PplWare Mobile

Ydreams: A Realidade Aumentada além-fronteiras


Autor: Ana Narciso


  1. ACosta says:

    Excelente! Portugal 4ever! 😀

  2. fran says:

    Muito bom 🙂

    Parabens YDreams e Pplware.

  3. luisousa says:

    Excelente artigo, Ana! Parabéns a ti, e a toda a equipa da YDreams pelo seu trabalho! 🙂

  4. Shiryu says:

    Um amigo meu trabalha lá há vários anos. Eles desenvolvem tecnologias mesmos excelentes, bastantes anos à frente do que é feito lá por fora. Merecem mais reconhecimento do que têm, a meu ver. Obrigado pelo post, Ana. 🙂

  5. a Friend® says:

    Como sempre, excelente artigo!

    Esta realidade tem vindo a ter um progresso fenomenal, tenho visto videos do iPhone com esta tecnologia implementada pela Google, que vai facilitar e muito quem visita monumentos, etc. É só apontar para o monumento em questão e toda a informação aparece. (Com o recurso do GPS e Bussula do 3GS)

    Muito bom mesmo e é sempre bom divulgarem estes trabalhos que muitos são nacionais e ninguém sabe e imagina sequer. Infelizmente em Portugal ainda se continua a dar mais valor a uma “chuteiras e pitons” que a grandes “carolas e inventos” 😉

    • Vítor M. says:

      Sem dúvida alguma, temos excelentes projectos e temos que os valorizar. Estão ao nível dos melhores que o mundo produz, pena não termos a força para levar estas coisas mais além, mundo fora… como acontece com o futebol… como muito bem referes.

  6. Miguel says:

    oh ana… tu dás cabo de mim!!! 🙂

    parabéns pelo artigo.

  7. Stiven says:

    Uau, excelente post. Já tinha ouvido falar há uns meses atrás e pesquisei muito sobre o assunto. É simplesmente fantástico, gostaria muito de aprender a usá-lo. E o melhor é que está a se desenvolver cada vez mais e, no futuro, já se poderá fazer muitas coisas bastante interessantes.
    Mais uma vez parabéns pelo post.

  8. balele says:

    excelente artigo, parabens

  9. kendimen says:

    Tenha muita curiosidade por estas tecnologias, embora ainda tenha algumas reticências acerca da sua aplicabilidade. Tenho esperança na sua rápida melhoria de qualidade para fazer um melhor julgamento!
    Aguardo com expectativa! 🙂

    Não apreciei a jogabilidade do ARhrrrrrrr! Parece bom apenas para ficar com dores nas costas…

    No video do Video-Mapping, aos 3’35” é a Casa da Música, no Porto?

    Bom artigo, Ana!

  10. Wilson Silva says:

    Lembro-me da Ydreams ter ido à etic_ em 2006 ou 2007 e eu ficar super entusiasmado. Foram dar um seminário sobre game design. Desde então eu tenho estudado bastante para me tornar um game designer. Quem sabe um dia estarei a trabalhar para a Ydreams 😛

  11. Bruno says:

    Ótimo artigo !

  12. Ana Narciso says:

    Obrigado pelo vosso apoio. 🙂

    Sem vocês não faria sentido divulgar o excelente trabalho desta empresa e dar ainda a conhecer um pouco mais deste mundo que é a Realidade Aumentada.

    Isto sim, é o futuro!

    Obrigada mais uma vez à Ydreams em nome da equipa Pplware.

    • Blackbit says:

      O teu artigo explica muito bem essa tecnologia e as suas potencialidades ao contrário do site da YDREAMS onde se fica sem perceber o que é o negócio deles (e não sou o único a ter verificado isso!)!
      Continuação de bons artigos/trabalho!

      • André lapa says:

        @Ana Nós é que agradecemos, o artigo está muito bom, explica muito bem o que é a Realidade Aumentada e o trabalho que a YDreams tem feito nessa área. Ainda bem que a vossa visita foi proveitosa. Dentro de alguns dias iremos apresentar, em Las Vegas, novas novidades no que diz respeito à percepção de profundidade em Realidade Aumentada. Se houver interesse, partilharemos estes novos avanços com a comunidade pplware assim que for possível.

        @Blackbit Obrigado pelo reparo, vamos trabalhar para clarificar alguns aspectos nesse sentido.

  13. Bónus says:

    Parabéns Ana! Excelente artigo.
    Desconhecia por completo, o nível desta empresa. Muito bem!
    Como já foi dito, é só pena que em Portugal não haja mais incentivos por parte dos governos, nesta área.
    No mesmo contexto, uma aplicação interessante que a IKEA está a desenvolver para o iPhone:
    http://macmagazine.uol.com.br/2009/12/11/ikea-demonstra-conceito-alternativo-de-app-com-realidade-aumentada-para-iphone-3gs/

  14. José Fonseca says:

    Muito bom!

  15. dethos says:

    Muito bom artigo!
    É uma boa aposta, dar a conhecer o que de bom se faz por cá e em que trabalham as empresas portuguesas da área das tecnologias.

    Quanto a Ydreams fiquei com muito boa impressão e espero que tenham sucesso porque afinal de contas é um empresa portuguesa como ainda há poucas.

    cumprimentos,

  16. Orlando says:

    Muitos parabéns à Ana Narciso e à Pplware por este artigo.

    Existe também este projecto de Realidade Aumentada, na Austrália, que se chama ARQuake,ou seja, o jogo Quake 1 em versão de Realidade Aumentada.

    Links:
    http://en.wikipedia.org/wiki/ARQuake

    http://wearables.unisa.edu.au/arquake/

    Cumprimentos.

  17. DCA says:

    Uma das empresas que sigo no twitter e não só. Sem dúvida que me ajoelho perante a audácia e espirito desta empresa!
    Comprei o livro Voando com os Pés na Terra, para quem não sabe é um dos co-founders da YDreams, e aquilo é tal e qual a minha filosofia. Afinal não sou só eu o “louco” que pensa que é tudo fácil, pode ser, basta sermos corajosos e com valor!

    Mas tenho é de referir uma das conferências a que fui e depois de ouvir um qualquer a falar falar, vestido de fatinho e gravata, com números e lá ao alto a falar (secar) para o público…heis que entra alguém da YDreams de calça de ganga e camisa! Logo por aí outra postura e ainda por cima senta-se e fala assim na boa, com humor e a cativar o público.

    Atitude, carácter e diferenciação para o tradicional cá em PT onde se pensa que só os engravatados transmitem algum valor, mas as coisas estão a mudar.

    Algo que António Câmara diz é que em 2012 ou 2013, Portugal vai ser um óptimo país para se trabalhar e eu não tenho dúvidas, nem dúvidas onde me vou sediar aquando da formalização de uma nova entidade, num espaço calmo, longe da confusão de uma certa cidade…

    E muitos parabéns Ana, excelente transmissão de uma matéria que muitos desconhecem, ainda, estiveste atenta e fizeste o trabalho de casa 🙂

  18. Carlos Gomes says:

    Bem este artigo deixa de boca aberta toda a gente que o vê..

    Parabéns..

  19. Eduardo Dias says:

    Ana, muitos parabéns pelo excelente artigo!

    Fico muito contente por aqui ver pessoas com tanto optimismo, vontade de vencer e de construir algo melhor. Sempre estimulei tudo isso na YDreams e nos meus alunos da Universidade de Évora.

    DCA, não sei se a conferência a que te referes foi uma das muitas dezenas em que participei, mas acredita que compreendo muito bem os teus comentários. Muitas vezes, enquanto esperava na mesa pela minha vez de falar, pensava “Mas porque é que este país é tão formal? Porque é que algumas pessoas acham que ser importante é vestir fato e gravata e despejar uma conversa artificial, sem alma, sem paixão?” Se gostas de “cenas” muito à frente vai, pelo menos uma vez na vida, ao PicNic (http://www.picnicnetwork.org/)

    Não se esqueçam de acreditar, arriscar e, sobretudo, divirtam-se sempre!

  20. João says:

    Ana, muitos parabéns pelo artigo!! =D

    Eu sou estudante de Engenharia Informática na Universidade do Minho e no âmbito de dinamizar actividades, o meu departamento organiza todos os anos as ‘Jornadas da Informática’ e este ano, a parte mais interessante foi quando o representante da Ydreams nos falou sobre os projectos da empresa… são absolutamente fascinantes… =D Parabéns a Ydreams pelas inovações e parabéns ao pplware que cada vez mais se afirma como uma referência sobre tecnologia em Portugal!

  21. Maria Leão says:

    Olá! Uma dúvida: a ydreams faz video mapping?já fez cá em PT?

  22. Jose Rodrigues says:

    Muito bom artigo!
    Gostaria de saber se alguem me pode indicar mais algum site em especifico ou me possa fornecer conteudos sobre este tema.
    Estou a realizar um trabalho para a disciplina de “Cibercultura” onde tenho que falar um pouco da evoluçao da interface ate a realidade aumentada, e depois explorar um pouco mais este ultimo.
    obrigado

  23. Elinaldo Junior says:

    Olá, parabéns pelo artigo, realmente apresenta o tema de forma muito clara e objetiva.
    Sou estudante do curso de Ciência da Computação da UESC-BRASIL-BAHIA(www.uesc.br) e estou estudando RA há algum tempo. Um dos principais problemas para quem está começando é encontrar material de apoio. Depois de procurar um pouco, conheci a ARToolKit – uma biblioteca que auxilia no desenvolvimento de aplicações de RA -, mas ainda é um pouco complexo para mim. Gostaria de saber se vocês têm algum material de apoio para iniciantes.

    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.