Pplware Classics…
Porque recordar é viver, o Pplware traz aos seus leitores a sua habitual rubrica semanal de música. Apresentamos as músicas que marcaram a nossa juventude ou o nosso passado recente e que ainda ouvimos por serem marcos na nossa vida. Descubra a pérola do passado que escolhemos para hoje e conheça também o Top 50 de Portugal.
Nesta rubrica podem encontrar música de estilos tão variados como o Rock, a música de dança e até o Pop que tanto gostamos. Os artistas são conhecidos, com as músicas que os fizeram famosos e tanto nos agradam.
Deixem nos comentários os nomes das bandas que querem ver aqui no Pplware Classics. Vamos procurá-las por vocês e apresentar os seus êxitos mais marcantes.
Eis então o vídeo de música que temos hoje para os nossos leitores!
Who's Gonna Ride Your Wild Horses - U2
U2 é uma banda irlandesa de rock formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (voz e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). Inicialmente, o gosto musical possuía influências no género pós-punk, porém, eventualmente foram incorporando estilos mais genéricos. Ao longo das mudanças do grupo, eles sempre têm mantido um som construído sobre instrumentos melódicos, com destaque para as texturas e acordes do guitarrista de The Edge e dos vocais expressivos de Bono. As suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas.
Os U2 foram formados na Mount Temple Comprehensive School, quando os membros ainda eram adolescentes e com conhecimento musical limitado. Após quatro anos, eles assinaram com a editora Island Records e lançaram o seu primeiro álbum, Boy (1980). O seu terceiro álbum, War (1983), rendeu-lhes o primeiro álbum a alcançar a posição de número 1, no Reino Unido. Hits como "Sunday Bloody Sunday" (1983) e "Pride (In the Name of Love)" (1984), ajudaram a estabelecer a reputação da banda como um grupo politicamente e socialmente consciente. Em meados da década de 1980, tornaram-se famosos pela sua participação em concertos, destacando-se na atuação do Live Aid (1985). O quinto álbum de estúdio, The Joshua Tree (1987), tornou-os ícones globais, o que segundo a revista Rolling Stone, afirmou que "elevou-os à estatura de 'heróis a super-estrelas'"; sendo o maior feito comercial e crítico da história da banda irlandesa, alcançando o topo dos tops musicais em diversos países — incluindo a posição de número 1 na Billboard 200 e, na lista dos álbuns mais vendidos do mundo, com cerca de 25 milhões de cópias — produzindo singles como "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For" – ambos nas posições de número 1 nos Estados Unidos, daquele ano.
Enfrentando a estagnação criativa após o lançamento do sexto álbum, Rattle and Hum (1988), lançando hits como "Desire" — obtendo Prémio Grammy para "Melhor Performance de Rock por um Grupo com Vocal" de 1989 — já na década de 1990, por fim decidiram reinventar-se sob um novo rumo musical e imagem pública, pois eram vistos como "sérios". Então, a partir do que chamam de "a segunda obra-prima do U2", lançaram do sétimo álbum, Achtung Baby (1991), vendendo 18 milhões de cópias e gerando hits como "One", juntamente com a turné Zoo TV Tour (1992–93), caracterizada na época pela intensa multimédia; a banda integrou influências sonoras do rock alternativo, música eletrónica e industrial, abraçando uma imagem mais cómica e irreverente. Em meados da década de 1990, esta experiência continuou através do seu oitavo álbum, Zooropa (1993) e nono álbum, Pop (1997), que foi apoiado pela turné Popmart Tour (1997–98), obtendo sucessos mistos. Após não terem tido uma boa aprovação do nono álbum de estúdio, no início da década de 2000, conseguiram recuperar a aceitação do público e a boa imagem musical perante aos críticos musicais, após o lançamento dos álbuns All That You Can't Leave Behind (2000) e How to Dismantle an Atomic Bomb (2004), estabelecendo um som mais convencional. Atualmente, a turné U2 360° Tour (2009–11), rendeu-lhes a liderança do ranking de turnés musicais de maior bilheteira da história, arrecadando mais de 736 milhões de dólares. A partir da era Songs, Innocence (2014) e Experience (2017), caracterizaram-se pela forma de lançamento através das plataformas streaming, tendo parceria com a Apple.
Atualmente, a banda lançou 14 álbuns de estúdio, encontrando-se entre os artistas recordistas de vendas, com mais de 175 milhões de álbuns vendidos mundialmente. Ganharam 22 Prémios Grammy, mais do que qualquer outra banda. Em 2005 o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. A revista Rolling Stone classificou-os na posição de número 22, na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", classificando-o como a "Maior Banda do Mundo". Por toda a sua carreira, como banda e como indivíduos, fizeram campanhas pelos direitos humanos e causas filantrópicas, como a Anistia Internacional, ONE Campaign, Product Red, War Child e Music Rising.
In Wikipedia
Siga o Pplware Classics no Spotify
Top 50 - Portugal
Descubra também nesta rubrica semanal dedicada à música o que mais tem sido ouvido pelos portugueses no Spotify! Quais lhe agradam mais? Quais faltam neste top?
Que saudades! Desde os 13 anos que oiço U2…tenho 55. boy, war…under a blood red sky. Este último continua a ser o meu preferido. A idade não perdoa, e o Bono já não pode dar aqueles ‘esticanços’ na voz…mas a obra fica. Pessoalmente não consigo referir uma música deles que não goste, mas a minha preferida continua a ser ‘new year’s day’. Grande banda!
Não há mais bandas clássicas? Nem passou 1 mês da ultima vez que estes moços passaram aqui pelo pplware… Banda preferida da redação tá visto 😀
já agora aproveito para referir outra banda que foi grande na altura e podia ter sido muito mais, se o michael não tivesse falecido. continuo a ouvir hoje tal como quando tinha 17 anos: falo dos INSX. Inclusivé o michael e o bono cantam em conjunto a música ‘slide away’. música pouco divulgada. Uma música muito bem conseguida, com duas vozes inconfundíveis.
já agora aproveito para referir outra banda que foi grande na altura e podia ter sido muito mais, se o michael não tivesse falecido. continuo a ouvir hoje tal como quando tinha 17 anos: falo dos INXS. Inclusivé o michael e o bono cantam em conjunto a música ‘slide away’. música pouco divulgada. Uma música muito bem conseguida, com duas vozes inconfundíveis.
A melhor banda de todos os tempos.