Portugal esteve 6 dias consecutivos a ser alimentado por energias renováveis
A REN - Redes Energéticas Nacionais partilhou que a produção de energias renováveis, em Portugal, bateu novos recordes. A energia limpa conseguiu suprimir as necessidades do país durante 149 horas consecutivas, isto é, seis dias.
Entre as 04h00 do passado dia 31 de outubro e as 09h00 do dia 6 de novembro, ou seja, durante mais de 6 dias consecutivos, foram produzidos 1102 GWh, superando em 262 GWh o valor de consumo nacional para o mesmo período (840 GWh).
Este recorde foi estabelecido, batendo o de 2019, de 131 horas consecutivas.
Além disso, a REN partilhou, num comunicado, que durante as 149 horas foram batidos mais dois recorde:
- O primeiro, entre as 22h00 de dia 31 de outubro e as 09h00 de dia 6 de novembro, em que a produção de energias renováveis foi maior do que a necessária para abastecer todo o Sistema Elétrico Nacional, sem que tenha sido necessário qualquer recurso a fontes de geração térmica convencional, nomeadamente Centrais de Ciclo Combinado a Gás Natural.
- Foram 131 horas consecutivas, que quase triplicaram o anterior recorde, de 2021, de 56 horas.
- O segundo, entre as 10h00 de dia 1 de novembro e as 09h00 de dia 5 de novembro, corresponde a 95 horas seguidas em que a produção renovável foi maior que o consumo, sem necessidade de recurso a Centrais de Ciclo Combinado a Gás Natural e com Portugal a exportar para Espanha.
- As 95 horas permitiam ultrapassar o recorde anterior, de 52, em 2018.
Na perspetiva da REN, "estes importantes registos confirmam que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, mantendo os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço".
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: CNN Portugal
6 dias??? Já só faltam 359!
Viva ao Costa e ao Aves!!!
O Costa já foi! O aves deve estar a recolher informações no Google!
Muitos criticaram estes negócios aqui temos o resultado, só falta um reator nuclear neste país e temos as necessidades deste pais cumpridas para mais 100 anos
Estes negócios? Os negócios aqui é que pagamos todos por estas Infra-estruturas e no entanto temos proveito delas 6 dias no ano, no resto é a energia vendida ao estrangeiro para benefício de acionistas.
Tiveste 6 dias seguidos sem interrupção como assim o beneficio é só estes 6 dias? isto é um recorde há vários 2 3 4 dias seguidos durante o ano hj em dia Portugal usa confortavelmente 70% de renováveis durante o ano, eu não paguei nada pela infraestrutura se tua pagaste devias estar a ganhar com ela eu fiz os mesmo descontos que fiz toda a vida ninguém me pediu mais 1 cêntimo para fazerem isto, Energia vendido ao estrangeiro melhor o nosso país é que ganha queres ganhar faz te acionista ou mete tu painéis solares em casa
pagas mais de 50% de impostos na electricidade e uns 70% nos combustiveis
@Diogo, fonte dessa informação na eletricidade?
Eu só pago os 23% de iva.
Sim, há uma parcela dos acessos á rede, que compreende a manutenção da rede, politicas energéticas que têm de existir, serviços de sistema (frequência, tensão, etc).
Agora pergunto, quando compras um carro, nunca mais lhe mudas o óleo, nem pneus, nem filtros nem nada não é?
Compramos um carro e nunca mais lhe fazemos manutenção.
A rede elétrica não é assim.
Pago isso desde antes de construírem as eólicas portanto ninguem me pediu nada para construir isso é claro que todo o dinheiro e investimentos que o país faz é com o nosso dinheiro é o único dinheiro que eles têm é assim que se gere um país
1 não mete logo 3 um junto a Assembleia da República, outro em São Bento e outro em Belém, quando os políticos portugueses decidirem apostar nessa energia “verdinha” se o fizerem dessa forma tem o meu aval, de outra forma deixem o resto do território em paz.
Mais quais negócios o das barragens?
Se for isso nunca ninguém criticou isso, criticados é vender as que temos aos espanhóis.
Agora a aposta do solar e eólica na altura do Sócrates numa critiquei mas atenção tudo com peso e medida, não vá de um momento para o outro andar a destruir zonas verdes só para instalar painéis para no final vender a energia verde a Espanha.
Agora os 10 mil milhões para o Hidrogénio verde são tudo esquemas que muitos países já desistiram da ideia.
Fantastico e o antonio costa foi preso por nos enganar a todos. Devemos e por andre ventura a presidente para ganhar rumo
Entre Cila e Caríbdis…. xiça penico.
Mario Mero, não sei o que metes mas não é coisa boa… primeiro não sabes escrever; segundo dizes coisas que não são verdade; terceiro devias manter as opiniões políticas extremas para ti.
O que é que o Costa tem a ver com isto?
A aposta do solar e eólica é do Sócrates e das barragens de muitas décadas antes.
Os 10 mil milhões para o Hidrogénio verde não começaram a produzir lol.
O Hidrogénio como se tem visto noutros países só existe por causa dos esquemas dos subsídios porque já existe países a desistir da ideia porque é 10x mais caro que o gaz natural.
Somos um país com tanta beleza e recursos naturais, tanta gente boa… Depois temos uma classe que oprime e mantém o país refém, com taxas, sem poder de compra nem dignidade. Podíamos ser um paraíso… Enfim, excelente ver que conseguimos criar energia limpa em grande escala!
Tantos problemas que temos, infelizmente, pobreza crónica, baixos salários, crises políticas atrás de cries, corrupção, contudo, uma boa notícia, pequena mas boa, 6 dias só com renováveis! Para um país todo é bom, vamos ver quando conseguimos obter 12 dias só com renováveis!