10 artigos interessantes sobre Redes Informáticas
A área das redes informáticas é sem dúvida uma área de eleição dos nossos leitores. Nos últimos tempos temos lançado alguns desafios nesta área e a participação tem sido fantástica. Nesse sentido, decidi fazer uma pequena compilação de 10 artigos sobre redes informáticas, para relembrar alguns conceitos. Aproveito para lembrar que todos os artigos sobre redes podem ser consultados através da categoria Networking.
Redes - LAN, MAN, WAN, PAN, SAN … Sabe a diferença?
Todos nós já ouvimos falar certamente em redes de comunicação (também designadas de redes informáticas ou redes de dados). Uma “rede” (na área da informática), é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.
Na hora de classificar uma rede qual o critério a usar? ler artigo completo
Redes - Como fazer um cabo cruzado (crossover) ?
Bem, imagine que tem 2 computadores em casa e pretende liga-los em rede. Para este efeito vamos usar um cabo cruzado (há actualmente algumas placas a gibabit que já fazem a troca dos pares de fios – MDI-X). Quer aprender como fazer um cabo cruzado? ler artigo completo
Como fazer um cabo Straight-through (directo)?
Como estamos em tempo de crise e tudo conta, porque não serem vocês próprios a construir o vosso próprio cabo e assim pouparem alguns trocos? Aprendam como como fazer um cabo Straight-through? ler artigo completo
Redes – Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?
No mundo das redes informáticas existem muitos termos e conceitos. Relativamente à questão “Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?”, a resposta é bastante simples. No âmbito das redes informáticas, quando falamos em endereço físico estamo-nos a referir ao endereço MAC (associado por exemplo a uma placa de rede) e quando falamos em endereço lógico é o endereço IP (configurado na placa de rede) ler artigo completo.
Redes - Endereços Públicos e Privados
As máquina quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.
Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado (ler artigo completo)
Redes – Sabe o que é o modelo OSI?
O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end (ler artigo completo).
Redes - Protocolo TCP vs Protocolo UDP
Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo TCP ou UDP. Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, em conjunto com o porto/porta e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede (ler artigo completo).
Sabe o que é NAT (Network Address Translation) ?
Sabendo que os IP’s públicos (IPv4) são um recurso limitado e actualmente escasso, o NAT tem como objectivo poupar o espaço de endereçamento público, recorrendo a IP’s privados (ler artigo completo).
Sabe o que é a tecnologia 802.3af (Power-over-Ethernet)?
O Power-over-Ethernet permite transmitir energia eléctrica através do mesmo cabo de dados (ex. Cabo UTP). Vamos conhecer um pouco mais desta tecnologia fantástica (ler artigo completo).
Redes – Sabe o que é uma VLAN?
As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um router ou outro equipamento capaz de realizar encaminhamento, que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas (ler artigo completo).
Esperamos que tenham gostado da selecção de artigos. Nos próximos tempos iremos ter mais desafios na área das redes informáticas por isso estejam atentos. Se quiserem deixar sugestões para próximos artigos, estejam à vontade.
Já agora....Dos 10 artigos qual consideram o mais interessante?
Este artigo tem mais de um ano
Mt bom como sempre!!
Qual academia Cisco qual quê??
Temos o pplware e o Pedro…
Parabéns e obrigado pelo excelente serviço publico.
estás a brincar, certo?
Era a brincar, mas atrevi-me a tal por saber que o Pedro é Cisco Instructor!! E apesar de ter formação em redes com a academia Cisco incluida já aprendi muito no pplware!!
Posso tb dizer que não estava a falar naquilo que me pode ajudar a mim, mas às pessoas que mostram interesse em que eu lhes passe alguma informação sobre o assunto…eu para escapar link para o pplware;-)
Abrytes pra tds
Melhor melhor, era Academia Cisco com Pedro Pinto 🙂
Um dia destes abrimos aqui um curso para os leitores do Pplware.
Gosto disto ^^
x2, preciso de curso para ferias
Sou um leitor diariamente assíduo do Pplware e agradeço desde já todo o empenho e trabalho incrível que fazem, pois o Pplware tem sido uma fonte de conhecimento informático utilíssima.
Caso abra um curso para os leitores do Pplware, serei certamente um grande interessado em participar.
Bem haja.
Aguardo esse tal curso da cisco @Pedro Pinto!!
Tirei o CCNA1 e estou a acabar o curso, e agora queria começar a procurar emprego em redes.. oque me dava jeito umas dicas tuas!
Abraço
Considero todos 🙂
A imagem “Power-over-Ethernet” numa das entradas tem dois cabos ligados? Fiquei na dúvida…
Sim o router está a ser alimentado com energia que vem do cabo de rede… É essa a ideia de “Power-over-Ethernet”! 😛
“Biscatada”….
Há um erro no link para o artigo Redes – Sabe o que é uma VLAN? está a apontar para Redes – Sabe o que é o modelo OSI.
Bons artigos vão directos ao assunto! Já deu para relembrar umas coisas que deixa-se de ouvir e falar e vão ficando esquecidas.
Está resolvido. Thanks
Mais uma vez uma matéria super interessante.
Mas gostaria de ver aqui uma aplicação para monitorar a rede na plataforma Windows. Exitem muitos e bons para Linux (free e opensource).
Mas para Windows é muito difícil de encontrar um que seja bom e simples de usar.
[]’s
boas..
para linux existem muitos, pois este cresce á volta das redes, o que não é o caso do windows…
cada macaco no seu galho…
o windows esta para o desktop da mesma forma que o linux para as redes…
cmps
Não li na totalidade! Mas pareceu-me bom, pois aborda diversos tópicos dados em cadeirasbásicas d eredes.
Dá realmente jeito!
Obrigado por esta iniciativa!
Até me assustei ao olhar para o modelo da osi 🙁 tenho curso de redes e digamos que nunca acertei 2 perguntas seguidas relativas a isso nos exames lol…
Parabéns pplware, mais uma vez conteúdo muito bom 🙂 🙂
Boa iniciativa.
Ando neste momento a estudar redes, sendo que na sua maioria, usando matéria em Inglês.
Há uma coisa que ainda me está a provocar um pouco de confusão.
Na matéria que estou a estudar, os equipamentos de uma rede são referidos como sendo hosts (qualquer dispositivo com uma interface de rede). Tenho visto algumas definições, em Português, que se referem a estes dispositivos como nodos.
Qual seria a forma mais correcta? Por exemplo, muitas certificações (Network+, Cisco) referem-se a hosts.
Sim, é normal usar-se o termo “hosts” normalmente para PCs. No entanto, em português podemos chamar dispositivos, considerando que nos dias de hoje são muitos os equipamentos que usam a pilha protocolar TCP/IP (PC’s, smartphones, tablets,…e por aí fora)
Boas,
Obrigado pelo teu “feedback”. Mas não apenas PCs. Geralmente, pelo que tenho lido, o termo “hosts” refere-se a qualquer dispositivo que contenha uma interface de rede, e não apenas computadores. Ou seja, podem ser computadores, hubs, switches, impressoras…
E onde é que entra o termo “nodos/nós”? É assim, eu sei o seu significado, mas é raro ver menções a este termo. Tal como mencionei, o termo que vejo é o “hosts”.
E mais um vez, obrigado pelo teu “feedback”.
Boas Canguru,
Relativamente a nós (de rede), é comum usar em dispositivos mais pequenos…tipo na área das redes de sensores.
PPinto
Muitos parabéns pelo conjunto de artigos. Estão 5 estrelas.
Continuem assim.
Parabens PPLWARE, excelente Artigo.
Não percebo como é que ninguém reparou ainda que o link do artigo completo das VLANs remete para o do Modelo OSI..
De resto bom trabalho e continuem..
Abraço
Não liguem.. Abri o artigo numa tab no dia que foi postado e não voltei a fazer refresh.. Já foi corrigido entretanto.. 🙂
Malando :)…Já estás é com a cabeça no fim de semana.
Abraço
Pedro Pinto
Sei que é antigo mas sinceramente conheco o vosso site á bastante tempo e parecem me bastante capazes de me esclarecer isto: Tenho um problema:
Tenho Router a funcionar como AP(fui eu que configurei e tudo funciona bem) e assim que conecto a uma MEOBox, deixo de ter internet Wireless, mas a BOX DÁ!… assim que a desligo, começa a dar.. será configuração?
Tenho o Filtro de Multicasting Inactivo(ou seja multicasting activo), tenho NAT desactivado e DHCP desactivado.. A unica coisa que ainda n desactivei porque sinceramente acho estranho que seja a fonte do problema é o firewall que o proprio router tem…
Preciso mesmo de resolver este problema!! Alguma sugestão?
Crash course CCNA – Pplware 😀
Já agora, daquele emaranhado de fios vai sair borboleta? xD
Abraço a todos