Spotify parece estar a preparar novas subscrições: plano HiFi a caminho?
Os rumores sobre um plano HiFi no Spotify têm circulado há vários anos, mas, até ao momento, a plataforma de streaming ainda não concretizou essa promessa. No entanto, recentes desenvolvimentos sugerem que novas subscrições podem estar a caminho. Teremos um serviço dedicado à reprodução de áudio sem perdas?
Recentemente, o Spotify anunciou um novo acordo plurianual com a Warner Music Group (WMG), abrangendo tanto a gravação como a distribuição de música. Embora não tenham sido revelados detalhes sobre a duração do contrato ou os valores envolvidos, a parceria tem como objetivo melhorar a remuneração dos artistas e compositores através de royalties.
Um aspeto particularmente interessante do anúncio é a referência explícita a novas subscrições pagas. Embora nem o Spotify nem a Warner Music tenham mencionado diretamente um plano HiFi, é natural que os utilizadores especulem sobre essa possibilidade, especialmente tendo em conta que já passaram quatro anos desde que este tema começou a ser discutido.
A WMG e o Spotify vão trabalhar juntos para moldar o futuro do streaming audiovisual e aumentar o valor da música. Este novo acordo irá permitir oferecer novas experiências aos fãs, um catálogo de música e vídeos mais completo, mais níveis de subscrição paga e pacotes de conteúdo diferenciados.
Anunciou a empresa sueca.
Plano HiFi pode chegar em 2025?
Este não é o primeiro acordo deste tipo que o Spotify fecha este ano. No final de janeiro, a plataforma anunciou um contrato semelhante com a Universal Music Group (UMG). Segundo a editora, este permitiria "novas ofertas em constante evolução, mais níveis de subscrição paga, pacotes de conteúdo musical e não musical, bem como um catálogo audiovisual mais completo".
O facto de tanto a Warner Music como a Universal Music sublinharem que os novos acordos incluem o desenvolvimento de novas subscrições pagas sugere que esta estratégia faz parte de um plano mais amplo.
Assim, não será descabido pensar que estas parcerias possam ter facilitado as condições necessárias para o Spotify disponibilizar música sem perdas, mediante uma compensação apropriada.
Em 2024, a UMG revelou dados interessantes sobre o impacto das plataformas de streaming no seu negócio. Entre outras estatísticas, indicou que 20% dos subscritores de serviços como o Spotify estariam dispostos a pagar um valor extra para aceder a funcionalidades premium.
Estas incluiriam o acesso antecipado a novos lançamentos, edições Deluxe e, claro, uma qualidade de som superior.
Desde 2021, altura em que o Spotify anunciou oficialmente o plano HiFi, pouco mais foi divulgado sobre esta subscrição. Em meados de 2024, indicamos que o serviço poderia custar pelo menos mais cinco dólares por mês face ao plano Premium atual.
Também surgiram fugas de informação que sugeriam uma possível renomeação para "Lossless", permitindo a reprodução de ficheiros FLAC até 24-bit a 44,1 kHz.
O CEO do Spotify, Daniel Ek, afirmou que 2025 será um ano de "execução acelerada" para a empresa, destacando que o principal objetivo é tornar as subscrições pagas mais apelativas e beneficiar tanto os artistas como os compositores. Resta saber se isso significará, finalmente, o lançamento de um plano HiFi.
Leia também:
Só vem mais de meia década atrasado
Ou seja teremos um plano Premium Plus. Ou Premium Gold… O premium do Premium. Só falta uma subscrição do oxigénio. Porque tudo passou a ser subscrição.
Nem mais. É a forma que encontraram para que não sejamos dnods de nada! Hifi tenho eu em casa há mais de 40 anos! Nada ultrapassa um sistema de som bem calibrado e fontes dignas como SACD ou um vinil bemm gravado! Isso é HIfi não este som vindo de um penico pello qual cobram todos os meses “pela conveniência”! Ora, eu tenho isso ao colocar os meus discos nua nuvem caseira, de forma a ouvir fora de casa quando muito bem entendem como me apetecer e sem ter de pagar além do serviço de internet! Gastei o dinheiro de uma vez numbom NAS e assunto resolvido. Em casa, nunca dispenso ouvir algo num sistema de som a sério! Hoje, há mais incultos culturais e de Hifi do que nunca. Há quem ouça música numa só coluna de som, que jamais conseguiirá criar um reproduzir um palo sonoro como se ouve num concerto,e onde os graves são “fortes” e desde que tudo termine num grande “boom” e ligado ao telemóvel um grande equipamento de som como sabemos :), é o que interessa. Já agora, irão criar uma subscrição para cada vez que vamos ao WC? Vamos ficar arruinados!
Na apple music ja ha hifi e paga se o mesmo….as empresas europeias sao mesmo totos igual aos cromos do linux
Eu não lhes pago um cêntimo e nuca deixei de ouvir música de forma muito mais fidedigna que por essa vias! Quem editou os ficheiros? Que fidelidade têm em relação ao original? Vamos todos ouvir somequalizado viondo de uma empresa que de música e repodução de som, só percebe de dinheiro e onde armazenar os temas aos magotes? Não obrigado.
E tu és o quê? O Cromo do Windows? Ou simplesmente és cromo por natureza? Haja paciência, deixa lá os utilizadores de Linux em paz que não fazem mal a ninguém e segue com a tua vida:)
Eu tenho o plano duo e no android auto não consigo passar mais de algumas músicas para a frente e oiço publicidade de vez em quando é normal?
Serviços de streaming seguem o mesmo caminho… Netflix sobe 2 euros, mensais, e 8 euros, mensais, para os serviços 4k e multi-plataformas. A Disney sobe 1 euro mensal, mantém, caso pague anuidade.
Até as operadoras nacionais sobem 2 euros, mais 18 euros, a quem tenha “serviços oferta”, mesmo que fidelizados.
É tudo igual, ás drogas: viciar, eliminar concorrência e pagar, pagar, pagar.
Uso Tidal desde o ano passado com qualidade Hi-Fi, um plano Familia que dá para 6 pessoas e pago 11.99€, para a quantidade de música que o pessoal aqui em casa e amigos ouvem uma subscrição continua a ser barata, se tivesse de comprar CD’s de tudo o que ouço ia á falência:) A não ser que optasse por pirataria mas não estou para aí virado. Colocando as coisas em prespectiva não é caro e mesmo que amentassem os preços em 100% continuava a não achar caro, não ia gostar do aumento claro mas continuava a subscrever. Mas isto sou eu, cada um terá a sua opinião e carteira.
Tenho Tidal e estou super satisfeito. Não existem períodos de fidelização tanto no Tidal como no spotify portanto, se o spotify me mostrar que é melhor mudo na hora.