PplWare Mobile

Monte de roupa descartada no deserto do Chile é tão grande que já é visto do espaço

                                    
                                

Imagem: AFP

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Luis Marques says:

    Se a actividade do Homem tem impacto Climático no planeta, com certeza que tem alguma, se é principal causa não sei, pois já sabemos as mudas climáticas que o planeta terra sofreu ao longo de milhares de anos. Mas uma coisa é certa em termos Ambientais somos os culpados e estamos a destruir o planeta, basta ver as ilhas de plástico nos oceanos, aterros ao “céu aberto”, e isso devia ser suficiente para mudar comportamentos, pois sem um Ambiente que seja “saudável” e propicio a fauna e flora não prospera.

  2. merc dei says:

    isto é tudo uma fantochada … ha milhoes de anos atras os dinosauros faziam a mesma coisa, iam a zara vestiam a roupa uma vez e metiam tudo em montes… isto sao ciclos. ja ha ainda mais anos atras as centopeias descartavam as centenas de sapatilhas da nike de cada vez … via-se quase de saturno o monte de sapatilhas. nao ha uma prova concreta de que seja o ser humano a fazer esses montes de roupa … pode ter sido o ET quando por ca andou

  3. Bernardo duro says:

    A maior parte vai para o inferno por isso aquecimento global é para meninos…

  4. AP says:

    O número de comentadores revela o número de pessoas realmente preocupadas com o futuro dos filhos. Ninguém quer saber do futuro dos filhos. Desde que nos feicebuques façam de conta que gostam dos filhos, está tudo bem. Os problemas de fundo que lhes vão lixar o futuro todo, ninguém quer saber.

  5. PT says:

    Tanta reciclagem para tudo e não há reciclagem de roupa para acabar com isto ?

    • Mr. Y says:

      Porque é que a roupa teria de ser destruída? Porque não reutilizá-la ou doá-la? O motivo é simples, é mais barato descartar do que tentar reintroduzir a roupa, no circuito comercial.

      • David Guerreiro says:

        Eu por exemplo quando jogo roupa ou calçado fora, o que é raro, é quando já não estão em condições de uso. Sei que há quem deite fora roupa até novo, porque “passou de moda”, mas nem toda a roupa que é descartada é boa para reintroduzir no mercado.

    • David Guerreiro says:

      É muito complicado. A maioria das roupas são misturas de várias fibras sintéticas, que dificultam imenso o processo de reciclagem. A roupa de algodão é biodegradável, num aterro acaba por se degradar.

  6. AlexX says:

    Toda aquela área inserida no círculo deve ser +/- equivalente à área de pneus que está ardendo no Kuwait, sendo que esse cemitério de pneus não deve caber em toda essa imagem. De vez em quando enterra-se tudo na areia e dá-se início a nova acumulação de pneus (roupa ou outro lixo qualquer noutro ponto do planeta) ao lado, ou por cima. Os maiores cemitérios de lixo ficam no fundo dos oceanos, desertos ou confins de países pobres, de forma que aqueles que habitam na dita “civilização” possam seguir consumindo desmesuradamente, felizes e entretidos com o circo romano.

    • David Guerreiro says:

      E os pneus podem ser reaproveitados, há empresas que desfazem tudo, retiram o aço e a borracha.

      • AlexX says:

        O balanço é sempre muito negativo, não existem empresas suficientes para reciclar a quantidade de desperdício. Até cobre ou vidro por ex, que estarão entre os elementos mais fáceis e com isso menos dispendiosos de reciclar, e mesmo assim uma boa parte disso acaba despejado algures até que seja a própria natureza a reciclá-lo. É que nem o ouro escapa com a enorme quantidade de electrónica (com circuitos integrados) que também acaba algures numa lixeira a céu aberto. Em África muitas pessoas procuram coisas em lixeiras donde possam eles próprios extrair o que possa ter algum valor e que vão depois vender a um qualquer colector em troca duns míseros cêntimos, mas ainda assim não chega.

  7. David Guerreiro says:

    A grande culpa, é nossa, dos países ocidentais em que se compra roupa sem necessidade, só por moda. As mulheres então passam a vida a comprar roupas, sapatos e malas, alguma delas têm no guarda roupa peças por estrear e que nunca o irão fazer. Chega o dia que se lembram e vai metade para o lixo, porque já “passou de moda”. É preciso mudar-se as mentalidades consumistas. Eu pessoalmente vou comprando roupa à medida que alguma que já possuo se estraga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.