Pplware Classics…
Porque recordar é sempre bom, o Pplware traz aos seus leitores a sua habitual rubrica semanal de música. Apresentamos nesta rubrica as músicas que marcaram a nossa juventude ou o nosso passado recente e que ainda ouvimos por serem marcos na nossa vida.
Podem encontrar música de estilos tão variados como o Rock, a música de dança e até o Pop que tanto gostamos. Os artistas são conhecidos, com as músicas que os fizeram famosos e tanto nos agradam.
Entrem então no artigo e vejam o clássico que escolhemos para hoje!
Podem deixar nos comentários os nomes das bandas que querem ver aqui no Pplware Classics. Vamos procurá-las por vocês e apresentar os seus êxitos mais marcantes.
Eis então o vídeo de música que temos hoje para os nossos leitores!
Something - The Beatles
The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e voz), Paul McCartney (baixo, piano e voz), George Harrison (guitarra solo e voz) e Ringo Starr (bateria e voz). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos géneros que vão do folk rock ao rock psicadelico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. A sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência estendeu-se até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.
Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), os Beatles construíram sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos, a partir de 1960. Sutcliffe deixou o grupo em 61, e Best foi substituído por Starr no ano seguinte. Abastecida de equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein, que depois se ofereceu para gerir a banda, e com seu potencial reforçado pela criatividade do produtor George Martin, os Beatles alcançaram um sucesso imediato no Reino Unido com o seu primeiro single "Love Me Do". Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, excursionaram extensivamente até 1966, quando se retiraram para trabalhar em estúdio até sua dissolução definitiva em 1970. Cada músico então seguiu para uma carreira independente. McCartney e Starr continuam ativos; Lennon foi assassinado em 1980, e Harrison morreu de cancro em 2001.
Durante os seus anos de estúdio, os Beatles produziram o que a crítica considera um dos seus melhores materiais, incluindo o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), amplamente visto como uma obra-prima. Quatro décadas após sua dissolução, a música do grupo continua a ser muito popular. Os Beatles tiveram mais álbuns em número 1 nos tops britânicos do que qualquer outro grupo musical. De acordo com a RIAA, eles venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Em 2008, a Billboard divulgou uma lista dos top-selling de todos os tempos dos artistas Hot 100 para celebrar o cinquentenário dos tops de singles dos Estados Unidos, e a banda permaneceu em primeiro lugar. Eles já foram premiados com 8 Grammy Awards, e 15 Ivor Novello Awards da BASCA. Segundo estimativas, já venderam entre 600 milhões e mais de mil milhões de discos em todo o mundo. Os Beatles foram coletivamente incluídos na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século XX.
In Wikipedia
Siga o Pplware Classics no Spotify
Este artigo tem mais de um ano
Uma tema intemporal e universal criado pelo génio musical do saudoso George Harrison.
Ainda estou para ouvir alguém que consiga imprimir o som da “slide guitar” como Harrison fazia, ele que era o melhor instrumentista dos quatro. Receio que tenha de esperar sentado. Era também o mais espiritual.
Um génio que se encontrava muito ofuscado pela dupla Lennon – McCartney ( e que dupla esta, senhores ! ).
Este tema, curiosamente um lado B do single “Come Together”, foi objecto de múltiplas “covers” como as de Frank Sinatra, Elvis Presley, Eric Clapton, Ray Charles, Tina Turner …. etc , enfim, quase todas as entradas de uma enciclopédia britânica da música, sendo neste contexto apenas superada por “Yesterday”, outro tema intemporal composto por McCartney nas suas primeiras férias passadas em Portugal ( e sobre “yesterday” haveria muito mais a dizer ).
Em memória de George Harrison.
O melhor cover da Something é, na minha opinião, o do James Brown. Não é muito conhecido mas é extremamente bom, conseguiu colocar lá a sua identidade.
O George também é o meu Beatle favorito! 🙂
houve ha uns anos atras um “memorial” aos beatles de bandas portuguesas com participaçoes dos xutos, david fonseca cla etc…
algem tem esse concerto gravado? sei que chegou a passar na RTP2
penso que foi relacionado com os 25 anos do sargent peppers lonely hearts club band
Estou entre os que acreditam que o Faul tomou o lugar do Paul em 66 porque além das diferenças físicas e imensas pistas subliminares que deixaram nas capas dos álbuns e algumas músicas pós esse ano, o Faul nunca fez nada marcante a solo ou com os Wings, o que é estranho para quem alegadamente era um dos principais compositores do quarteto… Mas isso é a minha opinião. Para todos os efeitos considero o legado dos Beatles intemporal e entre os melhores em toda a história da música.