Preço do azeite disparou e pode chegar aos 10€/litro. A culpa é das temperaturas altas…
O preço do azeite aumentou, consideravelmente, no último ano. De tal forma, que já não passa despercebido. Sabe a razão que justifica a exorbitância? As fontes do setor culpam as temperaturas altas e a seca, e avisam que poderá pior.
Conforme partilhado pelo Expresso, esta semana, o preço do azeite atingiu uns impressionantes 8,25 euros. Este valor representa um aumento exagerado, uma vez que, há exatamente um ano, o produto era vendido por apenas 3,87 euros, segundo a plataforma Poolred, da Olimerca, entidade que monitoriza a cotação da matéria-prima em Espanha - o maior mercado mundial do azeite e que serve de referência para Portugal.
Aliás, no país vizinho, a previsão aponta para um aumento ainda maior no preço do azeite, devido à seca, provocada pelas péssimas condições climáticas deste ano.
Segundo a Renascença, estas prejudicaram de tal forma as colheitas que os trabalhadores do setor admitem estar a considerar as suas opções para abandonar definitivamente as suas culturas.
De acordo com o que foi explicado pela secretária-geral da Casa do Azeite, uma associação privada que comercializa, embala e rotula o azeite, os preços praticados em Espanha são muito semelhantes aos praticados em Portugal.
E isto não são boas notícias, pois o aumento por lá poderá impactar ainda mais o mercado português.
Espanha é líder do setor mundial e tudo o que se passa lá influencia o mercado português.
Disse Mariana Matos à emissora portuguesa, partilhando que os preços estão 70 a 80% mais altos, quando comparados com o período homólogo do ano passado.
As fontes do setor adiantam que, devido à falta de chuva e às temperaturas muito elevadas, que estão a dizimar as produções de azeitona, os preços deverão continuar a subir. De tal forma, que as perspetivas apontam que o preço de compra ao produtor poderá chegar aos 10 euros por litros.
Segundo Mariana Matos, os preços exorbitantes impossibilitarão as atuais quotas de consumo e serão insustentáveis para o mercado português.
Este artigo tem mais de um ano
Façam como eu, tudo o que está estupidamente caro, eu deixo de consumir! Há alternativas para praticamente tudo!
Depois, mesmo que venha a voltar a ficar barato, eu já não volto a consumir! Desabituando-me, para mim, é como se tivesse deixado de existir!
dizem os especialistas que, em portugal, o ar ambiente está bastante poluído, portanto, a meu ver, deveria desabituar-se de respirar 😉
Aí sou obrigado, não há alternativa!
Pode sempre mudar-se para um local menos poluído se fizer questão disso.
Sim claro, tu consegues claramente deixar de respirar ar como consegues claramente parar de comer comidas que te façam engordar. Julio Martins, o homem mais inteligente da mãe dele !
Assustador o seu comentário já não existe o conceito de ironia é isso?
Por acaso é considerado país verde porque os outros países o estado paga metade da instalação do GPL no carro e aqui a desculpa é que somos um país verde… E nos encavam á força toda e gostamos… Agora já pode ir às compras..
Não é esse o objetivo???
O azeite é das melhores gorduras que pode consumir, e existem vários pratos da culinária portuguesa que sem o azeite não dá.
Vão sair mais caros os pratos, ou faz-se outros pratos.
Faz como o cigano com o burro, habituou o burro a deixar de comer, e logo quando já se estava a habituar, morreu.
Isso foi o cavalo do espanhol 🙂
Como é que se deixa de consumir azeite? Deixas de comer?
Não soudavel existem sim.
Só nos resta dinheiro para comprar comida que faz diminuir o cérebro, ultraprocessados, mcdonalds, refrigerantes, etc.
Vamos ser sinceros… Isso é tudo treta. Basta olhar para os Olivais intensivos (legais e ilegais) que abundam pelo baixo alentejo fora.
Vê-se as oliveiras cheias de azeitona e o trabalho vai cheio de força. Portanto, esses valores serão mais uns a aumentar pela ganancia e não justificados pela necessidade.
“https://www.publico.pt/2021/11/24/p3/fotogaleria/oil-dorado-retrato-alentejo-desfigurado-monoculturas-intensivas-407130”
LOOOL oliveiras cheias de azeitona!!!
o ano passado numa produção domestica tive uma quebra de cerca 30% ou mais relativamente ao ano anterior, este ano olho para as oliveiras e azeitona pouca ou nenhuma… desta ultima colheita ainda vendi algum azeite, na colheita que está para vir vamos ver se dá para mim para o ano inteiro.
Pergunte ao governo porque não manda a força aérea pegar no “Oreon” e analizar onqueba aviação comercial anda a por na atmosfera…
Não se fala nisso. Mesmo que visível e evidente, mediante análise de amostras de terreno, não se pode avançar criminalmente. É assunto no âmbito do segredo militar.
As azeitonas é quase só caroço, e não se faz azeite do caroço…
A realidade agora já não existe mais.
“temperaturas altas e a seca”
O que se passa é que a produção agrícola tem tido grandes quebras em todo o mundo, à medida que o caos ambiental vai aumentando. Muito pior virá. A pouca produção que existe é absorvida cada vez mais por quem a pode pagar, nomeadamente países asiáticos. Será que é tão dificil compreender e tentarmo-nos preparar para uma época de tremenda escassez?
Esse caos é provocado… Se quer saber procure na NET… Ou as centenas de patentes existentes sobre modificar o clima… Meta isso na NET… Bora lá…. comece a abrir os olhos…
Devia ver notícias melhores sabe que existe o projecto de acabar com a agricultura na Europa está lá se não vir só TV. Nunca existiu tantos alimentos na história da humanidade existem é 5 corporações com tudo, mas isso já sabe deve trabalhar para uma delas.
Cá pra mim andam a arrancar oliveiras e sobreiros para plantar painéis solares e depois dá nisto loolool
Isto já começa a ser ridículo, cada vez mais se anda tudo a servir do clima, da guerra, da pandemia para subir preços há parva depois não querem sofrer as consequências.
Isto é tudo treta ora não fosse eu da terra que mais rende com o azeite e este ano não foi excepção teve tudo bem nos lagares e ninguém se queixou, agora de repente já andam a arranjar manhas para dizer que está mau…
por este andar isto bate tudo no fundo, pois a inflação e os ordenados não batem, ora se não há de um lado para comprar do outro não vendem e chucham no dedo pois aumentar os preços não é opção é mandar do negocio por água abaixo…
Esse é um raciocínio lúcido, que só se consegue indo além da propaganda de medo das agências noticiosas. Há um denominador comum a que se chega colocando a questão: a quem serve que acreditemos na verdade única e oficialista?
La na aldeia dos meus avós agora têm muito, veio de BMW agora em Agosto. Podem levar todos, levem de borla por favor
Como se vê pelos dados da Pordata a produção de azeite é muito variável em Portugal. Em milhares de hectolitros nos 5 anos até 2022: https://www.pordata.pt/portugal/producao+de+azeite+total+e+por+tipo+de+lagar+++continente-3441
– 1918: 1.094
– 1919: 1.541
– 1920: 1.071
– 1921: 2.290
– 1922: 1.378
Relativamente a 2023, o “Público” escrevia em 28 de Maio: “Seca implacável deixa olival de Portugal em risco. Sem água, não há azeite. Prevê-se o pior para o olival de sequeiro (que representa entre 75 a 80% do olival que existe em Portugal).
https://www.publico.pt/2023/05/28/azul/noticia/seca-implacavel-deixa-olival-portugal-risco-agua-nao-ha-azeite-2051162
Lê-se os comentários e é o habitual. Uns viram uma oliveiras muito bonitas, de regadio ou na terra deles, e nem querem saber como está o olival de sequeiro. Enfim, especialistas em tudo, até na “ingrícola” e em lagares de azeite 😉
O seu perfil é do sobrinho de Freud, vender a aldrabice acha que já somos todos lorpas é isso não sabemos das mega corporações vão vender azeite de baratas não é.
outra x este discurso das temperaturas!!
Tens dados deste milénio? 1918 não interessa para a discussão
Especulação e mais especulação depois da 4ª maior campanha de sempre em 2022. Estamos a saque. Tudo tem uma desculpa.
As azeitonas vêem da Ucrânia….
Obrigada pela verdade.
O problema é que depois de um aumento brutal dos preços, quando as coisas voltam á normalidade, os preços vão continuar lá em cima…
Quando um gajo recebe dois salários e passa a receber um se for dizer que está a receber dois… Vai mudar o que está feito??
Mas alguém acredita nisso? É claramente manipulação de preços. Agora fazem todos os mesmo…
A realidade agora é só uma a da bolsa.
Assim é simplesmente impossível um país produtor a vender azeite a este preço é como podes dizer que és jornalista quando estás a mentir o valor do azeite só está assim porquê existe novos players no mercado que estão a controlar a alimentação assim é impossível no fundo como o azeite é bom para a saúde estão a tirar ao povo na realidade estamos piores que na era medieval para povo vão ser só porcaria,mas quando o jornalista já não diz a verdade vivemos em que regime mesmo????