Apple e Facebook pagam às funcionárias para congelar óvulos
…para benefícios da sua carreira.
Por Hugo Sousa para O PPLWARE.COM
Já todos conhecemos o carácter inovador que a gigante de Cupertino aplica aos seus dispositivos, sejam eles smartphones, tablets ou mesmo PC’s. Além deste carácter inovador, a Apple é também conhecida pelos seus grandes eventos, sendo considerada até uma máquina de marketing onde também gravita a gigante das redes sociais, o Facebook.
Segundo a NBC News, a empresa de Cupertino e o Facebook estão a oferecer às suas funcionárias o valor do serviço para que estas possam congelar os seus óvulos com o intuito de se libertar da pressão biológica.
É do conhecimento geral a grande importância para as empresas de terem elementos do sexo feminino no seu grupo de trabalhadores e são inúmeras as razões: disponibilidade, criatividade, flexibilidade, entre muitas outras, são aspectos que fazem com que as empresas as queiram ter nos seus quadros e a desempenhar altos cargos.
Para a Apple e Facebook estas regras não são excepções e onde existe um cenário maioritariamente masculino estas duas gigantes querem manter o talento e criatividade feminina sempre presentes. Assim, estas empresas decidiram oferecer gratuitamente aos seus funcionários femininos, o congelamento dos seus óvulos, mesmo que seja por razões não clínicas.
Este procedimento permite às mulheres estender a sua fertilidade. Hoje em dia, cada vez mais, mulheres têm como foco principal as suas carreiras dedicando a maior parte do seu tempo à sua empresa. Com este processo, as mulheres poderão colher e armazenar os seus óvulos numa idade ainda jovem e quando acharem que já atingiram o nível de carreira que pretendiam, aí podem utilizá-los para engravidar. No entanto, este é um processo clínico que não é acessível a todas as pessoas, devido ao seu elevado custo.
A empresa que teve inicialmente esta iniciativa foi o Facebook Agora foi a vez da Apple, que começará a financiar este processo a partir de Janeiro de 2015. Esta medida foi divulgada em conjunto com muitas outras que visam aumentar a satisfação dos 98 mil funcionários da empresa. Entre essas medidas estão também o aumento da licença de maternidade e a criação de um programa de financiamento para estudantes.
O processo de congelamento de óvulos envolve a estimulação dos presentes nos ovários das mulheres para uma posterior colheita e armazenamento dos mesmos. Normalmente, os valores rondam os 10 000 dólares por cada colheita e 500 dólares por ano para o armazenamento. Segundo alguns especialistas, o recomendado é fazer a colheita de 20 óvulos, o que requer duas colheitas.
A empresa sabe que mais importante que gerir o seu negócio, além dos seus produtos e de todo o marketing que os envolvem, é manter os seus funcionários focados, motivados e satisfeitos.
Posto isto, com certeza esta será uma óptima medida e que vai fazer com que muitos funcionários femininos da empresa fiquem mais satisfeitos.
Este artigo tem mais de um ano
Do – en – ti – o .
Do outro lado, a Google tem creches para os filhos dos funcionários.
lol 🙂
Deviam era de congelar a burrice da pessoa que teve essa ideia!!
Manipuladores descarados.
è como as startups cheias de snookers e gizmos e alimentação para manter os empregados felizes e na empresa… é o complexo Peter Pan alimentado para manter o “forever young” que garanta talento dedicação e disponibilidade total para a empresa… tudo práticas modernaças e claro está muto amigas de uma sociedade que precisa de tempo para ter filhos, auxiliar os país enfim viver para tudo o resto além da carreira…
congelar os ovos para aos 60 anos ter um filho
para alem de ambos dormirem a sesta comem papas ao almoço e jantar
com 10 anos a criança fica orfã
Façam o que entenderem, depois não se queixem…
M E D O !!!!
Muito medo!
Notasse que não tem mais nada que fazer.
“No entanto, este é um processo clínico que não é acessível a todas as pessoas, devido ao seu elevado custo.” se nao sabem o que fazer ao dinheiro podem dar-me
Caro Pedro Gonçalves,
Eles sabem muito bem o que fazer ao dinheiro… eles preferem investir essa quantia no funcionário, do que ficar sem ele durante meses e meses e ver a sua produtividade baixar mesmo depois do nascimento do filho. Em termos empresariais e profissionais, é uma medida que se percebe muito bem… se eu tiver uma funcionária excelente, que faz um trabalho importante para a empresa, é obvio que me vai custar “perde-la” por meses e meses…
Em termos humanos este tipo de situação levanta muitas duvidas, vai contra muitos ideais.. mas a verdade é que só aceita quem quer… e acreditem, existem muitas mulheres a querer… tal como é descrito na noticia, cada vez existem mais mulheres a dar uma maior importância a vida profissional em detrimento da vida pessoal. Logo, este tipo de medida por estas empresas, tem sempre o lado positivo da moeda, essas mulheres vêm aqui uma oportunidade de ter acesso a algo que de outra forma lhes seria praticamente impossível obter…
Assim sendo, não vejo nenhum mal neste tipo de iniciativa…
Não deves ter bem a noção dos riscos de ser mãe tarde (e não tem nada a ver com óvulos)
Caro MM…
Por acaso, tenho bastante consciência dos riscos inerentes a mulheres que engravidam numa fase tardia das suas vidas, no entanto, a noticia fala de que as empresas começam a disponibilizar-se para oferecer este “bónus” às suas funcionárias, não diz, em parte nenhuma, que a empresa as obriga a…
Antes desta iniciativa, este tipo de serviço já era feito, e o numero de mulheres dispostas a tal, é cada vez maior. Logo, se elas existem, acho muito bem que a empresa lhes proporcione esta oportunidade, pois de outra forma, muitas não teriam condições financeiras para tal.
E vamos ser coerentes, por certo que nenhuma empresa irá pagar tais quantias de dinheiro para oferecer este serviço à rapariga das limpezas, ou á recepcionista… este tipo de situação será oferecido a cargos elevados e a funcionárias que realmente sejam indispensáveis para a empresa…
Portanto, sim, conheço os riscos, as mulheres que escolhem construir uma carreira em vez de constituir família, também o sabem, acredite.
Anda o estado a pensar em medidas de estimulo a natalidade para depois virem estes doutorados na exploração humana.. validar esta atitude.
Mais um pouco e financiam o aborto como forma de dar liberdade de escolha á mulher!!
serei eu que estou errado?! náh vou tomar café lol
“Mais um pouco e financiam o aborto como forma de dar liberdade de escolha á mulher!” Não sei em que País é que tu vives…certamente no Vaticano.Sabes em quantos Países do mundo o aborto é “subsidiado” a partir do respectivo serviço nacional de saúde?? Se não souberes faz uma pesquisa no Bing…
Vivo cá em cima no norte.. não é o vaticano, mas temos por cá um Papa, pelo menos é o que dizem!
Tirando isso, realmente para mim a carreira nunca será um motivo para um aborto.. quer financiado por eles quer por todos nós!!
Mas era só um desabafo não leves isso a peito..
Bom dia e bom trabalho..
tb financiam maiores licenças de maternidade e paternidade. o que dizer disso?
Para além de concordar com os comentários anteriores, este parágrafo da notícia não sei se está muito correto:
“Posto isto, com certeza esta será uma óptima medida e que vai fazer com que muitos funcionários femininos da empresa fiquem mais satisfeitos.”
Então a empresa está descaradamente a dizer às mulheres para não terem filhos e elas vão ficar mais satisfeitas? Quando é que a mulher vai poder ter filhos, quando a empresa quiser?
Também pode ser, contudo pode ser uma forma de ajudar a manter o desejo de ser mãe para mais tarde. De facto não tenho uma opinião formada acerca disso, não consigo ver só vantagens ou só desvantagens… apenas acho que o mundo está a mudar de uma forma estranha!
Em vez de estranha eu diria antes perigosa.. Quem é que vai trabalhar para os velhotes? É uma situação muito grave para a humanidade, estes modernismos mais o ébola acho que vão dar um duro golpe na humanidade a curto prazo.. Será que é uma revolução da natureza?
Apenas estenderam o seguro a essa opção, ninguém é obrigado a optar por isso, até porque continuam a ter apoio para gravides.
Essa é uma “solução” da Apple e Facebook,mas a Google,como é natural,vai responder de forma radical. Vai pagar para que os filhos ainda menores dos funcionários sejam “criogenados” até à idade adulta.Os funcionários não podem estar a “perder tempo” a fazer as funções de pais enquanto trabalharem para a empresa.Claro que,para compensar o tempo de “adormecimento”,vão ser congelados com uns eletrodos ligados ao cérebro que lhes “injetarão” os conhecimentos necessários para que quando “acordarem” se tornem…funcionários da Google!!
O que na realidade eles estão a dizer é: “Pensa bem se queres engravidar, se engravidares podes perder o teu lugar na empresa.”
Ou seja, tantas organizações a defender as mulheres para terem direitos iguais, mas depois aceitam isto…
No final de contas, só uma coisa conta $$$… é simplesmente “VIVER PARA TRABALHAR”!
Se tiveres em conta que para além disto a Apple aumentou a licença de maternidade e paternidade a coisa muda bastante de figura!
E depois fazem isto? Ora bem só faz quem quer mas mesmo assim…
Fazem isto o quê?
são apoios da empresa para que cada um possa seguir as suas opções de vida, são benesses! Se fosse para afastar os funcionários de perder tempo com filhos, etc, para quê sequer financiar licenças de paternidade? tendo em conta que a maioria dos funcionários na Apple são homens, parece-me que isso leva a maior perda de disponibilidade
Tens razão… o que realmente eles estão a tentar dizer é:
“Pensa bem se queres ser mãe… Se fores mãe nos ajudamos, mas é mais difícil chegares longe na empresa.”
Assim cai melhor… fica mais bonito…
Não é preciso isto para se saber que o tempo que se estiver afastado do trabalho retira algumas oportunidades de progressão na carreira – homem ou mulher
Em segundo lugar, se realmente for esse o objectivo e mensagem da iniciativa há consequências negativas para a Apple, já que estando a crescer e num mercado tão competitivo à procura de engenheiros e especialistas, acabará por não captar muitas mulheres para trabalhar e até perder algumas, já que para elas a Apple dificultaria os seus objectivos de vida
Se deixares de ir trabalhar perdes o emprego. Porque deveria ser diferente para mulheres?
Nenhuma mulher perde o emprego por causa da maternidade.
Mas existe um período de tempo em que ficam a tomar conta do filho, tem um nome ao qual agora me esqueci (4 meses em portugal? não sei)
Vergonha…
Bem não sou contra nem a favor. Cada um é que sabe. No entanto, olhando para a realidade de hoje em dia, cada vez mais temos filhos mais tarde. O pico da fertilidade feminina é aos 25 anos, como é obvio ter filhos aos 30 não é o fim do mundo, mas algumas mulheres podem já não conseguir tê-los com essa idade. Esta solução não é para esticar para além dos 35 anos, pois ter o primeiro filho depois desta idade torna logo a gravidez em gravidez de risco. Os desafios da sociedade moderna levam a que com 25 anos (se estudarmos no ensino superiror) estejamos com o nosso 1º estágio, por tanto a estabilidade de vida ainda vai longe lá ao fundo … Concluíndo a sociedade precisa sinceramente de se repensar, SIM! Que Isto pode remediar o problema também é verdade. Cada um decide …
deve ter comprado uma empresa de congelaçao de ovulos e está a angariar clientes…
Este sociedade é doentia. + não digo.
Olás…Isto dá-me algum receio…Agora também já “mandam” na vida pessoal e NA SAUDE???
Sim, na saude… O M G – FECHEM O FACEBOOK E A APLE!
mandam?
Tanto nhã-nhã-nhã 😉
Nem este situação se aceita – estar a aproximar-se o fim do período fértil e não ter parceiro?
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4183487&seccao=Sa%FAde
Ao menos os ovulos da apple dao futuros genios, se o android fizesse o mesmo andavam a criar uma geracao de zombies cheio de lag…
génios do iCloud XD
Mario, foi top!
Impressionante quando a balança tem 2 pesos e 2 medidas diferentes…
Sou utilizador das duas marcas, contudo acho estas iniciativas deveriam ser proibidas/penalizadas, é verdade que cada um faz o que quer, mas incentivar o bloqueio da natalidade…
Também é verdade que não existe no planeta alimentos para todos, dai aumentarem os químicos e os produtos alterados geneticamente ou por via de adubos e rações, será que eles são a bandeira dos verdes??? – brincadeirinha.
Quem é que te disse que o planeta não tem alimento para todos?
Apesar de isso não ter nada haver com o artigo… A terra tem capacidade e produz alimentos para todos. Mas por questões económicas milhares de milhões passam fome.
Começa a contabilizar a comida, que só os supermercados em Portugal deitam fora e vais ver que dava para alimentar milhares de pessoas, agora imagina em todo o mundo. Sem falar da comida que é destruída ainda antes de sair para o mercado, de forma a não haver excesso de produto e o preço baixar.
Mais uma vez o $$$ falam mais alto…
Mais uma forma de escravatura disfarçada em pleno século XXI!! Lamentável..
O próximo CEO da Apple será Adolf…
Adolf Hitler…
Tinha intenção de trocar o meu iphone 4 pelo 6. Agora iphone passou a estar fora de questão.
A minha perspectiva sobre o assunto: http://on.fb.me/1uftaqT