Google cria lentes de contacto para controlar a diabetes
A Google sempre se pautou por criar inovações que vão para além da tecnologia de dia a dia. Tentam criar soluções para problemas reais e que de alguma forma limitam as pessoas. A mais recente criação da Google[x], através da sua subsidiária Verily, uma empresa dedicada à área da saúde, mostra uma lente de contacto que pretende controlar a diabetes e alertar os utilizadores em caso de picos de glicemia.
Esta lente de contacto vai ser capaz de medir os níveis de açúcar nas lágrimas e alertar os utilizadores através de mensagens, via ligações wireless, para dispositivos móveis ou computadores pessoais.
Vai ainda ser capaz de monitorizar estes níveis, mantendo registos dos mesmos, para que os utilizadores possam controlar de forma mais eficaz os seus níveis.
Os componentes desta lente são miniaturizados, pois só assim podem ser integrados neste dispositivo, e são compostos por um sensor de glucose, capaz de analisar os níveis de açúcar presentes nas lágrimas, e um transmissor wireless. Todos estes componentes são instalados na lente de contacto.
Dos vários testes que estão a realizar, a Google pretende que esta análise seja feita de segundo a segundo, garantindo assim a segurança de quem usa as lentes, ao mesmo tempo que consegue recolher informação preciosa para posterior análise.
Outros testes que vão ser feitos pretendem incorporar um sistema de alerta na própria lente, de forma a alertar os seus utilizadores de que existe um problema. Estes alertas vão ser feitos com recurso a leds que vão ser incorporado na lente.
A lente está ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento, mas estão a decorrer vários testes para perceber o futuro desta tecnologia e a forma como pode ser melhorada.
Todos os testes estão a ser feitos em conjunto com a FDA (Food and Drug Administration), a agência norte americana que controla este tipo de equipamentos.
A Google não pretende avançar sozinha neste campo e por isso irá num futuro próximo procurar parceiros que a ajudem a tornar estas lentes um produto comum e que possa ser usado por qualquer doente que dele necessite.
É um avanço tecnológico que irá com certeza mudar a vida de muitas pessoas e salvar muitas vidas. A Google tem assumido para si muitas destas inovações e este é apenas mais um exemplo de um projeto que sob a sua alçada e controlo deverá ser um sucesso.
Este artigo tem mais de um ano
http://www.gizmag.com/microsoft-electronic-diabetic-contact-lens/20987/
No comments!
Com isto tudo que tem vindo a publico sobre a NSA (fora o que ainda não sabemos), poderá ser esta uma maneira de poderem ver o que nós vemos? Eu sinceramente não sei os limites da tecnologia de hoje…
A NSA quer lá saber se estás a olhar para as pernas da vizinha… Sinceramente. Além disso, isso não filma, é apenas um sensor de glicemia na lente.
Agora o que a NSA pode vir a saber é que abusaste dos doces no Natal e ficaste com 110 de glicémia. Que medo…
David Guerreiro, 110 é um valor perfeitamente normal, o ideal entre os diabéticos. Se tivesse abusado dos doces de Natal e sem a dosagem correcta de insulina provavelmente teria uns 300/400 se não mais.
Procurem informar-se antes de escreverem o que quer que seja.
E sim, a ser verdade seria uma dos maiores avanços na luta contra este flagelo que afecta cada vez mais pessoas.
Eu acho que o David Guerreiro tentou apenas ironizar…
Quanto aos restantes… Esqueçam lá a NSA…
Quando queremos criticar, fazemo-lo com a certeza de saber e sempre com o intuito de ensinar. Como diria o meu professor de física, 300/400 quê? Batatas? A quantidade de glicose no sangue é medido em milimoles por litro (mmol / l) ou miligramas por decilitro (mg / dl). Já agora, não acha um pouco elevado os valores que refere? Os valores normais estão por um quarto desses valores e os anormais em excesso por metade.
Eu acho que estas lentes são um avanço muito bom na regularização dos diabetes, (Valores do diabetes), pois é menos invasivo, mas como a NSA e a Microsoft já tiveram envolvidas em alguns casos polémicos, que hei-de eu pensar sobre eles? Se calhar as pernas da vizinha não são muito interessantes para eles mas há de certeza várias coisas que serão relevantes para eles. É a minha opinião.
Isto sim é inovação.
Inovação? Só se for da Microsoft Research: https://www.youtube.com/watch?v=WK9F221JF48 (2011).
Seja de quem for. é deste tipo de inovaçoes que precisamos e não de telefones maiores e com mais ram.
Além disso não me interessa quem teve a ideia primeiro mas quem foi o primeiro a trazer alguma coisa de jeito para o mercado.
Lembro me a Microsoft ter investido numa tecnologia destas faz já alguns anos. A ver vamos desta vez.
Uma grande noticia, para mim e para uns quantos com a mesma doença, aguardo mais informações…
Era bom finalmente acabar com as 4 picadas diarias no dedo..
Lentes de contacto secam os olhos, não sei como é que isto será viável.
Muita gente usa lentes de contacto isso varia muito de pessoas para pessoa, mas tens maneiras de resolver esses problemas se tiveres cuidados, acho que é uma grande vantagem!
Cris, em questão a secar os olhos é verdade, embora dependa de pessoa para pessoa. Eu uso lentes e só se abusar do tempo com elas começo a ficar com os olhos secos e olha que estou muitas horas em frente ao pc.
De qualquer forma existe a lágrima artificial, que são umas gotas para por nos olhos para ajudar a lubrificar o olho. Acredito profundamente que qualquer pessoa que sofra dessa maldita doença prefira por gotas nos olhos do que picar o dedo várias vezes ao dia.
Será só para controlar os diabetes?..
a nsa ja incorporou uma camera de certeza 😀
eu acho que esta inovação está bem vinda, precisamos destes desafios com vista a tornar mais fácil no controle da vida de cada um, espero que com essas lentes consigam resolver muitos problemas aglomerados no seio da população… investem mais….