PplWare Mobile

COP28: acordo histórico! É o fim da era dos combustíveis fósseis

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. TT says:

    Estupidez monumental! Preparem as carteiras, vamos encher os bolsos a muitos “amigos” do ambiente e as condições do planeta não vão mudar absolutamente nada!

  2. andre says:

    Adivinham quem paga tudo isto?

    Os bilionarios ficam ligeiramente menos bilionarios
    Os milionarios ficam ligeiramente menos milionarios
    Os ricos ficam ligeiramente menos ricos
    Os bem de vida ficam remediados
    Os remediados ficam pobres
    Os pobres ficam no limiar da sobrevivência, ou morrem.

    Lei não resolve nada apenas gera desiquilíbrios que se vão notar noutro lado .
    Tecnologia sim irá resolver o problema.

  3. Teodoro Salgado says:

    O protocolo de Quioto também era muito giro. Bem como todas as reivindicações dos ditos ambientalistas, como Gretas e afins, que no topo da sua hipocrisia reclamam o fim mas não propõem qualquer alternativa que consiga dar continuidade às necessidades humanas… Vestem roupas plásticas, andam de carro, avião, barco, entre cada manisfetação… Andem a pé, com ramos e metam umas penas como alternativa… gostava mesmo de saber qual a proposta destes ditos ambientalistas para qual será o nosso mundo sem combustíveis fósseis…
    É tudo muito giro nas conferências e manifestações, mas mais giro é vê-los a “fugir” assim que podem e o interesse próprio se acumule… Mas a esperança é a última a morrer…. Ainda tenho esperança na responsabilidade individual para o bem coletivo, srs ambientalistas…

  4. AlexS says:

    Hehe, até onde chega o charlatanismo “cientifico”.

  5. Xico says:

    Bom humor é sempre preciso agora nesta altura do Natal

  6. Jota Santos says:

    existem 195 países participaram 60. está tudo dito.

  7. Sungas says:

    Então já cancelámos o novo aeroporto ?

    • Grunho says:

      Não, construímos, e no dia em que estiver pronto para inaugurar podemos anunciar logo a demolição porque o velho já é largamente excedentário.

    • freakonaleash says:

      A única decisão política que realmente faria sentido quer à luz da proteção ambiental e ainda mais sentido faria do ponto de vista económico. É fazerem uma ligação ferroviária decente a Beja e aí está o segundo aeroporto para a capital!

      • Grunho says:

        Não pode ser. O de Beja já está pago e não dá para meter dinheiro nos bolsos dos empreiteiros. É preciso gastar, no gastar é que está o ganho.

      • AlexS says:

        Não tens mesmo a noção de custo e tempo.

        • freakonaleash says:

          Tenho a noção que um novo aeroporto será muito mais caro que uma ligação de ferrovia decente até Beja a qual ajudaria a dinamizar o Alentejo, em vez de ser sempre tudo concentrado na capital.

          • AlexS says:

            !? uma cidade maior em Beja – que tem de ser construída- não a torna mais atractiva. As pessoas querem ir para o pé do mar. A não ser que tenhas comboio de 30 em 30 minutos e 300kph ninguém vai querer esperar horas para chegar a Lisboa.
            E tudo estrá dependente dos tipos dos comboios não fazerem greve…

  8. A says:

    Hahahaha…que grande comedia

  9. jorgeg says:

    hehehe,… somos governados por imbecis, incompetentes e com severos problemas mentais.
    O ocidente esta lixado!

  10. W says:

    Estranho, coincide com as previsoes do esgotamento da matéria prima. Serà coincidencia?

    • AlexS says:

      As previsões foram mudando sempre. Ainda me lembro de dizerem que acabava por volta do ano 2000

      • W says:

        Não sou desse tempo, desde que me lembro que é 2050, agora podem extender ligeiramente por causa das novas technologias solares, etc… Mas a previsao nunca vai variar mt +5/-5 a não ser que se reduza drasticamente ou deixe de usar completamente a combustao termica petrolifera…

        • AlexS says:

          “Se o consumo seguir no nível atual, o petróleo do mundo deve desaparecer na primeira década do século 21”, escreveu, em 1977, o New York Times.”

          O consumo aumentou bem mais.

  11. JS says:

    Aqui ao pé de mim há um ambientalista ao menos é o que apregoa e tem no veículo um autocolante Salvem o ambiente e anda com um carro a gasóleo
    E como separar o lixo e cada vez a fatura é maior assim como a mudança dos contadores inteligentes pagamos cada vez mais
    Para mim são todos uns enganadores

  12. PorcoDoPunjab says:

    Deixa cá ver, acabam com os combustíveis fósseis e vamos passar a usar o quê?
    Já sei, electricidade.
    Mas como vamos produzir tanta electricidade?
    Simples, centrais a carvão e carrega.
    Os alemães aprenderam da pior maneira o que dá estas tretas de mexer com as fontes energéticas.
    Energia aumentou de preço exponencialmente e agora correm o risco das suas próprias indústrias irem para países com energia mais barata.
    É bem feita para não serem burros.

    • paulo g. says:

      Errado. Vê o caso da Austrália. Da dependência da sua própria produção de carvão, as centrais a carvão estão a ir à falência porque são muito caras de se manter e estão a ser substituídas pela energia solar bem mais barata. Para guardar a energia excedente estão a usar baterias.

  13. rui says:

    Ativista=terrorista=parasita

  14. Aves says:

    O texto do acordo da COP28:
    https://unfccc.int/documents/636608#msdynttrid=S3AZcMgHW7CqOCwkdhVuM_G1lIgMIA2KcPTeMv14ZwM
    Para se perceber o que é mais relevante, o melhor é recorrer à “bíblia da informação”, o The Guardian: https://www.theguardian.com/environment/cop28

  15. Luís Ferreira says:

    Alguém me sabe dizer a dimensão da pega ecológica da COP28?
    Obrigado

  16. Profeta says:

    Por acaso na altura do natal costumam montar os circos para o pessoal assistir. Este ano quizeram fazer diferente, reuniram alguns paises e contaram umas anedotas, mas so para o pessoal que passa a vida a dormir e nao quer saber. Eu nao acredito em nenhuma instituicao ou organizacao a face da terra. Enquanto nao me provarem o contrario, nao e com espectaculos mediaticos que me convencem. Ve-se a vontade que esta malta tem em terminar com a corrupcao existente por todo o mundo. Mas nahh o prioritario e o combate (das tretas)as alteracoes climaticas. Muita maldade pura e crua que este pessoal manifesta em todas as direcocoes, e nos somos sempre atingidos com estas bostas!! Nao nao e o Benfica que paga, somos nos.

  17. João says:

    É só acreditar que até 2050 vão haver carros elétricos usados,a 1000€ , que vão haver postos de abastecimento em zonas mais desérticas e inóspitas , que o preço da eletricidade se vai manter em níveis “aceitáveis “, ao ponto de não haver um aumento exagerado provocado por aumento da procura, que todos os países menos desenvolvidos comecem a produzir mais eletricidade e eletricidade mais limpa , que não haja a tentação de construir centrais nucleares para fazer face ao aumento de necessidades, que se encontre uma forma eficiente para lidar com os milhões e milhões de viaturas que vão ter de parar de circular , para muita coisa … mas neste momento como é só papel qualquer assina de cruz , depois logo se vê

  18. Profeta says:

    Ha outra questao que provavelmente alguns nao pensaram. Com a atitude de querer terminar com os combustiveis fosseis, atras irao vir milhares para o desemprego. Nao que nao tenha de ser feita a mudanca (mas assim tao radical tambem nao) mas isso e certinho que ira acontecer. Depois mais problemas para cada pais. Onde irao encaixar toda esse gente. E a extincao desses postos de trabalho nao vao originar novos postos de trabalho para electricos. Talves nalgumas areas mas uma coisa minima no meu entender.

    • paulo g. says:

      Radical é desaparecermos todos.
      O problema é que se está a assobiar para o lado há 50 anos.
      Os chineses, apesar de serem os maiores poluidores, são também os que têm a tecnologia que está a mudar o planeta.

  19. joao matos says:

    Actualmente as emissões para a atmosfera por parte da da China representam 35% no Mundo. Quero ver a China a cumprir essa proeza até 2050. Dúvido! Do lado dos Estados Unidos, vamos ver no próximo ano qual o próximo presidente. Se for Biden do lado dos democratas o acordo será para manter, caso contrário se o escolhido for Trump do lado dos republicanos, tudo o que for acordos sobre redução de emissões para a atmosfera serão para rasgar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.