Windows 7 – Primeiras imagens!
Hoje (ontem) na PDC, a Microsoft mostrou publicamente pela primeira vez o Windows 7. Até agora a empresa manteve, de alguma forma, segredo acerca do novo sistema operativo. Nos últimos meses a Microsoft apenas falava numa leque de novas funcionalidades e muitas alterações aos serviços existentes.
Ocasionalmente apareceram screenshots da Calculadora ou do Paint, sem que nada fosse assinado oficialmente pela casa mãe. Mas finalmente podemos ver o aspecto que terá o Windows 7.
Não vamos pensar que haverá uma alteração visual igual à que aconteceu com a passagem do Windows 95 para o 98, há 13 anos atrás, nem pensar! Teremos algo bem mais familiar!
Primeiro e indo ao encontro com o que tenho vindo a dizer, o Windows 7 não trará nenhuma revolução gráfica, como vimos na passagem do XP para o Vista, onde o conceito Glass foi introduzido.
Em termos de segurança o Vista trouxe um reforço, talvez exagerado, que provocou confusão, incómodo e de certa forma, assustou o utilizador, a passagem do Vista para o Seven já não será assim.
Será uma transição onde esses sistemas estarão presentes, embora ligeiramente mais polidos. No entanto estão lá, as pessoas é que já não vão estranhar e já não se assustarão com o UAC.
Quer isto dizer que mesmo que as alterações lhe possam ser totalmente invisíveis, a experiência do utilizador fará com que o produto seja encarado como mais evoluído do ponto de vista da facilidade de interacção.
Algumas novidades estão obrigatoriamente presentes porque hoje utilizamos o computador de forma diferente, temos em casa, temos na rua e temos nas empresas o nosso perfil e queremos ter tudo sincronizado.
Aparecem agora ícones que nos levam de forma mais rápida para as aplicações mais utilizadas e para serviços que dantes estavam escondidos bem por trás dos menus.
O desktop quer-se agora flexível, onde não teremos os gadgets obrigatoriamente numa barra, haverá mais "espaço" de escolha. Agora os gadgets vivem no desktop.
A barra de tarefas foi reformulada, estando agora com mais qualidade facilitando o acesso aos ícones lá dispostos. Agora os ícones, em vez de escondidos ou visíveis conforme vontade do utilizador, no Windows Sete só estarão visíveis se estiverem activos.
Outra importante alteração é na forma como as bibliotecas são mostradas. Agora a apresentação poderá ser feita por vários critérios.
O Explorador do Windows está ligeiramente diferente, a "tree" apresenta-se mais sóbria e com caminhos mais directos, pré-visualização em tempo real sem necessidade de abrir o documento.
Estas foram algumas, poucas, alterações que se percebem, das imagens e das opiniões de quem já experimentou o novo sistema Operativo.
Será dada mais informação à medida que for saindo da PDC.
Windows 7 - Wallpaper Oficial:
Temas para o Windows 7:
Windows Classic Curiosidades históricas
- Windows 1.0 - Por mares nunca antes navegados!
- Os mistérios do Windows… 96
- Os mistérios do Windows… 97
- Os mistérios do Windows… 97 – Parte 2
- Os mistérios do Windows… 99
- Os mistérios do Windows… Longhorn
Homepage: PDC2008
Site Oficial: Windows 7
Este artigo tem mais de um ano
Nunca usei um mac,mas pela as imagens do novo windows eu diria que é uma tremenda “cópia” não?Bastante inspirado no conceito do mac 😀
Espero que mais estável que o vista..
Espero que esta versão venha mais amigável pois quando migrei para o Vista voltei correndo para o XP, gosto do design do Vista, mas o desempenho do XP é muitíssimo superior…
Adoro novidades e não vejo a hora de testar o Windows 7 !!!
desde que eles cortem a quantidade exagerada de recursos consumidos (nao me lixem, mesmo sem o aero a coisa é monstra e ninguem me tira da ideia que é falta de optimizacao) incluam a compatibilidade do xp com todo o hardware que o xp suporta (essa de impressoras hp laser recentes nao serem suportadas é ridicula e a culpa nao é so da hp. eles ja tem no xp tudo que precisam, nunca percebi o retrocesso e porque é que isso nao foi portado pro vista), aumentem a performance geral e
DEFINITIVAMENTE ACABEM COM A PORCARIA DO DISCO A TRABALHAR CONSTANTEMENTE (nem venham tangas, ja desliguei tudo que poderia desligar superfetchblablabal e nada).
Nao gostei (assim como nao gosto no mac) que me tapem os olhos com exploradores de pastas “inteligentes” que me “facilitam” o acesso ao que eu quero. O que eu quero é que me mostrem a minha estrutura de directorios como ela é, nao preciso que me tapem os olhos nem que decidam por mim para onde é que eu quero ir.
E podem acabar com o centro de redes e etc. Que pura perda de tempo que é. Nao me mostra nada de novo, nao me mostra nada do que eu quero e so me faz perder tempo. Quero poder ver o meu ip com um par de clicks no icon da rede, e alterar o meu ip com outro par, por favor.
Matem o UAC. Put* da tentativa mais frustrada EVER a uma forma de segurança. Já agora, tentem reduzir o numero de clicks que é preciso pra executar uma tarefa basica como executar um programa. A M$ nao me paga tratamentos para tendinites por clicks excessivos e desnecessarios.
Um search era giro. Mas um que fosse mesmo search e nao que executasse o programa que o windows “acha” que eu quero. Porque nao acerta. Nunca. E começa logo mal por estar a executar um programa quando devia estar a pesquisar. Falando em pesquisas, mental note, searches on-the-fly sao má ideia. Piora quando eu tenho que esperar que o sistema procure por todas as alternativas sempre que eu escrevo uma letra do que raio eu quiser procurar.
Já agora, era pedir muito por uma firewall decente? sei la, uma que permitisse uma configuracao facil, com logs decentes para poder analisar o que se está a passar. vá lá, voces tem o habito de copiar coisas fixes (costumam falhar miseravelmente na tentativa, mas…) já ha muito por onde copiar nesta materia.
Ja agora, um sistema de partilhas que funcione e que so tenha que configurar 1x o meu sistema para que permita acesso a tudo. E que realmente o faça.
Um windows que nao seja susceptivel a virus e spyware? para nao terem que inventar com o software comprado e outrora bom (agora completamente arruinado) que é o windows defender?
Um windows update que funcione. Melhor.
Remover o IE do windows. Ta provado voces NAO tem jeito pra fazer browsers, salvem alguma cara rendendo-vos a evidencia e incluindo logo de origem material decente como o firefox ou o opera. E provavelmente no Chrome na altura em que este windows for lançado. Pode ser que acabe a IE dependencia que é uma praga sob todos os pontos de vista e me complicam a vida cada com a quantidade enorme que me aparece povo a dizer que fod** o windows porque usou o IE.
Tentar manter o windows abaixo de 10 versoes, nao era pior.
… estou de acordo. Venha ele.
Às favas o Windows 7, isso é apenas o Vista enxugado e devidamente corrigido, como já deveriam ter feito há muito tempo.
Não passa de uma grande correção, só que você tem que comprar denovo.
e @Alain, o Windows bem que tenta, mas não consegue se comparar a perfeição do Leopardo, que desde muito tempo foi arquitetado assim como as esculturas de Michelangelo.
Olha, isto é o Snow Leopard?
É que a dock, perdão, Taskbar é tão engraçada…
Olha os widgets a passear, desculpem, gadgets.
Cumps
Se o Mac é bom e eu preciso é de usar o Windows, porque não copiar o Mac?
Se o copiam é só uma forma de mostrar que gostam 😛
kde4 by Microsoft…………………????
O Linux OpenSuse faz isso há mais tempo.
Hoje em dia já não é Pecado fazer plágio. Há quem esteja à espera do Windows 7, eu espero pela próxima versão do Suse. No meu caso, pus o Windows numa virtualbox apenas para alguma eventualidade. Se o Vista é tão caro, imagino o 7…
Mas qual o problema?!
Já começam as criticas sem nexo nenhum..
A única alteração que vejo é a barra ser melhorada e em vez de umas barras com as aplicações, ficarem uns icones, e diferente do Mac que usa uma dock mesmo..
Em relação ao gadgets/widgets nada de especial, apenas em vez de estarem na barra lateral, podemos colocar em vários sítios..
E mais, acho que ja no tempo do win98SE ou Millenium, se podia colocar no “active desktop” vários items à nossa escolha, todos automaticamente actualizados, tipo o tempo, webpages, etc..
Mas claro, é o windows que tudo copia, lolol
E mais, de certeza que a Microsoft tenta ir de encontro ao feddback dos seus utilizadores, ou não? se sim e se pedem estas melhorias, não será natural elas surgirem?! ou preferiam que fizessem por capricho só??
É como nos carros, todos parecem iguais agora.. e são copias?? não, tentam chegar o mais possível aos gostos, tendências actuais..
abraço
espero bem k nao tenha nada a ver com estas imagens ….. k fuleirisssss!!!!!
Bom sinceramente não vi grandes mudanças…
Qual será o objectivo deste SO?
Mais um na conta, uma forma de fazer actualizações sem lhe chamar pelo nome?
Obrigar a empresas a gastar mais € na sua aquisição ?
Em suma não percebi as motivações….
————————————-
http://www.sounatural.com
lol, adorei ler o texto do Kayn, fez-me lembrar a “pessoa revoltada” dentro de mim… e concordo com o que disse 🙂
Oi. antes de tudo acho que o rumo está a ser bem definido. Cada vez mais queremos coisas giras e a funcionar cada vez com mais optimização.
Em relação ao aspecto gráfico ir de encontro a KDE’s e MAC Leopard’s é um bom começo. Finalmente perceberam o que as pessoas mais gostam e mais querem. Já chega de termos de instalar windowsblinds e afins para conseguirmos “aquele aspecto gráfico”.
Em relação a esta release “windows 7”, não vem tarde e não vem cedo. Não sei se sabem mas a Microsoft tem um plano (timeline) em que lança sistemas operativos de x em x anos. é normal. e vai continuar a ser.
Na minha opinião como suporte de informática a muitas empresas, acho que o avanço é positivo. Já deixaram de cair nas minhas mãos cancros em que era preciso rezar para o windows xp correr. agora deu-se o salto para ter obrigatoriamente de ter umas máquinas “melhorzinhas”.
deixem-se de queixar com cópias e plágios. simplesmente à coisas que estão na “moda”.
O artigo refelecte bem a minha percepção e provavelemnte a de muita gente em relação ao Vista. No início assusta, mas depois até conseguimos um bom desempenho com o SO. Pessoalemente aceito as comparações com o Mac já que o Mac é realmente interessante a todos os níveis. Mas não posso deixar de relatar a experiência horrorosa que tive, por exemplo, com o Ubuntu que é um SO muito elogiado por ser rápido, estável, etc. Com efeito não o achei nem rápido nem sequer estável. Tem menos ataques? Pois, mas eu se fosse assaltante de bancos também preferia assaltar os maiores. Também não subscrevo as teorias da conspiração anti windows. Parece-me natural que qualquer empresa vá melhorando o seu produto, oferecendo-o em versões cada vez melhoradas.
Estou mesmo a ver quais são os requisitos deste SO…!!! Qualquer dia as pessoas nao têm dinheiro suficiente para fazer upgrades aos computadores para aguentar com o Windows! Porque é que a Microsoft não faz um SO mais leve, pelo menos 1?? Daqui a uns tempos nem têm clientes.
continuas a ter um so estável e que corre em máquinas ditas “mais fraquinhas”. Windows XP. já tem service pack 3.
No fundo parte tudo de uma opção. queres ter o novo windows? entao tens de fazer upgrade à máquina. se não tens $$$ deixas.te ficar com o antigo. é tão simples quanto isso.
a M$ sempre copiou o grafismo aos outros mas que sa f*da.. Desde que seja melhor como parece ser tudo bem.
O que me revolta é que o Vista foi uma experiencia com preço monetário bem caro que muita gente pagou e agora quem quiser ter o Vista corrigido (que é o seven) tem que pagar outra vez pelo sistema operativo. Mas eles desde que tenham o seu dinheiro estão-se a cagar… e quem ficou com o vista ultra lento e pesado por muitos service packs que leve no focinho é que lixa.
É por estas e por outras que cada vez uso mais o meu ubuntu em vez de windows!!
Caro EacHTimE,
O que diz é falso. Um upgrade do Vista custava qualquer coisa como 70€ em inglaterra. É verdade que em Portugal o SO é bastante caro, mas não é verdade que ele seja caro em todo o lado. E, meu caro, 70€ é o que se gasta num telemóvel ou numa porcaria qualquer. Por que razão achamos que devemos e podemos dar aos 200€ por um telemóvel Nokia mas não aceitamos pagar um sistema operativo? Todos aqueles que defendem o trabalho à borlix e o software à borlix deveriam também, para ser coerentes, defender que a Nokia deveria oferecer os telemóveis e pagar-nos para fazermos chamadas. E isso é possível, sabiam? Com lixo e lixo de publicidade atrás é perfeitamente possível.
Estou curioso em saber se haverá alguma ligação ao Microsoft Surface 😉
O nosso visitantes Iv@n deixou o mote:
Espero que os jogos no Windows 7 consigam igualar a performance que têm no XP, e que não seja como no vista em que ficam 25% mais lentos!
video do Windows 7:(ñ é fake)!
http://br.youtube.com/watch?v=W8uD8XLITI4
Espero que o resultado final nao seja assim pois para isso compro um mac. Ate os virus para mac sao mais bonitos. Procurem por “rogue mac os” no google imagens
sim e em tern«mos de memoria consumida tb seja igual ao XP
Enfim, mais do mesmo… Não acho que seja uma copia de Mac OS, pois nesse ponto o que tinha de ser copiado, já o foi no Vista. O desktop faz me lembrar o KDE, mas sinceramente esperava mais qualquer coisa a nivel grafico.
Mas é tudo uma questão de esperar para ver o que este Seven, vai fazer a mais que o XP ou Vista
So uma correcçao as gadget sao nao sao fixas a uma barra, eu tenho-as bem no desktop e barra nem ver-la 😉 vejma la se corrigem isso…
AR eu corro os jogos mais rapidamentre no vista que no XP, tive um aumento de 10fps com a insalaço do SP1 no vista em alguns jogos ate, corro o CoD4 por exemplo a mais FPS uma media de 15 que no XP dando sempre no 75/80 enquanto no XP era sempre 60 com mts slow downs.
Keep going
“Em termos de segurança o Vista trouxe um reforço, talvez exagerado, que provocou confusão, incomodo e de certa forma, assustou o utilizador, a passagem do Vista para o Seven já não será assim”.
Como assim passagem do Vista? Se a MS estiver pensando direito, verá que na maioria a passagem será feita do XP para o Se7en!
Spulva sim, podes colocar os gadgets no ambiente de trabalho, todos sabemos, nesta versão, contudo, esses gadgets vão ter mais funcionalidades e vão deixar de estar presos à barra para arrancarem. Para os teres dispostos pelo ambiente de trabalho, tens obrigatoriamente de carregar o gadget e a barra, com todo o seu consumo inútil. Pelo menos foi isso de depreendi das ilações tiradas na primeira amostragem.
Boas a todos.
Temos de ver que a M$ é uma empresa e como tal tem de ganhar dinheiro.
Se as companhias automóveis mudam alguns pormenores dos seus modelos, fazendo assim com que o modelo que compramos á apenas um mês desvalorize, e todos achamos á e tal ficou mais giro, porque não a M$.
Se não gostam não mudem, se acham que o vosso SO é melhor fiquem com ele, eu instalei o vista e voltei ao XP, já experimentei vários SO, mas voltei sempre ao XP, se eles (M$), querem voltar a lançar outro SO, deixem lançar depois experimentem se não gostarem voltem ao vç antigo
Fikem bem
A microsoft está a preocupar-se mais com a beleza do que com a funcionalidade que se exige num SO: rapidez, facilidade…etc
Vivemos na era da moda e da beleza…por isso está tudo explicado…
Felipe Rei esquece o XP. Tudo parte da base de trabalho criada há muitos anos com o NT4, velho certo?
Não sei se viram o Vídeo do posts anterior sobre o Se7en, porque se chama Windows 7?
Porque o Vista era o Windows 6, o XP o Windows 5, o NT o Windows 4 e antes disso, o começo do sucesso com o Windows 3.
É engraçado haver quem consigo julgar um SO apenas por algumas imagens, mas lol.
Já agora, acho que o artigo tem um erro: Não foi do 95 para o 98 que houve a alteração na GUI.
E a única semelhança que vejo com o Leopard é o menu a partir da barra de tarefas que já lá devia estar há mais tempo.
O windows vista é excelente e não vi muita mudança no Windows 7 que justifiquem um upgrade, pelo jeito, permanecerei com o vista por muito mais tempo.
Ferreira o grande salto em termos de afinações e melhoramentos gráficos foram sem dúvida do Windows 95 para o 98, ao nível multimédia e segurança foi enorme o melhoramento.
Claro que se falarmos de Windows 3.1 para o Windows 95… bom, estamos a falar de patamares diferente. A relação que se estabelece entre o Windows Vista para o Se7en pretende ser a mesma que ocorreu do Win95 para o Win98.
@Kayn estou contigo! 😛
Realmente não entendo como o Vista almeja sequer ser um produto que sucede ao XP. É como passar dum carro razoável para um carro a pedais: até é capaz de ter piada, mas não serve para nada.
E a história do UAC não assustou ninguém. Não é algo que as pessoas desconheçam e estranhem. É apenas uma p*neleirice que só chateia, rouba tempo e corta na produtividade. Não lembra a ninguém. Mesmo que no Windows 7 “ocultem” essa praga, vai continuar a ser uma presença indesejável.
A MS tem que perceber que não vai muito mais longe enquanto continuar a passar atestados de burrice às pessoas.
Correcto Vitor M. mas como esta escrito, parece que na e possivel na versao vista tirar sequer os gadget da barra, mas de certo modo a barra tar la presente ou nao vai dar ao mesmo em termos de recursos, pois o core tem de ser corrido na mesma, na me parece que isso va mudar mt no 7, e na me parece que uma pandeleirisse de barra e que consuma os recursos todos, e mesmo mais a aplicaçao em si, o necessario para correr o gadgets.
@Kayn
Concordo com quase tudo. Principalmente com o facto de nos atirarem areia para os olhos e no explorer não mostrarem o caminho absoluto para as coisas. Não me consigo habituar a isso e ando spr perdido á procura das coisas.
Pelo menos ponham uma opção para desligar essa forma “burra” de organizar as coisas. Eu quero ver as coisas como são e não uma abstracção da mesma!
Enqt isso e não o tornarem um pco mais leve, menos chato e menos micro$oft friendly não migro para Vista/7. Nc desgostei do XP…
ca so digo..xp na minha makina vai rular ate as ultimas…so kuand n der mais nada é k vejo as opçoes mais razoaveis e migro pa outro…ate la XP oléé
😀
OFFTOPIC !!!
Só para que conste…. quem quiser ir aos EUA terá de se submeter a uma identificação biométrica electrónica. Por isso, quem está a pensar viajar a partir do dia 12 de Janeiro de 2009 convém informar-se acerca do Programa ESTA ( Electronic System for Travel Authorization ).
>> Mais um controlo tecnológico !
Continuo a não perceber do que se queixam a nível do Wind. Vista, vamos lá ver:
1º A estabilidade no Vista é muito maior no Vista do que no XP, devido a alterações na forma como as aplicações são geridas pelo SO.
2º Segurança reforçada, pela implementação do UAC ou o nível de acesso a determinados ficheiros ( em Linux é uma opção que já tem barbas e que não vejo ninguém queixar-se ).
3º Visual mais atractivo, quer se goste ou não do impacto que tem na memória o vista acaba por ter um visual bem conseguído ( sim já sei o MAC é mais atractivo e tal ).
4º Melhorada o suporte a nível de redes sem fios, Windows update, etc.
Continuo ser perceber as criticas e sobretudo acredito que o novo Windows, tenha ele o nome que tenha deve seguir as pisadas do Vista, limando as arestas e melhorando aquilo que pode e deve ser melhorado.
Meus caros amigos, o Vista é excelente, agora não o coloquem em máquinas desenhadas para um XP, pois ninguém pensa em colocar motores de Ferraris em minis, sobre pena de o motor não ter o rendimento pretendido.
O vista é um SO desenhado para o Futuro e não voltado para máquinas do passado, para essas continua a existir o já muito velhinho XP.
Um abraço
P.S. – O disco no Windows Vista está sempre a funcionar, desliguem o Windows search. Agora lá por não pesquisarem, não digam bárbaris a culpa não é do Vista é dos users que nem sabem porque o disco não para de trabalhar nem sequer uma pesquisa no google fazem para entender.
P.S.2 – O vista é caro ? As calças da Pepe Jeans também, se quiserem tem o Linux que é free, e 99 % dos que se queixam do preço têm versões piratas instaladas !!! Do que se queixam se nada pagaram ?????
@Freud2004
Concordo a 100%
As barbaridades que a malta para aqui diz… LOL
Que tanto se opina so de ver os screenshots 🙂
Tenham la calma pessoa. O 7 so sai daqui a uns tempos e ainda ha muito trabalho pela frente 🙂
E a grande maioria do que está a ser feito… não se vê nos screenshots 🙂
Eu não era fã de SO’s da MicroSoft. O XP não era horrível (porra, horrível era o Millenium), mas desde que saiu o Vista, passei a ter o XP em muito melhor conta 😉
@Freud2004, cá vai a minha “psicanálise”:
1º A estabilidade no Vista é muito maior no Vista do que no XP, devido a alterações na forma como as aplicações são geridas pelo SO.
Correcto. Até porque, no XP, a estabilidade do Vista não serve de nada 😛
Fora de brincadeiras, o Vista não é mais estável que o XP. Acho-os igualmente propensos a erros marados e sem explicação e a ecrãs azuis. E tenho próximo de mim vários casos de PC’s com Vista que dão ecrãs azuis como quem dá prendas no Natal.
2º O UAC, apesar de tentar imitar os processos de segurança do Linux, tem uma implementação bem diferente e que consome mais tempo.
3º O visual é relativo e subjectivo. Uns gostam, outros não. É muito simples e não tem discussão possível. Além do mais, ambos são costumizáveis.
4º Mesmo que o suporte para redes wireless tenha sido melhorado (nunca me apercebi disso, e trabalho em várias redes wireless com várias máquinas, tanto com Vista como com XP), o interface do Vista para visualziar e gerir redes é execrável, lento e muito pouco directo. Uma pessoa desespera se tiver que mudar de rede, especialmente se for uma nova ou se quisermos mudar configurações. Aí o XP ganha folgadamente.
Screenshots de um pré-beta já dão assim tanto que falar? Ah… espera… é o Windows…
Se alguém se desse ao trabalho de investigar um pouco, saberia que a microsoft afirmou que quem tivesse uma máquina que corresse o vista, também ia correr o Windows 7. Aliás, a Microsoft queria por o Windows 7 nos netbooks com processadores Atom e 1 Giga de ram. Portanto, deve pesar MENOS que o Vista, não?
Em relação ao resto, epá, não gostem, não usam. Mas como está na moda falar mal do Windows, mesmo que ainda nem tenha saido, vamos adiante.Não são obrigados, nunca foram, isso não vai mudar. Agora as dores de cabeça que podem dai advir também podem ser diferentes. E ai a questão coloca-se: quem anda a passar atestados de burrice a quem?
Mas eles não iam fazer um novo tema para este windows? Pensei que fosse ter um tema novo…
Deixem-me so discordar de (mais) uma coisa: há pessoas que são, efectivamente, obrigadas a usar o Windows. Eu, por exemplo, sou obrigado a usar XP no local de trabalho, e até tenho sorte porque andam a instalar o Vista e eu tenho conseguido esquivar-me 😛
E em casa uso o XP porque, mesmo sem ser obrigado por imposição, tenho que me manter compatível com os sistemas de outras pessoas.
Normalmente quem gosta muito do xp e porque gosta de jogar ou nao tem dinheiro para fazer o upgrade para o vista. (existem excepções a regra mas a maioria e assim)
Quem gosta do vista e porque:
1- gosta do visual
2- gosta de ser sempre a ter as ultimas novidades
3- Quer ter mais seguranca (por causa do porno ou por motivos profissionais)
4- Porque ja estava farto do visual do xp
Eu gosto do vista pelas 4 razoes acima.
@Rolando Almeida e Freud2004
concordo a 100% !!
utilizo o vista desde as primeiras “RC’s” e nunca vi ecrans azuis, assim como a maioria das queixas que fazem.
Pessoalmente, gosto mais do visual do windows vista. Este SO tem umas coisas identicas e outras piores. Nao gostei. Mas ainda é cedo, a ver vamos.
Que desperdicio!
Quanto maiores resoluções se usam MENOS coisas cabem no ecran…
Só gosto do Wallpaper…
De resto, deve ser uma cópia cara do Vista. Claro, com alguns bugs a menos… Ou a mais.
Videos do windows 7 em funcionamento
https://www.youtube.com/v/ykFn0ZT64iw&
https://www.youtube.com/v/zGCCFXh-QEc&
https://www.youtube.com/v/K44UvdllMwI&
https://www.youtube.com/v/K2qRhlY5hRw&
https://www.youtube.com/v/ugbYs88lzzk&
https://www.youtube.com/v/DLZcGDyacHo&
https://www.youtube.com/v/fN43Z25KJys&
KDE wannabe copy
For KDE???
@Luis Santos:
“Fora de brincadeiras, o Vista não é mais estável que o XP. Acho-os igualmente propensos a erros marados e sem explicação e a ecrãs azuis. E tenho próximo de mim vários casos de PC’s com Vista que dão ecrãs azuis como quem dá prendas no Natal.”
Tenho clientes com mais de 50 postos de trabalho, e alguns com mais de 100. Alguns deles usam Vista Business nos seus desktops e nunca vi ecrans azuis. Já vi outro tipo de problemas obviamente mas ecrans azuis só o de arranque do windows e o wallpaper em alguns.
Normalmente Ecrans azuis significam das duas tres: Hardware com drivers instaveis, overclocking instavel, problemas com memorias defeituosas.
Obviamente que tb não podemos ter um SO se instalamos toda e mais qq porcaria em cima dele certo? Nisso nem o XP se safa.
“2º O UAC, apesar de tentar imitar os processos de segurança do Linux, tem uma implementação bem diferente e que consome mais tempo.”
Engraçado… eu acho que carregar no botão a autorizar é bastante mais rapido do que ter de escrever a password de root. Devo ser eu que sou nabo 🙂 Ou então porque tenho passwords de root que normalmente são mais de 1 digito 🙂
Eu, por muita experiência com ambos, afirmo, o Vista é muito mais estável, principalmente gere muito melhor as entradas no registo que o XP. Palavra de escuta Y
Se no meu VAIO tivesse o XP, ao que instalo, remove, reinstalo, restauro… ui já tinha a máquina formatada pelo menos 3 vezes este ano! Com o Vista, além de mais seguro ainda não o formatei, claro que leva com todas as aplicações que vêm aqui no Pplware com os screens Windows Vista… tudinhos 😉
Claro que o XP é estável, sim é mas não tanto como o Vista.
O UAC.. é um mal necessário que também de pode contornar.
De resto.. leiam o comentário acima deste, do JC.
Espero vivamente o DVD com o WIndows 7 para vos contar… raios que nunca mais me chega às mãos!!!
@Vitor M,
Se tiveres o DVD do se7en diz depois se existe possiblidade do publico em geral tambem o ter
..entao mas em k é k ficamos a paneleirice da UAC vai dar p desactivar e parar com akeles avisos estupidos na barra de tarefas ou vai tar la a mesma mas oculta pós tontos pensarem k nao existe?
Meus caros, o meu tempo de jogatanas no PC, das horas intermináveis agarrado a determinado jogo, a determinada nível, já passou.
Agora o meu PC é uma máquina de trabalho, seja a correr máquinas virtuais, a navegar na net com N outras aplicações ligadas, etc.
Portanto neste momento da minha vida a ESTABILIDADE do SO é o meu objectivo.
Nesta capítulo o Vista é imbatível e comparo o mesmo á estabilidade do velhinho mas robusto Windows 2000.
Como um amigo, disse atrás, perdi a conta aos formatanços que fiz ao XP, dos ecrans azuis que tinha, aos erros inexplicáveis derivados a drivers que interagiam com o SO de uma forma muito diferente do que acontece no Vista.
Portanto, espero que os futuros SOs premeiem e bem a estabilidade e integridade do SO, que sejam mais leves se possível, e que a inovação não prejudique a normal utilização ou a curva de aprendizagem.
A ver vamos como será o futuro, como evoluirão os SOs e esperemos que a famosa recessão não atrase o desenvolvimento do novo SO da Microsoft. Porque de algo eu tenho certeza a Microsoft não vai colocar outro SO no mercado enquanto o mercado e a economia estiver assim.
P.S.- O meu UAC á muito que está desligado, o windows search foi pelo mesmo caminho, registo remoto e afins nem ver, se soubermos os serviços a desligar vão ver que até o Vista pode ser exemplar a correr jogos….
O maior motivo k me levou a migrar para o Ubuntu foi precisamente o preço dos SOs da MS. Cada vez que saia uma actualização, tinha que desembolsar e não era pouco. Não quero dizer k o SO da MS fosse gratuito, mas não precisavam de chular, não é?!
Sendo franco eu nunca me interessei pelo vista, antes de ser lançado e mesmo de estar em beta
Assim que soube que teria exclusividade DX10 fiquei zangado.
Experimentei e apesar de o achar bonito não o acho pratico.
É bom que não introduzirão muita coisa nova mas que sim corrijam o que deveria já ter sido corrigido.
E estou bastante interessado no DX11 apesar de achar que vai ser a morte da minha 9800GTX eheheh
[[]]
Só não percebo é por que é que quem tem frequentes écrans azuis (BSOD) formata frequentemente o computador (e reinstala o windows) para ver se resolve.
É claro que numa situação dessas o problema não está no XP ou no Vista.
Com o hardware e os drivers adequados, sem andar a instalar e desinstalar programas todos os dias (em particular anti-vírus e anti-spyware), limpando os temporários e o registo, passam-se anos sem se ver um ecrã azul e sem perda, assinalável, no desempenho.
entao, tanta polemica anti-vista é só porque sim? a revolução do velho do restelo?
Atinem. Nao havia tanto barulho se não houvesse um fundo de verdade no meio disto tudo.
Nao vou convencer ninguem do contrário, mas so quero dizer que eu sou administrador de redes e de sistemas, e o vista NAO é positivo para alem do utilizador caseiro. por tantos motivos que nem sequer consigo enumerar, nem vou tentar. Quem se deu bem com o vista, provavelmente teve sorte. No plano geral da enorme quantidade de pcs que estao sob a minha responsabilidade, o vista nao benificiou minimamente, pelo contrario.
E so pra que fique claro, não é so dizer ah e tal, é preciso comprar um pc melhor. A empresa generalista nao investe 1000€ por pc. Muitas vezes nao investe sequer 500€ por pc. E estar a gastar mais €€ numa placa grafica para o pc posto de trabalho so por causa do s.o. é ridiculo. Agora, desconta desse valor a licenca do vista e o iva e vais ver que não sobra muito para teres grandes maquinas a correr um vista. por outro lado é quase obrigatorio teres um vista nas maquinas novas devido a pressao do mercado. O resultado nao é bom e exigia-se aí uma melhor eficiencia por parte do s.o.
E como disse acima, e ainda assim parece que alguem se esqueceu de ler, NAO basta desactivar tralha (servicos) para melhorar. Já agora, porque é que eu tenho que desactivar tralha pra melhorar? Se eu tenho que o fazer, qualquer coisa já falhou.
E mandar chavões de markting para o ar a dizer “ah, porque o vista é mais seguro” não ajuda. Neste caso em concreto, é mais seguro em que? Apanha virus e spyware como sempre…
E so vou especificar uma ultima que adorei ler. A comparacao do UAC com a seguranca do linux. Foi um tiro tao ao lado que nao podia deixar esta em branco.
É que, nao é preciso andar sempre a meter a pass de admin no linux para tudo. Quem realmente mexe com o sistema (em vez de ler feats num site qualquer) sabe que metes uma vez a pass de admin e enquanto estiveres a fazer tarefas de admin continuadas com um intervalo de tempo de prai 1 min, nao tens que meter a pass de novo. Isto foi feito precisamente para evitar aquilo em que o UAC é prodigo, irritar por estar a aparecer constantemente em todas a operacoes que ele decida que sao importantes.
Adiante. A microsoft está consciente dos problemas do vista, não haja duvida. No entanto, joga com markting e tenta encobrir isso (o obscuro downgrade, p ex. que se diz possivel mas que nunca te dizem concretamente como fazer enquanto nao esmiucares, ainda hoje fiz um) como manobra de mercado. Do ponto de vista financeiro tem que o fazer, não os tou a culpar.
Por isso é que tenho altas espectativas para o proximo windows. Porque eles sabem que fizeram merd* e devem querer lavar a cara. Como disse acima, venha ele. Um s.o. sem problemas é o sonho de qualquer um e eu nao sou excepcao.
“P.S.- O meu UAC á muito que está desligado, o windows search foi pelo mesmo caminho, registo remoto e afins nem ver, se soubermos os serviços a desligar vão ver que até o Vista pode ser exemplar a correr jogos….”
Podem por aki um tutorial ou indicar um programa k optimize e desligue esta tralha toda desnecessária?
O Windows 7 tem capacidade Multitouch
(Demonstração neste vídeo, para aí a partir de metade da duração)
KOISO – desligar ou não serviços depende muito das tuas necessidades, a nível empresarial o Windows search é uma ferramenta valiosa, para mim a nível pessoal não têm grande utilidade. Isto a titulo de exemplo…
O Windows é uma ferramenta que visa múltiplos ambientes e vêm com serviços ligados de modo a servir N funções especificas, terás de ver quais necessitas e quais não te são necessários.
Podes desligar desde a impressão em rede ao Windows defender, mas isto depende de cada utilizador das suas necessidades e experiência. Desligar o UAC para quem não tem qualquer noção a nível de protecção de PCs pode ser um mau principio.
Depende das tuas necessidades especificas e até mesmo da configuração de hardware da máquina ( ex. readyboost, etc )
cada vez gosto menos do aspecto gráfico do windows… (para mim xp clássico)
Um tema para o vista ou xp ou novo sistema operativo?
Aos interessados o “dbd” já se encontra na rede…e não é a de pesca!!!!!
@Kayn:
Pa espero que nunca me apareças na empresa pa, como administrador de sistemas. Ha coisas que tu dizes que é de bardar aos ceus num suposto administrador de sistemas.
Começado:
“Nao vou convencer ninguem do contrário, mas so quero dizer que eu sou administrador de redes e de sistemas, e o vista NAO é positivo para alem do utilizador caseiro. por tantos motivos que nem sequer consigo enumerar, nem vou tentar.”
A julgar pelo testamento que aqui fizeste para dizer coisa nenhuma, mais valia ter dado esses exemplos e assim ficava-mos todos esclarecidos. Em vez disso mais do mesmo. Bla bla bla. É como tenho dito varias vezes aqui no pplw… muita malta fala mal mas por o dedo nos exemplos é que está quieto. Espero que o faças porque de contrário é apenas uma posta de pescada.
“E estar a gastar mais €€ numa placa grafica para o pc posto de trabalho so por causa do s.o. é ridiculo.”
Desculpa lá uma coisa mas porque raio precisas de ter uma placa grafica nova para correr o vista? O Aero por acaso é necessário para o meio empresarial? É das primeiras coisas que desligo nos PC de baixa gama. Qualquer bom administrador de reges faz uma policy para o doninio retirando o que é desnecessário do SO. Por segurança, por costumizar os PC a imagem da empresa e para optimizar ao maximo os seus recursos.
Placa grafica so por causa do vista? LOL. Eu até corro o vista em maquinas virtuais com placas graficas de 8 megas e aquilo funciona perfeitamente bem. É preciso mais para que? Enfim.
“Agora, desconta desse valor a licenca do vista e o iva e vais ver que não sobra muito para teres grandes maquinas a correr um vista. por outro lado é quase obrigatorio teres um vista nas maquinas novas devido a pressao do mercado. O resultado nao é bom e exigia-se aí uma melhor eficiencia por parte do s.o.”
O IVA? LOOOOOOL. O IVA abate-se ao que a empresa que compra o PC tem de pagar ao estado fruto da sua actividade comercial. Tu quando compras algo e pagas o IVA a alguem, recuperas esse IVA quando tens de pagar tu o IVA ao estado fruto do que tu vendes aos outros.
E é CLARO que o vista obriga a algum investimento nos postos de trabalho. É um SO novo com exigencias novas. Mas quando se vendem PCs a pouco mais de 300 euros hoje em dia (+ o tal IVA) com o vista já incluido… he pa… é tirar de esforço nao?
“E so vou especificar uma ultima que adorei ler. A comparacao do UAC com a seguranca do linux. Foi um tiro tao ao lado que nao podia deixar esta em branco.”
Esta é para mim… o nabo.
“É que, nao é preciso andar sempre a meter a pass de admin no linux para tudo. Quem realmente mexe com o sistema (em vez de ler feats num site qualquer) sabe que metes uma vez a pass de admin e enquanto estiveres a fazer tarefas de admin continuadas com um intervalo de tempo de prai 1 min”
Mais um pontapé no calhau. Se tu meches no sistema diariamente sabes perfeitamente de que durante o dia não tens de meter muito mais vezes as passas de root. Mais que não seja porque como administrador de sistemas tens de provavelmente dar suporte a outras maquinas e se tens de por exemplo configurar uma mesma coisa em N maquinas já sabes a partida que nesse dia vais conseguir decorar a passowrd de root de traz para a frente certo?
Eu não sou nenhum expert de Linux. Não tenho de ser porque tenho quem o seja a trabalhar para mim. Conheço o sistema, trabalho regularmente com ele e aprecio-o em varias vertentes. Mas rio-me audivelmente sempre que vejo alguem falar do UAC e lembro-me que no Linux até para mudar a resolução do ecran tenho de meter a pass root.
@Rolando Almeida
Sim, custa a dar esse dinheiro por um S.O. principalmente quando esse mesmo está sujeito a imensos erros e falhas. Se não fossem as aplicações freeware que há por aí, coitada da M$, o sistema operativo era muito pobrezinho.
Logo no básico, como uma firewall e um antivírus decentes, falha redondamente, como já disseram. Se não encontrarmos algo grátis (com qualidade) ainda temos que pagar mais X pelo antivírus e/ou firewall (Hmn já começa a ficar mais caro). Assim como uma suite de Office é mais outro X.
Enfim…assim como muitas outras aplicações que usamos no dia-a-dia e que fariam sentido virem implementadas de raiz e/ou outras melhoradas.
Se ainda formos a ver que há alternativas de boa qualidade mas grátis, os preços da M$ é que ficam mesmo ridículos.
Quanto aos exemplos nao o fiz neste post porque ja tinha dado alguns num outro post logo no inicio, que tu nao te deste ao trabalho de ler, obv. Há muitos mais, tenho varios mesmo, antes fossem so postas de pescada (o que significava que nao tinha realmente metade dos problemas que aparecem todos os dias), mas nao vou perder mais tempo com isto. Ja fiz, como tu dizes, muito “testamento”, como eu tinha dito, nao vou tentar convencer ninguem. Tas fixe com o vista? fixe pra ti, eu nao.
Claro que é ridiculo estar a gastar mais numa placa grafica pelo s.o. tas me a dar razao. Nunca disse que era preciso investir em tal, alias, eu estou contra isso. Obviamente que se esta é a minha postura, também nem é preciso dizer que politicas de admin que optimizem recursos da maquina são obrigatorias e aplicadas e passam ao lado dos efeitos graficos, aero incluido. Eu puxei do argumento da placa grafica para explicar que geralmente não é incluida e daí ser usada uma maquina barata no posto de trabalho comum. Como a maquina é barata, o hardware também não é exactamente das coisas mais rapidas. Como o vista exige poder de hardware para correr bem, nem sempre a conjuntura é a mais favoravel.
Claro que tu podes correr o vista em sistemas mais fracos. Quase de certeza que até deve correr abaixo dos requisitos minimos. Uma coisa é fazeres meia duzia de operações num sistema assim, mas tens os teus utilizadores a usar essa maquina virtual com 8mb de ram na grafica para posto de trabalho e facturação onde passam mais de 500 pessoas por dia? E a maquina nessas condicoes despacha esse volume de trabalho? Se calhar é por isso que é “preciso mais”.
A tua logica para o iva está correcta (não é preciso o doutoramento em contabilidade), mas eu tenho exemplos de empresas que implicam com preço final, iva incluido. Pra ti iva pode não ser problema, para essas pessoas, pelos vistos é. Sabes que há mais gente no mundo pralem de ti…
“Se tu meches no sistema diariamente sabes perfeitamente de que durante o dia não tens de meter muito mais vezes as passas de root. Mais que não seja porque como administrador de sistemas tens de provavelmente dar suporte a outras maquinas e se tens de por exemplo configurar uma mesma coisa em N maquinas já sabes a partida que nesse dia vais conseguir decorar a passowrd de root de traz para a frente certo?”
epa, eu li 5x isto. depois desisti. Explica qual é o point disto e o que é que quiseste dizer ao resto do mundo. Eu vou simplesmente ignorar. Evita contornar regras de construção frasica gramatical. Ajudas imenso quem lê o que tu escreves, a perceber o que queres realmente dizer, porque para quem apregoa que eu nao disse nada, tu fizeste bem pior. Posso ter sido abrangente e pouco específico mas pelo menos escrevi de foma que se entende.
Em termos de segurança, o UAC é ridiculo. É só mais um OK pra carregar. Não há segurança, é só mais um aviso. E vai-te pedir sempre que o confirmes de todas as vezes. É chato e aborrecido e a maioria da opinião das pessoas é concordante com isto. Se por algum motivo a tua opinião é diferente, fixe, sorte a tua.
Em linux, tens que meter uma password para essas configurações. Só por aí uma password é logo mais segura que um click num OK. Se estas a fazer configurações a maquina que tenham como requisito a password de root, e as tas a fazer continuamente, ele faz um count down de 1 ou 2 minutos, a partir da primeira vez que inseres a password. Se dentro desse periodo de tempo fizeres outra operacao que exija a password de root, ele nao ta pede e faz reset ao contador, dando-te mais 1 ou 2 min. Isto evita ter que andar sempre a escreve-la para tudo que fizeres. Quanto a ti, não sei, mas eu acho isto bastante útil e evita operações desnecessárias.
Em jeito de remate, e não vou discutir mais isto porque é mais uma guerra sem sentido que já nem dentro do topico cai, epa, brada aos céus o que tu quiseres, francamente estou me nas tintas para o que pensas de mim.
Mas pelo menos eu não apareci aqui com o presuposto de que “eu é que sei e tu não, mas não sou expert”. Pralem da arrogancia que demonstras, tu não me conheces de lado nenhum. Eu estou a falar das minhas experiencias dia a dia. Quem quer considerar o que eu estou a dizer, considera, quem me quiser mandar dar uma volta, manda. Nao estou a pedir a ninguem para acreditar em mim, daí ter dito que nao ia tentar convencer ninguem, até numa de evitar conflitos, porque já sei como isto funciona.
Tu das te bem a administrar sistemas com o vista, olha, sorte a tua. A minha opinião e a opinião de muita gente à volta do mundo é diferente. Devemos ser todos burros. Peço-te desculpa em nome de toda a gente no mundo, cuja opinião sobre o vista é desfavoravel, pela nossa ignorancia.
É mesmo típico do Português…
Tanto criticam, tanto criticam, mas o que é certo é que falam do assunto!
Enfim…
Só pra chatear mais um bocado só digo isto:
O próprio Ballmer admitiu que o Vista tinha problemas e que era um sistema tinha e ia sendo trabalhado ao longo do tempo (para corrigir os seus problemas). A partir daqui acho que está tudo dito…
A questão é: será que com mil service packs o vista vai ao sitio e tal? Eu pessoalmente acho que nunca vai deixar de ser pesado pelo menos porque foi assim desenhado. Para ficar corrigido só uma nova construção de base que é neste caso o 7, o problema é que é preciso comprar um novo windows para ter as correcções a sério do vista e quem pagou por este, pagou provavelmente para ter um sistema operativo que é uma espécie de experiência e teste. E muitas vezes não há escolha porque a esmagadora maioria dos portáteis vem com o vista.
Já está anunciado o SP2 para o Vista antes da saída do Windows 7
(que vai ser vendido com uma lupa – para se conseguir ver as 7 diferenças em relação ao Vista)
@Kayn: Continuo a nao ver exemplos nenhuns. Diz lá ai em que post meteste os malfadados exemplos.
Arrogancia eu? Nope. O que eu estou é farto de ver pseudo-administradores de sistemas que gostam de falar mal do que não dominam. Isto porque se não o fizerem têm de justificar porque é que não sabem pôr as coisas a funcionar como deve ser. Já me passaram alguns desses pelas mãos.
Não estou a dizer que é esse o caso. Como dizes e bem não te conheço. Ou pensamos nós… nunca se sabe porque este mundo é mesmo pequeno. Podes ser um administrador de sistemas 5 estrelas.
Se és ou não não sei.
Quando aos PC de baixa gama, posso falar pode experiencia propria que hoje em dia um core 2 dup a 1.8 com 2gb de memoria, e placa grafica e de rede on board é mais do que suficiente para a maioria das tarefas com vista, inclusivamente para trabalhar com software de gestao… agora vai lá ver quanto custa uma máquina dessas nos teus fornecedores.
E já agora vê a diferença de preço entre 1gb e 2gb.
E quem fala de desktops fala de portateis.
O preço de um portatil Toshiba Tecra, da gama profissional por exemplo? Um tecra S10 core 2 duo centrino 2 a 2.53ghz, com 4gb de memoria ddr2. placa grafica Nvidia Quadro de 256mb dedicados + turbocache e um disco de 250gb, com ecran de 15.4 de resolução 1680×1050 custa menos de 900 euros + IVA. E já vem com o Vista Business incluido.
Facilmente podes imaginar que portateis com specs abaicxo destas, que são do melhor que se arranja na gama profissional, será tendencialmente mais barato.
Eu quando comprei o meu Tecra M5 à 2 anos e tal, com XP, custou-me 1700 euros + IVA. Em 2 anos o preço de um portatil da mesma gama mas muito melhor desceu para menos de metade. Isto são contas que uma pessoa que seja administradora de sistemas e tenha de fazer orçamentos de custos tem de saber ver e demonstrar ao seu patrao que um PC Vista hoje em dia é claramente muito mais barato do que a 2 ou 3 anos atraz quando se comprava o mesmo para o XP.
A 2 ou 3 anos atraz pagavas mais por um PC com 1gb de memoria e TFT de 17” do que hoje pagas por um com 2GB e TFT de 19”.
O argumento do custo do Vista com b ase no hardware que requere é um argumento falhado no meu entender.
E pronto… fiquemo-nos por aqui porque tens toda a razão. Esta é uma guerra onde todos falam, e todos têm razoa a sua meneira e no final fica tudo na mesma. É latim deitado a rua.
@Kayn:
Concordo contigo e assino por baixo! =) acredita que sei doque falas, a tua má esperiencia com o vista é infelizmente a de muitos AD rede por este mundinho fora. Sorte a dos felizardos que o defendem com unhas e dentes, sabe.se la porque. Bom para eles.
@JC:
Ok. tentaste é um facto, mas agora desiste la… a m$ n te paga para isso.. acho.
@EacHTimE:
Nao podia tar mais de acordo contigo! eu mesmo ia fazer um post aqui relacionado com isso.. faço minhas as tuas palavras. Simplesmente ta tudo dito.
Para os interessados, venho dizer que ja se encontra a versao pre-beta nos “sitios” do costume, quem o quizer testar… 😉 enjoy it.
Bem vamos lá esclarecer aqui uns conceitos para ver se pomos ordem na casa:
Uma empresa quando adquire PCs ( não estamos a falar de empresas familiares ), adquire 20, 60, 100, depende da dimensão da empresa. Hora ao adquirir esta quantidade de PCs a maioria das licenças são OFERECIDAS….
Ao comparar uma máquina nova, só existem duas hipóteses:
Ou eles vem com o Vista instalado ou com o Windows 2000, pois o suporte do XP ou para XP está em fim de vida.
Portanto o Vista é um SO que mais sedo ou tarde vai entrar em força no contexto empresarial.
Na altura do lançamento do XP ainda eu trabalhava com o 98 e demorou a ser implementado pela empresa o XP, foi algo progressivo e gradual, não à empresas a substituir todos os PCs de uma vez só….
Mas que raio têm contra o UAC que raio de redes são as vossas? Aqui na minha cada vez que tenho de fazer alterações tenho de me logar como administrador o UAC é apenas mais um dos mecanismos de segurança, fora os logos de redes, etc, etc, etc. Colocar passwords é o prato forte do dia é assim mesmo que se trabalha em contexto empresarial.
O facilitismo não é opção, mas sim a segurança é chato, é sim senhora!!!! Mas evita muitos males e muitos mais horas a corrigir trapalhadas do “users”.
Desculpem lá mas esta afirmação é ridícula: ” se tenho de mexer nos processos já falhou”…..
Não sei que redes trabalham, mas as que eu conheço e o que se faz lá fora, é desligar serviços ( incluindo as portas e dispositivos USB ), pois só se deixa o que é necessário tudo o que for necessário é desligado para evitar males maiores.
Obviamente isto não se faz à unha para cada user, existem umas macacadas chamadas de “scripts “de rede, etc, que fazem isto consoante os privilégios de cada user.
Mas posso eu que esteja enganado!!!!!
Portanto os Vista e os futuros SOs, vão entrando nas empresas aos poucos, vão sendo substituídas as máquinas de forma gradual, vão se retirando as máquinas mais antigas e colocando mais modernas, de forma gradual minimizando impactos financeiros e impactos nas aplicações de rede.
Se desconta no IVA, IRS, IRC, não faço”puta ideia” para isso é que cá temos um departamento de contabilidade, mas eu trabalho numa grande empresa a realidade pode ser diferente de pequenas e médias empresas.
Um abraço a todos, o Vista veio para ficar, assim como as suas sementes, disso não tenham duvidas.
Não percebo a confusão: se vai sair já um novo Windows que, ainda por cima, se assemelha em muito ao quem vem substituir, parece-me razoável afirmar que essa nova versão veio para corrigir outra que é, assumidamente, um tiro no pé.
Quanto ao UAC, aquilo nem se entende para que serve. No Linux tem que se meter a pass de root para aceder a funções e aplicações que exigem algum cuidado e alguma segurança no seu manuseio. Claro que é mais moroso que clickar num “ok”, mas também fornece segurança real. Mas também há formas de dar a volta a isso.
Da estabilidade falo com mais reservas porque depende de muita coisa, e não só do S.O., claro. Mas na minha experiência o XP é DE LONGE mais estável que o Vista. Tanto assim é que em meia dúzia de portáteis (todos diferentes) bastou tirar o Vista e meter o XP para acabarem todas as chatices. E quando digo todas, é mesmo todas. Tenho 2 desktops e 1 portátil e em todos é a mesma dança do “instala-desinstala-se não dá para desinstalar, apaga-limpa o registry-instala de novo-reinstala” e, quando tinha o Vista instalado, estabilidade era um mito. Com a diferença de que, no Vista, algumas aplicações de grande porte careciam de “patches” e “updates” para funcionarem, apenas. Contra-producente e consumidor excessivo de recursos, diria eu. Não basta o Vista ocupar uma porrada de espaço, ainda temos que queimar 200MB com os updates para o VS.Net 2005. E se tivermos o SQL Server 2000, adeus, porque nem funciona no Vista.
Em suma, de todas as operações diárias – caseiras ou profissionais – que levei a cabo ou que vi a serem levadas a cabo numa panóplia de PC’s, e mesmo tendo em conta um período alargado de funcionamento com alguns maus hábitos pelo meio, o XP tem-se portado melhor que o Vista. Repito: na minha experiência. Se consome menos recursos (disco, memória, cpu), se é mais rápido na execução, mais directo nos interfaces e mais estável, então acho que é melhor. My 2 cents.
@Freud2004: o que disseste está correcto. O Vista veio para ficar. Aliás, é complicado para as empresas adquirirem PC’s com XP precisamente por causa do apoio que vai deixar de haver para esse SO. Portanto, as empresas começam a levar com o Vista. Mas não é porque queiram, é porque são praticamente forçadas a isso. Chama-se evolução e, neste caso, não é necessariamente da boa. É uma imposição comercial: há um produto novo, tem que render, tem que ser vendido. Nem que seja à força.
Mas a discussão era sobre as vantagens e desvantagens do SO, não sobre a sua comercialização ou popularidade.
VS.Net 2005. !!!!!! Pois como queres enfiar programas desenhados para 98 e XP a funcionar no Vista ??? Só se for por milagre, claro que tens de colocar updates, acho que nem se discute a necessidade dado o desenho da aplicação!!!!
Eu tenho um PC desenhado para vista e não tenho nem sequer mostras de instabilidade, mas o meu Pc é desenhado para o Vista e não para o XP, agora tem PCs desenhados para XP, colocam o Vista e este não é estável, é normal, talvez com uns updates se atamanque a coisa, mas não é de todo a situação ideal.
Se meter um XP no PC para Vista, o XP não me tira o proveito que deveria do multi processamento, readyboost ( ou raios me parta como se escreve isto … ), etc.
Cada coisa tem a sua época, en não vale a pena estar a comparar estabilidade em máquinas que nunca foram projectadas para correr o Vista.
@Freud2004 calma, uma coisa é um PC, outra coisa é o software que usas. Não tenho nenhum PC “desenhado para XP”. Tenho PC’s que estão aptos a usar XP ou Vista, tanto na arquitectura base como nos drivers necessários. O problema com o VS.Net 2005 não passa pelo PC. Mas nesse caso não poderias meter num PC com Vista qualquer software anterior ao lançamento do Vista, e isso era impensável num contexto de upgrade do XP para o Vista, especialmente no universo empresarial. Implicava, para além de novos PC’s, ter que mudar todo o software. Era uma despesa que nunca iria compensar, e nunca se migraria para o Vista. O que é inaceitável é estarmos a falar de produtos da própria Microsoft e, alguns, particularmente recentes.
Só vem comprovar o que eu tenho vindo a dizer: nem sempre o Vista é a melhor solução. E, se usarmos PC’s desenhados para cada um e software da “era” de cada um, continuo a afirmar que o XP é mais estável. Na minha óptica e com base na minha experiência, claro está.
@Luis Santos: Tenho o Visual Basic 6 (VS6), o Visual Studio 2005 e o Visual Studio 2008 a correr na minha maquina Vista Business, com MSDNs a acompanhar. Tenho também o SQL Server 2005 e 2008 developer edition a correr (em instancias diferentes claro) além do Crystal Reports 7, 9 e 11. Tudo na mesma maquina.
E claro com o IIS7.
Em cima disto tenho o Office 2007 ultimate, tenho o Kaspersky como AV, tenho software como o Winmerge, o Tortoise SVN, o Notepad++, o 7-zip, O Magic Disk….
Tenho também o GIMP, o Expression Studio 2 complecto, etc.
Instabilidade? O que é isso? Desconheço.
Quantos utilizadores terão esta diversidade de ferramentas instaladas nos seus sistemas pergunto eu?
Já agora o SP1 do VS2005 é para o XP e para o Vista. O Update do VS2005 Sp1 para vista é um setup com uns 30 megas. Depois de instalar mesmo que ocupe 200mb, que eu duvido, o que é isso comparado com o update de 450 mb que acabei de fazer ontem ao OpenSUSE? Sem saber exactamente porque é que foi preciso actualizar tanta pacote com nome criptico… eram tantos que nem me dei ao trabalho de perder meia hora a ler as release notes de cada um deles.
Bom, não vamos puxar para a estabilidade de sistemas open source porque aí estamos numa liga totalmente diferente e era injusto para os sistemas da MS 😉
Claro que tens isso tudo a correr num PC com Vista (menos o SQL Server 2000, porque simplesmente não corre), eu nunca disse que era impossível ou que era sempre uma configuração instável. O que disse é que se trata de uma instalação menos linear do que o desejável, porque tens que usar “complementos”. E se isso já é chato para uma utilização doméstica, pior ainda se tiveres que os instalar em “n” máquinas. É o dobro do trabalho. E mais um bom bocado de tempo. Além de ficares com aquela impressão de que não é propriamente software “legacy”, porque não foi só instalar e correr.
Em última análise, se querem estabilidade olhem para a IBM. Metam aí um AS400 – iSeries, System i, IBM i, whatever – a bombar e usem uns PC’s rascos para aceder via terminal (emulação 5250), e pronto. Acabam-se as chatices 🙂
A sacar… (e nao uso torrents)
xp–>vista:
‘algumas’ semelhanças com mas.
Nao resultou.
vista—>7:
nao deu com pinta de mac pode ser que dê com de linux.
omg aquilo é kde por amor de deus:X
Eh pá tantos comentários!!! onde é que eu já vi disto???hum….
nao gostei do iniciar… perfero o do vista…. nao gosta do lado direito…. lista das cenas utilizadas recentemente… e frequentemente… perferia o atalho po computador pastas do utilizador e por ai fora…
Janota o Windows Media Player 12 a lançar com o Windows 7
Pra mim o problema do vista é vir cheio de porcarias que não quero no ecrã, 20mil perguntas para fazer qualquer coisa, e demorar um bocado mais que o XP a fazer qualquer coisa. Tive-o instalado na sua versão OEM com muita merda que vinha juntamente pré-instalada … foi format e install uma versão Livre de lixo exterior (programas pré-instalados) andou uns dias valentes … mas desisti … o windows 7 se for adiante pode ser que seja o que espero dele …
É claro que terei de meter um tuning profundo no dito … pessoalmente não gosto de lixo (nas janelas por exemplo) a mais no ecrã do que o que realmente preciso.
Os meus XP’s sempre foram muito parecidos ao Windows 98, minimalistas quanto possível …
Tenho andado por outro lado a brincar desde há tempos com o Ubuntu … e tenho gostado …
poxa, quantas criticas =D
vi no meio disso alguem que estaria defendendo windows vista / seven para servidor ou utilizar p/ administrar a rede .. ?! HELP!! windows como servidor de rede eh suicidio!! mal sabe gerenciar a hd !!
A microsoft quer fazer windows mais bonitos, mas tudo a base de gambiarra. nao se embeleza uma casa sem estrutura. “olhem” o kernel do windows. é uma grande zica. não sabe gerencia hd nem dispositivos de hardware direito. rede para ele eh uma grande brincadeira. gerenciamento de usuarios e permissões, nem se fala. softwares intalados e desistaldos, tb. É uma bagunça. E no final, pareçe bonito. e o usuário goosta. Mudem o botao iniciar de lugar e muito maluco por aih nao sabe mais “utlizar” o windows.
Socorro!! windows –> exploda!!
Windows 7 –> já dizia minha vó : “por fora, bela viola. por dentro, pão bolorento.” – e tb minha mãe : “Se tá escondendo é porque tá fazendo coisa errada e não quer mostrar.” (qnto ao codigo do windows) …
Depois do que tenho lido, começo a achar que o Windows 7 não é um Vista com 7 (pequenas) diferenças. Demorava um bocado de tempo a explicar, mas fica aqui um exemplo: Windows 7 num Eee PC
Estão a ver o Vista a correr num notebook com processador Atom de 1,66 GHz e 1 GB de RAM ? Acho que ainda vou aos torrents à procura de um 7 beta.
… queria dizer netbook.
Até ver só o Freud falou como deve ser!
Mac: aqula bosta cheia de Bugs que demoram 2 anos a ser reparados, falta de serviço técnico!
Linux: Facilmente és enganado por alguem que te queira mal e te de uma comanda para te lixar e te espionar, melhor Cavalo de Troya sem dares por ela!
Windows: 98 -> 2000-> XP-> Server 2003->Longhorn Betas-> Vista Betas | Longhorn Server Betas-> W7 e W7 Server!
Sim este foi o meu percurso!
Tens um Pentium III – 4 e queres o Vista Ultimate! Vai ralhar com outro
O Windows 7 só vai pedira algo a mais que o Vista, ou seja se quizeres usar o Multi-Touch, vais ter de adquerir um Ecrã Táctil!
Achas o Software caro? Sim tens razão!
Solução: Conta Microsoft TechNet Plus – Todos os softs ” Offices, Xps, Vistas, 7s, servers etc…” mais barato que o SO ou mesmo o Office e com Licenças Ilimitadas! Assinatura anual ronda os 400€urónios, juntas 3 ou 4 colegas fica mais barato!
Utilizo o W7, zero pbs em appz anteriormente utilizadas no vista, rápido, clean e super estável mesmo em Pré-Beta!
Vem aí uma Onda de formates nas minhas máquinas de testes, mas é o meu dever!
só se esqueceram do “snap – ferramenta para print Screens ou recortes” do Vista para o Win 7!
Ecrãn táctil? Todos os anos compro um portátil e monto um PC novo! Reduz-se no IRS!
Os estudantes queixam-se! OMG! Gastam 500€ por mês em Borga e outro tanto em roupas atlaimadas.
Sabendo que são os mais beneficiados pela MSFT!
Calem-se e não digam asneiras!
O Windows é e continuará a ser o mais seguro e tem uma capacidade de resposta a erros que a Apple nao terá nem daqui a 100 anos!
BSOS! OMG quando falei com o Victor Marques MSFT PT, até me ri!
Ele concordou comigo a 100%, compras memória NO Name ou das mais rascas, Motherboards com Chips VIA ou SIS, OMG. Placas gráficas com Aquecimento Global!
Erro xxxx ati.xxxx erro placa gráfica tá muito fria ou os drivers malucos
Erro xxxxmemoriasxxxx faz um Scan MEMTEST por exemplo ou a ferramenta do Vista / 7
Concelho: Boards grandes marcas com Chips Nvidia ou Intel
Processadores: Intel
Graficas: ATI, nvidia a evitar, não sabem fazer drivers!
Memórias: Sempre em Twinx “gemeas” são uma mais valia, e de grandes maracas, barato: Kingstone, medio alto : Corsair, Skiil, AData
Va portem-se bem e calem-se quando mala se sabem servir de um Keyboard
ah e tal!!! a única coisa que aproveitei aqui foi o wallpaper simplesmente fabuloso, design atraente, tudo muito bonito, mas para um gajo trabalhar naquilo está quieto, instalei o vista estive ve-lo durante 10 minutos, foi o meu recorde logo de seguida fiz um chamado Format c. Windows XP para mim é um dos melhores Sistemas Operativos de sempre já o utilizo a anos e é uma maquina de guerra….
@Bruno Silva
“Linux: Facilmente és enganado por alguem que te queira mal e te de uma comanda para te lixar e te espionar, melhor Cavalo de Troya sem dares por ela!”
Em primeiro lugar isso até é mais provável acontecer em windows (ou no windows não há consola ? :O). E mesmo sem ser por comandos, dão-te umas instruções para fazeres isto e tu como não sabes, lixam-te. Qual é a diferença de ser por comandos ou através de uma GUI?
Além de que esse tipo de pessoas está mais interessada em lixar sistemas com Windows, porque são os mais utilizados.
“O Windows é e continuará a ser o mais seguro e tem uma capacidade de resposta a erros que a Apple nao terá nem daqui a 100 anos!”
Windows o mais seguro??? 😐
O Windows tem milhares de vírus, ainda por cima a protecção de origem para esses mesmos é (muito) fraca e é o mais seguro?
Quem é que usa apenas o Windows Defender? ou a firewall original? Para ter um S.O. bem seguro é preciso pagar ainda mais em antívirus e/ou firewalls.
Para que diz que este Windows 7 se parece com um Mac é porque nunca viu nenhum! Este 7 é feio todos os dias – pelo menos os screenshots assim parecem. Em termos visuais parece-me um retrocesso, apesar que para mim é irrelevante. É mais importante saber o que será melhor, embora ainda seja cedo para isso. Mas por ex: vai consumir a enormidade de recursos que o Vista consome? O único cenário positivo que se afigura é mesmo o do afastamento do Vista. Vá de retro!
Achei interessante. Nunca revolucionaram tanto a cara do Windows. Mudanças sempre são para melhor.
@Carlos
Windows o mais seguro???
“O Windows tem milhares de vírus, ainda por cima a protecção de origem para esses mesmos é (muito) fraca e é o mais seguro?
Quem é que usa apenas o Windows Defender? ou a firewall original? Para ter um S.O. bem seguro é preciso pagar ainda mais em antívirus e/ou firewalls.”
Não é preciso pagar. Há boas opções free, só para dar duas, há o zonelarm firewall free (x86) e a comodo internet security (AV+Firewall) (x86 e x64).
@David
Firewalls até tem, a comodo é um bom exemplo, mas agora os anti-virus free comparados com os outros, não oferecem grande protecção.
olhem precisava de instalar o windows 7 no pc. tenho windows vista .mas precisava de instalar isto sem pen nem cd o mais rapido possivel.bjs
Instala através da rede ou através de cartão de memória.