Como criar um blogue no Blogspot (Blogger)?
Seguindo a maré de criação de blogues, iniciada pelo nosso caro Pedro Pinto, nessa altura acerca da plataforma de blogues da Sapo, proponho-vos a criação de um blogue sobre plataforma Blogger da Google, tão conhecida e largamente difundida pelas Internets.
O processo é, como não poderia deixar de ser, simples e directo, requerendo apenas um endereço de e-mail válido (não precisa de ser Gmail!) e alguma imaginação...
Aceda à página de criação de blogues aqui ou clicando no botão seguinte:
Daqui para a frente o processo é relativamente intuitivo, estando o mesmo dividido por várias fases.
Criar uma conta do Google
Muito importante: Não precisa de uma conta de e-mail do Gmail para criar um blogue! Basta indicar qual o seu e-mail pessoal pretendido e será enviada uma espécie de confirmação para o seu e-mail, de forma a verificar a sua autenticidade.
Preencha todos os campos com a sua identificação, password e captcha.
Atribua um nome ao seu blogue
Além de baptizar o seu blogue, personalize o endereço do mesmo. Aconselho-o a registar um link com texto facilmente pesquisável em motores de busca, para que potencie as suas visitas.
Seleccionar um modelo
Escolha o modelo que mais lhe agradar para o aspecto visual do seu blogue. Tenha em conta que é possível depois da criação do blogue, alterar o modelo do mesmo, através da inserção de código HTML que represente um modelo ao seu gosto.
Blogue criado!
Depois destes 3 passos, o seu blogue estará pronto a ser divulgado! Não deixe de utilizar as opções avançadas deste ecrã final, em que pode configurar um domínio personalizado, tal como .com, .net, .pt e tantos outros, assim como importar um blogue antigo a partir do ficheiros .xml dos seus artigos.
Criação de artigos
O que seria um blogue sem artigos? O seu novo Blogspot está pronto a receber novos artigos. Divulgue-o pela web, utilizando não só os motores de busca mas também ferramentas como o RSS ou o Twitter, usando o Twitterfeed, para notificar os seus "seguidores" acerca de novos artigos.
E terminámos o processo de criação do blogue. Resta-lhe personalizá-lo ao seu gosto e medida. Mas isso fica para uma próxima.
Bons artigos!
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo. Embora o blogger tenha uma interface descomplicada, há sempre alguém, como é o caso dos novatos, que precisa de ajuda.
Eu prefiro o WordPress (http://pt.wordpress.com/)
Mas apesar de preferir o WordPress, o artigo da Ana Narciso está impecável para quem quer criar um blog no Blogger.
Obrigada pelo apoio. As tuas preces serão satisfeitas em breve. 😉
Depois de tanta discussão acerca da criação de blogs com a plataforma da “Mamã”, impunha-se em nome da isenção do pplware, outro noutra paltaforma. No entanto e sem desprimor pelo tempo e dedicação da Ana Narciso (sempre que alguém partilha o que sabe, deve ser louvado), era desejável para alguns dos seguidores do pplware, mais avançados, mas não o suficiente (como eu!) um tutorial para o WordPress, pois tanto o sapo como o blogger são do tipo “basta juntar água”…
pplware para sempre!
Com calma tudo se faz, aliás o primeiro não foi o da mama (é depreciativo este piropo) 😀 pois em tempos já fizemos no WordPress.
Mas temos mais duas plataformas agendadas.
Kosta, mas é isso vamos andar sempre para a frente.
Embora tanto o sapo como o blogger sejam do tipo “basta juntar água”…”, prefiro qualquer um deles em detrimento do WordPress.com.
O Blogger, ao contrário do WordPress.com, não tem limitações no que podes fazer com uma conta gratuita. Para mim é inconcebível ter um blog em que não possa mexer no CSS! É o mesmo que dizer que vou ter um blog igual aos outros todos.
Por essa razão, no WordPress.com nunca hei-de ter um blog. É uma pena que o melhor software para blogs do mundo não tenha uma versão hosted, gratuita, com condições de utilização razoáveis.
Excelente artigo! Quando fizeram o mesmo para o sapo, houve muitas críticas a dizer que o blogspot era melhor e que o pplware não era imparcial, que o fazia por “pertencer” ao sapo. Ora aqui está a prova de que temos um excelente serviço imparcial!
Ora nem mais, obrigada. 🙂
Pois é Manuel, mas vais ver se esses que vieram chatear, vêm agora dar o braço a torcer… mas eles não vêm sabes, porque é malta que se doí bué 😀
Claro que somos imparciais… sempre. 😀
tenho um blog parado no blogspot.Mudei para wordpress.com, por uma questão visual.Ambos se equivalem.O blogger tem algumas vantagens,por exemplo, permite adsense e com isso ganhar alguma grana.Permite configurar o seu template e muda-lo quantas vezes quiser.O WordPress.com não permite alteraçoes de template,a não ser que vc pague uma taxa;não aceita adsense,não aceita javascript, mas tem um ar mais profissional sobretudo na parte de comentarios.Ainda penso em voltar ao blogger,não por causa do adsense mas sim para alterar e mudar de templates e demais.
Se o wordpress.com não ceder e melhorar suas configurações (javascript,adsense etc…) poderá ser ultrapassado pelo blogger ja que este tem o suporte Google, que esta a ganhar outras ferramentas importantes, tipo Sidewiki, que conhecí através do Pplware, o Google wave e etc…
Claro que isto somente se aplica ao WordPress.com porque se vc pagar um host, baixar o wordpress.org e hospeda-lo por sua conta aí a coisa muda de figura, aí sim estamos no campo profissional.
Se a casa estiver interessada posso fazer um tuto do wordpress.com
Valeu pelo artigo Ana…
Eu sinceramente não tenho nenhuma preferência. O melhor “blog” que vi até hoje, é sem dúvidas o PPLWARE. Há mais do que um tópico todos os dias. São sempre úteis. E mais, são sempre actualizados. OK, não estamos a falar de uma pessoa mas sim de um grupo de pessoas que quer divulgar o seu melhor.
Parabéns Ana e Parabéns a toda a equipa PPLWARE!
Já agora, não passo um dia sem vir cá. E acho que vocês não têm ponta por onde pegar. Mais uma vez os meus parabéns pela criação deste website.
o foco seria a “plataforma” para blogar e não tal ou qual blog, ou estão viajando na maionese ?, ou traduzindo “am I missing anything ?
valeu !
De facto o Blogger é um bom local para criar um blog, mas prefiro o WordPress.
Apesar de preferir WordPress, tenho de dar os parabéns a quem elaborou o artigo 🙂
Gostei!…
Eu já estou a uns tantos dias a personalizar o meu.. Para quando sair, é a “bombar”. 😀
E mais uma vez, podias fazer um artigo do wordpress.. Parece bem mais “profissional”, o blogger (na minha opinião), é mais “estilo caseiro”… 😀
Cumps..
Sim sim, há que ter calma… outras plataformas estão na forja!
E, aproveitando o momento, tem como mudar um template, já personalizado, de 3 colunas (esquerda, centro, direita), para duas (esquerda dos posts, direita menu..)?
Não queria ter de “re-personalizar” tudo outra vez, instalando outro template com essa características…
sim se vc tiver algum conhecimento de CSS e HTML. ENtra no template procura a coluna que queres retirar e apaga o bloco. Claro que nem sempre funcionará. É preciso “estudar” o template antes….
Faz o seguinte; salva o template atual no seu desktop, va de novo no template e começa a futucar até achar a solução. Tem muitos sites que dão valiosas dicas para Blogger. Posso te recomendar (se isto não ferir as regras do blog) o site da brasileira Julia Sardinha e seu site premiado
http://dicasblogger.blogspot.com/
muito bom mesmo
Muito bem Ana !!!
Bom fim de semana
Pedro Pinto
Q tal um tuto para criar templates ou como substituir o template do blogstpot ? 🙂
ajudaria
criar templates não é tão simples, agora mudar o template no blogger é muito facil… painel de controle (não sei o nome correto) configurações > layout > editar HTML… salva o template atual, e upa o template que vc quer usar.. 😉
Hey, I read a lot of blogs on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick comment to say GREAT blog!…..I”ll be checking in on a regularly now….Keep up the good work! 🙂 🙂