam a arranjar manhas para dizer que está mau…

    por este andar isto bate tudo no fundo, pois a inflação e os ordenados não batem, ora se não há de um lado para comprar do outro não vendem e chucham no dedo pois aumentar os preços não é opção é mandar do negocio por água abaixo…

    • Joaquim Sobreiro says:

      Esse é um raciocínio lúcido, que só se consegue indo além da propaganda de medo das agências noticiosas. Há um denominador comum a que se chega colocando a questão: a quem serve que acreditemos na verdade única e oficialista?

  8. Fusion says:

    La na aldeia dos meus avós agora têm muito, veio de BMW agora em Agosto. Podem levar todos, levem de borla por favor

  9. Aves says:

    Como se vê pelos dados da Pordata a produção de azeite é muito variável em Portugal. Em milhares de hectolitros nos 5 anos até 2022: https://www.pordata.pt/portugal/producao+de+azeite+total+e+por+tipo+de+lagar+++continente-3441
    – 1918: 1.094
    – 1919: 1.541
    – 1920: 1.071
    – 1921: 2.290
    – 1922: 1.378
    Relativamente a 2023, o “Público” escrevia em 28 de Maio: “Seca implacável deixa olival de Portugal em risco. Sem água, não há azeite. Prevê-se o pior para o olival de sequeiro (que representa entre 75 a 80% do olival que existe em Portugal).
    https://www.publico.pt/2023/05/28/azul/noticia/seca-implacavel-deixa-olival-portugal-risco-agua-nao-ha-azeite-2051162
    Lê-se os comentários e é o habitual. Uns viram uma oliveiras muito bonitas, de regadio ou na terra deles, e nem querem saber como está o olival de sequeiro. Enfim, especialistas em tudo, até na “ingrícola” e em lagares de azeite 😉

    • Dávi says:

      O seu perfil é do sobrinho de Freud, vender a aldrabice acha que já somos todos lorpas é isso não sabemos das mega corporações vão vender azeite de baratas não é.

  10. paulo says:

    outra x este discurso das temperaturas!!

  11. Art says:

    Tens dados deste milénio? 1918 não interessa para a discussão

  12. Há cada gajo says:

    Especulação e mais especulação depois da 4ª maior campanha de sempre em 2022. Estamos a saque. Tudo tem uma desculpa.

  13. rui says:

    O problema é que depois de um aumento brutal dos preços, quando as coisas voltam á normalidade, os preços vão continuar lá em cima…

  14. Teso says:

    Quando um gajo recebe dois salários e passa a receber um se for dizer que está a receber dois… Vai mudar o que está feito??

  15. EEQTR911 says:

    Mas alguém acredita nisso? É claramente manipulação de preços. Agora fazem todos os mesmo…

  16. Dávi says:

    Assim é simplesmente impossível um país produtor a vender azeite a este preço é como podes dizer que és jornalista quando estás a mentir o valor do azeite só está assim porquê existe novos players no mercado que estão a controlar a alimentação assim é impossível no fundo como o azeite é bom para a saúde estão a tirar ao povo na realidade estamos piores que na era medieval para povo vão ser só porcaria,mas quando o jornalista já não diz a verdade vivemos em que regime mesmo????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.