PplWare Mobile

Pplware Classics…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. George Orwell says:

    A melhor voz feminina da música ligeira, creio não haver dúvidas a este respeito, deixou-nos esta semana orfãos porque não existe ninguém ( que eu conheça) que lhe possa suceder no seu virtuosismo vocal.

    Dou os meus parabéns e associo-me à homenagem que o Pplware aqui lhe rende.
    Aretha Franklin estava para os USA como Edith Piaf estava para a França ou Amália Rodrigues para Portugal.

    Sempre me senti tocado pelas músicas da autoria da dupla Burt Bacharach / Hal Davies como “I Say a Little Prayer”, música esta que percorreu o mundo e atingiu o Olimpo reservado aos deuses na voz de Aretha Franklin, creio mesmo que ninguém a cantaria ao nível da entoação que Aretha lhe pôde dar e foi com esta música que eu passei a conhecer a diva que ora nos deixou e que havia começado a sua carreira, ainda criança, numa igreja de Detroit cantando “gospel”, um género musical concebido para expressar, na música e letra, a crença cristã que também havia de manifestar nos títulos dos seus álbuns como é o caso no álbum de estreia “Songs of Faith” e no “One Lord, One Faith, One Baptism”.

    Da lírica de “I Say a Little Prayer” pode-se respigar :
    “No momento em que eu acordo/ Antes de me maquilhar/ Eu faço uma pequena oração para ti / Enquanto penteio o meu cabelo / E penso no vestido que usar / Eu faço uma pequena oração para ti/ Para sempre e sempre, você vai ficar no meu coração / E eu amar-te-ei / Para sempre e sempre, nós nunca nos vamos separar / Oh, como eu te amo /Juntos, para sempre, é como tem que ser /
    Viver sem ti / Só partiria o meu coração / E corro para o autocarro / Enquanto ando, penso em nós
    Eu faço uma pequena oração para ti /…./”.

    Como se alcança desta lírica, pode-se orar mesmo quando se penteia o cabelo ou quando se corre para o autocarro, a espiritualidade sobrepõe-se ao trivial e ao material, algumas das nossas acções diárias podem ser, elas mesmo, orações autênticas. Que magnífico é orar pelo próximo. Um simples e elevado gesto. Segundo Mateus 6-7, “E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos”.

    Aretha foi também um símbolo na luta pelos direitos civis e fez com que o ex-presidente Obama se derretesse em lágrimas num dos seus concertos.
    O mundo fica mais pobre com a sua partida mas o assento etéreo a que subiu ganhou uma voz para encantar o Divino tal como nos encantou ao longo da sua vida.

  2. Asdrubal says:

    Um estilo musical muito americano que não aprecio.
    Nunca tinha ouvido falar nessa mulher mas ao que dizem, era muito famosa. :S

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.