PplWare Mobile

Projecto Natal – O futuro é agora?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


    • Desculpa lá Pinto mas tenho de discordar 🙂

      Realidade aumentada é ver uma imagem real (um vídeo em tempo real, uma câmara, etc.) e nessa mesma imagem (real), estar implementada tecnologia que te permite “saber mais” ou “utilizar mais” dessa imagem.

      Por exemplo, se vais num carro e no pára-brisas vês os prédios a serem identificados e os seus nomes a aparecerem, assim como os logos de empresas que estejam sediadas nesses mesmos edifícios, etc., isso já é realidade aumentada. Estar a ver prédios sem suporte “real”, ou seja, totalmente virtuais (como é o caso do vídeo acima), não é realidade aumentada, mas sim realidade virtual 😉

  1. carloscorp says:

    Ja tinha lido algo sobre este projecto, mas fiquei surpreendido pela interactividade apresentada, realmente o “O futuro já chegou!”.

    Quando ao facto do isolamento social, linha entre a realidade virtual e a realidade “física” esta cada vez mais ténue, é natural que este fenómeno aumente, e será um problema com que se vai agravar nos próximos anos.

    • Tiago Sá says:

      Por amor de deus, aquilo é tamanha bullshit que até assusta. Desde quando é que algo daquele género é possível gerar proceduralmente?! Os cenários, a fala… as animações ainda vá lá, mas deve ser tão caro de fazer que não compensa para nada… Enfim…

      E depois com o Molyneux a falar, já sabemos que apenas 10% do que é dito, se tanto, é verdade… -_-

  2. Magno Campos says:

    Fikei estupidamente estupefacto a olhar para o computador….

    adorei….

  3. NCB says:

    Ok, por partes. Não misturar o projecto Natal (hardware) com a demo do jogo que anda a ser desenvolvido pelo Molyneux. Quanto ao projecto natal acaba por não ser mais que um Eye Toy melhorado. Porque não? É uma evoluçao do Eye Toy e do conceito Wii sem comandos. Veremos quando houver demos de jogos de acçao verdadeiramente ditos.

    Quanto ao projecto Mylo/Myla (acho que é o nome dele) tenho as minhas dúvidas se o IQ e o reconhecimento da voz tenham uma performance aceitável mas ok, isto ainda é a ponta do iceberg e há muito para fazer e explorar.

  4. Vasco Patrício says:

    O Peter Molineaux é talvez a pessoa mais desbocada da industria dos jogos. Black & White 1/2, Fable; tudo jogos victimas da grande boca desse senhor que promete e publicita muito, sem apresentar os resultados prometidos. Relatos de jornalistas que experimentaram o demo à porta fechada na E3 relatam que a interacção era limitada e mecânica; certos comandos eram ignorados e a comunicação nunca é tão espontanea como eles tentam fazer acreditar. Certo, é uma proof-of-concept ainda em fase inicial, mas esperar um nivel de diálogo semelhante ao apresentado no video, quando a maior parte dos projectos de IA profissionais nem chegam perto disto…

    Dito isso, todos os outros demos foram muito mais interessantes e reveladores do potencial do Natal. As novas varinhas da Sony para a Playstation 3 também parecem interessantes.

    “…e vejam o produto que levará a Microsoft a líder de mercado nos videojogos num futuro próximo”

    Ainda têm que comer muitas sopas para chegarem aos 50+ milhões de Wiis vendidas em todo o mundo, e os números não mostram sinais de abrandamento.

    • NCB says:

      Pois, tal como no meu comentário disse era exactamente isso o que receava.

    • ZDL says:

      PS3 fanboy, a azia da slim não ser tão vendida como esperavam não te passou ainda, temos pena!!

      • Vasco Patrício says:

        Gostava de saber qual é a parte do meu post que favorece a Sony mais que a Microsoft, para além de criticar um proof-of-concept exagerado para efeito publicitário, e para o qual disse também que outras demos eram mais abonatórias para a tecnologia deles.

        Gostava também de saber que azia é essa a que te referes, porque até hoje nunca tive uma consola deles, nem tão pouco me interessa o sucesso que têm ou não. Não faço questão de dar dinheiro a empresas que tentam impingir standards que só os favorecem a eles e que gostam de invadir a minha privacidade com rootkits escondidos em CDs de música.

  5. Bluedragon says:

    Bem, tenho de dizer que fiquei meio de boca aberta..
    Não estava mesmo à espera que tal fosse possível já nos dias de hoje.
    Tecnologia de ponta ^^

  6. sight says:

    bem isto ja e um ‘cadinho antigo mas nao deixa de ser fantastico.
    duvido bastante que isso seja como mostram 😛
    quanto ao preço, ja foi estabelecido, 100€.

  7. killer says:

    Em trailers tudo corre bem!

    Vamos ver quando sair para o mercado…

  8. Filipe Mendes says:

    Incrível e estamos a falar, a par do Sid Meirs, do melhor criador de videojogos de sempre Peter Molyneux (Popolous,Dugeon Keeper, Black & White, The Movies, Fable, etc).. portanto nem consigo imaginar o que aquela cabeça é capaz de criar com este nível de tecnologia… O futuro é aqui mesmo ao lado e estou mesmo a ver que vai ser extraordinário. Sobre as preocupações sobre a tecnologia li uma vez um livro que falava de um mundo em que a leitura não existia, havia filmes, videojogos, etc, quando um doido de lembrou de corromper a juventude com livros que alheava os miúdos da realidade e que controlavam a imaginação deles com palavras e imaginavam-se na pele de herois e heroinas … estão a ver o filme 🙂

  9. Paz says:

    Old, e isto é pré-feito, quero ver isto a funcionar na realidade… vamos ver o q sai daqui.

  10. kekes says:

    Esse Peter é uma maquina de criatividade, qual Will Wright qual carapuça.

    Por acaso se isso surgir brevemente vai “partir” tudo, nao sei como as outras consolas vao respoder a tar coisa, será preparaçao para uma Xbox nova? Tive a ver a resposta da Sony e é fraquinha, um Wii Mote alterado.

    PS. nao tens as apresentçoes dos outros jogos usando natal? A resposta aos movimentos naquilo é brutal… Imagina usar isso para criar um FPS… Será lindo…

  11. Tiago Carvalho says:

    Já vem um bocadinho atrazado este post 😉

  12. Ricardo says:

    Incrível é as pessoas acreditarem em tudo o que vêem…

  13. Marco Faria says:

    Boas,

    Acho que os tempos de resposta não são “fake” mas uma coisa tenho de discordar…

    Acho esta tecnologia benéfica em 2 pontos, já que manter uma “amizade” totalmente virtual como demonstrado no video acho totalmente psicótico e imoral…

    1º – Imaginem que vão a um McDrive, a uma repartição das finanças, correios, entre outros, e não terão mais aquele empregado chato e resmungão com um dia de trabalho em cima a ser arrogante, mas sim um assistente virtual que o tratará sempre bem, mesmo que seja “um moedinhas”, mas por outro lado todos os actuais funcionários => fundo de desemprego “mamar” do estado.

    2º – Imaginem inumeros serviços sociais, militares, cientificos, etc. que poderam ser controlados em tempo real com os movimentos a que estamos habituados e manter o ser humano longe de perigo de vida ou ferimentos.

    Mas acho que terá sempre contras é uma questão de avaliar o que é mais benéfico. Mas é de certo, não digo um avanço tecnologico, porque não o é, mas sim uma nova exploração do existente que poderá abrir portas a “novos mundos”.

    Cumprimentos…

  14. zox says:

    este post já esta velho

  15. A friend says:

    Tenho acompanhado esta tecnologia desde que foi anunciada,
    é bastante promissora…

    Vamos lá ver como serão os tempos de resposta e reconhecimento..

    Pode ser que com isto seja introdução de novas formas de interagir-mos com os computadores e consolas.. é esperar para ver já que grande parte dos videos não são feitos em tempo real e é uma tecnologia em desenvolvimento…(já a longos anos…)

    Jogar um Call of Duty nisto num futuro proximo é que era 😉

    Já agora para quem não souber, um dos grandes carolas que a Microsoft pescou para ajudar no desenvolvimento desta tecnologia, tem videos espetaculares no Youtube que usava um comando de uma Wii, e através dos infravermelhos fazia o motion tracking e disponibilizou isso na internet… vale a pena ver..

    Head Tracking for Desktop VR Displays using the WiiRemote

  16. Fernando says:

    a microsoft anda a passar-se, estou a ver uma empresa muito partida.
    gostei do que vi, mas será assim tao real.
    Será que a microsoft tem futuro nos jogos?

  17. Rui Costa says:

    Vá, olhem para mim…

    UAU!

  18. MiguePB says:

    Bem, se esse video nao for falso realmente muio bom.
    Mas nunca na vida a Microsoft vais ficar à frente no mercado com essa tecnologia.
    Porque a Sony vai chegar-se à frente ou a Nintendo primeiro.
    A Sony sempre foi a melhor, na minha opinião.

    • Pako says:

      Estás muito longe da realidade… só se for em Portugal. A Nintendo sempre foi líder, e nunca teve prejuízo até hoje. Só que em Portugal a realidade é diferente…

  19. Shinji says:

    Como é que se faz quando um tipo chega a casa cansado e quer simplesmente jogar na cama ou sentado no sofá não me digam que temos que andar a bracejar feitos maluquinhos…

    A demonstração impressiona mas não vejo grande utilidade andar a falar com uma personagem… e depois como é que é? temos que falar inglês correctamente ou vai ser traduzido para Português?

    Por exemplo em jogos de carros como é que se controla a aceleração e a travagem num carro?

    Como é que num FPS se aponta para um alvo exacto se não temos nenhuma coisa na mão ou um joystick a auxiliar para fazer mira?

    Eu quero ver isto a funcionar num jogo para Homens não para jogos de criancinhas… para isso já sabemos que resulta.

  20. codezulo says:

    a industria do sexo vai achar esta nova forma de fazer jogos a sua mina de ouro !

  21. Beatriz says:

    Fiquei espantada com o que vi, mesmo sendo uma criança… Eu gostei dos jogos, á primeira vista são divertidos, mas canção um pouquinho, e é muito real… Acho que é muito simples, como ei de dizer… Que agora as crianças como eu, gostam mais de coisas com mais acção… Mas está fixe… Não sei se vão conseguir vender muito… Mas hoje em dia, tudo o que é tecnológico as crianças gostam… principalmente jogos.. xD

  22. ab says:

    Para começar, “responsividade” não é sequer Português. Como é que querem falar de tecnologia de futuro se nem um corrector ortográfico conseguem usar?

    • Se tu dizes (erradamente) que “responsividade” não é uma palavra da Língua Portuguesa, queria que me iluminasses com o sinónimo dessa palavra e, já agora, a que Língua se refere a tal palavra em estrangeiro que utilizei.

      • ab says:

        Eh pá, não vás por mim.

        http://www.priberam.pt/dlpo

        O termo correcto é resposta, ou tempo de resposta. “Responsividade”, pura e simplesmente, não existe.

        Ou então também podes dizer que o Natal “laga” um bocado. 😀 É só pegar numa palavra inglesa e dar-lhe aquele toque tuga.

        Não leves a mal. O problema não é do pplware. É cada vez mais comum, infelizmente, ver o Português feito em pedaços pelos media.

      • Gostei particularmente do facto de te fazeres superior, principalmente quando estavas errado e não é difícil confirmá-lo.

        Coitadas das pessoas que estudam, em Mestrados de Psicologia, Responsividade materna… se não existe, que fazem eles?

        Não te fies só no que existe na Internet (e quando te fiares, lê bem as coisas que os sites de dizem, não só o que mostram).

        Como se diz, errar é Humano e eu, felizmente, dou muito poucos erros de Português, quer a nível de sintaxe, quer a nível gramatical.

        Não penso, de modo algum, que não erro, porque erro. A questão é que, quando não tenho a certeza sobre uma coisa, pesquiso até ter a informação necessária para poder afirmá-la e defendê-la como certa.

        E não penses que “laga” estaria errado gramaticalmente. Não está. É um estrangeirismo. Apenas terias de assumir o verbo “lagar” como correcto (estrangeirismo). Isso já concordo que poderia variar consoante a vontade de cada um.

        Que os media erram e não deveriam errar (ou deveriam errar menos) também concordo.

        • ab says:

          Acredita, isso da superioridade, é só uma opinião tua. Não tive qualquer intenção de me fazer superior.

          Para mim, se não vem no dicionário, não existe. Sendo um neologismo, ou uma derivação de um neologismo, será uma questão de tempo. E vamos todos poder gostar da responsividade do Natal.

          Ainda bem que concordamos no mais importante.

    • Vítor M. says:

      Tchiii ab… fugiste à escola?

  23. Pako says:

    Sinceramente esta notícia já saiu há bastante tempo… de novidade não tem nada. A E3 foi em Junho…

  24. Oliveira says:

    Nice =P

    But the voice recognition isn’t that perfect yet, and I know it, ‘cause I study in that area. lol

    Maybe it’s improved to that lady, but when they change to another person, there’s another story

  25. mm says:

    Isto não tem nada a ver com um produto real, no entanto tem algumas ideias muito potentes… Acredito que um nível de interactividade semelhante consiga ser atingido daqui a uns anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.