Quantcast
PplWare Mobile

Perseidas 2022: pense nos desejos, vem aí uma chuva de estrelas “cadentes”

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Ricardo Cardoso Reis says:

    Deixem-me começar a dizer que, para referência futura, o Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço está ao vosso dispor para qualquer esclarecimento que precisem para escrever artigos sobre astronomia.

    Em relação ao conteúdo, o artigo tem algumas incorreções:

    – Até 100 meteoros por hora é o máximo previsto, apenas na altura do pico de atividade, se observado em céus escuros e somente se o radiante (ponto de onde parecem emanar os meteoros) estiver no zénite (ponto “por cima das nossas cabeças” no céu).

    – Só em alturas de”surtos” (outbursts), que ocorrem raramente, é possível esse número chegar aos 200, o que não será o caso deste ano.

    – Além disso, este ano o pico de atividade das Perseidas coincide com a fase de lua cheia, pelo que o brilho do luar irá cortar para cerca de metade o número de meteoros visíveis, ou seja, na melhor das hipóteses, 50 meteoros por hora.

    – Se a observação for feita em(ou nos arredores de) cidades, por causa da poluição luminosa, tipicamente observam-se à volta de 10% dos meteoros, ou seja, este ano, por causa do luar, cerca de 5 meteoros por hora.

    – As moléculas não se dissolvem! Não sei se queriam escrever “meteoros”, mas mesmo assim o termo mais correto seria “desintegração”.

    – Finalmente, os meteoros não atingem temperaturas de 5000 graus, nem se estivermos a medir em Fahrenheit. A temperatura média de um meteoro a entrar na atmosfera a cerca de 60 km/s ronda os 1600 – 1700 graus graus Celsius.

  2. Aleixo says:

    Obrigado pelos esclarecimentos. Sendo um entusiasta pelas luzinhas (nem tampouco astrónomo amador, mas com bastante apreço por estes) já por muitas vezes tive de esclarecer família e amigos que o “fogo de artifício” que as tvs prometem não o será bem assim. De qualquer maneira, vou pegar na manta, termo com café e lá vai a malta pró campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.