PplWare Mobile

Máquina roubada… nunca morre!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Daniel Filipe


  1. Ecchin says:

    Com uma maior segurança na sua máquina?

  2. a Friend® says:

    Já tinha visto… excelente artigo Daniel…

    Técnica antiga sempre infalivel… eheh..

    Ter duas contas, uma pessoal (protegida por password) e outra guest… em que a guest poderá estar toda armadilhada com software impossivel de remover por falta de direitos administrativos. Depois muitos dirão.. “então mas o ladrão se for esperto instala um SO novo e fica safo..”

    Pois bem.. essa é a parte interessante dos Macs… é possível inserir uma password de firmware que impede a instalação de qualquer sistema operativo, evitanto assim a formatação… 😉

    E para os mais “leigos” que não perceberam daquilo que ele fez, nos Macs poderá sempre usar este software:

    http://hiddenapp.com/

    Que tira fotos do ladrão e indica o seu IP assim como localização aproximada… fácil de entregar às autoridades de forma a re-aver o nosso produto.

    • JJ says:

      Quer dizer que se eu tiver acesso a uma máquina não lhe posso inserir uma distro linux e instalá-la? Deve ser deve…

    • RF says:

      Disco novo? Já não haveria problemas..

      • RaCcOn says:

        A password não está no disco mas sim na EFI…
        Com uma BIOS fazes reset e está a andar, com a EFI a coisa já complica mais…
        Para conseguires retirar a password da EFI tens de saber a password de administrador e mesmo assim é uma complicação de primeira 😉

        • Mabelix says:

          Mas isso Retirando uma espécie de “pilha” ele não manda a baixo as configs? como uma bios de um pc normal?

          Pelo que li na net podes sempre mudar a password da EFIPW ou “resetala” por meios “obscuros” mas para isso tem o problema de precisares de admin para correres o terminal ou o dvd do leopard.

          Complicado tem muito que se lhe diga :\

          • a Friend® says:

            Retirando baterias ou pilhas, quer a EFI, quer a BIOS não perdem as passwords.

            Se fosse assim tão simples mais valia não ter essa opção 🙂

            Workarounds há sempre…uns mais dificeis que outros.. acontece é que com a gula, a primeira coisa que um ladrão faz é ligar o computador e usar para experimentar… 99% serão assim… e basta isso pra ter logo uma foto e o IP dele… o resto trata-se bem…

    • -_-' says:

      Essa password podes meter em quase tudo, nos computadores actuais. Eu, por exemplo, posso meter password na BIOS e no disco. E não tenho Mac.

      • a Friend® says:

        Não confio na BIOS.. é facil quebrar essa password por keygens ou então com um simples “Flash” da Rom…

        Há várias técnicas de quebrar a BIOS… muitas delas eficazes e explicadas pelas próprias fábricas em caso de, por ex… um Flash da BIOS mal feito.. como recuperar…

        Basta isso pra mandar a password pelo cano abaixo. Já fiz isso “N” vezes…

        • Gerardo says:

          Pelos visto para mac tb há muitas técnicas. É só ler os comentários abaixo 😉

          “MAC, é como um PC mas mais caro” 😀

          • a Friend® says:

            Deixa-me adivinhar.. ja experimentaste isso num Mac?

            É que eu num Pc já… vezes sem conta

          • Gerardo says:

            Não experimentei. E sabes porquê? Porque das centenas de clientes que já tive e das milhares de máquinas que já me passaram pelas mãos contam-se pelos dedos de 1 mão os MAC’s. E desses nenhum tinha como problema a perda de password. Se tivesse com certeza teria sido reparado como todos os outros!

  3. s-k says:

    O hacker teve “sorte”. O ladrão era muito burro LOL

    “Com uma maior segurança na sua máquina não seria possível recuperar a mesma”

    Se for uma máquina de uma empresa com informação confidencial não sei se seria melhor perder mesmo a máquina. Com um disco encriptado de nada servia o ssh, mas também o larápio não podia roubar os dados, que em alguns casos pode valer muito mais que a máquina.

  4. Joao Reis says:

    Bom artigo, parabéns…embora o software nao seja perfeito dá jeito, a maioria dos ladroes são muito básicos, felizmente para nós.

    Cumpts

  5. O que vale é que a maior parte dos larápios nem a 4ª classe têm.

    A técnica do a Friend® parece óptima, acho que a vou implementar.

  6. Ze Pedro says:

    A única coisa útil é guardar o n de serie, de resto um format à maquina e vai tudo à vida.

    Realmente giro era ele ser processado por invasão de privacidade depois de ter ficado provado que o outro gajo apenas tinha comprado o mac no ebay…

    • a Friend® says:

      Se o produto tiver sido dado como roubado e ele conseguir provar mesmo que foi roubado com provas de queixa às autoridades.. não pode ser processado por isso.

      Mesmo comprado no eBay… a lei diz que comprar produtos roubados é igualmente crime… e é um risco que todos nós corremos. Normalmente não dá em nada porque podemos alegar “compra inocênte…” etc… mas não nos dá direito de num caso semelhante a este processar o invasor, ainda por mais quando temos provas que ele está a usar um produto nosso, com o sistema instalado por nós.. com credênciais nossas… só esse factor ainda pode por o ladrão em mãos lençõis do que já está, porque esse é que sim, está a invadir a privacidade do lesado… ou seja, pode levar dupla acusação.

  7. Pedro Leitão says:

    Na minha máquina uso um programa chamado Prey (google it), que me envia imagens da câmara, prints e a geo-localização do pc mal ele se conecte à net.

    Para funcionar tenho uma guest account activa, e password na bios para impedir o pc de arrancar em modo de CD, evitando assim a formatação.

    A menos que o pc seja roubado por alguém que perceba mesmo MUITO de computadores (o que é pouco provável) as hipóteses de um pc ser recuperado com este tipo de protecção são altíssimas…

    • Pera says:

      boa sugestao acho que vou fazer o mesmo.

      SO uma coisa, como meto password na bios so pa quando arranca em modo de CD? tb da pa por quando se arranca por USB? (ja que ja ha quem instale sistemas operativos por usb)

      • Mabelix says:

        Pelo que entendi o que tu queres fazer e colocar pass na bios F2 ou Del para entrares na BIOS.

        Depois so alterar o boot sequence para o disco ser o primeiro a arrancar. impossibilitando assim a alteração da mesma sem a password. 😉 A menos que saibas Algo de informática e saibas dar com um “martelo” no pc :p

        • Pera says:

          isso eh true, mas tendo em conta que a maioria dos portateis ja veem com essa boot sequence, eles (ladroes) devem saber pelomenos esse passo de mudar a ordem para poder formatar. Vou tentar por a mesma pass para o CD e USB

    • Nuno J. says:

      Também tenho esse serviço activo mas espero nunca ter que comprovar se é mesmo eficaz… lol.

    • João Martins says:

      Se tens pass na BIOS o ladrão, à partida, nunca vai saber qual a password, neste caso nunca vai conseguir entrar no computador nem ligar à net, logo não vais receber imagens da câmara, prints nem geo-localização, certo? ou está-me a escapar alguma coisa?

      Mas parece-me muito bem esse programa, para quem não tem pass na BIOS :p, os ladrões são ignorantes de mais para perceberem alguma coisa de computadores (digo eu), quando eles roubam o pc a primeira coisa que devem pensar é: “ora deixa cá ver o que é que este artista tem aqui dentro” e ai entra em acção esse software que nos pode dar informações importantíssimas para uma possível recuperação do mesmo 😉

      • Pera says:

        Pelo que percebi, ou o k imagino seria o ideal era se a boot sequence em 1o lugar tivesse o Hard Disk, ai nao pedia pass. Qualquer outro caso ja pedia password. Ai sim garantiamos que nao formatava e que podiamos usar o programa.
        Mas nao sei s eh possivel apesar d ter ficado com a ideia no post a cima que era possivel

      • Anónimo says:

        Omg… mas será que voces ainda nao se deram ao trabalho de pensar, que para aceder aos discos dos vossos PCs basta retira-los, liga-los externamente a outro PC e puffff la estao os vossos dados ao alcance do amigo do alheio?

        • Hooligan says:

          oh Einstein, aqui está-se a falar em recuperar o PC e não em proteger a informação do disco!!!

          lê o que está para trás antes de pedires aos outros para pensar!

  8. Mestre says:

    Se fosse eu tirava o disco e partia-o todo. Depois comprava um disco para o pc e ficava com um pc por 50€ 🙂

  9. IPC says:

    cm coloco a pass de firmware num mac?

    cumps

  10. André Viana says:

    [Ajuda]
    Boas pessoal

    Alguem me pode AJUDAR:

    Alguem tem os VMWARE para ubuntu e sabe como instalar??

  11. Hugo P. says:

    E se a maquina for formatada??
    Ainda a hipótese?
    Thx

  12. t@ndre says:

    é sem dúvida um video muito bom, obrigado pela partilha

  13. IPC says:

    num mbp o facto de ter instalado tbm o w7 em bootcamp tbmfica bloqueada a desinstalação, isto qnd se coloca a password na efi???

  14. Kayn says:

    Aconteceu-me exactamente o mesmo. Fiz exactamente o mesmo. A diferença é que o meu era um Asus com o XP. Fui a polícia com os dados do gajo, dei-lhes a “papa feita” que eles nunca haveriam de conseguir de outra forma, era só ir lá busca-lo. A parte onde a polícia dá andamento ao processo com os dados e me vai buscar o portátil foi onde o processo falhou por desleixo da deles (PJ) e excesso de burocracia. Claro que por falta de celeridade por parte deles, o gajo acabou por formatar o portátil, ou semelhante e nunca mais o vi. Cambada de incompetentes. Ainda tiveram a lata, 1 semana mais tarde, de me vir pedir que também encontrasse um portátil de um deles que também tinha sido roubado. Iam ter sorte. 2 anos depois recebo uma carta do tribunal a dizer que o processo tinha sido arquivado e… paciência. Esse gajo teve sorte se o sistema funcionou para ele, mas pela minha experiência pessoal, a polícia não quer saber.
    Eu podia descrever o caso em detalhe mas os traços gerais foram estes. Não tenho 1 motivo para gostar da polícia. Quando precisei deles, não me ajudaram. Quando não precisei, ainda me prejudicaram. Bah.

    • Gerardo says:

      Só mesmo em Portugal. Por isso é que o pessoal faz justiça pelas próprias mão.Pudera. Tive uma gaja sem paga renda 4 meses. Descobri que fazia burlas em todo o lado, até no próprio trabalho roubou cheques a médicos. Arrombei a porta e “confisquei” tudo o que estava lá dentro. Se fosse a esperar pelos tribunais ainda hoje estava a viver na MINHA casa e a gozar da minha cara….

      • kekes says:

        Tiveste sorte legalmente as coisas não se podem fazer assim. Não faz um ano o meu pai tinha uma loja alugada por uma bacatela e ainda não lhe pagavam… Muito depois de andar no tribunal e tal la conseguiu autorização para entrar no que era seu. Faz meio ano recebe uma carta das finanças para prestar contas do material que estava dentro da loja ( estava vazia), pois os gatunos decidiram alegar que o meu pai tinha ficado com material informatico e afins deles. Sorte o meu pai ter aberto a loja com uma serie de testemunhas que garantiram que nada lá dentro estava…
        Não conheço a tua situação mas as coisas não se podem fazer a balda senão ainda piora a nossa situação, muito cuidado com esses ablidosos

    • Zé Miguel says:

      Mas é mesmo como dizes, fortes com os fracos e fracos com os fortes.

    • bigkax says:

      A policia é uma posição de poder, este facto leva a que o perfil de quem se inclina para esta profissão não seja o melhor tipo de pessoa para ajudar os outros. Estatisticamente falando se fizeres com que o agente da autoridade se sinta todo poderoso consegues que ele faça tudo o que quiseres.
      Deixa-me adivinhar chegaste la e insinuastes que fizeste o trabalho deles e que eles não eram capazes de o fazer, porque são uns ignorante. Mesmo que seja verdade, ou pior, não consegues nada com isso. As pessoas são como os cães das-lhe uma recompensa e eles ate abanam a cauda(estatisticamente falando).

      PS. Imagina um cão como um filho. Agora imagina um filho como um cão. Agora imagina o mundo onde toda a gente educa/treina os seus descendentes numa maneira semelhante a um cão. Não se vê um cão treinado ao guinchos porque os donos não de deram uma estupidez qualquer. Imagina o quão civilizados íamos ser.

      Sim eu sei que não parece certo tratar as crianças assim… ser recompensado por bom comportamento, não ser por mau, não lhe sacudir a poeira…. é algo Inumano…

      • Kayn says:

        “Deixa-me adivinhar chegaste la e insinuastes que fizeste o trabalho deles e que eles não eram capazes de o fazer, porque são uns ignorante. ”

        Wrong. Mesmo. Não podia estar mais longe da verdade. Cheguei lá, pedi para falar com quem tratou do meu caso e expliquei educadamente o que tinha e como o tinha conseguido. Eles passaram-me ao gajo que “mais percebia de computadores” lá dentro que não passava do tipo a quem eles pediam para ir fazer buscas ao google num internet explorer 6. Pediram para demonstrar lá e até vieram ao meu local de trabalho para exemplificar de novo. Ficaram admirados como tal é possivel e até foram bastante educados. O problema foi o follow-up. Houve uma porrada de burocracias, onde ate a tvcabo teve que vir a mistura e acabou por dar em zero, mesmo tendo tudo que era preciso.

        Não fui para lá com uma postura arrogante, tipo, eu ia lá para pedir e oferecer ajuda para reaver o que era meu, o que é que eu ganhava em ridiculariza-los? Não se apanham moscas com vinagre, não é?

        • bigkax says:

          Tiveste azar…

          Tvcabo? Não consigo imaginar um cenário em que isso seja necessário…
          Tens certeza que eles sabiam como proceder num casos destes??

          • kekes says:

            Provavelmente para cederem informações sobre o IP e tal… Não sei. O facto de pordermos navegar anonimamente na internet tem vantagense desvantagens.

          • bigkax says:

            @kekes
            “Aconteceu-me exactamente o mesmo. Fiz exactamente o mesmo.”
            “Fui a polícia com os dados do gajo, ”

            Assumo que os “dados do gajo” incluam nome e morada e não ip, por isso o a duvida.

          • kekes says:

            Ya mas não vejo outra situação que necessite o ISP, não sei… Esperaremos que responda 🙂

  15. Gerardo says:

    O meu portátil tem C4. Um telefonema e desfaço o FDP em pedaços. 😀

  16. Luís says:

    é facil limpar a efi do mac. basta fazer isto:

    Add or remove a stick of ram. Obviously if you have one stick in, add one and if you have two in remove one.
    Power on the mac and immediately press and hold command-option-P-R.
    The system will restart with the ‘bong noise’, allow it to do this 3 times. On the third ‘bong’ you can let go of the keys.
    The machine will now boot with a cleared password and reset PRAM/NVRAM.
    You can shut down the machine and replace the original ram configuration.

    • Gerardo says:

      Porque é contas esses truques ??? O @Friend a tentar vender MACS e tu desfazes logo a ilusão. 😀

      Vamos esperar pelo comentário dele. Eu já tenho aqui as pipocas. É sempre alegre ver como ele vai argumentar hoje a superioridade divina dos MACS. Talvez ele contrarie esse argumento com o facto do MAC através de telepatia identificar se a tua intenção é legitima ou não e se recusar a fazer o reset. Vamos esperar para ver. As pipocas estão quentinhas 😀

  17. NeMewSys says:

    Onde entra a parte do “hacker”?

  18. Pedro says:

    infelizmente estamos todos sujeitos a ser gamados! 🙁

  19. ruca says:

    Bypass Mac Firmware Password

    Get around a Mac Firmware Password
    This should work on both EFI (Intel) and OFI (PPC) based Macs. This is a hardware based hack, proceed with caution! We are not responsible for anything that may go wrong in the process. Essentially you are removing the systems RAM and reinstalling it, here are the steps for a MacBook:

    1) Shut down your computer

    2) Remove the battery

    3) Remove the three philips head screws that are on the L-bracket

    4) Remove the L-bracket

    5) Slide one of the levers (it doesnt matter which one) to the left. This will release the RAM

    6) Gently wiggle the RAM card out and put it aside, you will put it back later(do NOT touch the gold bars on the front; you could break it)

    7) Replace the L-bracket and put the battery back in

    8 ) Boot up the computer while holding COMMAND+OPTION+P+R (this resets the parameter ram)

    9) Wait for the startup chime to sound 3 times

    10) Release the keys and shutdown the machine once you reach the login screen

    11) Remove Battery and L-Bracket, replace the RAM module and slide the lever back while pushing it in until it does not wiggle anymore

    12) Replace The battery and L-Bracket

    13) Now if you boot up the machine you should bypass the Mac firmware password.

    You can now use the machine as usual, boot from an external drive, or whatever else.

    Remember, this is bypassing the boot-level firmware password. Most Macs have the software based password protection enabled only in the form of a user login and password. If this is the case, you can use methods to reset a forgotten Mac password to get around the user login completely.

    http://osxdaily.com/2009/10/19/bypass-mac-firmware-password/

  20. Gerardo says:

    Só uma coisinha. Toda a gente aponta o dedo, e diz cobras e lagartos dos ladrões e que lhes devia acontecer isto e aquilo. Mas quando aparece uma pechincha a metade do preço que “um amigo” arranjou ou que “caiu de um camião” vão logo comprar. Se ninguém comprasse material roubado, quase que não existiam roubos (com excepção do dinheiro) porque o objectivo de roubar material passa quase sempre por converter em dinheiro através da venda.

    Por isso se frequentam sítios como feiras da ladra e similares, se compram a estes “amigos”, “perdem o direito” de reclamar quando vos partirem o vidro do carro para roubar o auto-rádio ou o portátil e outros assaltos deste tipos.

    • Zé Miguel says:

      Pela maneira como ficaste contente com o facto de existir forma de se dar a volta à EFI não me pareces muito preocupado com os ladrões… 🙄

      • Gerardo says:

        Com a EFI não porque não uso MAC nem faço intenções de usar. Estava a brincar com o facto de tentarem fazer passar que o MAC é “muita bom” e que faz isto e aquilo. Quando na realidade é uma máquina como as outras com virtudes e defeitos (e caro 😀 )

        • Zé Miguel says:

          lol, continua a ser um pouco a atitude de se roubarem aos outros não é problema meu.

          De qualquer forma só posso falar por mim, e nunca comprei material roubado 🙂

  21. ruca says:

    Crack Apple’s Open Firmware Password.

    EFIPW is a CLI utility for lab deployments and pen tests that can change the EFI firmware password on EFI (Intel) based Macs. The tool can also decode existing passwords for use in pen test audits.

    Download: http://code.google.com/p/efipw/downloads/list

    http://www.tinyapps.org/weblog/mac/200605110700_open_firmware_password_hack.html

    • a Friend® says:

      Pra correres esses aplicativos precisas de uma conta administradora.. ou seja.. aquela que o ladrão não iria conseguir aceder…

      Ou seja.. isso teoricamente só seria prático para um utilizador com conta admin ( ou seja o proprio dono) recuperar a password perdida.

      E em caso de tentar ligar-se outro disco, com password na EFI pelo menos esse não arrancaria, por o sistema detectar um disco “diferente”… ou seja.. mesmo que tentasses arranjar uma instalação para teres conta admin e correr o aplicativo.. ficavas logo por ali…. esses workarounds da EFI por norma so funcionam em contas admin. É aí que ela é mais segura que a BIOS.

  22. Paraoh says:

    Então e para password da BIOS ( de configuração, não de arranque ) de uma board ASUS com BIOS – AMI ?

    É que já liguei para a ASUS à espera de uma password mestra e ainda estou à espera até hoje….

    Agradecia imenso se alguém me pudesse ajudar

    • a Friend® says:

      Passa no Forum e envia-me um PVT… não precisas de password “Mestra” porque eles nunca facultam isso… 😉

    • Gerardo says:

      Já experimentaste fazer reset à BIOS ?? o manual ensina-te a fazer isso. Se quiseres mete aqui o modelo que eu digo-te como

    • Yuy says:

      lol… normalmente é desligar da electricidade, mudar os pinos de fazer reset à firmware durante uns segundos, repôr, e ligar de novo o computador. Quando não resulta, é desligar a electricidade, tirar a pilha por 5 minutos, voltar a meter a pilha, ligar à electricidade e já está.

  23. Gerardo says:

    se têm informação mesmo importante (sejam dados bancários sejam fotografias “artísticas” da namorada 😀 ) o melhor é encriptar o disco. Funciona em Linux, Windows e também deve funcionar em MAC. Todos os outros métodos aqui mencionados são totalmente falíveis. Então se o objectivo for roubar informação por password na BIOS, na EFI impressão digital, fotografia do ladrão etc etc é que não serve mesmo para nada. Tira-se o disco e lê-se a informação noutro PC!

    Só tem um problema. Se se esquecerem da pass nem Deus vos salva (ou o @Friend junto com Steve Jobs e 10 MAC’s 😀 )

    • IPC says:

      e cm o fazemos em mac?

    • a Friend® says:

      De informatica percebes zero… isso é certo.

      “Tira-se o disco e lê-se a informação noutro PC!”

      Os discos com a EFI e algumas BIOS ficam com LOCK.. não funcionam noutros computadores senão aquele. E é como o hacker no video diz.. excesso de segurança nada valia porque nem ele depois conseguiria aceder ao computador!

      Coisas “Privadas” ou da “namorada” como exemplificaste nunca se tem nos computadores… têm-se em discos separados e esses é que sim, deverão ser encriptados!

      O intuito do bloqueio de uma BIOS ou EFI é apenas dificultar o processo de nova instalação para o ladrão perder a paciencia e caso não sabia certos workarounds liga a maquina feito guloso.. vê duas contas.. uma com admin da qual não consegue aceder e uma guest… abre essa guest para brincar e sem se aperceber está a ser monitorizado… basta 1 segundo ligado à net para se ter o log do iP dele… e aposto que esse “segundo precioso” acontecerá em 99% dos casos.

      E acrescento.. um ladrão é raro ficar com mas máquinas.. o mais provavel é andar a vender e a “experimentar” para mostrar o produto ao possível vendedor…

      • Gerardo says:

        “De informatica percebes zero… isso é certo.”

        Os insultos só demontram a tua incapacidade de argumentar.

        “Os discos com a EFI e algumas BIOS ficam com LOCK.. não funcionam noutros computadores senão aquele.”

        Vê-se que percebem muito de informática

        “E é como o hacker no video diz.. excesso de segurança nada valia porque nem ele depois conseguiria aceder ao computador!”

        Ele acedeu porque o computador era dele e sabia a password. Assim também eu

        “Coisas “Privadas” ou da “namorada” como exemplificaste nunca se tem nos computadores… têm-se em discos separados e esses é que sim, deverão ser encriptados! ”

        Ainda bem que como o Steve Jobs também tu és apologista da ditadura. É assim e mais nada. Quem quer ter essas coisas mete num disco separado e mais nada. o aFreind é que sabe e quem não faz assim é porque é ignorante e percebe “zero” de informática.

        “e aposto que esse “segundo precioso” acontecerá em 99% dos casos.”

        Como é que fizeste essa estatística. Foi com um inquérito junto dos larápios??

        • a Friend® says:

          Quanto dizes que uma password da bios “sai fora” com um reset da bios.. já disseste o quanto percebes de informatica.

          E .. ve-la se percebes…. se tiveres o computador encriptado, nem o ladrão acede à conta Guest…. depois nem tu nem ninguem sabem onde é que o computador anda porque simplesmente ele não consegue aceder à web… e fica obsoleto o software enviar para o teu e-mail o ip dele, etc… ou ainda não percebeste isso? É assim tão dificil?

          “Os insultos só demontram a tua incapacidade de argumentar.”

          Não é insulto… simplesmente vens aqui trollar e tudo isso já nos sabemos… basta ver o teu historial de conversa no pplware que para alem de nao dizeres nada de jeito na vasta maioria dos comentários que fazes, vazios de conhecimento.. apareces na vasta maioria apenas em topicos Apple… aquela marca que “tanto odeias”.. ironico..

          • Gerardo says:

            O aFrind. Se calhar a minha vida foi um sonho até aqui e tu tiraste-me da Matrix. Mas já fiz o reset a dezenas de BIOS. Quantos manuais técnicos queres??

            Quanto a encriptar o disco eu disse SE O OBJECTIVO FOR PROTEGER A INFORMAÇÃO. Eu como me movo no mundo empresarial tenho outra percepção das coisa. As empresas perferem ter a informação protegida do que recuperar a máquina. Mesmo que a recuperem pode ser muito grave (milhares de euros grave) terem visto/acedido à info. Vê lá se aprendes a ler o que escrevo.

            Quanto a comentar em todos os tópicos Apple, é mesmo só para te chatear. Ando um bocado farto (eu e muita gente) de tanta publicidade gratuita tua, por isso acho que as pessoas têm o direito a ouvir outra versão dos factos. De resto as noticias da Apple não me interessam para nada (nem a mim nem a 95% do mercado 😉 )

          • a Friend® says:

            Adivinha… não o teu objectivo não vai ser feito nem hoje nem nunca… se é isso que queres saber..

            Quanto mais trollam, mais prazer tenho em comentar…

            E se o objectivo é proteger dados, fazem como eu disse inicialmente…

            DUAS CONTAS:

            Nossa, Admin.. protegida com password…

            e a conta Guest… de fácil acesso a qualquer pessoa que NAO CONSEGUE ACEDER A NADA da conta admin….

            percebeste agora ou ainda é preciso voltar a explicar?

            Aqui falou-se da EFI apenas para evitar uma nova instalação ou inserir um disco novo… e para quebrar a EFI tens que ter conta Admin.. se a conta Admin está protegida… vai dificultar ainda mais o workaround…

            Isso foi explicado vezes sem conta e ainda não percebeste porque não quiseste… mas espera… claro que não percebeste.. “vens aqui só para chatear”… que novidade… se não me contasses eu não tinha apercebido…

          • Gerardo says:

            Com a conta Admin encriptas os dados ?

    • Yuy says:

      No Mac, podem usar o TrueCrypt… http://www.truecrypt.org/downloads é grátis e tudo! E sim, vai ser impossível a maioria dos larápios ver os conteúdos se escolherem uma senha de pelo menos 22 caracteres aleatórios.

      • a Friend® says:

        Nem é preciso tanto… tens o sistema de encriptação do MacOsX que é muito bom.

        Preferências de Sistema / Segurança / FileVault

        Encriptação “on-fly” … eficaz…e como faz parte do sistema mais rápido é… 😉

  24. IPC says:

    Gerardo….se tens tanta vontade em chatear td o que ves da maca deves experimentar maca cozida ou assada….em vez de “As pipocas estão quentinhas”.
    agr a serio…ja metes um bocado de nojo. tenta dizer algo construtivo…sugere outras maneiras em vez de tentares destruir por destruir as dos outros. cm proprio dizes tocas-te em mt pcs mac’s…ou seja a tua área é windows linux ou outra. tal como um cirurgiao plastico nao te opera aos intestinos pk nao é área dele e nao sabe o suf…nao te metas nas dos mac’s pk, COMO TE FARTAS DE DIZER, NaoTens experiencia, NaoTens Nenhum, e talvez nao percebas0,01% do que percebes de windows….por isso HA AREAS. FICA COM A TUA.

  25. Gerardo says:

    Já agora e para quem me acusa de só “Trollar” e não apresentar comentários construtivos vou então apresentar argumentos válidos que demonstram que a Apple é uma empresa exploradora e que a malta é enganada à grande:

    Vou comparar o topo de gama da Apple com um topo de gama da Toshiba

    MacBook Pro

    Processador

    * 2.53GHz Intel Core i5 [Subtract 180,00 €]
    * 2.66GHz Intel Core i7
    * 2.8GHz Intel Core i7 [Add 180,00 €]

    Memória

    * 4GB 1066MHz DDR3 SDRAM – 2X2GB [Subtract 363,00 €]
    * 8GB 1066MHz DDR3 SDRAM – 2X4GB

    Unidade de disco rígido

    * 500GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm
    * 500GB Serial ATA Drive @ 7200 rpm [Add 45,00 €]
    * 128GB Solid State Drive [Add 182,00 €]
    * 256GB Solid State Drive [Add 590,00 €]
    * 512GB Solid State Drive [Add 1.180,00 €]

    Preço: 2.792€

    Toshiba Qosmio X500-13R

    Processador tipo : Processador Intel® Core™ i7-740QM
    velocidade de relógio : 1.73 / 2.93 Turbo GHz

    Memória standard : 8,192 (4,096 + 4,096) MB
    tecnologia : DDR3 RAM (1,066 MHz)
    Disco rígido capacidade : 1,000 (500 + 500) GB
    Velocidade de rotação : 7,200 rpm

    PVP: 1.999€

    Reparem que o MAC vem com um disco de 5400Rotações e que se quiseremos de 7200 temos de pagar mais 45€
    QUE ROUBO!!!

    Isto a nivel de hardware não venham com tretas porque processador memória e disco são todos da mesma qualidade, por isso não inventem.

    Mas óh Gerardo, a vantagem do MAC é o MAC OS X, dizem vocês.

    OK, então vamos partir do principio que o Windows vale zero (zerinho, nem 1 euro) fui ver o preços do Snow Leopard: 29€

    Então o Toshiba (melhor máquina) fica-me por 2028€

    Mas oh Gerardo não podes instalar o Snow Leopard no Toshiba, dizem vocês!

    Pois não. Então chegamos á conclusão que para ter MAC OS sou obrigado a dar à Apple mais de 700€ por uma máquina menos potente (mas mais bonita, acham alguns).
    Não se sentem roubados?
    Eu por vezes sei, que por não existir alternativa estou a ser explorado, por exemplo numa peça de plástico para o carro que só a marca é que tem mas não passa de um bocado de plástico.
    Mas reclamo.

    Com a Apple a malta é explorada e ainda agradece. Mas pronto, devo ser eu que percebo zero de informática…

    Bom ano para toda a gente

    • Gerardo, nem sei por onde começar… Se este teu comentário não é trollisse, não sei. O que estás a tentar compensar ao vir aos posts e tentar enterrar a Apple? O que esperas alcançar? Metade destes comentários nada têm a haver com o conteúdo do post… Portanto, trollisse.

      BTW, um post a oferecer um iPad no Pplware e o server quase vai abaixo. Afinal não é assim tão mau como dizem.

      Obrigado,

      Daniel Filipe

      • Ricardo Silva says:

        porque estão sempre a falar do post do ipad??? ya. tem muitos comentários, é verdade, mas maior parte du-se não por ser ipad mas mais pelo tipo de concurso, pois só era necessária uma resposta para temtar a sorte e não responder a varea perguntas durante uma semana. eu participei mas porque so tinha de apresentar uma resposta para me habilitar a ganhar. ha, e tmbm podíamos responder varias vezes

    • a Friend® says:

      Claro que não percebes…

      Qualidade de construção em aluminio, pormenores variados, desde magsafe, EFI…etc…. tudo isso paga-se! (porque achas que o mundo dos PCs nunca adotpou EFI.. porque para além de cara, o Windows não tem suporte nativo…por isso é que a Apple teve que fazer o favor de fazer o Bootcamp para o Windows conseguir mexer-se num computador com EFI.. e não .. não tem mesmo NADA a ver com a pseudo-EFI da ASUS… Depois ainda dizes que já tiveste Mac’s na mão…

      Faz um favor a ti mesmo… não gastes teclas… o pessoal já percebeu que contigo não aprende nada…

      Bom Ano pra ti também e estuda… em todos os topicos Apple tu apareces não é para chatear.. desdenhas apenas aquilo que queres… e alias, num tópico que ninguém comparou maquinas vires com essa conversa dá logo pra perceber o quanto desdenhas da marca…

      Mesmo que o Mac fosse mais fraco e mais caro que o Toshiba.. Sony.. ou seja lá o que for… quem és tu para julgar onde é que os outros gastam dinheiro?

      Também quando vês alguém com um Ferrari ou Porsche vais lá com um Saxo Cup todo quitado a dizer que te saiu mais barato e que eles são burros porque o teu carro ultrapassa os 260km? Aposto que faz mesmo o teu estilo.. pela conversa…

      Mas vá. .bom ano… estuda mais um pouco… informática é Apple também.. quer queiras quer não.. e no pplware vai continuar ainda mais que nunca… 6000 e tal comentários no artigo do iPad chegam pra mostrar para onde aponta a tendência…só tu é que continuas desalinhado ou finges andar desalinhado.. porque uma coisa é não seres obrigado a gostar.. outra coisa é impores ao mundo que seja como tu… ainda por mais quando tocas na matéria falas com total desconhecimento que é a parte mais ridicula.. só te faltou ate´agora dizeres que o MacOSX como é “Unix Based” é uma distro Linux.. lol…. sei que já faltou mais.. mas mais dia menos dia das-nos essa alegria… vá.. mais uma vez.. Bom ano!

    • Tás preocupado com o que os outros compram… Foi com o teu dinheiro?
      Não te preocupes, pois quem tem Mac está satisfeito com o que tem.
      Mas a ti parece que te faz muita confusão na cabeça!

      • Gerardo says:

        É um dever cívico. Se não se andasse a gastar dinheiro à parva não estávamos na pior crise desde 1993. Não sou eu que o digo, lê os especialistas (os de Economia, não leias os de física quântica que são muito maçudos) e depois (só depois) me podes chamar troll (ou trollinho para ser mais fofinho)

        • a Friend® says:

          E que nem de economias percebes. O que é que o dinheiro que os outros gastam leva-te À crise?

          Se as pessoas gastam mais, mais receitas são geradas… mais lojas lucram.. mais emprego há…. se uma pessoa se individar o problema é dela… ela é que fica na porcaria…. ou se o teu vizinho for pobre afecta-te a ti..?

          Não deves viver neste mundo só pode… continuas a achar que o problema está no consumismo das pessoas…. acreditas na mensagem que te querem passar… és aquilo que os governantes adoram… “a culpa é vossa… não é nossa… nos gerimos bem o dinheiro que vocÊs pagam alto nos impostos… O TVG faz falta… as SCUTS fazem falta….. tudo tem que ser mais caro… e ai de alguem que nos culpe… porque quem nos culpa é porque anda a comprar Apples em vez de nos dar dinheirio para investir no que o país precisa e para encher os bolsos dos nossos amiguinhos na PT, GALP..EDP… e afins!! …”

          Sério… Contigo hoje já fiz uns 1000 facepalms a rir-me bastante….ao menos isso…

        • Se eu tenho dinheiro, fruto do meu trabalho, eu gasto onde quiser, pois ele é meu e não vejo onde é que isso possa contribuir para as crises, muito pelo contrário.
          E já agora digo-te uma coisa:
          Em mais de 20 anos de experiência em informática ( a nível profissional), o dinheiro mais bem empregue que eu dei, foi há dois anos na compra de um iMac.
          “Roubado” senti-me eu quando me apercebi que andei anos a dar dinheiro por PC’s “baratos” com um SO que parece que ficou por acabar e me fez perder horas, dias, semanas.. com problemas estúpidos.
          Ainda hoje deparo-me com problemas no PC emprego, numa máquina com hardware supostamente “melhor” que o do meu iMac, mas que só os consigo resolver em casa. O PC simplesmente recusa-se a ir do tal ponto A a B.

          Próximo computador? Outro Mac com toda a certeza!!! 🙂

        • a Friend® says:

          PS.

          O mais engraçado disto tudo é que não conheces aqui ninguém e presupões que temos Apples porque recorremos a créditos…

          Experimenta gastar o tempo no teu fetiche anti-apple em algum trabalho ou parttime… talvez percebas que consegues comprar algo caro sem recorrer a créditos. Caro e bom.. dura anos…o que esse caro que tu achas que é.. acaba por não ser…mas é uma qualidade que só quem tem é que percebe o que estou a dizer… especialmente quando chega a hora de “vou trocar de Mac” vender o “velho” a um bom preço e o novo ficar a preço de chuva.. ao passo que se fosse um toshiba, ou asus…. se vendesse era por meia duzia de tostões e teria que pagar o novo produto novamente a preço de chuva… talvez agora percebas a “economia” …

          • Gerardo says:

            Nunca disse que que ninguém recorreu a crédito. Estou a ver que tens dificuldade a ler. Gastar dinheiro mal gasto é igual seja pronto ou a crédito.

            Outra coisa que a economia nos ensina é a lei da oferta e da procura. O teu MAC em segunda mão vale o dinheiro que outros estiverem dispostos a dar por ele.
            Se por uma razão qualquer as pessoas passassem a olhar para a Apple como mais um empresa, acredita que os teus Gadjets iam valer apenas o que realmente valem. Apanhaste?

            E quanto a fazeres juízos de valor sobre o meu poder económico, fez-me sorrir com complacência. Apanhaste? 😉

          • a Friend® says:

            @gerardo

            Só quem não a tem é que acha que é uma marca como todas as outras… e quem a tem sabe o quando vale o investimento…ao ponto de não a trocar por outra nas proximas aquisições…o resto são balelas.. que é o que nos tens dado neste artigo…

    • kekes says:

      Man não te chateies. Tocas-te em alguns factos que considero importantes quando comentam muitas coisa uma delas é o hipotético preço do Mac OS e o real preço dele, mas não considero isso um mal, mas sim queixar-se depois da concorrencia. Mas fecha os olhos não interessa chatear muitas vezes, que se vais a todos pormenores não sais daqui… Por vezes simples factos tornam-se complicados de intender para algumas pessoas. Pelos vistos a inquebrável segurança também é quebravel e isso neste tópico chega e basta, só não vê quem não quer.

      • Gerardo says:

        Thx. Tenho uma vida tão bonita e preenchida. Mas não consigo ficar calado. Deve ser um fetiche. Como não fumo nem bebo, o meu vício deve ser tentar fazer ver a a Apple é só uma marca como as outras, mas revela-se tão dificil como converter um fanático islâmico ao Budismo :d 😀

        Abraço….

  26. Gerardo says:

    Deixa ver se entendo. Trolice é trolice. Factos são trolice. Em que é que ficamos. Já sei. Estou proibido de comentar, é (Apple)típico.

    Quanto ao facto do concurso ter tido muitos comentários é facilmente explicável. Estavam a oferecer algo que é caro a custo 0 e nem tinha de se pensar numa frase, era só meter o código. O facto de algém querer um iPad a custo 0 não quer dizer que o queira comprar. Se alguém me quiser dar um aPad chinês eu aceito, isso não faz dele o melhor gadget do mundo.

    Experimentem oferecer um Fiat Panda a troco de um código e terão 10 ou 20 mil participações. Isso faz dele o carro do século ? Dificilmente.

    • Gerardo, ninguém te proíbe de comentar, apenas tens de fazê-lo de forma correcta, sobre o post, e sem essa atitude. E sim, o que estás a fazer nestes comentários é trolice…

    • a Friend® says:

      Factos para ti… por isso é que não aprendes nada.. achas que aquilo que sabes é correcto.

      Mas aparte disso… uma pessoa que aconselha C4 um portátil e admite aparecer nos topicos Apple para chatear, ainda fica ofendido por ser rotulado de “troll” …?!

      Passámos agora à fase de vitimização?
      Meu caro, se precisares de ajuda não seja por isso…até diz a pesquisa por ti, para não dizeres que não és bem recebido aqui:

      http://www.psicologia.com.pt/profissional/entidades/ver_entidades.php?id=22&grupo=2

      E sim, se oferecessem um Fiat apareceria 20 mil contactos.. é capaz.. mas se na mesma semana oferecesse um Bugatti ou Ferrari teria muito mais…

      Carros vs Carros
      Gadgets vs Gadgets

      Faz sentido?! É que um Fiat vs iPad… .. . :S

      • Gerardo says:

        Levaste a cena do C4 à letra? Tenho de ter mais cuidado com o que escrevo, por vezes esqueço-me que não somos todos iguais e cada pessoa tem a sua dose de inteligência e perspicácia.

        Fica o aviso, não tenho C4 no portátil, porque é ilegal e se o fizesse ia parar à cadeia por causa de um portátil. Não ponham C4 no vosso.
        (Este aviso é apenas para pessoas menos inteligentes porque as outras perceberam à primeira)

      • a Friend® says:

        @Gerardo

        Aqui toda a gente sabe distinguir piadas (como a do C4) de coisas sérias.. o problema é que continuas a escrever piadas em tudo o que escreves e achas que são factos… é essa a diferença.

        • Gerardo says:

          Então demonstra por A + B que o comparativo que fiz não está certo.

          E dizer que o MAC é mais bonito não vale (pelo menos acho que não vale 700€).

          E dizeres que tem mais qualidade, sem dizeres onde, é demagogia

          • a Friend® says:

            Sem dizer onde? A começar pela construção em aluminio no corpo unibody…deixei isso bem claro.

            Olha a HP fez uma copia do Macbook, em aluminio (o tal ENVY) e vende-o mais caro que a Apple… só por esse factor… e no entanto tem specs inferiores…

            Acho que és fanatico… nem tão pouco mereces metade das explicações que te dão porque:

            a) Não tens
            b) É o teu fetiche criticar a Apple…

            Só fazes os outros perderem tempo… e ainda dizes tu que tens uma vida bonita e preenchida. Nota-se, perderes tempo com algo que não tens… eu não chamo isso fetiche.. chamo mesmo pancada, desculpa lá… se ao menos conhecesses e criticasses com conhecimento…mas nem isso fazes…e tens uma vida bonita e preenchida… agora imagino se não tivesses…

          • Gerardo says:

            O ENVY tem um Quad Core e GPU para jogos. Mas isso “esqueceste-te” de referir. Demagogia meu caro, apenas isso.

          • a Friend® says:

            Sim de Clock a 1,6ghz com uma resolução de 1366 x 768 num ecrã de 15 polegadas…

            Coisa que no Apple está a 2,66ghz com 1440 by 900 (1680×1050 opcional) e que lhe bate nos benchmarks aos pontos…

            Mas pronto.. eu é que sou demagogo. Daqui nada também trazes os e-escolas de 150 euros, que têm 8GB de RAM, maior resolução.. e 10 vezes mais baratos…pela tua lógica do “mais barato e melhor” …

            Enfim…perca de tempo mesmo.

          • xisto says:

            Concordo contigo Gerardo, Acho ridícula a importância que atribuem aos produtos da Apple.

            Nunca compraria da Apple porque gosto da liberdade Linux e prezo ter um mercado mais amplo em peças de hardware que me permite assemblar o computador com as características que quero.

          • Zé Miguel says:

            @Gerardo
            A existência de uma ferramenta chamada “add remove programs” diz muito sobre o que é o windows e respectivas dores de cabeças. Poupas facilmente os 700€ em troubleshooting, para não falar de outras coisas já faladas: corpo em aluminio, qualidade do ecrã, duração bateria, preço de retoma, magsafe, preço de compra de novo sistema operativo. Isto para não falar que o windows parece só lançar uma versão decente a cada 10 anos.

            E até te digo mais, fui utilizador de windows durante mais de 10 anos, por isso sei bem do que estou a falar, ao contrário de ti que nunca tiveste um MAC. As horas, dias, meses que perdi com drivers, instalação programas, desinstalação de programas, reiinstalação de SO, bugs parvos, popups irritantes, serials para tudo e para nada, programas de verificação de genuinidade do windows, sistemas operativos que nos tratam como atrasados mentais em que é preciso dizer que sim 3 vezes antes de avançar com tarefas básicas. Enfim, podia continuar numa extensa lista….

  27. Elias says:

    Gerardo tens um sério problema e aconselhava-te a começar a mudar a “cabecinha”.

    Primeiro tu dizes que pegas em vários PC’s e contas nos dedos de uma mão os MAC’s, ou seja, há mais PC’s do que MAC’s, certo. Mas muitos desses PC’s passam pela tua mão porque avariaram certo? Acho que esqueceste desse pequeno pormenor, é raro um MAC avariar e é por isso não gostas deles, não te trazem dinheiro.

    E em relação a Apple, basta veres as suas acções a subirem para teres uma ideia de que os PC’s só estão a servir pra jogos e os MAC’s para trabalho a sério.

    Comprei um PC a poucos meses, e já estou arrependido, depois de “estrear” todos os jogos novos, cheguei a conclusão que me fartei de jogar. Agora penso em comprar um MAC (nem que seja usado) para ajudar no trabalho, uma coisa é certa, os MAC são difíceis de “crashar”, e eu acho que por ser mais caro é porque há uma variedade de softwares “bons” graficamente, de grande usabilidade e que não crasham.

    Os PC’s estão a ser substituídos e tu não gostas porque não sabes mexer. És daquelas pessoas que come o mesmo sempre, não está aberto para outros gostos.

    Fiquem todos bem, não se batam de todo e não bebam muito, deixem um pouco pra mim.

    • jony says:

      Sempre podes colocar linux ou BSD no teu pc são ambos potentes e seguros o ubuntu é uma excelente distro, eu tenho no meu Desktop e não troco por nada. Na minha opinião os graficos do gnome e a sua disposição são de melhor agrado do que os do windows.

      • a Friend® says:

        A vantagem de uma Distro Linux é somente pela segurança.

        Fiabilidade é subjectivo, ou temos sorte nos drivers/specs que temos ou é uma dor de cabeça a cada update de Kernel.

        E em termos de maturidade, está longe do MacOSX… quer em frameworks.. quer em API’s… quer em estabilidade.. quer em simplicidade… quer em maturidade de apps… está longe .. muito longe mesmo…

        Em termos profissionais… mais de distancia…

        PS. Nos meus PC’s tenho Linux e é um sistema que recomendo a quem não pode ter Mac’s.

        • jony says:

          Só há uma coisa que o mac não vence o linux é o facto de ser livre, é umas das razões de eu usar linux, obviamente como dizes o mac tem muitos aspectos superiores ao linux mas este que referi não é.

        • a Friend® says:

          @jony

          Mas referes livre em que sentido?

          • jony says:

            Em todos os pontos, de ser código aberto, de ser grátis e de podermos fazer as modificações que bem entendermos

          • a Friend® says:

            Mas podes fazer as modificações que pretendes… alias, um user linux ambienta-se facilmente ao MacOsX… e tens várias e várias bases dele que são Open-Source…

            Tens uma breve prova disso, http://www.apple.com/opensource e os hackintoshes existentes… o sistema é bem flexivel, desde que o conheçam a fundo. Ele só não funciona a 100% num PC porque o sistema foi projectado para EFI e não BIOS…e é precisamente essa a parte trabalhosa de o por a funcionar num PC..porque de resto ele até tem drivers de specs que nenhum Mac tem e que facilmente um Pc as detecta e corre à vontade, desde de ultrapassado o “problema” EFI/BIOS.

  28. “Então demonstra por A + B que o comparativo que fiz não está certo.”

    Ó Gerardo, no teu comparativo, ficou uma coisa por explicar…
    Se o toshiba tem hardware igual, ou até superior, porque é que não consegues instalar o OS X?

    • xisto says:

      Não é para mim mas, vou explicar:

      Quem te disse que não consegues instalar MacOSX no “Toshiba”?!
      Desde que a Apple mudou para processadores Intel, tornou-se simples instalar o MacOSX em processadores x86_64, até podes fazer multi boot com mais sistemas operativos!

      • A parte do simples aí é muito relativo. Para instalar o Hackintosh é complicado.

        • xisto says:

          Não concordo, digo isso porque já se encontra ficheiros pirata com o MacOSX patched pronto a instalar.

          Pelo que li, há problema em drivers para algum hardware(especialmente wireless). Tens de ter em atenção o hardware que tens antes de instalar.

          Eu não quero MacOSX, prefiro o meu Linux, mas oportunidade não me faltou de instalar no meu computador(à borlix).

          • a Friend® says:

            Podes até instalar, há de facto BOM hardware que lida e bem com o MacOsX.. mas falo-te por experiência propria e porque acompanhei a evolução os “hackintoshes” … o MacOsX no seu ambiente natural (Mac) não tem mesmo nada a ver… até mesmo a fludez da interface e movimentos do rato notas diferenças…e já fiz isso comparando o meu MacBook a PCs com specs melhores que esse Macbook em que os drivers todos funcionavam…

            Aquela “ponte” entre BIOS – EMULADOR EFI – Drivers … faz com que perca muita fluidez especialmente no grafismo do proprio sistema e nos comandos “input” “output” …

            Fica uma coisa usavel… e boa… mas se cais no erro de mexer num Mac verdadeiro, estragas tudo e notas logo a diferença…

          • Bruno Coimbra says:

            iAtkos..

            Pesquisa, é limpinho funciona ás mil maravilhas, de inicio deu-me trabalho a perceber, mas depois…facil de instalar usar, tenho um Sony Vaio FE21M ele encontrou as drives todas e tudo a funfar.

      • O Mac OS X para rodar a 100% das suas funcionalidades, só numa máquina com EFI.
        É por isso que não podes instala-lo num PC.
        Como o aFriend referiu, com algum trabalho podes instalar um hackintosh, que não é a mesma coisa.
        Além de não ter a fluidez dum Mac, existem coisas que nem funcionam, como por exemplo, ter acesso remoto, com ele em modo sleep, ou programa-lo para se ligar sozinho.
        Isso só prova que o hardware é diferente. Mas há quem teime em avaliar um computador apenas pelo processador e RAM…

  29. jony says:

    ja tinha ouvido dizer que o mac e o windows copiaram ou pelo menos basearam-se em algum codigo do BSD e possivelmente de outros SO’s como o linux, em relação do Mac não me estranha muito devido a este ser baseado em unix tal como a base do linux e do BSD.

    • a Friend® says:

      Antes de existir Linux já eles cá andavam… mas há sim coisas que tanto a MS como Apple usam do BSD.. e alias, muita coisa que o BSD tem, tem igualmente “mãos” deles..portanto o próprio BSD também deve quota parte ao contributo que levou deles…portanto não se considera “copiar” … mas sim “trocas e contributos”.

      Ainda nos dias de hoje o MacOSX contribui para o FreeBSD e faz referencias disso na propria página, como por ex:

      Apple works with the incident response community, including the Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST) and the FreeBSD Security Team, to proactively identify and quickly correct operating system vulnerabilities. In addition, Apple cooperates closely with organizations such as the Computer Emergency Response Team Coordination Center (CERT/CC).

      http://www.apple.com/macosx/security/

      Mas as bases do MacOSX não são FreeBSD mas do NexTSTEP que era a empresa que o jobs fundou quando saiu da Apple… e mais tarde até mesmo o NextSTEP depois virou “Open” ficando assim com OpenSTEP….

      • jony says:

        Porreiro sempre fico a saber mais umas coisas sobre Mac OS, talvez ainda chegue a comprar um laptop com Mac, se calhar daqui a uns tempos quem sabe.

      • a Friend® says:

        Para quem gosta de Linux..BSD..etc.., facilmente gosta de MacOSX.. alias, se existem hackintoshes é mesmo graças a essas comunidades que trataram de fazer ports de alguns drivers e por mãos ao emulador de EFI… embora o MacOsX num PC o ache diferente, não deixa de ser um grande trabalho e o progresso tem sido grande mesmo… é impressionante a flexibilidade que tem e estabilidade. Já o corri num nebook(AspireONE) por exemplo e ficou-me mais estável que uma distro Linux (Ubuntu), talvez por sorte dos drivers serem mais maduros, porque eram mesmo drivers “nativos”…tirando o Wi-fi que esse não corria…e os ports existentes estavam mal feitos… 🙂

        • jony says:

          Para dizer a verdade eu em relação ao BSD ainda não tive oportunidade de testa-lo a 100% já dei uma vista de olhos no Pc-BSD. Tenho andando com problemas em configurar o FreeBSD quando chega à parte que preciso para configurar não consigo usar o teclado ainda sou fresco nesta área mas tenho intenção de aprender um pouco mais.

      • Jorge Silva says:

        Viva. Tenho um MacBook Pro, 13” middle 2010. Podes pf indicar-me de onde fazer o download do Open Firmware Password que “corra” no Snow Leopard? Muito Obrigado

    • Linux é baseado em UNIX.
      Mac OS é UNIX, certificado.

  30. Tiago Azevedo says:

    OFF TOPIC
    ——————
    Uma dúvida pessoal: tenho um HP530 que usa BIOS.

    Posso substituir a BIOS por EFI?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.