Ydreams: A Realidade Aumentada além-fronteiras
A Ydreams é uma empresa portuguesa especialista em tecnologias de interacção, com foco na área da Realidade Aumentada. Durante os últimos anos tem vindo a desenvolver ambientes interactivos de larga escala, produtos inovadores e propriedade intelectual, através da combinação de tecnologia e design.
O Pplware foi convidado a visitar as suas instalações, no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, a fim de conhecer este caso de sucesso português e saber um pouco mais acerca do seu trabalho e da forma como a Realidade Aumentada promete inovação para o futuro.
A empresa
As instalações da Ydreams encontram-se bastante isoladas do restante campus universitário, saltando à vista a sua paisagem envolvente e a calma que rodeia o edifício. Ao entrarmos, fomos prontamente recebidos pelo Corporate Communications Director da empresa, André Lapa, que nos introduziu um pouco da da sua história e origens.
A Ydreams investiga e desenvolve tecnologia proprietária e patenteada em áreas com o o processamento de imagem, Realidade Aumentada, interfaces activadas por gestos e computação invisível. Tem sido ainda frequentemente referenciada na imprensa portuguesa com um caso de sucesso no campo das novas tecnologias, com destaque para o posicionamento global da empresa. Para mais informação sobre a empresa, consulte o site oficial e a Wikipédia.
O interior do edifício tem um aspecto jovial, descontraído e moderno. Paredes coloridas, quadros e mobília moderna criam um ambiente chill-out, apetecível para uma tarde de convívio entre amigos. Uma mesa de ping-pong no meio de uma sala sugere ainda a possibilidade de alguma diversão enquanto se trabalha.
O André Lapa diz-nos que o espírito da empresa é bastante flexível e descontraído. Trabalha-se bastante, mas também se relaxa, dá-se um saltinho à praia para apanhar umas ondas por exemplo. Existem ainda várias bandas musicais no interior da empresa, que chegam mesmo a competir e a ganhar prémios internacionais em concursos de bandas de empresas. Cada trabalhador tem o seu próprio hobby e tem toda a liberdade para o desenvolver, avivando ainda mais a sua veia criativa. Afinal de contas, a Ydreams vive de criatividade e de ideias inovadoras.
A apresentação
O objectivo da nossa visita foi aprender um pouco acerca da Realidade Aumentada. Mas afinal o que é isto? Foi exactamente isso que nos foi apresentado na Ydreams: exemplos de Realidade Aumentada no mundo e os projectos que a empresa desenvolve nesta área.
Talvez até já tenha ouvido falar neste palavrão, ou mesmo na expressão anglo-saxónica augmented reality, ou então nem por isso, mas em todo o caso suponho sinta a necessidade de de uma definição mais clara deste conceito.
Segundo a Wikipédia:
Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Actualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.
Com certeza já teve contacto, pelo menos uma vez na vida, com este tipo de realidade. Basta lembrar-se dos jogos de vídeo que acompanharam a sua infância e que cada vez mais se tornam mais e mais realistas. Além de uma representação cada vez mais fiel da realidade, deverá ter reparado na quantidade de informação “extra” adicionada a cada imagem. Não se recorda? Lembre-se das indicações dos inimigos, das munições disponíveis ou itens no inventário, tudo isto é informação que aumenta a sua realidade, neste caso virtual!
Além destas aplicações no mercado consumidor, maioritariamente na área do divertimento e lazer, o conceito de realidade aumentada permaneceu um tanto quanto fechado e resguardado para áreas como a militar e mecânica. Na área da mecânica, por exemplo na mecânica automóvel, já falamos anteriormente neste artigo sobre como este conceito poderá ajudar um mecânico automóvel ou qualquer pessoa sem muitos conhecimentos a remover e colocar peças no seu automóvel.
Se gosta de filmes de ficção científica ou filmes que decorrem no futuro, com certeza teve oportunidade de observar toda uma panóplia de dispositivos electrónicos tais como grandes capacetes ou óculos que permitem ao utilizador ver a realidade – através de vídeo (video seethrough) ou através de umas simples lentes (optical) – e adicionar informações desde o grau mais corriqueiro ao mais complexo.
Como funciona?
O processamento da realidade aumentada está dividido em três fases:
- Captura da imagem por uma câmara.
- Renderização da imagem.
- Mistura da realidade virtual.
Os novos dispositivos do mercado, nomeadamente os novos smartphones que já possuem GPS e bússola integrados, já permitem uma nova gama de possibilidades no campo da realidade aumentada. Correntemente no mercado, os smartphones que possuem estas capacidades estão limitados ao iPhone 3GS e a alguns modelos Android.
Com este tipo de equipamentos torna-se possível saber a localização mais ou menos exacta e a direcção do utilizador, permitindo aplicações como uma espécie de guia turístico virtual. Imagine a possibilidade de filmar com a câmara do seu telemóvel qualquer local do mundo e imediatamente este lhe devolver informações realmente úteis?
De facto, já existem projectos que aplicam este conceito, por exemplo o Layar, o primeiro browser de realidade aumentada do mundo, disponível para alguns modelos Android, desde Junho deste ano.
Um dos projectos mais sonantes da Ydreams, o qual tivemos o prazer de experimentar nas traseiras do edifício, é o Virtual Sightseeing. É uma espécie de visualizador para parques, monumentos, paisagens, enfim, tudo o que tire partido de informação adicional para o seu utilizador.
Com um grande design, uma interface verdadeiramente intuitiva e tecnologia de Realidade Aumentada, o VS Scenic Viewer permite ao seu utilizador explorar informação de uma forma entusiasmante acerca do mundo que nos rodeia, através de um acesso instantâneo a conteúdo multimédia relativo ao ponto de interesse do utilizador.
O Virtual Sightseeing já é comercializado e encontra-se disponível em vários sítios do país, principalmente miradouros.
Fiducial Markers
São uma espécie de marcadores usados em processamento de imagem como medida de comprimento ou ponto de referência. Podem ser utilizados em qualquer tipo de objectos ou mesmo no corpo humano de forma a possibilitar uma interacção mais física e realista com o sistema de realidade aumentada.
Aqui os pequenos símbolos sobre a mesa captados pela câmara do iPhone permitem que o software saiba referenciar a posição de cada cubo e assim permitir ao utilizador brincar um pouco com a Realidade Aumentada.
Os grandes marcadores quadrados sobre os pulsos e sobre o objecto permitem saber exactamente a sua posição e orientação.
O jogo para a PS3 “Eye Of Judgement” que tira partido da câmara EyeToy é ainda outro exemplo da utilização de pequenos marcadores em objectos físicos, neste caso cartas. É impressionante como se consegue “tornar realidade” jogos de cartas como o tão famoso “Magic: The Gathering”, controlar directamente os ataques das nossas criaturas e observar de perto toda a envolvência de efeitos especiais através do televisor.
Publicidade
Este é um segmento com muita potencialidade utilizando este tipo de tecnologia. Um bom exemplo disso é o Artvertiser, um projecto de Realidade Aumentada dirigido às grandes metrópoles que utiliza uma espécie de binóculos que permitem ao utilizador visionar determinados anúncios publicitários como se estivessem projectados em grandes placards. Quem sabe estes anúncios poderão ser especificamente direccionados a esse utilizador, à semelhança do que o motor de busca Google faz.
Outra utilização possível para este tipo de tecnologia são os estabelecimentos comerciais, onde por exemplo, num supermercado, ao ser colocado um produto alimentar em frente a uma câmara, seria mostrado num ecrã todas as características desse produto.
Um exemplo já existente encontra-se disponível nos chamados “quiosques de realidade aumentada Lego” que permitem que se posicione a caixa de um produto Lego em frente a uma câmara e é exibido num ecrã o resultado da montagem desse produto, de forma a dar a sensação real do que aquele brinquedo poderá vir a ser!
A Ydreams desenvolveu também um chão interactivo para a Toyota que, tal como é possível observar na imagem abaixo, permite colorir um automóvel da marca, através da sua sensibilidade ao toque.
Outro exemplo de um chão interactivo desenvolvido pela empresa é esta espécie de tapete de boas-vindas que, ao ser atravessado por alguém, emite sons e exibe imagens de um pequeno jardim virtual, sendo ainda possível perseguir um pequeno coelho à volta da área.
Jogos/Lazer
ARhrrrrrrr é um first person shooter que tira partido da Realidade Aumentada. O objectivo é simples: matar todos os zombies que vão aparecendo pelas ruas utilizando para isso um pequeno toque sobre o ecrã do telemóvel e até existe a possibilidade de colocar Skittles pelas ruas e detoná-los como se fossem autênticas bombas!
Aqui está outro projecto da Ydreams ligado à vertente mais lúdica da Realidade Aumentada, em que existe uma interacção entre pessoas e elementos virtuais num cenário físico.
Ainda relacionado com a vertente lúdica, mas desta vez mais para crianças, a Ydreams desenvolveu o Flapi, uma mascote doméstica e ainda outros personagens virtuais num ambiente físico com obstáculos, interagindo com uma criança.
O Project Natal, já aqui falado no Pplware, é um dos expoentes máximos desta tecnologia. Uma das grandes inovações face ao EyeToy da Playstation 3 é a câmara capaz de percepcionar profundidade, o que leva o controlo por parte do utilizador a um nível nunca antes visto.
Video-Mapping
Esta é uma das técnicas actualmente utilizadas para animar um pouco (muito!) edifícios, seja por fins publicitários ou mesmo monumentos históricos. São projectadas imagens sobre edifícios mais ou menos irregulares acompanhadas de música e efeitos sonoros à mistura de forma a criar uma ilusão da realidade bastante boa! Vejam no seguinte vídeo o que esta tecnologia permite.
E foi aqui que terminou a apresentação sobre esta tecnologia. Prometo-lhe ainda para breve um artigo sobre mais projectos criados por esta empresa portuguesa que tanto tem contribuído para o prestígio do nosso país na área da tecnologia. Deixo ainda o meu agradecimento em nome da equipa do Pplware à Ydreams por nos ter recebido prontamente afim de construir este artigo que tiveram (espero eu!) o prazer de ler.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente! Portugal 4ever! 😀
Muito bom 🙂
Parabens YDreams e Pplware.
Excelente artigo, Ana! Parabéns a ti, e a toda a equipa da YDreams pelo seu trabalho! 🙂
Um amigo meu trabalha lá há vários anos. Eles desenvolvem tecnologias mesmos excelentes, bastantes anos à frente do que é feito lá por fora. Merecem mais reconhecimento do que têm, a meu ver. Obrigado pelo post, Ana. 🙂
Como sempre, excelente artigo!
Esta realidade tem vindo a ter um progresso fenomenal, tenho visto videos do iPhone com esta tecnologia implementada pela Google, que vai facilitar e muito quem visita monumentos, etc. É só apontar para o monumento em questão e toda a informação aparece. (Com o recurso do GPS e Bussula do 3GS)
Muito bom mesmo e é sempre bom divulgarem estes trabalhos que muitos são nacionais e ninguém sabe e imagina sequer. Infelizmente em Portugal ainda se continua a dar mais valor a uma “chuteiras e pitons” que a grandes “carolas e inventos” 😉
Sem dúvida alguma, temos excelentes projectos e temos que os valorizar. Estão ao nível dos melhores que o mundo produz, pena não termos a força para levar estas coisas mais além, mundo fora… como acontece com o futebol… como muito bem referes.
oh ana… tu dás cabo de mim!!! 🙂
parabéns pelo artigo.
Uau, excelente post. Já tinha ouvido falar há uns meses atrás e pesquisei muito sobre o assunto. É simplesmente fantástico, gostaria muito de aprender a usá-lo. E o melhor é que está a se desenvolver cada vez mais e, no futuro, já se poderá fazer muitas coisas bastante interessantes.
Mais uma vez parabéns pelo post.
excelente artigo, parabens
Tenha muita curiosidade por estas tecnologias, embora ainda tenha algumas reticências acerca da sua aplicabilidade. Tenho esperança na sua rápida melhoria de qualidade para fazer um melhor julgamento!
Aguardo com expectativa! 🙂
Não apreciei a jogabilidade do ARhrrrrrrr! Parece bom apenas para ficar com dores nas costas…
No video do Video-Mapping, aos 3’35” é a Casa da Música, no Porto?
Bom artigo, Ana!
Lembro-me da Ydreams ter ido à etic_ em 2006 ou 2007 e eu ficar super entusiasmado. Foram dar um seminário sobre game design. Desde então eu tenho estudado bastante para me tornar um game designer. Quem sabe um dia estarei a trabalhar para a Ydreams 😛
Ótimo artigo !
Obrigado pelo vosso apoio. 🙂
Sem vocês não faria sentido divulgar o excelente trabalho desta empresa e dar ainda a conhecer um pouco mais deste mundo que é a Realidade Aumentada.
Isto sim, é o futuro!
Obrigada mais uma vez à Ydreams em nome da equipa Pplware.
O teu artigo explica muito bem essa tecnologia e as suas potencialidades ao contrário do site da YDREAMS onde se fica sem perceber o que é o negócio deles (e não sou o único a ter verificado isso!)!
Continuação de bons artigos/trabalho!
@Ana Nós é que agradecemos, o artigo está muito bom, explica muito bem o que é a Realidade Aumentada e o trabalho que a YDreams tem feito nessa área. Ainda bem que a vossa visita foi proveitosa. Dentro de alguns dias iremos apresentar, em Las Vegas, novas novidades no que diz respeito à percepção de profundidade em Realidade Aumentada. Se houver interesse, partilharemos estes novos avanços com a comunidade pplware assim que for possível.
@Blackbit Obrigado pelo reparo, vamos trabalhar para clarificar alguns aspectos nesse sentido.
Parabéns Ana! Excelente artigo.
Desconhecia por completo, o nível desta empresa. Muito bem!
Como já foi dito, é só pena que em Portugal não haja mais incentivos por parte dos governos, nesta área.
No mesmo contexto, uma aplicação interessante que a IKEA está a desenvolver para o iPhone:
http://macmagazine.uol.com.br/2009/12/11/ikea-demonstra-conceito-alternativo-de-app-com-realidade-aumentada-para-iphone-3gs/
Muito bom!
Muito bom artigo!
É uma boa aposta, dar a conhecer o que de bom se faz por cá e em que trabalham as empresas portuguesas da área das tecnologias.
Quanto a Ydreams fiquei com muito boa impressão e espero que tenham sucesso porque afinal de contas é um empresa portuguesa como ainda há poucas.
cumprimentos,
Muitos parabéns à Ana Narciso e à Pplware por este artigo.
Existe também este projecto de Realidade Aumentada, na Austrália, que se chama ARQuake,ou seja, o jogo Quake 1 em versão de Realidade Aumentada.
Links:
http://en.wikipedia.org/wiki/ARQuake
http://wearables.unisa.edu.au/arquake/
Cumprimentos.
Uma das empresas que sigo no twitter e não só. Sem dúvida que me ajoelho perante a audácia e espirito desta empresa!
Comprei o livro Voando com os Pés na Terra, para quem não sabe é um dos co-founders da YDreams, e aquilo é tal e qual a minha filosofia. Afinal não sou só eu o “louco” que pensa que é tudo fácil, pode ser, basta sermos corajosos e com valor!
Mas tenho é de referir uma das conferências a que fui e depois de ouvir um qualquer a falar falar, vestido de fatinho e gravata, com números e lá ao alto a falar (secar) para o público…heis que entra alguém da YDreams de calça de ganga e camisa! Logo por aí outra postura e ainda por cima senta-se e fala assim na boa, com humor e a cativar o público.
Atitude, carácter e diferenciação para o tradicional cá em PT onde se pensa que só os engravatados transmitem algum valor, mas as coisas estão a mudar.
Algo que António Câmara diz é que em 2012 ou 2013, Portugal vai ser um óptimo país para se trabalhar e eu não tenho dúvidas, nem dúvidas onde me vou sediar aquando da formalização de uma nova entidade, num espaço calmo, longe da confusão de uma certa cidade…
E muitos parabéns Ana, excelente transmissão de uma matéria que muitos desconhecem, ainda, estiveste atenta e fizeste o trabalho de casa 🙂
Bem este artigo deixa de boca aberta toda a gente que o vê..
Parabéns..
Ana, muitos parabéns pelo excelente artigo!
Fico muito contente por aqui ver pessoas com tanto optimismo, vontade de vencer e de construir algo melhor. Sempre estimulei tudo isso na YDreams e nos meus alunos da Universidade de Évora.
DCA, não sei se a conferência a que te referes foi uma das muitas dezenas em que participei, mas acredita que compreendo muito bem os teus comentários. Muitas vezes, enquanto esperava na mesa pela minha vez de falar, pensava “Mas porque é que este país é tão formal? Porque é que algumas pessoas acham que ser importante é vestir fato e gravata e despejar uma conversa artificial, sem alma, sem paixão?” Se gostas de “cenas” muito à frente vai, pelo menos uma vez na vida, ao PicNic (http://www.picnicnetwork.org/)
Não se esqueçam de acreditar, arriscar e, sobretudo, divirtam-se sempre!
Ana, muitos parabéns pelo artigo!! =D
Eu sou estudante de Engenharia Informática na Universidade do Minho e no âmbito de dinamizar actividades, o meu departamento organiza todos os anos as ‘Jornadas da Informática’ e este ano, a parte mais interessante foi quando o representante da Ydreams nos falou sobre os projectos da empresa… são absolutamente fascinantes… =D Parabéns a Ydreams pelas inovações e parabéns ao pplware que cada vez mais se afirma como uma referência sobre tecnologia em Portugal!
Olá! Uma dúvida: a ydreams faz video mapping?já fez cá em PT?
Muito bom artigo!
Gostaria de saber se alguem me pode indicar mais algum site em especifico ou me possa fornecer conteudos sobre este tema.
Estou a realizar um trabalho para a disciplina de “Cibercultura” onde tenho que falar um pouco da evoluçao da interface ate a realidade aumentada, e depois explorar um pouco mais este ultimo.
obrigado
Olá, parabéns pelo artigo, realmente apresenta o tema de forma muito clara e objetiva.
Sou estudante do curso de Ciência da Computação da UESC-BRASIL-BAHIA(www.uesc.br) e estou estudando RA há algum tempo. Um dos principais problemas para quem está começando é encontrar material de apoio. Depois de procurar um pouco, conheci a ARToolKit – uma biblioteca que auxilia no desenvolvimento de aplicações de RA -, mas ainda é um pouco complexo para mim. Gostaria de saber se vocês têm algum material de apoio para iniciantes.
Grato.